Defesa & Geopolítica

Radar Thales AESA RBE2 validado para o Rafale

Posted by

A Thales anunciou que o modelo de produção do radar AESA RBE2 com antena de varredura eletronicamente ativa foi validado no caça de combate multifunção Rafale. Após um intensivo programa de testes de voo conduzidos entre setembro e dezembro de 2010 com o radar AESA RBE2 no Rafale, a Dassault Aviation confirmou que todos aspectos de performance do radar estão dentro das especificaçães técnicas do contrato firmado junto com a Agência de aquisição de defesa da França (DGA).

Essa importante etapa confirma o alto nível de maturidade do radar AESA RBE2, que com antena ativa dará para o Rafale inúmeras ventagens chaves:

  • Alcance ampliado para compatibilidade com os mais recentes mísseis de longo alcance e a habilidade de detectar alvos com baixa assinatura radar;
  • Módulo altamente confiável para redução do custo operacional (não necessita manutenção na antena ativa por 10 anos);
  • Ampliada agilidade, tornando possível adquirir imagens de abertura sintética enquanto aumenta a resistência do radar em bloqueio.

Com o desempenho do AESA RBE2 agora validado, em linha com o cronograma do contrato, a Thales começará a produção em série do equipamento para instalação nas aeronaves do programa Tranche 4 do Rafale. O pacote de aeronaves Tranche 4 foi encomendado pela DGA em 2009 e será entregue pela Dassault Aviation para a Força Aérea Francesa a partir de 2013.

O Rafale será o único caça europeu de combate a se beneficiar das vantagens operacionais da tecnologia radar AESA.

Fonte: Cavok

18 Comments

shared on wplocker.com