EUA "preocupados" com apreensão de carga de avião militar na Argentina

Philip Crowley

AFP  –  Os Estados Unidos estão “perplexos” e preocupados” com uma revista incomum que levou a Argentina, na semana passada, a apreender carga que seguia em avião militar americano, afirmou, em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

Em entrevista à imprensa, Crowley disse que “nos inquieta a forma como foi conduzido o caso, considerando-o “inusual e imprevisto”.

A revista efetuada no avião militar americano, no aeroporto de Ezeiza (32 km ao sul de Buenos Aires), aconteceu na quinta-feira passada.

O aparelho C-17 Globemaster III da US Air Force levava “material sensível”, destinado a um exercício conjunto, do qual participariam forças de segurança argentinas, e viu parte de sua carga apresada, porque, segundo a Argentina, não foi declarada com antecedência, explicou Crowley.

O governo de Cristina Kirchner anunciou, na ocasião, ter apreendido material “camuflado” que incluía armas, diferentes tipos de drogas, entre elas morfina, e tecnologia para interceptar comunicações, dentro de um carregamento oficial. E que apresentaria a Washington um protesto formal.

“Isto não está certo”, respondeu Crowley a uma pergunta sobre a questão.

Segundo a Argentina, a declaração americana da carga continha “uma série de inexatidões e omissões”.

Caso de avião desencadeia reunião entre EUA e Argentina


A carga de armas e drogas confiscada em um avião da Força Aérea americana em Buenos Aires pelas autoridades argentinas desencadeou o primeiro encontro diplomático entre Estados Unidos e Argentina desde que Barack Obama chegou à Casa Branca.

O incidente, que motivou uma chamada do secretário de Estado adjunto dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, ao chanceler argentino, Héctor Timerman, se agravou após o anúncio do Governo de Cristina Fernández que afirmou que protestará perante Washington pelo material intervindo na carga.

“O país formulará um protesto assim como um pedido para a colaboração na investigação sobre os motivos que a Força Aérea dos EUA teve ao tentar violar as leis argentinas ingressando material camuflado dentro de uma carga oficial dos Estados Unidos”, indicou a Chancelaria argentina em comunicado na noite de domingo.

Fontes da embaixada americana em Buenos Aires consultadas pela Agência Efe evitaram pronunciar-se sobre o último anúncio do Governo de Cristina.

As autoridades argentinas apreenderam cerca de mil pés cúbicos da carga do avião que chegou ao aeroporto portenho de Ezeiza na quinta-feira passada com “material qualificado como de guerra”, destinado a um curso sobre segurança para a Polícia.

Segundo a versão argentina, a inspeção da Alfândega e da Polícia de Segurança Aeroportuária detectou diferenças entre o material declarado e a carga, composta por armas, drogas, entre elas, várias dose de morfina, e equipamento qualificado como “secreta”.

No entanto, segundo o Departamento de Estado dos EUA, o material tinha sido previamente autorizado e aprovado pela Argentina e seria utilizado em uma troca de treino entre militares americanos e a Polícia Federal argentina centrado no resgate de reféns e técnicas de gestão de crise.

“Todos os artigos eram material que normalmente seriam levados durante um exercício de treino desta natureza”, afirmou um comunicado divulgado no domingo em Washington.

Os Estados Unidos solicitaram a “devolução imediata” dos artigos retidos e pediram explicações sobre a razão pela qual Buenos Aires não abordou o incidente “através de canais diplomáticos normais”.

Fonte I:  Terra

Fonte II:  Terra

28 Comentários

  1. Olha as frases que só denotam arrogância e empáfia: “Os Estados Unidos estão “perplexos” e preocupados” com uma revista incomum” …. “Em entrevista à imprensa, Crowley disse que “nos inquieta a forma como foi conduzido o caso, considerando-o inusual e imprevisto” =========== CARA DE PAU, RESPEITE AS LEIS DO PAIS ANFITRIÃO!!!==========================================
    Pra mim isso está parecendo uma mudança de atitude da Argentina. Tomara que aquela denúncia contra o programa nuclear brasileiro que a Argentina fez, tenha sido algo do passado em nosso continente, e que uma nova postura que bate forte no imperialismo, esteja começando. PRESIDENTE Dilma Rousseff, A Cristina Kirchner está mostrando como se deve agir. É preciso dizer onde é o lugar de cada um.

  2. LOS HERMANOS,….QUEM DIRIA!
    .
    É…tem certas coisas que não mudam mesmo neste planeta,exemplo disto as relações do governo americano para com a América Latina,especialmente para com a América do Sul.
    .
    Quando a ficha deles e de alguns por aqui irá cair com relação aos sul americanos.Rsrsrsr….

  3. O governo de Cristina Kirchner anunciou, na ocasião, ter apreendido material “camuflado” que incluía armas, diferentes tipos de drogas, entre elas morfina, e tecnologia para interceptar comunicações, dentro de um carregamento oficial.
    IMAGINA O QUE NAO DECE E SAI LA DA COLOMBIA

  4. Obama nao ira a Buenos Aires em sua viagem e nao acho que a Argentina esteja vasculhando aviao a essa altura porque a papelada nao esta em dia.
    Antes de julgarem a Argentina com esse ou aquele direito,soberania e outras coisas mais, vamos esperar uns dias pra saber o que vai virar disto ai. na minha opiniao a Argentina esta simplesmente mostrando uma reacao ao ‘snub” que lhe ta dando o governo Obama.

  5. Antes de defenderem a Argentina saibam que o aviao ja esta de volta e como menciona o artigo foi pura dor de cotovelo. Forcas especiais foram enviadas a Argentina pra treinar forcas de seguranca e equipamentos com “sofisticados gps” sao usados pelas forcas especiais para comunicacoes seguras com a base em carolina do Norte

    http://latino.foxnews.com/latino/news/2011/02/14/argentina-tango-seized-spy-equipment-obama-snub/

    A ideia que estao bravos com o governo Obama e obvio

  6. “tecnologia para interceptar comunicações”… Perguntinha básica…O Brasil tem acesso à tecnologia do SIVAM??.. devem ta gravando até a mãe de todo mundo.. e com relação às drogas é isto mesmo, vai transportar onde a fiscalização não vai.. adivinha?.. meios militares.. diplomaticos.. cargas “sensiveis” em conteiners.. por aí vai.

  7. LUCENA…Continuo achando o governo dos EUA imperialistas e não aceito a forma intervencionista e intransigente deles.Mas tambem continuo achando los Hermanos Bolivarianos Ratazanas falsas e invejosas quanto a nós rsrs rsrs Não vejo o mundo em duas cores.Ou se é vermelhinho ou azulzinho.Meu mundo tem 4 cores,verde,amarela,azul e branco e pra mim tudo o mais é resto….Quanto ao incidente parabens a Argentina.Deveriamos agir tambem assim ao invez de sermos complacentes e baba ovos dos gringos passando a mãozinha na cabeça deles.Como disse Stalone Ebaa que pais legal.La voce pode tirar a vida de alguem e explodir tudo e eles ainda te dão souvenir de recordação rsrs rsrs Bordunada neles todos minha Cobrada.Larga o aço.

  8. Não teve um “bom da boca lá”que pudesse desembargar isso no aeroporto? Arghentina tá ruim heim, agora cria uma rusga diplomática por bobagem, até parece país de fim de mundo aquele…. bom, não podemos falar muito, as vezes, aqui, nossos governantes se comportam da mesma maneira garota….

  9. D3lta, vc fala bobagem porque nunca deve ter feito um curso de Guerra Eletronica, não deve ter a mínima noção de como as coisas funcionam…..Tá certa a Argentina, não pode dar moleza para os EUA que em tudo que é lugar andam com os equipamentos de GE ligados. As FFAA da Argentina são instituições de respeito, que estão sofrendo nas mãos desses Kirchers, mas não deixam de cumprir a missão…

  10. Qual foi a quantidade de armamento e munição ?
    Drogas de que tipo ? Daria para fazer uma revolução ?
    Se a quantidade de armas e munições foi exagerada, os argentinos estão certos.

  11. Quantos comentários sem nexo aqui.
    Teoria da conspiração, falta de respeito com os Estados Unidos.. tudo besteira.
    A Argentina não fez mais do que a obrigação dela, assim como o Brasil, existem coisas que podem e coisas que não podem entrar no pais sem aviso previo, sem comunicar as autorizados.
    Vai no porto de Santos, o que você mais vê são coisas voltando pro seu pais de origem ou barrados por que não está autorizado a entrar no pais.
    Quanta arrogância de alguns aqui, o Brasileiro fica dizendo que Argentino é folgado, Argentino é arrogante, Argentino só quer saber das coisas que são da conta dele.. mas Brasileiro não fica muito atrás não, só ler metade de alguns comentários aqui aonde Argentina é centro das noticias.
    Só gente falando mal, como se agente (Brasil) fosse um pais livre de problemas sociais, econômicos e que somos perfeitos, só demos a ‘zica’ de ficar na América do Sul.

  12. Este parágrafo “Os Estados Unidos solicitaram a “devolução imediata” dos artigos retidos e pediram explicações sobre a razão pela qual Buenos Aires não abordou o incidente “através de canais diplomáticos normais”

    Deixa bem claro, que a Argentina fez um estardalhasso por nada, tem divergências, comunique, fale que não estava na lista correta e pronto, resolve. E o pior que tem gente achando que a Arghentina abafou… bahhhh….

    Agora a argentina vem a público para dar volume a algo que poderia se resolver internamente, porque será? Eu acho que a Argentina por ser desprestigiada pelos americanos, está tendando “causar” um pouco para tentar conseguir um respeito mais artificial do que natural perante os americanos. E olha que nem sou a favor de americanismos, mas vendo atitudes de governantes como os Kirchner e Chaves, só me faz desacreditar cada vez mais nestes governos.

  13. Mais uma coisa, EUA não espiona trazendo material num avião que será revistado num exercício conjunto, seria muita inocência acreditar nisso….

    EUA se precisarem espionarem, eles já tem aparatos internos e externos suficientes para ninguém perceber o que eles estão fazendo, ainda mais nos dias de hoje onde comunicação é fácil de se ter em qualquer lugar do planeta….

  14. Enquanto isso, no Brazil, continuamos estendendo tapetes vermelhos para o desembarque dos americanos. Que inveja da atitude Argentina. Parabéns !!!

  15. Pelo que eu entendi dessa manobra essa apreensão revela como os EUA montam, financiam e executam os golpes de estado nos paises latino americanos. Eles enviam militares e equipamentos para treinar grupos da oposição para aplicar o golpe ou promover protestos e assim derrubar governos não alinhados com os interesses dos EUA/Israel.
    No caso, seriam “policiais” argentinos que receberiam o “treinamento”, e este treinamento já estaria acordado justamente com um político de Buenos Aires que é opositor ao governo Cristina Kischner.
    Vemos então que a história se repete, mais uma vez os EUA financiando formas de dar o golpe de estado nos paises sul-americanos. Como não podem simplesmente invadir eles se infiltram nos grupos políticos corruptos. Da mesma forma é feito no Brasil.
    .
    O golpe militar sofrido pelos argentinos, brasileiros e chilenos pertencem a uma operação chamada “Operação Condor”, e foi orquestrada pelos EUA e executada pelos corruptos e mercenários militares dos respectivos países.
    Isto demonstra que os militares só servem para duas coisas na américa latina, proteger os recursos naturais para as grandes potências e impedir que uma revolução popular ocorra contra a elite estabelecida.
    .
    Enquanto não aparecer um militar que me prove o contrário, são todos mercenários e corruptos como os políticos.

  16. Anti-porcos você quer dizer .Embraer X Bombardye canadense em um contrato gigante ouve a intervenção dos EUA para ferrar a nossos empresa .Mas o Brasil entrou na justiça internacional e ganhou .Em vingança infantil os EUA deixarão de comprar toneladas de carne suína e bovina do estado de Santa Catarina de onde eu moro ,e de outros estados com a a carne bovina

  17. É claro que os argentinos estao chamando a atenção, devido a visita do presidente do império vir para o Brasil e talvez força-lo dar um pulinho lá. Por mim ele iria direto pra lá. Espero que a argentina faça bastante besteira e se una com a venezuela (bolivarianos), isso facilitaria pra nós.ABS.

Comentários não permitidos.