Iraquiano admite que enganou Ocidente sobre armas de destruição em massa

http://www.toonpool.com/user/3762/files/iraq_war_441365.jpg

Sugestão: Cmdt Maranhão

Nota do Editor

Que a CIA se baseava em informações de taxistas  foragidos para causar o pânico a cerca das armas, nós já sabiamos ( ela mesmo admitiu).

Que Tony Blair manipulou as 10000 páginas do relatório de forma a causar pânico na câmara dos Lords e justificar a ferro e fogo a sua cruzada ,nós também já sabiamos ( ele também admitiu).

Esta informação nada de novo traz para nós, a não ser uma pergunta, com tanto ditador saguinário no OM e África, onde estavam os defensores da liberdade e justiça até agora? será que não tem taxisitas bons de informação, na Síria, Arábia saudita, Libia, Marrocos e Egito?

Antes de atacar e defender, atentem, estamos falando da segunda guerra do golfo, portanto não se trata da invasão do Kwait ou do aval da ONU para a operação.

E.M.Pinto

Um iraquiano foragido de seu país cujo testemunho contribuiu para convencer a Casa Branca de que o Iraque tinha um programa de fabricação de armas biológicas admitiu pela primeira vez ter mentido.

Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, Rafid Ahmed Alwan al-Janabi, apelidado Curveball pela espionagem alemã e americana, confessou ter inventado a história porque queria ver o fim do regime de Saddam Hussein, do qual fugiu em 1995.

“Tive a oportunidade de inventar algo para derrubar o regime. Meus filhos e eu estamos orgulhosos de termos contribuído para dar ao Iraque a atual democracia”, afirmou.

Janabi nunca havia contado até agora como tinha enganado o país mais poderoso do mundo os fazendo acreditarem que o chefe do Estado iraquiano tinha armas de destruição em massa.

Em suas declarações a “The Guardian” na Alemanha, onde obteve asilo político, Janabi, que trabalhou no Iraque como engenheiro químico, disse ter mencionado em 2000 a um funcionário germânico, a quem identificou como o doutor Paul, a suposta existência de caminhões carregados com armas biológicas.

Pela sua versão da história, o BND (serviço secreto alemão) entrou em contato com ele depois em 13 de março de 2000 para obter mais informações sobre o país de Saddam Hussein.

“Eu tinha um problema com o regime de Saddam. Queria desfazer-me dele e apareceu essa oportunidade”, explicou Janabi.

Janabi revelou que suas mentiras foram descobertas em meados daquele ano quando os agentes do BND viajaram a uma cidade do Golfo, supostamente Dubai, para falar com seu ex-chefe na Comissão de Indústrias Militares do Iraque.

Janabi havia contado ao serviço secreto alemão que um filho de seu ex-chefe, que estudava no Reino Unido, estava encarregado de fornecer armas de destruição em massa ao regime iraquiano, o que comprovaram ser falso.

O próprio ex-chefe de Janabi negou que o Iraque tivesse armas biológicas montadas em caminhões assim como outra história inventada por Janabi, sobre a morte de 12 pessoas em um acidente ocorrido em uma fábrica de armas desse tipo em Bagdá.

Janabi explicou que, após a descoberta da mentira, o BND não voltou a contatá-lo até maio de 2002, mas logo se deu conta de que os alemães seguiam o levando a sério.

Os agentes disseram que se não cooperasse não permitiriam que sua esposa marroquina, na época grávida e que estava na Espanha, se reunisse com ele na Alemanha.

As reuniões com a espionagem alemã continuaram durante todo o ano 2002 e em breve Janabi compreendeu que estavam em busca de um pretexto para atacar o Iraque.

Na entrevista, Janabi disse estar satisfeito com sua mentirosa atuação apesar do caos nos oito últimos anos e os mais de 100 mil mortos registrados naquela guerra.

“Em qualquer guerra morrem pessoas. Mas que outra solução havia? Acreditaram em mim, não havia outra forma de levar a democracia ao Iraque”, declarou.

Fonte: UOL

17 Comentários

  1. me desculpem mas seria muita idiotice culpar um iraquiano pela invasao do irak em 2003, ali tem questoes obvias do pq da invasao, acho que nao preciso nem falar né.

  2. Mais uma desculpa esfarrapada! Trouxe uma enormidade de problemas para uma nação, pra depois dizer que a culpa foi de um idiota. Esse idiota, agora merecia ser extraditado e reservar um “lugarzinho” pra ele ao lado de Sadan.

  3. Falou Leonardo, estão querendo culpar um ferrado, ele pode ter “ajudado”, +os inaks tinham objetivos bem + escusos ..Cadê os omisso TPI da ONU q ainda ñ prendeu td os envolvidos nesse crime internacional, de violação ,destruição seguido de mutilações e mortes de um país soberanos e indefeso, após 12 anos de embargos?!?! Cadê?

  4. Eles querem me fazer acreditar que esse sujeito os enganaram e por isso não posso mais acusar os EUA e o Bush de crimes de guerra e que o culpado é esse sujeito?

    Acredita quem quer nessa matéria, que é só mais uma mentira deles para tentar justificar seus crimes e dizer que não merecem ser condenados por tais!

  5. Ele traiu seu país por conta de politicagem. E como resultado da sua traição, mais de um milhão de iraquianos morreram numa guerra ilegal, a mais óbvia expressão de imperialismo ocidental desde a II Guerra. Deveriam deportá-lo para seu país natal e deixar que os iraquianos se divirtam com ele como desejarem.

  6. E espero que ninguém leve a sério essa parvoíce de que esse idiota tinha em mente apenas a construção de uma democracia no Iraque. Quem se importa com direitos humanos não diria aquilo sobre as mortes de seus próprios compatriotas. Há tanto muçulmano na Alemanha. Espero que algum, um mais fanático, dê cabo desse homem e de toda a sua família.

  7. http://en.wikipedia.org/wiki/Curveball_(informant)
    .
    Acima, um artigo da wikipedia sobre esse rapaz. Segundo o texto, os conhecidos desse cara o descrevem como um mentiroso contumaz – ou seja, até em seus relacionamentos privados ele deve mentir bastante. Lembro só que mentiras contumazes e falta de consciência moral são características psicológicas de sociopatas. E as duas coisas esse homem manifesta: ele mente e mostra indiferença às mortes de conterrâneos causadas pela mentira.

  8. Rafael, como colocou o editor e todos os colegas, trata-se de uma PsiOp, uma “operação psicológica”, a gente não pode acreditar em nenhuma das partes da novela.

    Quando criam uma psiop eles INVENTAM TUDO, até o artigo na wiki, até esses vizinhos e conhecidos, são todos inventados, uma psiop é assim, é como novela da televisão.
    A internet tem muito material sobre psiops americanas.

    Talvez, até inventam um cara que denúncia isso como uma psi-op, mas com um perfil de maluco (por ex que misture a denúncia com disparates e fofocas tipo ‘são os mesmos que mataram LadyDi’, para que tudo mundo diga, aí já saiu um teórico da conspiração.

    A realidade é a seguinte: os habitantes dos EUA e da Europa são muito ingénuos, porque essa ‘notícia’ lá é comentada até pelos reporters ‘sérios’ cnn fox hehe e engolida por aqueles povos, e aqui desde o editor até o último leitor(eu) tira sarro dela.

    BRASIL: é nós, nossa cultura prevalecerá.

  9. Milton,
    .
    A wikipédia relata que serviços de inteligência da Alemanha conseguiram provar a falsidade das afirmações desse homem muito antes de ter tido início a Guerra do Iraque. Mostra também que a CIA estava ciente de que esse “informante” era um maluco mitômano. Que esse homem tenha mentido a respeito de seu próprio país, portanto, não significa que os EUA são inocentes nessa história ou que foram manipulados a entrar numa guerra que não desejavam. Esse cara mentiu, e os EUA o sabiam. E entraram na guerra ainda assim.

  10. É verdade concordo com todos os comentarios tbm,se esse cara mentiu e serviu como uma das bases para esse guerra mentirosa o azar é dele,um dia ele tera que prestar contas…más os EUA e seus aliados que já deviam saber que era tudo mentira dele uniram o inutil ao agradavel a eles e prosseguiram com essa guerra estupida…nao acho que as milhares de pessoas mortas tenham valido a pena pra retirar Sadan e sua elite do poder, más ao menos tirou esse canalha do poder e o enforcou como merecido!

Comentários não permitidos.