Colômbia reclamou com EUA do ‘espírito imperialista brasileiro’

Em 15 de dezembro de 2004, entre as 17h30 e 18h (15h30 e 16h em Brasília), o  então presidente colombiano Álvaro Uribe participou de uma reunião de alto nível no palácio presidencial com o então subsecretário-adjunto do Departamento de Estado dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Charles Shapiro, o subsecretário-adjunto para o combate às drogas Jonathan Farrar e o embaixador norte-americano em Bogotá, William B. Wood, além do diretor de temas andinos, David Henifin.

O fato é relatado em um dos documentos obtidos pelo Wikileaks aos quais esta repórter teve acesso. São despachos da diplomacia norte-americana que tratam das relações entre o Brasil e outros países sul-americanos. Em vários deles, a resistência de algumas nações em relação à influência brasileira é evidente, embora também haja quem a veja com bons olhos e como contraponto aos EUA.

Leia o documento do Wikileaks na íntegra, em português
Veja o despacho original, em inglês

Na época da reunião, Uribe estava há dois anos no cargo e empreendia a política que chamou de “segurança democrática”, para combater os grupos armados que atuam no país. A política, abertamente apoiada pelos EUA, fortaleceu o Exército do país e liberou estradas colombianas antes controladas pelas guerrilhas, empurrando os combatentes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) para as montanhas.

O principal tema da reunião foi a ajuda norte-americana na luta contra as FARC. Uribe afirmou, na reunião, que os grupos armados não poderiam resistir mais que cinco anos à pressão militar. O presidente colombiano também se queixou de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. A certa altura a conversa chegou ao Brasil.

“Uribe disse que a sua relação com [o então presidente] Lula é complicada pelos esforços de Lula em construir uma aliança anti-EUA na América Latina”, relata o documento. Em seguida, Uribe afirma que o Brasil teria pretensões imperialistas: “Lula é mais prático e inteligente que Chávez, mas é levado pelo seu passado de esquerda e o ‘espírito imperial’ brasileiro a se opor aos EUA”.

O ex-presidente colombiano disse ter pouca influência sobre Lula ou Chávez porque eles o veriam como um amigo dos EUA. Mesmo assim, afirmou que continuaria a pressionar Chávez a tomar ações contra narcotraficantes. Afirmou ainda que Lula não cumpriu suas promessas de lutar contra o narcotráfico.

Leia mais:
Wikileaks: Argentina alertou EUA sobre programa nuclear brasileiro
Leia o documento sobre programa nuclear na íntegra, em português
França disse que Lula “não entende” o Irã, revela documento do Wikileaks
Agência nuclear binacional nega suspeitas contra o Brasil reveladas pelo Wikileaks
Chile teme parceria nuclear entre Brasil e Irã, mostra documento vazado pelo Wikileaks
Denúncias vazadas pelo Wikileaks não representam posição do governo argentino, diz consultor da AIEA

Conselho de Defesa Sul-Americano

Essa não foi a única vez que o alto escalão do governo colombiano reclamou do Brasil com diplomatas norte-americanos. Outro despacho, datado de 9 de maio de 2008, revela a desconfiança do ex-ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos (presidente da Colômbia desde junho de 2010) em relação à proposta de criação do Conselho de Defesa Sulamericano (CDS), defendida pelo Brasil.

Leia o documento traduzido na íntegra
Veja o despacho original, em inglês

Durante a conversa, que aconteceu em 30 de abril do mesmo ano, o embaixador norte-americano chegou a sugerir formas de flexibilizar o mandato do Conselho. Dois dias antes da reunião na embaixada, Santos havia mantido um encontro com o ministro da Ddefesa brasileiro, Nelson Jobim, em que discutiu a proposta encabeçada pelo Brasil sobre a criação do Conselho.

Jobim havia viajado a diversos países sul-americanos para apresentar a proposta. No caso da Colômbia, a reunião aconteceu em Bogotá. Ao embaixador, Santos disse que rejeitou a proposta, expressando preocupação de que a iniciativa poderia duplicar as funções da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Santos explicou para Jobim que o governo colombiano temia que a iniciativa soasse como uma ideia da Venezuela”, diz o documento. “O governo colombiano não quer suas forças armadas subjugadas a uma instituição que não compreende totalmente. Do mesmo modo, está relutante a ingressar em uma instituição que poderia ser percebida por muitos como um esforço para distanciar a América do Sul do governo norte-americano”.

A resposta de Jobim, segundo o documento, foi dura: a Colômbia ficaria completamente isolada se não entrasse na iniciativa, pois o Brasil prosseguiria com ou sem ela.

Leia mais:
Perfil: Piedad Córdoba, a lutadora que não espera gratidão
Colômbia faz 100 dias sem Uribe descobrindo um escândalo após outro
Santos assume presidência na Colômbia e demarca diferenças com Uribe
Forças obscuras: quem são os paramilitares e a extrema-direita na Colômbia
Ingrid Betancourt: “Durante muito tempo me senti abandonada pela Colômbia”
Colômbia: extrema direita é acusada por atentado a bomba e ameaça a deputado

No dia 1º de maio, foi a vez do ex-comandante do exército General Mario Montoya conversar com a representação norte-americana. Ele disse que os militares colombianos não queriam “ser isolados” do resto da América do Sul, embora o “timing” da proposta fosse particularmente “infeliz” por causa do atraso na aprovação do tratado de livre comércio com os EUA.

O embaixador avisou que repassaria informações sobre a iniciativa a Washington. “Ele concordou que o governo colombiano deveria explorar se outros governos regionais tinham receios e, se fosse o caso, ver se eles se aliariam ao governo colombiano”.

O embaixador propôs que o governo explorasse se poderia sugerir opções que iriam ajustar o momento e o nível de participação. “Por exemplo, quem sabe um governo poderia se unir sem ter que aceitar todos os níveis de participação?”. O despacho é assinado pelo embaixador William R. Brownfield.

O Conselho de Defesa Sul-Americano acabou sendo aprovado, por fim, na cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas em 15 de dezembro de 2008.

Fonte: Opera Mundi

28 Comentários

  1. E TEM GENTE QUE BATE PALMAS PARA ELE,MEU DEUS!
    .
    .
    O toto do Uribe,um ditadorzinho de meia sola;como é de se esperar de qualquer subserviente que se preste,a sua incompetência em fazer o jogo sujo dos americanos aqui,só conseguiu uns borra-botas como tietes e nada mais;além de muita frustração,já que não consegui emplacar o terceiro mandato assim como foi com o maluco beleza.
    .
    Para muitos da America Latina,este crápula não vai deixar saudades,há não ser para os lorpas de ofício e amadores.

  2. Se eles já nos chamavam de imperialistas naquela época o que eles não devem falar hoje hein?
    Ao contrário do que muitos falam, para mim Jobim é o melhor ministro da defesa que esse país teve desde o pós ditadura, o cara corre atrás para desenvolver nosssas FA’s, mas ele esbarra na burocracia e a falta de vontade do governo. A resposta que ele deu ao embaixador Santos que: “a Colômbia ficaria completamente isolada se não entrasse na iniciativa, pois o Brasil prosseguiria com ou sem ela.” foi d+.

    Sr, adimistrador do blog, se puder publique a seguinte notícia para discutirmos aqui “Brasil prepara lançamento
    inédito de foguete em 2012” http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/brasil+prepara+lancamento+inedito+de+foguete+em+2012/n1238017221714.html#0

  3. Colômbia é um pais sem autonomia. Todo narcotraficante eles são obrigado a entregar para os EUA. Se bem que isso não de tudo ruim, mas mostra que não manda em nada. Tem várias bases militares do EUA. Vejo a Colômbia como empregado do Império reportando os acontecimentos aos seus senhores. Na verdade estão a lutar contra algo que está acontecendo naturalmente. BRASIL É LÍDER NATO DO CONTINENTE, INDEPENDE DA VONTADE DE “A” ou “B”.

  4. é ta dificil a nossa relaçao com os nossos vizinhos, mas mesmo assim acho que ainda devemos tentar essa tal “aliança” do hemisferio sul, e concordo com todos os comentarios acima.

  5. Isso deixa claro apenas uma coisa, a Colômbia é um estado subordinado aos EUA, não tem soberania para decidir nada. Depois falam do Chavez.

  6. Álvaro Uribe trabalhou para Pablo Escobar.Foi colocado,pelo meganarcotraficante,como diretor de transporte aéreo da Colômbia e deixava passar aviões carregados de cocaína para os EUA.A CIA participava e participa do tráfico de drogas na Colômbia,no Afeganistão,etc:
    http://www.voltairenet.org/article167879.html

    Afganistán-Estados Unidos una geopolítica mundial del comercio de las drogas
    El opio, la CIA y la administración Karzai
    por Peter Dale Scott*

    Para Peter Dale Scott son inútiles los lamentos sobre el desarrollo del cultivo de droga en Afganistán y sobre la epidemia mundial de adicción a la heroína. Lo importante es sacar conclusiones de los hechos ya comprobados: los talibanes habían erradicado el cultivo del opio de amapola y la OTAN favoreció su cultivo, el dinero de la droga corrompió el gobierno afgano de Karzai pero este dinero se encuentra principalmente en Estados Unidos, cuyas instituciones están corruptas. Así que la toma de decisión para solucionar este tráfico no está en Kabul sino en Washington.

    O jornalista americano Gary Webb,por denunciar isso,foi convenientemente “suicidado”:

    http://www.voltairenet.org/article123470.html

    El mundo de los reporteros de investigación de los Estados Unidos está de luto
    Libertad de prensa estilo USA: ¿Quién mató a Gary Webb?
    por Jean Guy Allard*

    Desenmascaró, como ningún periodista lo hizo antes, las oscuras maquinaciones de la CIA en el mundo de la droga y reveló a los norteamericanos cómo barrios negros del país fueron inundados de crack, con un increíble cinismo, en medio de un tráfico destinado a abastecer de dinero y armas la Contra nicaragüense. Denunció al narcoterrorista Luis Posada Carriles y a sus cómplices cubanoamericanos involucrados en este criminal negocio. Y acaba de ser encontrado en su domicilio con dos balas en la cabeza. Un suicidio, dicen las autoridades judiciales.

    Aqui está a biografia de Alvaro Uribe,o narcopresidente da Colômbia e parceiro dos EUA no tráfico de drogas:

    http://pt.scribd.com/doc/31563797/Biografia-no-autorizada-de-Alvaro-Uribe-Velez-el-senor-de-las-sombras-Joseph-Contreras-y-Fernando-Garavito

    É dureza ver esses senhores criticar o Brasil,possuindo um currículo desses.

  7. esforços de Lula em construir uma aliança anti-EUA na América Latina”, relata o documento. Em seguida, Uribe afirma que o Brasil teria pretensões imperialistas: “Lula é mais prático e inteligente que Chávez, mas é levado pelo seu passado de esquerda e o ‘espírito imperial’ brasileiro a se opor aos EUA”
    1 LACAIO
    LAMBE BOTA DOS YANKES

  8. A resposta de Jobim, segundo o documento, foi dura: a Colômbia ficaria completamente isolada se não entrasse na iniciativa, pois o Brasil prosseguiria com ou sem ela.
    TA CERTO SENHOR MINISTRO
    AMERICA DO SUL E NOSSA NAO DOS YANKES
    OS LACAIOS QUE SUPORTAO ELES QUE SE DANE

  9. A colombia e um colonia iank na AS, seu governos e um fontoche de wasghinton,chile e a argentina, só dão bola fora, nos os ajudando e os sacanas nos atraindo…como são traíras esses hermanos nossos, uns vassdalos, aqui da AS..Td projeto de libertação p sairmos da influência nefasta dos ianks eles tentam dar p trás…Os ianks estão certos, dividem e dominam melhor, + q seja sempre eles.Sacanas.

  10. Nem depois de perderem o PANAMÁ numa manobra orquestrada pelos EUA a COLÔMBIA toma jeito ! daqui a pouco perde a soberania total com a presença de bases norte americanas em seu território!

  11. EUA metem medo no mundo inteiro e o Brasil na América do Sul. Essa realidade não vai mudar, embora o nosso país seja pacífico. Procura apenas se defender, pois pretende ser uma nação soberana. Não devemos nos esquecer, de que os EUA é o leão e nós o lobo. O lobo deve respeitar leão.
    O nosso destino é ser um país militarmente poderoso, como a Rússia, China e Índia, e nuclear, pois temos muitas riquezas naturais a defender.Chega de tanta ingenuidade.

  12. Eu queria entender qual o motivo das criticas a Colombia por ser aliada dos americanos. É uma decisão soberana daquele país se aliar aos americanos. que erra há nisso? Por que chama-los de lacaios, se o unico país que ofereceu apoio na luta contra os terroristas da FARC, foram os E.U.A? Se o Brasil fizesse sua parte, oferencendo ajuda financeira e militar contra os terroristas da região, aí, sim. poderiamos nós, criticar esse apoio aos americanos, sendo que nós é que apoiamos cada país na luta contra seus terroristas. AS CRITICAS QUE VOCES FAZEM SÃO MOVIDAS PELA IDELÓGIA ESQUERDISTAS QUE HOJE, SÓ EXISTE EM LIVROS DE HISTÓRIA. ACORDEM! O MUNDO É OUTRO. VOCÊS AINDA VIVEM NÓS ANOS 70, MOVIDOS PELA ADMIRAÇÃO DA U.R.S.S. CONSIDERO PRIMATAS QUEM AINDA PENSA DESSA MANEIRA.

  13. Ele disse que Brasil nao ajuda na luta contra o narcotrafico? mais é um safado mesmo, quem é que doou os T-29 e os Helicopteros para paraguai colombia e bolivia?
    Foram os EUA? Bando de idiotas, O país que mais ajuda na luta contra o narcotrafico na america do sul é o Brasil.

  14. POIS ENTÃO, 1º FOI A ARGENTINA RECLAMAR COM OS EUA.
    2º A COLÔMBIA A RECLAMAR COM OS EUA.
    3º AGORA FOI O PARAGUAI A RECLAMAR COM OS EUA.
    ============================================================
    AGORA, QUEM SERÁ O PRÓXIMO??? TENHO UM PALPITE QUE O PRÓXIMO SERÁ O PERÚ OU O CHILE. ====================

    Paraguai pediu aos EUA para reduzir influência do Brasil.

    O Paraguai informou em abril de 2005 aos diplomatas americanos em Assunção que o Brasil ampliava seu domínio na região, em detrimento da influência dos Estados Unidos, e pediu providências contra a situação, revelam nesta quinta-feira documentos divulgados pelo site Wikileaks.

    A então chanceler paraguaia, Leila Rachid, disse a diplomatas dos EUA que (o ministro brasileiro das Relações Exteriores) Celso Amorim promovia um programa desenhado para minimizar a influência dos Estados Unidos na América do Sul e afirmar o domínio brasileiro”, assinalam os documentos.

    “É claro que (o Paraguai) rejeita isto firmemente, porque se traduz por um controle absoluto do Brasil sobre nosso destino”, destacou Rachid em um encontro com o representante da diplomacia americana em Assunção, James Cason.

    Rachid se queixava da redução das cotas de importação de produtos agrícolas paraguaios por parte do Brasil.

    A chanceler “transmitiu seu desejo de conversar com o secretário (americano de Estado) sobre suas preocupações com o enfoque do Brasil sobre comércio e política externa; e se queixou da redução das cotas para as exportações paraguaias”.

    Rachid “se preocupava também com a ambição do Brasil de se tornar a voz de liderança política na região, e pediu aos Estados Unidos para equilibrar a influência brasileira”, destacam os documentos.
    Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4951192-EI294,00-Paraguai+pediu+aos+EUA+para+reduzir+influencia+do+Brasil.html

  15. claro que somos … todo pais que vira potencia passa a ser imperialista..sugador..colonizador..etc etc…

    ps. ninguem joga pedra em arvore que nao da fruto…

  16. Ricardo. Os americanos ajudam a Colombia com 1 bilhão de dolares por ano. Quanto a helis. a Bolivia também usa um Bell 212 emprestado do Pentagono para combater o tráfico de drogas.

  17. Paulo, o motivo de tanta indgnação não é que a Colombia se aliou aos EUA, mas a subserviencia de ficar fofocando e colocando um pais contra o outro só para puxar mais o saco dos gringos do império.
    Nós somos um país pacifico, mas temos sofrido constantemente agressão estrangeira em todas as esferas (EUA,Bolivia, Paraguai, Colombia, Venezuela), não quero que o Brasil deixe de ser um país pacifico, só quero que deixe de ser ingenuo e faz questao de não enxergar o óbvio. ABS.

  18. O Brasil é lider natural na A.L. Contudo deixa-se levar pelo desejo histérico de querer contrapor-se aos EUA, desejo esse mais acirrado pela diplomacia megalonanica do governo passado. E ainda tem gente aqui que defende a corja bolivariana composta por Idi Amin Chávez, Evo Cocales, Palhaço Correa…

  19. Os caras tiveram o apoio do Tio Sam para combater a guerrilha marxista e desarticularem os carteis da coca.O refino acabou?NÃO.A coca talvez seja o objeto exportador mais rentavel da Colombia alem de ser a moeda corruptora de diplomatas e governos.Hoje a coca esta sendo controlada pela direita.Sou contra Bolivarianos,contra a intervenção Americana mas tambem sou contra a submissão maliciosa Colombiana…BORDUNADA NELES TODOS COBRADA.LARGA O AÇO SEM DÓ E NEM PIEDADE EM TODO AQUELE SURPREENDIDO EM NOSSO TERRITORIO QUE PORTE ARMAS E NÃO ESTEJA VESTIDO COM A FARDA DO EB E QUE O ITAMARATI DEPOIS DÊ SEU JEITO EM EXPLICAÇÕES E DESCULPAS.

  20. Relaxem…Todos os Latinos-Americanos nos veem como Imperialista e o maior difusor dessa ideia foi o Sr.Curumim Desbotado.A Colombia apenas se borra de medo de ser isolada comercialmente,diplomaticamente e militarmente tambem e como eles mesmos afirmam seus proprios militares não querem ver seu pais isolado e isso ja é um indicio de que prefeririam romper com os Americanos do que com Latinos ou seja estão divididos.Deveriamos sim termos uma postura mais austera e menos complacente regionalmente e ai poderiam realmente nos taxarem de Imperialistas.Dos dois lados,Bolivarianos e pró-Americanos nós somos os predadores.Quando eu defendo um afastamento de todo esse lodo o faço com a convicção que não precisamos de nenhum dos dois lados e comercializarmos diretamente com nossos interesses nos traria melhor resultado do que pensarmos em arrastar nas costas ladeira acima esse bando de trairas…AOS BRASILEIROS O QUE É DOS BRASILEIROS E AS RATAZANAS CHUMBINHO.

  21. Sr. Luis Inacio da Silva.Em breve seras elegido Presidente da UNASUL então ponha suas barbas de molho pois correras serio risco de ser assassinado.Prepara-te Sapinho.

  22. @HMS TIRELESS
    .
    O Brasil se contrapõe aos EUA porque os EUA vêem a si mesmos como líderes da hemisfério ocidental. Só um idiota não consegue ver que a dominação dos EUA é o maior entrave para que haja liderança do Brasil na AL. Não há nada de esquerdismo aqui; isso é realismo.

  23. Isso tudo me leva a crer que LULA causou controvérsias d+ na sua política externas, levando países que deveriam ser nossos parceiros a serem adversários, Lula conseguiu bagunçar além do panorama interno da AL, criar rusga até com os americanos. Refletiram sobre isso? Ainda bem que a problemática era Lula se findou, e se depender de mim, não voltará. nunca mais.

  24. HMS TIRELESS E ainda tem gente aqui que defende a corja bolivariana composta por Idi Amin Chávez, Evo Cocales, Palhaço Correa…
    Como tem gente aqui como voce que defenda a corja dos lambe botas Uribe, Sebastián Piñera, Felipe Calderón,

    da Arábia Saudita, o Rei Abdul Aziz, etc….
    Ha, Ha, Ha, Ha,

Comentários não permitidos.