Defesa & Geopolítica

Exclusivo: Ministro da Defesa visita São José dos Campos e fala de prováveis contratos para sistemas lançadores Astros II

Posted by

Texto Plano Brasil

E.M.Pinto

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, esteve nesta segunda-feira dia 7 de Fevereiro  em São José dos Campos em vista ao Parque tecnológico, onde ocorre uma reunião de empresários maioritáriamento do grupo de empresas de defesa.

Na ocasião, Jobim revelou aos repórteres que estaria em análise pelo ministério do planejamneto a compra de sistemas lançadores Astros II para o Exército Brasileiro. Se concretizada, a medida vem em boa hora, já que a empresa  passa dificuldades financeiras e demitiu 170 funcionários, no mês passado. As demissões foram suspensas uma vez que houve intervenção judicial alegando ilegitimidade.

A Avibras aguarda anciosa as promessa do governo mas até agora, amarga apenas a penúria e sobrevive das venda de sistemas de armas a países estrangeiros.

O governo ainda não fez cumprir a END (Estratégia Nacional de Defesa) que preza primordialmente pela aquisição e desenvolvimento de material de defesa nacional, tal como a AVIBRAS, outras empresas do ramo aguardam que o governo transforme em atos as suas promessas.

Na ocasião, o Ministro da Defesa foi  também interrogado sobre a questão do programa FX 2 e em resposta aos jornalistas, afirmou esperar que isto ocorra ainda antes do fim do 1º semestre, mas reafirmou que a decisão cabe única e exclusivamente a Presidente da República Dilma Roussef.


18 Comments

shared on wplocker.com