Argentina alertou EUA sobre programa nuclear brasileiro

Sugestão: Gérsio Mutti

As presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Argentina, Cristina Kirchner, assinaram no final de janeiro deste ano um acordo para a construção de dois reatores nucleares de pesquisa, um em cada país. O acordo foi mais um sinal de que, neste assunto, os dois países compartilham muitas posições e interesses.

Mas a visão dentro do governo argentino não é unânime, no sentido de cooperar com o Brasil no setor, de acordo com documento sigilosos enviado pela Embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires a Washington em 24 de dezembro de 2009.

Leia o documento do Wikileaks na íntegra, em português

Na época, o diretor encarregado de não proliferação nuclear no Ministério do Exterior argentino tratou do programa nuclear brasileiro com representantes dos EUA, dizendo que a Argentina mantém “alerta amarelo” em relação aos projetos do sócio do Mercosul e que os brasileiros “escondem tecnologia, como centrífugas”, dos inspetores.

O documento faz parte de uma série de despachos do Wikileaks que revelam o que  autoridades latino-americanas pensam sobre o Brasil. Eles foram consultados por esta repórter e o Opera Mundi vai publicá-los nos próximos dias.

Fonte: Operamundi

3 Comentários

  1. Só para ser breve , eu quero mais que argentinos , chilenos e etc toda essa raça hispânica da America Latina se danem ,sempre tentaram nos atrasar e sempre tentarão , então o governo do Brasil tem parar de se fazer de ” Bom Samaritano ” e deixar essas pragas tratar da vida deles e nós com a nossa e que os hispânicos que se explodam !!!!

  2. nada de novo
    São os mesmos que sobretaxam nossos produtos, que exigem mundos e fundos no projeto KC 390, que pediram para ser membros da OTAN , mesmo estando no atlantico sul e a despeito do que pensasse qualquer outro pais irmão.
    E que nos apunhalam pelas costas desde o tempo do imperio.
    Quando damos nossa tecnologia, compramos seus produtos, somos aliados, nas outras ocasiões smos seus inimigos.
    Mas no brasil os quinta colunas bolivarianos fieis a cartilha do seu lider continuam dizendo que isso é uma artimanha da imprensa internacional ou é um caso isolado de um chanceler que as rixas só existem no campo futebolistico e quem é contra os argentinos é lambe botas dos EUA.
    Para os que dizem que Sozinhos não chegaremos a lugar nenhum, eu digo que alimentando nossos inimigos chegaremos na nossa cova.
    Abraços.

  3. todos vcs,tem armas,de destruissao ,eu so quero sabe,si os agentinos vao ficar so nessa,com,como foi no passado os tiranos da ingraterra ivadiram,mataram e tomaram,as terras dos nossos vizinhos,e esta vindo de,coforça para,fazer pior e,o brasil nao vai da huma,força!!!ingr,fora,va,morrer com,a tua armas,no,teo pais,fora,ing.

Comentários não permitidos.