Brasil pretende criar base sul-americana para ter ‘voz no mundo’

http://www.toucano.com/globe.jpgMinistro da Defesa, Nelson Jobim, que viajou ao Uruguai acompanhado por uma grande representação, descartou que este tipo de iniciativa constitua uma corrida armamentista

O Brasil tem planos de criar com seus parceiros continentais uma base sul-americana de defesa que permita à região ter voz no mundo e dissuadir aqueles que pretendem dominar seus recursos naturais, afirmou na segunda-feira, 14, o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim.

O ministro explicou em Montevidéu, onde se reuniu com o presidente José Mujica e com seu colega uruguaio, Luis Rosadilla, que a política de defesa do Brasil se baseia na cooperação e na integração regional, para que a estratégia da América do Sul possa ser a da dissuasão.

Desta forma, o ministro apontou em entrevista coletiva que “o ambiente estratégico de Uruguai e Brasil é a região”, e o da região “é o mundo”, pelo que todos os países da América Latina terão de aprofundar suas relações para fazer com que o Sul tenha uma voz única nas gestões internacionais.

Nesse sentido, Jobim destacou que a política brasileira pretende a formação de uma indústria de defesa regional, na qual existam fortes investimentos dos Estados orientados ao desenvolvimento comum.

No entanto, Jobim, que viajou ao Uruguai acompanhado por uma grande representação, descartou que este tipo de iniciativa constitua uma “corrida armamentista”.

“Não há corrida, é a recuperação do tempo perdido. É a necessidade que tem a região de dotarse de capacidade operacional para poder dizer que se o senhor vem aqui, o senhor vai ter problemas”, apontou.

Jobim lamentou a grande dependência logística que atualmente a região tem com relação ao exterior e disse que por isso é necessário que a indústria militar se desenvolva ao lado do tecido produtivo sul-americano.

“Agora não temos o controle do Atlântico e também necessitamos controlar o espaço aéreo. Em 2025 será imposto o controle do espaço aéreo com satélites e não com radares, e é necessário ter capacidade para assumir esse controle. Temos que decidir esses pontos juntos, para ter uma maior capacidade de escala”, apontou Jobim.
Da mesma forma se manifestou Rosadilla, para quem a hipótese de conflito na região será de grande importância no futuro.
“A integração regional vai fortalecer a América Latina, e essa fortaleza trará riscos, novos e maiores, e é preciso evitá-los, com debate, com diplomacia, com investimento. O Sul se fortalece, e terá que enfrentar seus desafios mais cedo que tarde”, apontou.

Nos últimos tempos o Brasil anunciou um grande desenvolvimento de seu material bélico, que inclui a compra de até 11 navios para patrulha oceânica por quase US$ 6 bilhões, destinados a proteger suas reservas de hidrocarbonetos no Atlântico.


Além disso, também prevê comprar 36 aviões de defesa último modelo em uma concorrência na qual estão a empresa sueca Saab, com seu avião Gripen, a americana Boeing e seu F-18, e a francesa Dassault com o Rafale. O país ainda aguarda a construção de 50 helicópteros militares Super Cougar EC-725, que estão sendo produzidos em uma fábrica brasileira.

Antes da visita de Jobim, o governo uruguaio apontou que sua intenção é criar com o Brasil uma associação para o desenvolvimento da indústria aeronáutica militar, assim como vários acordos comerciais para a compra de material bélico.
Segundo o Uruguai, a ideia seria criar uma associação que permita a instalação de uma fábrica em algum lugar do país em cooperação com o Brasil para a produção de peças destinadas à aviação militar.

Fonte: O Estado de S.Paulo via Alide

24 Comentários

  1. Ate onde realmente ganharemos algo efetivo bancando a industria deles e bancando essa suposta base militar?Para desenvolver e emancipar o pais tem ate contenção de manutenção operativa e projetos mas para desenvolver a industria e a defesa dos vizinhos os cofres estão abertos?E toda essa idiotice se explica por uma cadeira cativa que jamais teremos no CS rsrs rsrs COMO TEM ANTAS…Deveriamos sim,usarmos o nosso potencial de lider do terceiro mundo e emergente para conscientizarmos nações na necessidade de uma nova ordem mundial mais justa e igual ao invez de alimentar-mos e engordar-mos cobras que mais a frente se ajuntarão e investirão contra nós.

  2. Jobim lamentou a grande dependência logística que atualmente a região tem com relação ao exterior e disse que por isso é necessário que a indústria militar se desenvolva ao lado do tecido produtivo sul-americano.

    verdade senhor MINISTRO E NAO E COM COMPRA DO DINO F 18 E O JATINHO DE {SAAB} PASSEIO OPS TREINO SORRY KKKKK QUE VAMOS RESOLVER ESE PROBLEMAO

  3. o como tem gent bobinha nesse mundo
    é so olhar o brasil dos anos 90 e o de agora
    ai vc pensa no futuro
    vc e (brasileiro dos anos 90)
    {ignorante msm}
    ainda bem qe a nova geraçao ta mundando …

  4. Aprovo todo tipo de união entre os países da AS, e todos esforços para superar diferenças.
    Mas não gosto nadinha de ‘bases’, que reforçam em geral uma postura de imposição de forças.
    Não acho isso uma boa postura.
    Temos muito espaço para nossas bases.
    Não imagino que precisemos de ‘bases’ extra-territoriais.

  5. Concordo plenamente, viraremos um bloco na em matéria de defesa, já estamos nos unindo com Uruguai e Argentina, precisam mais países, a escolha de um local para uma base para esse bloco vai ser de grande importância , algo entre Amazônia verde e Atlântico sul,tenho certeza que os militares saberão fazê-la funcionar operacionalmente e não apenas com valor psicológico.

  6. Desenvolver industrias militares em outros paises soa a piada de mal gosto,O Brasil gastou bilhões de dólares em refinarias na Bolivia e foi traido pelo ìndio cocaleiro, O Paraguai,que só entrou com a água na construção de Itaipu, obteve 300% de aumento na energia, além de ter permitido a construção uma grande pista de pouso em seu território que pode virar base militar americana da noite para o dia, assina acordo militar dando livre acesso a desses em seu território.
    A venezuela, a algum tempo atrás, obteve 10 bilhões de dólares em emprestimos do BNDES com os quais comprou fuzis e caças russo, enquanto isso o FX-2 sequer saiu do papel. Sinceramente meus amigos – Que país é esse?

  7. Eu penso que Jobim esta tentando criar uma base militar no Uruguai assim, em uma hipotese longincua, manteriamos a segurança do territorio brasileiro (mantendo uma eventual guerra mais distante possivel do Brasil), somando com convocar outros paises da regiao para fortalecer as industrias de defesa nacional. Por exemplo, fariamos uma base no Uruguai, talvez com o apoio da argentina e os tres paises aplicariam em industrias como a AVIBRAS para prover equipamento, manutençao e aparelhamento da base. Se eu estiver errado, corrijam-me. ABS.

  8. Não é “base militar” e sim indústria…

    Não se esqueçam que um vizinho muito fraco é tão perigoso quanto um muito forte, pois pode ser tentado a sucumbir às outras potências.

    É uma maneira de vender-mos (e comprar-mos) mais entre o bloco etc.

  9. Conversa mais uma desse lobbysta ******
    Não ha dinheiro pra nada e ele vem com essa de investir grana em base ou industria para os vizinhos.

  10. KLM concordo em parte.
    Mas não culpe Jobim pelos caças, seja qual for o escolhido.
    É como culpar a mulher que diz a previsão do tempo por estar chovendo ou muito calor.
    Vai além dos poderes dele essa decisão.
    Alias, ele tem se saido muito bem, nesse governo que preza TUDO, menos a defesa.

  11. A UNIÃO FAZ A FORÇA!.
    .
    Este é um caminho sem volta,a integração de todos os países sul americanos,e assim nos tornaremos tão forte com a união européia.

  12. Ocorre que o Brasil ja esta entregando sua incipiente industria belica a estrangeiros, de fora da America do Sul. Além disso, está fazendo muito pouco por empresas como a Avibras, que ja está demitindo funcionarios. A ideia da integracao sistematica da produçao de armas na America do Sul eh ótima, mas esta faltando coerencia ao Brasil. Se todos os paises priorisarem suas compras de armas nas industrias da America do Sul, com certeza um parque industrial belico de excelencia poderia ser formado muito rapidamente, para o bem de todos. A UNASUL tambem poderia ser usada como uma força de defesa dos sistemas democraticos da America do Sul, contra todos os golpistas vira-latas civis e militares entreguistas a serviço de Washington.

  13. Não é Imperialismo.
    Imperialismo é quando um homem, ou um povo ou nação ou região quer ditar as regras sozinho.
    E isso não esta acontecendo, todas as nações tem seu livro arbítrio.
    Agente deu uma opção, se não quer seguir, seja qual for o motivo, paciência.

    Diferente do ‘IMPERIO AMERICANO’, aonde eles dizem pra você fazer uma coisa, você diz não e eles dizem ‘tudo bem’ e amanha você não pode importar, exportar nada pra eles ou seus aliados, devido a embargos, isso é imperialismo.

    É o FAZ DO MEU JEITO POR BEM OU FAZ FAZ DO MEU JEITO POR MAL.OU NÃO FAZ, MAS AGUENTA AS CONSEQÜÊNCIAS.

  14. É sabido que de cada dólar investido em P&D outros seis podendo chegar a doze retornam a economia, então temos que ter em mente que esse tipo de investimento que de início pode parecer alto, na verdade pode até se tornar pequeno ao comparar-se com o ganho em cadeia que gera.
    A iniciativa é louvável e dentro da estratégia de integração regional, é sem dúvida o que se espera.
    O Brasil como líder deve mostrar engajamento em desenvolver a AS e isso passa por investimentos internacionais, como esse.
    Parabéns ao MD pelos passos firmes rumo ao desenvolvimento regional.
    abç

  15. Legal os gringos estão comprando as nossas industrias porque os nossos industriais mal das pernas estão lhes vendendo e eles vão gerar empregos e divisas aqui no Brasil e agora muito de voces simpatizantes do comunismo do seculo 21 made in Brasilia acham que devemos ceder aos latinos nossas industrias,nossos segredos,mais o que.Sabem quando isso vai vingar?Nunca.Apesar da oportuna manipulação detalhadamente estudada e sendo colocada sutilmente com alegações embasadas temos muitos que realmente amam esse pais e se preocupam muito mais com nossos interesses e bem estar do nosso povo que jamais permitirão que isso aconteça….Ja ouviram falar do dito popular DAR LINHA NA PIPA MAS NÂO CORTA-LA E SIM DEIXA VOAR COM O CARRETEL TODO PORQUE ELE ACABA rsrs rsrs rsrs rsrs

  16. PARABENS PELA INICIATIVA DE CONTER MANUTENÇÃO OPERATIVA E PESQUISA E REPASSAR ESSA ECONOMIA AS RATAZANAS LATINAS rsrs rsrs rsrs rsrs EITA REPUBLICA DE RATAZANAS rsrs rsrs E AINDA TEM BRASILEIRO QUE ACHA TUDO LINDO rsrs rsrs JOBIM VAI LOGO NA BOA SENÃO VAI NA MAL rsrs rsrs JOBIM PEDE PRA SAIR PEDE PEDE PRA SAIR JOBIM

  17. Esses caras são tão idiotas que acham que se associando as ratazanas latinas,fortalecendo-os e enriquecendo-os terão aliados para fazerem frente ao dominador Americano rsrs rsrs Na hora que precisarmos deles simplesmente eles mudam de lado pois sempre nos invejaram e gostam mais de DOLARES do que de nós rsrs rsrs.

  18. Não adianta,é um disco arranhado essa visão canina de um mundo em duas cores.Ou acenam alegrezinhos aos Americanos ou pensam em atrelar o Brasil ao lodo da humanidade rsrs rsrs Estejam felizes querem deter investimentos no nosso pais e usar essa suposta economia pra desenvolver los hermanos que de hermanos jamais tiveram nem o nome.Acenem alegrezinhos e gritem hurraaa o Brasil vai lançar um foguete inedito rsrs rsrs ou seja esse foguete inedito para nós é fabricado na Ucrania que não o repassa a seu suposto socio que parece que somos nós mas que com certesa não teria nenhum problema de repassar aos Americanos e apenas enfumaçaremos nossa base com ele rsrs rsrs Oh Nelsom Jobim Deus dos encantados e enluarados como seu amigo Amorim que formavam a lendaria dupla do IM deve entrar para a posteridade como personalidade da historia universal ja que o Amorim é o quinto voces devem achar que o Deus Jobim deva ser o NUMBER ONE rsrs rsrs

Comentários não permitidos.