Radar Thales AESA RBE2 validado para o Rafale

A Thales anunciou que o modelo de produção do radar AESA RBE2 com antena de varredura eletronicamente ativa foi validado no caça de combate multifunção Rafale. Após um intensivo programa de testes de voo conduzidos entre setembro e dezembro de 2010 com o radar AESA RBE2 no Rafale, a Dassault Aviation confirmou que todos aspectos de performance do radar estão dentro das especificaçães técnicas do contrato firmado junto com a Agência de aquisição de defesa da França (DGA).

Essa importante etapa confirma o alto nível de maturidade do radar AESA RBE2, que com antena ativa dará para o Rafale inúmeras ventagens chaves:

  • Alcance ampliado para compatibilidade com os mais recentes mísseis de longo alcance e a habilidade de detectar alvos com baixa assinatura radar;
  • Módulo altamente confiável para redução do custo operacional (não necessita manutenção na antena ativa por 10 anos);
  • Ampliada agilidade, tornando possível adquirir imagens de abertura sintética enquanto aumenta a resistência do radar em bloqueio.

Com o desempenho do AESA RBE2 agora validado, em linha com o cronograma do contrato, a Thales começará a produção em série do equipamento para instalação nas aeronaves do programa Tranche 4 do Rafale. O pacote de aeronaves Tranche 4 foi encomendado pela DGA em 2009 e será entregue pela Dassault Aviation para a Força Aérea Francesa a partir de 2013.

O Rafale será o único caça europeu de combate a se beneficiar das vantagens operacionais da tecnologia radar AESA.

Fonte: Cavok

18 Comentários

  1. E mesmo ,radar aesa no rafale ,mas ele vai precisar continuar usando outro caça pra identificar o alvo.HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!enquanto isso os americanos estão indo pra 2ª geração de aesa’s
    PS:o General (frances)Silvy disse 2017 depois corrigiu pra 2013.

  2. Pois é, pra quem acredita cegamente que a França não esta investindo na evolução do vetor, agregando novas tecnologias e ampliando suas capacidades, esta notícia vem como um balde d’agua e faz ir por agua abaixo todas estas lorotas espalhadas por outros blogs.
    Gostaria que alguém me informasse como anda o desenvolvimento do radar do Gripen NG, pois foram tantas críticas ao vetor francês, que dão até ânsia,e o pior, lorotas estas espalhadas por lobistas baratos, alguns tem até blogs, para espalhar ainda mais as besteiras.
    Caro Edilson, peço que modere meu comentário se achares que este é demasiadamente agressivo, mas gostaria de saber se tens alguma novidade sobre o radar Raven do Gripen, pois as coisas lá não parecem estar tão avançadas como os outros concorrentes do FX-2.
    O impressionante é que tem gente que aqinda defende a adoção deste Gripenstein como caça único da FAB.
    Sem mais.

  3. Isso é uma aula de como ser produz um radar, tem quem passar anos, desenvolvendo, homologando, testando e tudo o mais.
    Agora o Raven do gripen NG, em 1 ano, esta pronto e finalizado, essa SAAB insulta a inteligência dos brasileiros.

  4. Depoid daquele GPS americano, COM DEFESAGEM, oferecido no Supertucano, QUE NÃO SERVE NEM PRA PUVERISAR LAVOURA DE CANA POIS TINHA 100M DE ERRO.

    PREFIRO UM RADAR ATIVO DE 1 GERAÇÃO NA MÃO, DO QUE DOIS DE 2 GERAÇÃO (AMERICANO) NO CHÃO!!!!!!!!!

  5. “FAB iria implantar um com 100m…” Foi exatamente o que aconteceu!
    Depois de muito mal-estar eles “resolveram”.

    O GPS é via satélite, a hora que quiserem eles lascam tudo antende?!

    Quem garante (EUA) que os radares não serão defasados em alguns 50km em relação ao deles?!

    O F-35 de terceiros será ligeiramente furtivo em comparação com o modelo americano!

  6. Jackson com todo o respeito os americanos já nos ferraram tantas vezes o caso do GPS é só mais um, não entendo por que vc defende os EUA com tanta força franceses, americanos, russos, chineses ou quem for não são nossos amigos tenha a certeza que nos trairiam se tiverem a oportunidade somada a necessidade… Acho que se devemos gastar energia defendendo alguma nação essa devia se a nossa.
    Mas não me leve a mal…

  7. Parabéns aos franceses, demoraram mas está saindo o radar AESA deles, que de primeiro momento não terá todas as capacidades. Mas deverão ser incorporados com os releases. Em teoria deverá ter uma capacidade levemente inferior ao APG-79.
    []’s

  8. Jackson, eu confiu no nosso ITA!

    A Embraer é uma multinacional S.A e o capital não tem pátria não! Tem bolso! Se for mais lucrativo comprar “peças” fora eles compram.

    Sabe porque o Brasil retomou a indústria naval?

    Chama-se Transpetro, que da Petrobras!

    Antes o antigo governo achava que uma estatal tinha que ser “eficiente” e concorrer com qualquer uma outra empresa. Assim importar seria mais barato, como ainda é, pois nenhum transportadora privada compra aqui.

    Mas essa é uma “lógica” liberal… A mesma que esculhambou a indústria Européia!

  9. … Continuando.

    Essa “Lógica” tem haver com o “New Deal”, sabe aquele plano para recuperar a depressão liberal de 1930!?

    Enfim, aqui em Pernambuco, foram gerados 15 mil empregos diretos só no Estaleiro Atlânctico Sul, fora o dobro gerado indiretamente.

    De 90 dekassegis, brasileiros descendentes de japoneses, 80 foram “repatriados” e estão aqui em Pernanbuco, nesse estaleiro. Mão de obra de altíssima qualidade, que estava desempregado lá!

    Então, como havia dito, confiu muito mais num cientista do nosso ITA, que poderia estar fora ganhando muito mais, do que numa diretoria da Embrarer.

Comentários não permitidos.