Argentina alertou EUA sobre programa nuclear brasileiro

Sugestão: Gérsio Mutti

As presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, assinaram no final de janeiro deste ano um acordo para a construção de dois reatores nucleares de pesquisa, um em cada país. O acordo foi mais um sinal de que, neste assunto, os dois países compartilham muitas posições e interesses.

Mas a visão dentro do governo argentino não é unânime, no sentido de cooperar com o Brasil no setor, de acordo com documento sigilosos enviado pela Embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires a Washington em 24 de dezembro de 2009.

Leia o documento do Wikileaks na íntegra, em português

Na época, o diretor encarregado de não proliferação nuclear no Ministério do Exterior argentino tratou do programa nuclear brasileiro com representantes dos EUA, dizendo que a Argentina mantém “alerta amarelo” em relação aos projetos do sócio do Mercosul e que os brasileiros “escondem tecnologia, como centrífugas”, dos inspetores.

O documento faz parte de uma série de despachos do Wikileaks que revelam o que  autoridades latino-americanas pensam sobre o Brasil. Eles foram consultados por esta repórter e o Opera Mundi vai publicá-los nos próximos dias.

Fonte: Operamundi

50 Comentários

  1. Isso mostra o quanto podemos confiar nos argentinos. Isso deve calar a boca de tantos que postam palavras neste site sobre a irmandade argentina e o quanto temos que defender “los hermanos”. Mal terminaram de assinar um acordo, agora querem fazer pressão para saber como fazemos as centrifugas. Isso mostra que não são rivais apenas em futebol. São e sempre serão nossoS inimigos encubados.
    Que se juntem aos gringos do norte e vão todos num só barco pros quinto dos infernos. Cambada de #$%¨&*¨@#$%¨&*($#$%¨&*($%¨&*(. PORRA!!!!

  2. Em 2009 a Cristina Kirchner, já era presidente da Argentina. O que mudou de 2009 pra 2011???? Se isso realmente tem procedência, eu pergunto: Fato ressente, o Brasil negou a uma embarcação inglesa de atracar em nossos portos somente pra agradar a Argentina, e veja só o tamanho da LÂMINA ENCRAVADA NAS NOSSAS COSTAS!!!! SERÁ QUE OS POLÍTICOS DO BRASIL SÃO TÃO INGÊNUOS ASSIM??????? É os americanos com o pé na nossa cabeça querendo nos manter enterrado na lama, é a Ucrânia jogado bola nas nossas costas com relação á área espacial, é a Bolívia invadido área da Petrobras, é a China nos arrebentando no câmbio e outras coisitas mas…e etc. POR FAVOR, ALGUÉM PODE ME INFORMAR QUEM TEMOS COMO ALIADO DE VERDADE????? Até quando agiremos com síndrome de vira-lata???

  3. Tem outras formas e outros argumentos para analisar a Presidente Dilma, mas uma em específico já dará o tom que ela seguirá na política externa: SE A PRESIDENTE DILMA ESCOLHER O CAÇA AMERICANO “SH”, PODE ACREDITAR, ELA SERÁ A CÓPIA DE FERNANDO HENRIQUE E CÓPIA DO QUE SERIA JOSÉ SERRA. Aquele discurso na primeira viagem ao exterior (Argentinha é Argentinha mesmo), pra mim, já indicou que ela fará coisas ao estilo “LAMBE BOTAS”. Espero estar completamente equivocado, tomara!!! Mas se alguém pega uma estrada que leva a Roma, certamente o destino é Roma.

  4. E depois vem “neguinho” defendendo uma aproximação com “los hermanos”,pra mim devíamos e jogar uma termo-nuclear em Buenos Aires.

  5. Quem iniciou uma guerra e se ferrou foi a argentina. Quem tinha planos para invadir o Brasil na IIG foi a argentina. Quem tem problemas com relação a disputas de território com o Chile é a argentina. Depois dessa, o Brasil deveria ser neutro em relação as malvinas e seguir um caminho independente. As análises deste sujeito são toscas.

  6. Não é uma denúncia do governo argentino, é uma conversa entre um diretor do MRE deles e um diplomata. A posição da ABACC é q conta. A aproximação com o Irã pode ter levantado suspeitas, mas tb pode ter levantado invejas.

    Ademais, Dilma e Cristina Kirchner já assinaram um projeto de reatores de pesquisa binacionais. Qualquer suspeita pode ter sido desfeita aí.

  7. De acordo com o Wikileaks, Chile e França tb não viram com bons olhos uma possível parceria Brasil-Irã. Mas o fato é q não vamos romper relações com eles e nem com a Argentina ou EUA. A estratégia é outra: chamar todos pra mesa, assim bebemos mais – principalmente em cima de quem não bebe – e dividimos a conta. Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia, estes tem problemas mais sérios do q intrigas diplomáticas e sempre vão esperar q nós ajudemos.

    A mesa é nossa.

  8. até parece que os EUA são donos do mundo,todos tem que pedir a benção,alerta amarelo,pior se fosse,roxo,preto,vermelho,e eles tem o direito de se preocuparem pois se a argentina contruisse a bomba atomica,com certesa preocuparia o brasil e vizinhos.

  9. É assim mesmo, todos desconfiam de todos.
    Sempre foi assim, o Brasil também desconfia das ações nucleares ( e não só nucleares) da Argentina.
    Nenhuma relação internacional, com quem quer que seja e em qualquer situação que seja está livre desse tipo de atitude.
    Afinal, TODOS têm interesses, não apenas nós.
    Isso não afasta de modo algum a aproximação NECESSÁRIA com todos na AL, não apenas com a Argentina.
    União é essencial nesse continente.
    Essa baboseira de achar que o Brasil vai seguir sozinho, como se fosse o mais poderoso do mundo é infantil.
    Claro que TODOS estão sempre preocupados com todos, isso é assim mesmo.
    O que existem são alianças, não dominação.
    Com certeza o governo brasileiro também tem seus ‘comentários e preocupações’ a respeito dos demais países.
    E mesmo que haja alguma rusga. é melhor manter próximo eventuais ‘fontes de problemas’.
    Isolamento nunca foi um bom caminho, tanto que nenhuma nação segue.

  10. Putz, eu apoiava o acordo com a argentina, mas eles pelo cara, nos esfaqueiam pelas costas.
    Eu também achava que um acordo estratégico com os EUA iria nos beneficiar com alguma coisa, mas se foi a eles que a Argentina dedurou e se serão eles quem vão nos sabotar e massacrar o nosso acordo, do qual a argentina deveria ficar calada e esconder deles- senão eles ferram tudo.
    Fico agora me perguntando, quem é o pior, o dedo duro? ou o sabotador?
    Acho que só tenho uma escolha, nenhum dos dois…
    SDS
    E.M.Pinto

  11. Parece que aqui muitos têm uma visão algo tosca e infantil de relações entre nações.
    Coisas como ‘traíras, falsos, inimigos…Leiam mais a história, vejam como se processam as coisas reais.
    Aliados se mordendo, inimigos mantendo contratos…
    Não existe ‘aliança’ total, alinhamento completo, confiança absoluta…
    Não existem amigos, e sim interesses…
    E caso fosse o contrário (como já foi umas décadas atrás, quando estávamos muito atrás dos argentinos em quase todos ramos), não seria lógico e esperado que o Brasil manifestasse suas ‘preocupações’?
    Nosso país não tem nem interesse nem capacidade para impor militarmente nada a ninguém.
    Não precisamos de lacaios em nossas relações, mas de aliados.
    E aliados sempre têm pontos de divergência.
    E também não tem nada a ver com DEFESA e DISSUASÃO…

  12. comcordo com vc Eduardo Carvalho, sei que isso é ruim para as relaçoes brasil e argentina , mas eles tb tem direito de expressar suas preocupaçoes, EX: os franceses nao apoiaram a invasao do irak , quer dizer entao que eles sao traidores, varios nos EUA criticaram eles e os chamaram de traidores, mas veja so hj quem se deu mal, muitos nos EUA hj devem admirar tal atitude francesa de nao ter feito um erro tal grande ao qual os EUA cometeram.
    nao é pq tal pais é seu aliado que vc acha que ele deve concordar com tudo com o que vc que.(se o brasil nao tiver uma aliança uma uniao forte no sul com quem mais nos conseguiremos ter e é por isso que mesmo a argentina tendo feito isso eu ainda acho que o brasil deva ter uma relaçao muito forte com seus vizinhos)
    e para final de discurso fico com o comentario do amigo Eduardo Carvalho
    sds a todos.

  13. Concordo com Eduardo Carvalho. Relações internacionais não são conduzidas só na emoção. Há os interesses de cada nação que norteiam as atitudes de seus governos. Esse negócio de aliado incondicional não existe. Este pode ser incondicional enquanto a situação exige, mas no primeiro momento em que haja discordância, haverão atritos. Esperar que Argentina, Bolivia ou Chile acreditem que as atitudes brasileiras são executadas pensando no bem estar destes e de uma “amizade” incondicional é no mínimo bobagem. Garanto a vocês que se a Argentina estivesse desenvolvendo artefatos nucleares, seríamos nós que estaríamos relatando isso aos EUA, por melhor que fosse nossa relação de amizade e cooperação. Ademais, não podemos escolher outros vizinhos, temos que aprender a conviver com eles.

  14. Os argentinos preferem puxar o saco dos EUA q forneceu dados dos seus sat’s espiões para o UK na guerra das ilhas falklands do q ser fiel ao vizinho BRASIL q emprestou Bandeirulhas pra eles usarem na guerra e deteve um Vulcan q pousou forçado no RJ dentre outras. São traidores e querem nos ferrar de qualquer modo. Não dá pra confiar!

  15. dedo duro, ou como dizem os cubanos em Miami “chivatos”. Argentina e um pais infeliz e cada vez mai o Brasil mantem aquilo ali vivo. depois da moratoria em 2002 os Argentinos nao estao pastando porqu o Brasil deu uma mao, com o comercio. Senao fosse o Mercosul eles afundariam amanha.

  16. Cuidado Brasil, a palavra é :
    .
    DISCRIÇÃO
    .
    Não te abras com teu amigo
    Que ele um outro amigo tem.
    E o amigo do teu amigo
    Possui amigos também…
    .
    Cuidado Argentina, não há amizade, que por mais profunda que seja, resista a uma ‘série’ de canalhices.
    .
    Sinceramente, espero que esta atitude não prevaleça nas nossas relações de agora em diante.
    .
    Erros sempre podem ser cometidos, mas é tolice permanecer neles, — não ataque o braço daquele que lhe estende a mão.

  17. Sempre teremos, no Brasil e na Argentina, pessoas dispostas a sabotar as relações entre os dois países, inclusive dentro do governo e das burocracias estratégicas dos dois países. Não nos esqueçamos que há uma importante “ala” do Itamaraty que é anti-argentina à décadas e tem feito tudo o que pode para sabotar a aproximação com o vizinho. O mesmo ocorre na Cancillería do Ministerio de Relaciones Exteriores argentino em relação ao Brasil. Curiosamente os setores da alta burocracia brasileira que são “anti-argentinos” e os da burocracia argentina que são “anti-brasileiros” são favoráveis, nos dois países, ao alinhamento automático aos EUA. São os setores das nossas burocracias que continuam contrários à Integração Sul-Americana e que sentem saudades dos projetos da ALCA. Se no futuro tivermos que lutar em defesa da integração sul-americana, essa gente será claramente classificada como traidores…

    Assim como na Europa, no passado foi fundamental a aliança entre antigos rivais como França e Alemanha para viabilizar a integração européia, na América do Sul foi fundamental a aliança entre Brasil e Argentina para viabilizar o Mercosul, que é apenas a primeira etapa da integração sul-americana.

    Além disso, não nos esqueçamos, que a parceria nuclear Brasil-Argentina sempre terá opositores fora do continente. Desde as grandes potências nucleares até os grandes conglomerados euro-americano-japoneses de empresas nucleares (de energia nuclear e produtos nucleares p/ medicina, indústria e agricultura. Estes sempre tentarão sabotar o surgimento de um novo concorrente, ou seja, de uma empresa nuclear sul-americana.

    Soma-se a isto o fato de que muitos dos pesquisadores, burocratas e políticos argentinos envolvidos no programa nuclear daquele país, se ressentem com o fato de que eles já tiveram um programa nuclear mais avançado que o nosso, e hoje nem ao menos têm idéia de como nós enriquecemos urânio. Nenhum dos acordos nucleares que fechamos com a Argentina desde os anos 1980 resultou em alguma forma real de transferência tecnológica mútua, que resultasse em ganhos reais para ambos os lados.

    A solução para os diversos impasses é simples: criar uma empresa binacional nuclear brasileiro-argentina para, em uma primeira fase, construir usinas nucleares dentro dos países do Mercosul, e em um segundo momento, em toda a América do Sul. Em uma terceira fase, dentro de algumas décadas, estaríamos competindo com os consórcios e conglomerados de empresas nucleares americanos, europeus e japoneses. Garantido o mercado sul-americano, poderemos exportar produtos nucleares de uso corrente na medicina, agricultura e indústria. Mais importante do que isso, em termos estratégicos, será a possibilidade de que os dois países venham a ter a opção de encomendar os geradores nucleares para submarinos e navios, junto a esta empresa binacional nuclear.

    Os ganhos de escala na produção e de mercado (ao garantir o mercado de um continente inteiro) para qualquer produto nuclear ou para os geradores/motores nucleares, são praticamente incalculáveis no longo prazo. Isto, sem considerar os ganhos estratégicos em potencial.

    A integração energética regional é a base para a integração industrial e econômica regional. Basta lembrar que a União Européia nasceu mesmo foi dos acordos do “Carvão e do Aço” (1951) e da criação da Euratom (1957), e que formaram a “infra-estrutura” para a integração energética que sustentaria a integração econômica e política originada do Tratado de Roma e posteriormente Maastricht.

    Olhando por este prisma, parece difícil acreditar que a ação de uma ou duas dúzias de burocratas “lambedores de botas”, contrários à plena integração sul-americana, possam impedir o estratégico aprofundamento das relações do Brasil com qualquer país vizinho da América do Sul, muito menos com a Argentina, parceiro-base da criação do MERCOSUL, segundo maior país sul-americano e principal rival histórico do Brasil no continente.

  18. Argentina atacando ao sul, Otan bloqueando a costa, Colombia e EUA pela Amazonia… por isso é necessário tolerar o chaves e suas lorotas, ao menos este flanco está limpo de invasores que possam se aliar aos EUA…

  19. Trairas, na hora em que o bicho aperta como foi o caso da inglaterra querer abastecer os naivos de guerra no Brasil e o Brasil noa deixa, ai nos chamam de Hermanos, agora nos apunhalam pelas costas, esses agentinos tem mais é que se fu… mesmo, tem que viver na pobreza o resto da vida por serem desonestos e traidores.

  20. konner7, mandou bem!!!! Existe algo que se não todos, quase todos os países praticam: PRINCÍPIO DA RECIPROCIDADE. No mínimo a Argentinha (é Argentinha mesmo)teria que tratar o Brasil com reciprocidade.

  21. COMPLEMENTADO…. não sei porque a Argentina se preocupa se o Brasil pode ou não estar fabricando armas nucleares. Temos uma feita pra eles, que está pronta a mais de 30 anos. Ela tem nome, chama-se ITAIPU. É só abrir tudo que estará resolvido.

  22. Eduardo Carvalho, tô dentro.
    Lucas Oliveira, tô dentro.
    Racionalidade.
    E sózinho não iremos a lugar.
    Posso mudar de vizinho? Não.
    Então, vou tratar de me entender com eles.

  23. “”A visão dentro do governo Argentino não é unanime no sentido de cooperar””…É sabido que nosso desenvolvimento nuclear é militar e que temos segredos e alguem acha que abririamos a eles? rsrs rsrs nem que pose um rubu com a camisa do flamengo entoando o hino do coriantians na ponta do mastro da torre da central do Brasil rsrs rsrs Sabem de uma coisa,o que seria de nós se tudo nesse pais fosse gerenciado por nossa debil e infantil politica externa e politicos de todos os tipos (entreguistas,leiloeiros,propineiros,sanguessugas e etc).Alertaram aos EUA por se borrarem de medo de nós.Quem não deve não teme!Pra bom entendedor o pingo é letra…rsrs rsrs O mais engraçado é ver uma manada de antas embebidos ideologicamente exaltarem isso ou aquilo rsrs rsrs Senhoras e senhores,alarmistas de plantão e borristas de alem terra rsrs rsrs Mesmo que esse,esses,aquele,aqueles,ou quem quer que seja,achar que a tudo pode e que a tudo determina,temos alguns milares de bons patriotas ate mesmo em nucleos,centros,setores,que nem altos politicos e militares conhecem,ouviram falar ou sonham.Esse é o alicerce que capacitou e zela por tudo o que ate aqui conseguimos para hoje sermos o que somos.E nada e nem ninguem esta acima disso pois isso é o Brasil e o Brasil somos nós os Brasileiros…Ajuntem-se uns dentro dos outros e venham nos provar…….ps: TNP,Brasil sem bomba rsrs rsrs essa é a pulga atraz da orelha que muitos deles tem e que nenhum tem a coragem de se aventurar.

  24. Deus é cruel com o soberbo.Aquele que olha os demais de cima pra baixo e que quando esta por cima conspira e age sempre com falsidade e inveja.Não precisamos de nenhum deles pelo contrario,todos eles precisam cada vez mais de nós.Sempre lhes demos a mão e sempre apenas se beneficiaram de nós.O que temos a ganhar com eles?Nada.O que temos a ganhar sem eles?Tudo.Simplesmente alimentar essa politica prostituta de enriquecer e alimentar coitadinhos so nos espõe cada vez mais ao passarinheiro que sempre a eles todos usa e manipula para amarrar o Gulliver.Se liga povo Brasileiro,somos o pernil que todos querem ceiar,uns por inveja,outros para saciar seus consumos.Ter comuns interesses,intercambios,comercio e negocios,não siginifica atrelamento.Somente em mentas atrofiadas que não conseguem se emancipar de passados,traumas,fantasmas e limitações.Não vivemos mais o tem corporativista e nem cooperativista e sim o tempo da sobrevivencia somente.Se neste percurso pudermos ajudar A ou B,bom,mas farinha pouca meu pirão primeiro…rsrs rsrs O que me deixa sem entender é que essa visão canina de um mundo em duas cores passa por cima ate mesmo da maior prioridade de nossa nação que é o nosso povo.Dê aos Brasileiros o que é dos Brasileiros e dê as ratazanas CHUMBINHO

  25. Não é isso pessoal … Eles têm medo do Gigante Brasil.
    Querendo ou não, estamos caminhando para sermos militarmente, como a China, Rússia, França, Reino Unido, Índia, Israel, Paquistão … Tem que ser assim, pois esse é o destino de uma grande nação.

  26. Nunca gostei de Argentinos,sempre os achei arrogantes e prepotentes,nunca notei humildade na cara de um argentino…e agora mais essa safadeza de falar pros EUA do programa brasileiro de energia atomica,ora o país tem direito de preteger sua tecnologia e isso nao quer dizer que um dia o Brasil ameaçara alguém…idiotas esses argentinos.

  27. Wikileaks não é a verdade suprema mundial! … Pode ser verdade, pode não ser. Pra mim é uma super-ferramenta perfeita para implantar qualquer informação de e para para qualquer país. Se falasse mais do que diz, eu ficaria quieto. Mas só sabe detonar os países. Se o wikileaks expusesse as conspirações internacionais onde países são vítimas, eu ficaria quieto. Mas só ficam nesta palhaçada. Até porque não possuem poder algum para agirem contra.

  28. A única guerra que o Brasil perdeu, foi contra os argentinos. Guerra da Cisplantina. Motivo: D. Pedro I era muito mulherengo e não apoiava as nossas Forças Armadas com receio de golpe. Confiava unicamente nas tropas portuguesas e europeias.

  29. Nenhuma novidade, desse povinho só podemos esperar o pior possível, é como digo sempre, veio da Argentina é como meteorologia, só fria.
    Temos que deixar esse falso ideologismo de “união sul americana” “irmandade” o e outros blá,blá, blás..(mercosul) de lado de uma vez por todas.
    O interesse do BRASIL deve estar sempre em PRIMEIRO lugar.

  30. Estamos atrelados ao hermanos, sendo eles chivatos, dedoduros, gagoetes, enfim td esse adjetivos pejorativos, ñ tem volta ; então, o negocio e formatar eles dentro do padrão Brasuca de ser…integros, amigos,leais, e td essas bobagens. Que sacanas.

  31. JONNAS…O Wikileaks necessita de fontes e a fontes que eles mais tem é com respeito a correspondencias diplomaticas.Sinceramente como sempre falei fora o video do fuzilamento de reporteres tudo o mais ate agora é troca de informação normal de chancelaria e ja faz esse tsunami todo imagine quando realmente divulgarem assuntos mais dedlicados.Eles ja revelaram ter documentos que comprometeriam bancos,bolsas,mercados e muita gente importante e quando divulgarem isso ai sim o mundo virara de cabeça para baixo.E quanto a Argentinos,somente uma minoria de 13% de nossa população quase toda essa quantidade composta por militantes do PT desejam implantar o Brasil benevolente,patrocinador de coitadinhos se esquecendo ate mesmo dos nossos coitadinhos numa clara manipulação interna e externa de perpetuação de poder.Vão quebrar a cara com essa falsa democracia que mais é um comunismo que se beneficia do capitalismo.Comunismo do seculo 21 made in Brasilia.

  32. Depois não venham chamar a Sra.Presidenta Dilma de traidora.Ela lida entre cobras e lombrigas ate aqui com racionalidade.Teremos muitas surpresas e as ratazanas latinas ja se tocaram disso e estão pianinho.Os Brasileiros se tocarão depois…rsrs rsrs

  33. Sabem porque chamamos os argentinos de “hermanos”? Certamente não seria por nutrirmos sentimentos de fraternidade em relação a eles… Na verdade é porque lá naquela terrinha ninguém conhece o próprio pai… De repente podem mesmo ser todos hermanos…

  34. 1maluquinho, pois tomara! Considero que enquanto estão sendo eles mas dentro do jogo.. da elite global… wikileaks forever!.. O pior é quando há situações em que são decididas sem qualquer documento!.. assinado, ou seja.. em circulos de pessoas com alto poder e confiança mútua.. difícil denunciar e não se passar por troxa!… com toda a alienação global e poder midiático, além de tecnológico.. sabe-se que a internet mundial já teve um blecaute, pelo menos em parte dela.. e por 1 ou 2 segundos… e não descobriu-se a causa!.. Pode ter sido um teste!.. vai saber.

  35. A América do Sul é vista,como um projeto europeu que não deu certo.Os argentinos não são melhores,nem piores do que a gente. Eles sabem que o Brasil vai se transformar numa futura Rússia e China, pois é um continente.Até os americanos temem o Brasil, como futura potência militar e comercial. O que falta ao Brasil são bons políticos,nada mais. A China se deu bem, porque tem os melhores políticos desse planeta.

  36. Isso para mim é puxar saco dos yankis caguetando um pais membro da Unasulme faiz bem o brasil se muitos paises tem usinas e bomba nucleares por que o nosso pais não pode ter,Adiante Brasil eu tô com você.

  37. Dandolo eu discordo de você, acho que a China só se deu bem por que é um governo muito organizado, com visão de longo prazo e é claro Político bobiou dançou.

  38. concordo com vc amigo dondolo,não é q china tenha os melhores politicos do mundo,e sim pq os politico de lá são e estão com a china,eles todos são patriotas,ao contrario daqui que em sua maioria são lambedores de botas e das grandes potências….

  39. se pelo menos uns 70% dos nossos politicos de braislia fossem mais brasil,aii sim este país ja seria uma potencia por completo!!!!!!

Comentários não permitidos.