BTR: A obra de arte militar russa

O veículo blindado russo conhecido com BTR é mundialmente conhecido por suas insuperáveis capacidades técnicas. Ainda que esses carros contem com já 100 anos de história, ainda segue atuais. Se trata de um veículo de combate blindado, que participou de quase todos os conflitos militares dos últimos 60 anos. Ainda são utilizados por mais de 30 exércitos e gozam de boa fama.

Agora, a Rússia apresenta uma nova edição desses famosos veículos, que durante o período de testes recebeu menções honrosas de especialistas: “É muito simples de conduzir. É como qualquer carro. Giro o volante à direta e se move à direita. Ele tem uma boa visibilidade. Antes tínhamos que colocar a cabeça para fora para visualizar ao redor. Outra vantagem é que ele possuí uma estabilidade incrível”, disse o condutor de provas do BTR-82 e BTR-82ª, Valery Busuev.

Os BTR não estão desenhados para o combate direto, mas sim levar às tropas para o campo de batalha. As peculiaridades da guerra indicam as regras aos engenheiros que desenham o armamento. Assim, os especialistas militares afirmam que nos conflitos armados de hoje, não há linha de frente ou de retaguarda. Os disparos são efetuados de qualquer direção. Por isso, os carros modernos estão totalmente protegidos, enquanto no passado só tinham proteção na parte frontal.

“Estamos muito orgulhos desse tipo de proteção. Antes, se o carro era atacado, os projéteis poderiam penetrar por toda parte e ferir facilmente à tripulação. Agora, o revestimento não permite que isso aconteça”, diz o projetista Alexander Masiagin.

Equipado com uma metralhadora de tiro rápido, estava nova edição do BTR é muito mais veloz, mais robusta e efetiva,  tudo graças a uma série de vantagens de fabricação: “Colocamos um estabilizador, agora é possível abater o inimigo sem parar o veículo. Temos um sistema automática de orientação em vez do manual”, agregou o projetista chefe dos BRT.


Esses veículos não têm limitações. Superam morros facilmente e também podem submergir na água. Sua evidente superioridade o convertem em um atrativo para os exércitos de todo o mundo: “Se compararmos com nossos concorrentes estrangeiros, ao final resultaria nas mesmas capacidades, mas o nosso é muito mais barato”, resumo o diretor-gerente, Vassili Shupranov.

As autoridades prometem que as novas versões do BTR estarão aprovadas para o Exército Russo ainda esse ano. Até o momento, a Rússia já firmou um bom número de contratos com países dispostos a comprar a obra de arte militar.

Fonte: O Informante

30 Comentários

  1. Fantástico!!!

    E depois alguns elementos dizem que o a tecnologia russa é defasada e não confiável. Será que os Futuros Guaranis serão tão ageis e versáteis, também em termos de armamentos, como os BTRs Russos?…

  2. “Ainda que esses carros contem com já 100 anos de história” 100 anos? há 100 anos os carros eram movidos a vela, esta certo esse texto?

  3. A alguns anos atrás na Russia teve uma greve no parlamento ou coisa parecida ,em um prédio do governo la .E do lado de fora avia alguns ônibus fechando a passagem ate o prédio .Veio um desses BTR e detonou o ônibus que parecia de papel .Logo após um outro carro de combate deu um disparo com seu canhão no meio do prédio .Quando os políticos Grevistas sairão do prédio todos em fila ainda levarão um pedala Robinho de todos os soldados ,isto ao vivo na televisão .Jeitinho russo de resolver os problemas com seus políticos safados .

  4. Grande Mãe Rússia.
    Sempre mostrando bons materias, com um orçamento extremamente inferior a China e claro, o EUA.
    Parabéns aos Russos!

  5. O grande segredo desse veiculo – atualização permanente.
    Não poderia ser assim com os carros da Engesa?
    Por quê tivemos que comprar um novo modelo da IVECO?
    Será que umas duas ou três atualizações nos últimos 15 ou 20 anos não teriam sido suficioentes?
    Com a palavra os especialistas.

  6. não é só o marketing nao,realmente são excelentes viaturas….embora o texto venha com muitos erros,os russos estão melhorando em muito sua capacidade bélica,ja foi-se o tempo em que c vencia pela quantidade….

  7. A novidade é o sistema de tiro de Mtr (?) ou Can 30 mm (?). Tem estabilizador giroscópico e é de fácil manuseio para o tiro, com servomecanismo. A blindagem é 360 graus e deve ser contra .50. Estão dizendo que ganham no preço.
    O Brasil poderia comprar uns 3 para avaliação.
    Pneu de borracha, atualmente sou contra, devido a vulnerabilidade contra o fogo.
    M-113 tem lagartas… Enfim !

  8. Essas coisas sao tao quentes por dentro que eh insuportavel ficar lah por muito tempo, alguns altos comandantes russos foram mortos no conflito com a Georgia por terem de viajar em cima dos carros devido ao calor insuportavel que fazia lah dentro.

  9. Temos que testar esse carro blindado contra tiros de .50 e 30 mm (perfurantes).
    Vocês acham que numa guerra moderna, não vão utilizar muitos tiros de 30 mm perfurante contra os nossos carros ?
    Irão utilizar só isso …
    Que venha os carros russos para teste de tiro real.
    Não se empolguem pela aparência.

  10. O éxercito brasileiro se da por satisfeito com veiculos de 6 rodas ao inves de seguir os paises grandes que usam veiculos com 8 rodas e possuem maior proteção.
    Dandol, no site defesa da UFJF existe um excelente trabalho falando sobre blindados de lagartas x rodas vantagens de utuilização de cada um e tudo mais o link é http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/BSLSR.pdf
    Espero ter sido util.
    Abraços

  11. Joel, li o artigo. Ele não está correto. As munições também evoluiram, por isso a melhor opção seria a roda de aço emburrachada, tal como os alemães usavam na I e II GM. Se a borracha queimar, tem-se ainda a roda de aço leve com liga de tungstênio. Lagartas também não são uma boa. Rodas de aço independentes, sendo 10 de cada lado, no total de 20. Cada roda tem a sua tração motora independente. Se 1/3 delas forem destruídas, o blindado não irá parar. Eu tenho outros segredos sobre como seria o Carro Blindado do Futuro, os quais não posso explicar a parte tecnológica por questão de sigilo.
    Por exemplo: Uma blindagem leve, que resiste a tiros de 30 mm em toda a extensão do carro, e que permite que levante voo por até 3 km, a fim de se posicionar ou desengajar-se do combate.
    O jeep lunar e o robô que foi a Marte;observe as suas rodas. Pode-se fazer melhor do que isso …

  12. Só existe uma maneira do helicóptero ou avião serem blindados como um Carro de Combate: É com a blindagem que eu bolei.
    Imagine uma chapa de aço de 1cm de espessura,com a resistência de impacto multiplicada por 1000.
    Ficaria com a equivalência de 1000 cm = 10 metros. O peso do sistema blindagem inteligente, provavelmente aumentaria 30%, em vez de várias toneladas.

  13. Outra dica para os russos: Eleve esse carro 1,5 m do solo, para reduzir o impacto das minas ou granadas que explodem por baixo.

  14. sério mesmo gente, vamos fazer uma vaquinha pro dandolo fazer só UMA invenção dele. se for como ele diz é só esperar o dinheiro chegar depois

  15. haha
    Todo post o dandolo inventa alguma coisa.
    Patenteia suas ideias cara, se não vai aparecer um ‘veículo blindado voador com rodas de metal’ e vc nao vai ganhar nenhum centavo

  16. Dandolo, tu devia fazer engenharia mecanica ou mecatrônica cara.. Já que tu mergulha nestas idéias.. muitas delas são interessantes.

Comentários não permitidos.