Deu na Asas: Força Aérea Brasileira recebe Lineage 1000 da Embraer


O Grupo de Transporte Especial (GTE), da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea de Brasília (DF), recebeu ontem da Embraer um exemplar do jato executivo Lineage 1000 (semelhante ao da Foto). Porém, o jato, matriculado FAB 2592, aparentemente não será incorporado oficialmente ao inventário da Força.

Segundo o que apurou a reportagem de ASAS, a aeronave ficará temporariamente no GTE, até que os trabalhos de substituição do interior dos dois Embraer E-190 (VC-2 na FAB), que servem a Presidência da República, estejam concluídos. Uma fonte informou a nossa equipe que a FAB vai enviar um avião de cada vez para os trabalhos de troca dos interiores, para que a Presidência tenha a sua disposição sempre dois jatos (um VC-2 e o Lineage 1000). Entretanto, esses serviços devem ser iniciados apenas no primeiro semestre de 2012, o que não justificaria a chegada antecipada do Lineage 1000, praticamente um ano antes.

Nota do Editor

Sem denegrir a matéria exclusiva da Asas, que aliás respeito muito e dou os parabéns pela matéria, meu comentário se direciona às nossas autoridades.

Como vemos, não há no mundo um grupo de transporte especial mais bem equipado que o da Força Aérea Brasileira, a frota é simplesmente a mais moderna e jovem do mundo, equipada com aviões e helicópteros equipados com sistemasde comunicação em estado de arte, boa manutenção e sem miséria quando o negócio são recursos orçamentáros…

ou seja, nada a ver com a Força Aérea de fato, aquela que deveria defender o espaço aeéro brasileiro, mas que entra governo sai governo continua capenga e mendigando migalhas.

A FAB de brasília voa bem, bem acima da crise e dos cortes e contenções de verbas, é uma pena que nossas autoridades não queria voar em aviões de combate, caças, aviões de transporte e de inteligência, do contrário, queria ver alguém fazer frente a nossa “outra” FAB.

E.M.Pinto

Fonte: Revista Asas

20 Comentários

  1. O pior cego é aquele que não quer ver! Ou seja, nós.
    :::
    São 16(DEZESSEIS) anos de governantes marxistas no Planalto. Tempo suficiente pelo menos para desenvolvimento de tecnologia militar nacional.
    :::
    Eles não querem e nunca quiseram FF.AA. bem equipadas e bem treinadas, na concepção tradicional de Pátria, Civismo e Nacionalidade.
    :::
    No máximo uma guarda nacional nos moldes da Venezuela Chavista e olha lá.
    :::
    Resumo da ópera: E viva La URSAL.

  2. Jackson,

    Concordo plenamente com você, realmente agora temos a FAAB com uma capacidade de transporte de autoridades sem precedentes.

    Lucasu.

  3. É ESPERADO A SAÍDA DE NELSON JOBIM, E TENDO COM O SEU SUCESSOR, ALDO REBELO.
    .
    .
    O Nelsom tem pulso forte,foi o que não teve Aldo(o boneco), quando ali já estivera como ministro da defesa.
    .
    Infelizmente os Oficiais de alta patente neste pais só reconhecem e respeitam uma lei;_”A DO CHICOTE”.
    .
    Forças armadas modernas, se faz com com pessoas também e não somente com armas sofisticadas.
    .
    Com estes pusilâmines para a ordem na hierarquia e respeito as autoridades civis;isto nunca irá acontecer,cheios de vícios de um passado tortuoso que o Brasil não quer mais no seu presente e futuro.
    .
    Quando irão aprender?

  4. É contrastante, termos os mais modernos transportes VIP de um lado e caças soltando canopis de outro. Tem algo de podre no reino da Dinamarca (apesar que lá está muito melhor que aqui).

    []’s

  5. só os americanos para superar a maquina voadora da presidente dilma russef,em compensação a força aérea,necas,vergonha,enrolação,mentiras,e se a força aérea tiver que nos defender,ai como vai ficar,a cara do fhc,vai culpar o lula,lula joga que a dilma é a culpada,dilma diz que o salario minimo de 545,00 é o culpado,depois de dobrarem seus propios salarios,até quando vamos aceitar uma vergonha destas.

  6. É uma vergonha, a oitava economia do mundo e o quinto maior territorio do mundo não ligar a mínima para a modernização das suas forças armadas; e a desculpa esfarrapada é sempre a mesma: não tem dinheiro.

  7. Como comentei no cavok (http://cavok.com.br/blog/?p=27550&cpage=1#comment-18979) a FAB já é a TABA (Transporte Aéreo Brasileiro de Autoridades) nós não precisamos de caças, não tem como servir uísque e caviar para nossas digníssimas autoridades no seu interior, pois podemos sujar seus belos ternos italianos, e fica difícil para o piloto/comissário de bordo preparar os aperitivos e pilotar ao mesmo tempo. Afinal se não conseguem fazer tão nobre função a bordo, eles (os caças) não têm utilidade nenhuma para essa grandiosa republica.

  8. Pra defender o espaço aéreo brasileiro, a FAB entra em guerra para atrapalhar e não escolher nenhum, por este motivo a preferência é pelo Gripen que nem existe, mas para carregar “autoridade”, num instante aparece dinheiro e avião, isso é uma vergonha!

  9. Essa demora mostra o qto de respeito esses caras tem pelas n FAS, nenhum…a n seguraça territorial e colocada em 2 plano, + as mordomias dos mesmos tem de ser p ontem, p isso tem grana, p as n FAs , contenção de custo…quer saber, eles serão os 1 a pagar caso ocorra uma esacaramuça c mt perdas de vidas de n soldados…Fikem atentos.

  10. Acho que as pessoas podiam ser mais justas em vez de criticar sem ver a realidade. A FAB teve quase toda a sua frota renovada. É claro o Programa FX-2 é a exceção negativa, mesmo assim, vamos fazer uma lista, excluindo o que foi comprado para o GTE.

    1-Compra M-2000
    2-Compra C-295
    3-Compra P-3Br
    4-Compra ALX´s
    5-Compra Caravan´s
    6-Compra BH´s
    7-Compra EC-725
    8-Compra mísseis BVR´s
    9-Compra mísseis WVR´s (P-IV)
    10-Compra casulos de designação
    11-Compra F-5 Jordania
    12-Compra bombas guiadas
    13-Modernização F-5
    14-Modernização AMX
    15-Modernização C-130]
    16-Modernização Bandeirantes.

    Para não falar do gigantesco investimento na área do SINDACTA, e o KC-390.

    Sem dúvida, a nota fora do tom é o FX-2, lamentável porque é a cereja do bolo, porém, a FAB nunca recebeu tanto investimento, em todas as áreas.

  11. Paulo Rick disse:
    18/02/2011 às 11:36

    Acho que as pessoas podiam ser mais justas em vez de criticar sem ver a realidade. A FAB teve quase toda a sua frota renovada. É claro o Programa FX-2 é a exceção negativa, mesmo assim, vamos fazer uma lista, excluindo o que foi comprado para o GTE.
    —-
    —-
    Boa avaliação. Ainda não havia pensado dessa forma.

  12. Não, os caças não são a cereja do bolo, mas o alicerce da Força Aerea. Sem eles, os demais são como o confeito de açucar em cima do bolo.
    Não dão alma a nossa F.Aérea.

  13. Creio que me expressei mal, sem dúvida o FX-2 seria o recheio do bolo. E já ía esquecendo de outra grande compra para a FAB, trata-se do primeiro Helo de Ataque os MI-35.

  14. Não tenho complemento para a intervenção de Paulo Rick. Seria você o Prick do FDB?

    E só para lembrar: o marxista governante, também torneiro mecânico, fez o melhor governo capitalista da deste país.

  15. Quero ver esse avião com canhões, mísseis e bombas. rs…
    Não gosto do projeto dos aviões da Embraer, pois as asas e turbinas são muito baixas. Se tiver uma falha no trem de aterrizagem,
    vai atritar as turbinas e arrancar as asas.

  16. Então vamos trocar toda a diretoria da EMBRAER, para que as nossas FFAA sejam beneficiadas. Essa EMBRAER que está aí não nos serve. É comercial demais …
    Precisamos duma empresa de aviação estatal, que vise mais a tecnologia de ponta militar, do que o lucro.

Comentários não permitidos.