Jobim nega preferência de Dilma por caças americanos para a FAB

Nelson Jobim

Marcia Carmo

De Buenos Aires para a BBC Brasil

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou nesta segunda-feira em Buenos Aires que a presidente Dilma Rousseff tenha sinalizado preferência pelos caças FA-18, da empresa americana Boeing, no processo de seleção para compra para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O rumor surgiu na imprensa após reunião da presidente com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, em Brasília, na semana passada.

“Ela (Dilma) não tomou decisão nenhuma. Isso foi a imprensa que inventou. Vou discutir isso com ela na terça-feira (15 de fevereiro) “, disse Jobim. Segundo o ministro, seria a empresa americana que estaria informando sobre a possível preferência da presidente.

“Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios”, afirmou.

A discussão sobre a compra destes aviões começou no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Três modelos de caça disputam a preferência do governo brasileiro para estar entre as aeronaves de combate da Força Aérea. O objetivo desse processo de renovação é a compra imediata de 36 jatos. Nos próximos anos, o país deve aumentar as compras para chegar até 120 unidades.

Os modelos que continuam no páreo são: o Rafale, produzido pela francesa Dassault; o sueco Gripen NG, cuja fabricante é a Saab; e finalmente o FA-18 Hornet, da Boeing.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Entenda o que está em jogo na compra dos novos caças

Clique Analistas comparam aspectos técnicos de caças na lista do Brasil

Jobim descartou as especulações de que estaria “desprestigiado” por Dilma e disse que a relação entre eles é “ótima”.

“Se eu tivesse desprestigiado, não estaria aqui (em reuniões em Buenos Aires)”. Para o ministro, as informações são “coisa de lobistas”.

Tecnologia

O ministro voltou a afirmar que a decisão do Brasil sobre a compra dos aviões está ligada à transferência de tecnologia.

“E (essa negociação) dificulta em relação à Boeing por causa da legislação americana”, disse.

Jobim afirmou que a mesma regra valerá para a compra de equipamentos para a Marinha.

“Tudo se vincula à disposição do país de transferir tecnologia. A regra básica é a capacitação nacional e a transferência de tecnologia. Não compramos equipamentos. Nós adquirimos pacotes tecnológicos que vêm com equipamentos.”

Rio de Janeiro

Sobre a prisão no Rio de Janeiro de policiais acusados de envolvimento com traficantes de drogas na chamada Operação Guilhotina, Jobim declarou que eles devem “ir para a cadeia”.

“Tem que prender mesmo, tem que botar na cadeia. Isso mostra que estas operações viabilizam também a identificação dos problemas internos das policiais. É importante que os inquéritos sejam feitos com rigor e principalmente sejam públicos. Transparentes exatamente para que, como dizemos no Rio Grande (do Sul, Estado de origem do Ministro), nós temos que ‘exemplar’ (risos)”, disse Jobim.

O ministro afirmou, porém, que o apoio das Forças Armadas nas operações de combate ao crime organizado no Rio é uma exceção e espera que o modelo, que envolve as UPPs (Unidade de Policia Pacificadora), não seja exportado para outros Estados.

Na visita a Buenos Aires, o ministro se reuniu com o colega argentino, Arturo Puricelli, e com o ministro de Planejamento, Julio de Vido, com quem discutiu a possibilidade de maior freqüência de vôos entre o Brasil e a Argentina.

Com Puricelli, afirmou Jobim, foram revisados projetos em andamento como a fabricação conjunta de um veículo militar.

Fonte: BBC Brasil

26 Comentários

  1. Hummm Jobim espera que o modelo UPP não seja exportado para outros estados e o ex Lula e a atual Dilma esperam que seja exportado sim.Tenho visto muita contradição nas afirmações do Sr.Nelson Jobim e sempre falando como se a decisão de tudo fosse unica e exclusivamente da vontade dele.Calma desacelera Jobim com o barbudinho teu sonho de monarca foi nutrido mas agora quem dá as cartas é uma mulher que não tem medo de cara feia,tem vontade propria,ousadia e coragem para decidir.So que ela é muito diferente do que voce que age por impulsos motivado por preferencias e vantagens enquanto ela busca sempre obter o melhor possivel para o Brasil e o povo Brasileiro.Ou desacelera amiguinho ou ficaras no meio do atlantico em uma boia murcha rsrs

  2. E (essa negociação) dificulta em relação à Boeing por causa da legislação americana”, disse
    VELHO DINO AINDA TEM ESA NA FRENTE
    KKKKKKKK

    Jobim afirmou que a mesma regra valerá para a compra de equipamentos para a Marinha.

    “Tudo se vincula à disposição do país de transferir tecnologia.
    OS BRITANICOS COMO TEM BOA PARTE DO MATERIAL EM COPERACAO COM OS YANKES DEVEN JA TA SABENDO DO DEAL

  3. .
    “Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios”
    .
    Um Ministro que desabafa assim e da nome aos bois tinha que ser premiado!!
    .
    E… xo embargo Yankee… Xo!!
    .
    .
    Valeu!!
    .

  4. Sobre a prisão no Rio de Janeiro de policiais acusados de envolvimento com traficantes de drogas na chamada Operação Guilhotina, Jobim declarou que eles devem “ir para a cadeia”.

    Parabéns, grande Ministro da Defesa Jobim.
    Agora senti firmeza no governo Dilma.
    Com policiais corruptos, inviabiliza qualquer tipo de planejamento e ação contra o crime organizado.
    É só ver os bens que esses policiais possuem, para ver o quanto roubaram.

  5. Dandolo Jobim não prendeu ninguem.Essa investigação iniciou-se em 2009 e hoje tambem estão passando o pente fino em SP….Tudo o que aparece falando o Jobim na midia como faziam com o Lula voces atribuem as qualidades de Deus da sabedoria e patriota exemplo rsrs rsrs Jobim como os demais gosta é de DOLAR amigo e muito DOLAR e tem o dom dos encantadores de multidões somente isso e tem deixado rastro de não ser tão confiavel assim como muita gente pensa…Sabe ele engana a todos voces mas a mim desde o começo ele jamais enganou.

  6. Pronto foi Jobim que descobriu que Yankees não transferem rsrs rsrs rsrs rsrs Como voces se influenciam por encantadores de multidões heim rsrs Oh que grande e magnifico Jobim que nunca antes na historia desse pais se viu servidor igual e tão inteligente e patriota rsrs rsrs a bandeira dele não é verde e amarela é verdinha rsrs rsrs a hora que a Boeing regar a mãozinha dele ele muda de ladinho rsrsrsrs

  7. So se justifica como XENOFOBIA-IDEOLOGICA não se ter o Mangabeira como MD e o SU como vetor rsrs MAS NÃO FOI MESMO O JOBIM QUE DISSE AOS QUATRO CANTOS QUE OS RUSSOS NÃO TRANSFERIRIAM NADA E QUE A FAB OS DESCLASSIFICOU rsrs rsrs Deveriam perguntar a ele se ainda acha isso depois que os Russos vieram a publico e disseram em bom PORTUGUES que transferem o pacote completo do SU e tudo o mais que nós quisermos deles e FORAM OS UNICOS ATE AGORA QUE SE PROPUSERAM CONOSCO FAZER UM 5.0 TOTALMENTE NACIONAL…Perguntem essas coisas pro Jobim rsrs rsrs

  8. Toda vez que Jobim fala uma coisa acontece o contrário. O resultado final do FX-2 foi prometido um montão de vezes, do final do ano não passava, o Rafale é isso é aquilo. No final tudo que Jobim falou não se confirmou. A verdade é que se o Jobim fala uma coisa vai dar exatamente o contrário.

  9. Entrevista esclarecedora, Go Home SH F-18, pra outro canto urucubaca americana, melhor no país das maravilhas tijolão cansado.

  10. Nada como desfazer as mentiras lobistas espalhadas pela Agência Reuters, atribuindo a preferência da Presidenta oa SH, a uma fonte não divulgada, e essa mentira foi rebatida por meio mundo jornalístico, principalmente, a Rede Globo, tudo não será mera coincidência? Agora, as coisas estão em pratos limpos.

  11. Incrivel como vejo pessoas contra Jobim, ele tem feito tudo para fechar o negocio com a frança,infelizmente ele não é presidente do Brasil, se fosse já teriamos resolvido o problema dos caças da FAB, infelizmente a decisão depende de outra pessoa, que não desenrola de jeito nenhum, ficando todos preocupados. Acho que ele esta fazendo o que pode, mas esta limitado. Acho que a preferencia pelo caça frances tem motivos estratégicos, independencia dos eua, mesmo se não for isso, pelo motivo errado ainda assim o frances é a melhor opção. Não gostaria de ver nossos governantes fechando com os americanos. ABS.

  12. a demora de dilma é para não ter que desenbolsar grana este ano,e aparecer um pouco na midia,pois até agora não fez nada que impactase,sendo assim é uma forma de éla permaneser na midia,quem demora muito para tomar desisões importantes,é falto de competencia.

  13. A janela é muito estreita e essa posição política é perigosa, o primeiro FX foi iniciado em 96 e empurrado com a barriga de FHC para Lula numa decisão a ser tomada em 2004,

    que por não garantir suficiente dotação orçamentária ao projeto, por haver prioridades socio-regionais, acabou por cancelar o programa.
    .
    Agora, em pleno desenvolvimento com estabilidade macroeconomica, o reinicio através do FX-2 com novos concorrentes e bureaus de fabricação em 2008,
    o problema não é a escassez de recursos específicos aos projetos estratégicos, mas a busca de maiores informações sensíveis ??
    .
    Sinceramente, durante todo o ano de 2009 e 10 em que Jobim marcava e remarcava o cronograma da licitação, dizendo e desdizendo que havia sido tomada a decisão final, Eliane Castanhola “vazando” (especulando) documentos sigilosos…
    .
    O departamento de Material e Logistica do Exercito em conjunto com o proprio Ministerio da Defesa, afirmaram com todas as palavras as preferências de transfarência tecnologica com o Rafale, se alinhando a decisão politica declarada ora, daquele governo.
    .
    Com essa nova “postergação”, vamos nós, os brigadeiros da COPAC e a FAB manter a espinha dorsal do espaço aéreo com caças-tampão aos Mirage 2000 (como o Francoorp falou Mirage 2000-9 ??)

    que vão sair de operação em 4 anos ou menos, mais F-5 E adquiridos dos “estoques” da Jordânia, modernizados de meia-vida para o padrão M.

    Sendo assim seria melhor uma compra de Su-35Bm de prateleira e uma excelente prateleira ?
    .
    Se o vitorioso for declarado agora, o período para um esquadrão de 4.5 geração se tornar plenamente operacional é de 8 anos ou mais (se não estou enganado).

  14. Só concluindo as ideias dos meus neurônios, acho que foi o menino Maluquinho em outro tópico, constatou um ponto importantíssimo, que eu concordo plenamente.
    .
    A criação de um IADS (sistemas de defesa anti-aérea integrados) para países com escassez orçamentária constante, baseando a defesa do espaço aéreo na

    alternância de camadas de proteção por baterias de saturação, SAM´s, artilharia assistida por radar e estações móveis de guerra eletrônica, e caças de superioridade que lançariam os alvos sobre a parede de fogo de forma coordenada.
    .
    Dada a mobilidade desses sistemas terrestres mais os aéreos, táticas de flanqueamento como um movimento de pinça aérea poderia ser usado para desgastar a persistência em combate da aeronave inimiga.
    .
    Abraços

  15. Justamente por Jobim ser um ministro de estado ele jamais deveria demonstrar favorecimento a nenhum vetor da licitação e mais,por se tornar lobbysta da Dessault comprometeu-se ainda mais e mais ainda por ser uma pessoa que nutre um sonho de ser o todo poderoso e para isso sorri,se achega,rebola e acena para todos os lados para nunca perder o status,o apoio e assim sempre estar bem na fita com todos os lados é uma pessoa ate um tanto perigosa para um ministro de estado e deixa muito a desejar no quesito fundamental da defesa,segurança e estrategia que é a confiabilidade.Voces apenas olham um fanfarrão que se gaba dizendo lindas palavras a maioria delas ate mesmo não criadas por ele e sim por varios estrategistas e especialista que assessoram o governo…EITA POVINHO QUE ADORA AMAR UM PALANQUEIRO rsrs rsrs

  16. Capacidade de defesa aerea e antimisseis é que fazem a diferença e são realmente os meios que podem causar pesadas baixas ao superior invasor.Sabem não entendo nada de material belico mas so um cego ou um encantado consigo mesmo não vê isso.O mesmo se aplica a nossa visão de Marinha rsrs rsrs tres quatro ou quem sabe mais banheirões para vivermos gastando fabulas para somente torna-los navegaveis e nutrirmos o orgulho de estarmos entre os poucos que operam NAes enquanto temos uma vasta costa a patrulhar e defender e riquesas no mar a resgardar e se tivessemos uma Marinha dotada de mais belonaves menores,mais rapidas,mais sofisticadas e bem armadas e mais submarinos nossos Marujos poderiam fazer melhor seu trabalho e estariam mais bem protegidos tambem.Mas as Antas,os Xenofobos e os modelistas não aceitam isso e preferem ver nosso pais sempre com as mesmas deficiencias e o dinheiro publico escorrendo pelo ralo ou engordando a conta das ratazanas.Para realmente mudar esse pais devera haver um banho de sangue para retirar essas sanguessugas.O maior inimigo do Brasil não são adversos externos e sim internos.O inimigo do Brasil muitas vezes é o proprio Brasileiro…Bordunada neles todos minha Cobrada,larga o aço.

  17. Maluquinho,
    Eu tô preocupado!
    Acho que você devia se tratar. Sua maluquice tá piorando a olhos vistos.
    Acho que foi excesso de coca-cola, hamburguer e rock and roll. Os ianques de envenenaram!
    Se você quiser te arrumo uma receita de Rivotril? Cinco gotinhas 2 vezes ao dia e você vai melhorar, claro, desde que admita que está maluco, pare de comer porcaria e faça terapia com um analista.
    rssrsrsssss

  18. BOSCO…Não sofro do mal aficcionado-modelista que se contenta unica e exclusivamente com isso porque pra mim isso é ortodoxia rsrs rsrs

  19. Maluquinho,
    Mas falando sério! Acho que anda exagerando no proselitismo anti-imperialista.
    Aqui só tem adulto e ninguém consegue mudar a cabeça de ninguém, e repetir o “mantra” é no mínimo perda de tempo.
    Você pega muito pesado com os imperialistas e esquece que eles têm que fazer o que fazem para que nós possamos continuar a fazer o que fazemos, que é brincar de computador, comer hamburqueres, tomar coca-cola, ver todo tipo de bobagem nos canais à cabo e TVs de plasma, sentados em nossas confortáveis poltronas e nos indignarmos com a miséria humana fingindo que somos seres livres e vivendo em um mundo de seres que cultivam os mais nobres valores.
    Ou o cara se enquadra nessa ilusão capitalista/democrática/cristã, ou vai estar comendo poeira junto com os “heróicos” talibãs que escolheram viver no mundo real e estão se lixando pra ilusão capitalista e querem mais é morrer pelo que acreditam.
    Falamos mal do “modo de vida americano” e da “Pax Americana” e nos esquecemos que estamos atolados até o nariz nela.
    Pra que isso continue ocorrendo e a farsa de mundo perfeito seja mantida, alguns Marines têm que quebrar algumas cabeças mundo à fora e alguns voltarem em sacos pretos de vez em quando.
    Negar isso, antes de ser ingenuidade, é hipocrisia.

  20. Hummm que bom pensamento teu em amigo Bosco.Preferes ver um Brasil submisso,dependente e castrado do direito de desenvolver-se independentemente so para que continuemos habitando o mundo da rede globo,vestindo jeans,mascando chicletes e dizendo É ISSO AI BICHO Fiquei supreendido com tua visão amigo pois sempre adimirei teus comentarios ate os que eu não concordava.Mas saiba que esse pensamento submisso assumido para nos beneficiarmos daqueles que são os verdadeiros algozes da humanidade e repressores de minorias felizmente não representa a maioria de nosso povo e muito menos a maioria dos habitantes desse planeta.O mundo ta mudando,as pessoas estão mudando.De tanto que iludiram muitos aprenderam a discernir e a antever…Não fica zangado comigo não,mas hipocrisia pra mim e ver Brasileiros defendendo e buscando justificar de todas as formas aqueles que sempre nos obstruiram,boicotaram,retaliaram e fazem de tudo e são capazes de fazerem de tudo para que não sejamos um pais emancipado e independente.Sabe meu amigo esse tempo acabou.Hoje o Brasileiro não aceita mais ser submisso e serviçal de interesses extrangeiros…SDS

  21. Maluquinho,
    Eu prezo sua pessoa mesmo sem conhecê-lo e prefiro parar por aqui.
    Como disse, somos todos adultos e não serei eu a tentar mudar sua visão maniqueista do mundo.
    Só pra concluir, não acho que “patriotismo acima de tudo” seja uma virtude, mesmo porque compartilho a idéia de Samuel Johnson sobre o tema.
    Sou um patriota esclarecido, e o amor ao meu país tem a medida da minha consciência como ser humano. Não mais!
    Jamais, em nome de um falso senso de dever à pátria, iria contra o que considero justo.
    Se o estado ou o governo precisam de “patriotas cegos”, realmente não encontraram essa “qualidade” na minha pessoa.
    Na política de galinheiro que rege as relações internacionais acho que o Brasil bica alguns e é bicado por outros. Não nos vejo assim tão submissos e prejudicados por nenhuma outra nação.
    Acredito que a maior parte de nossas mazelas é fruto de nossa própria incompetência, falta de respeito ao semelhante e desonestidade, mesmo porque, a história mostra que independente dos americanos, nós conseguimos ser o que somos (e o que não somos) por nossos próprios méritos (ou deméritos) e a influência negativa deles foi apenas marginal.
    Não sou fã do capitalismo selvagem, do consumismo exacerbado e nem acredito na farsa da democracia ocidental (embora reconheça que não há nada melhor pra por no lugar) e tenho uma visão crítica sobre o papel e as ações dos EUA no contexto mundial, principalmente a partir da segunda metade do Século XX até os dias de hoje.
    Não acho que são santos e nem o “mal encarnado”.
    No mais, um abraço e bola pra frente.
    Obs: Também leio com atenção seus comentários e quando não está recitando o “mantra”,rsrssss, os considero bem interessantes.

  22. BOSCO….Pra mim Patriotismo esta acima de tudo sim principalmente de interesses extrangeiros porque nele esta embutido os sonhos e anseios do meu povo e a liberdade da minha nação e apenas é essa ideia que eu compartilho comigo mesmo e que não se encontra em ilustres citações pois todas elas são simplesmente doutrinarias e condicionadoras….Amigo o povo tem a parcela de culpa que voce atribui mas se olharmos as coisas de forma neutra veremos que deste a implantação da republica o pais rasteja.O Brasil potencia em ascenção foi asassinado por golpistas traidores com um falso sonho de liberdade e hoje é alimentado por Ratazanas e interesses externos…Sempre por terem o povo manipulado,dependente e omisso,se acostumaram a dar beneficios quando os animos se alteram ou intimidarem com retaliações e ameaças.O mundo mudou,a consciencia do Brasileiro tambem.Ate mesmo dentro do poder civil e militar hoje o pensamento é mais coerente e centrado na unidade nacional.Somente destoa disso os corruptos,os beneficiarios e os oportunistas.Tenho dito,a hora que o nosso povo e nossos soldados sairmos para a rua não havera mais espaço para dialogo pois o mesmo ja tentamos a decadas todas as formas e jamais se teve consenso…A DEPURAÇÃO VEM E É NECESSARIA…Valeu Bosco…Abraços.

Comentários não permitidos.