Helicóptero brasileiro inicia 1º resgate de refém das Farc

Sugestão: PFF via BUZZ

O vereador Marcos Baquero, de 35 anos, foi sequestrado em junho de 2009.

Uma missão humanitária liderada pela ex-senadora Piedad Córdoba partiu nesta quarta-feira em direção à selva colombiana, no sul do país. A operação vai resgatar cinco reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), começando com o vereador Marcos Baquero, de 35 anos, sequestrado em junho de 2009. Para isso, dois helicópteros das Forças Armadas brasileiras e identificados com emblemas da Cruz Vermelha Internacional chegaram à Colômbia na última terça-feira.

A saída de um dos helicópteros da cidade de Villavicencio foi transmitida pela TV colombiana. Segundo Piedad, a missão deve retornar por volta das 17 horas (horário de Brasília), com Baquero. Ele deve ser deixado na cidade de Florencia, capital do departamento de Caquetá. O outro helicóptero emprestado pelo Brasil permanecerá estacionado, por enquanto, no aeroporto. Após o resgate do vereador, a missão humanitária irá de novo à selva resgatar o vereador Armando Acuña, do município de Garzón, e o soldado da Marinha Henry López.

A última etapa da missão, no domingo, será na cidade de Ibagué, de onde os helicópteros brasileiros partirão para resgatar o major da polícia Guillermo Solórzano e o suboficial do Exército Salín Antonio Sanmiguel. Nas três regiões, as Forças Armadas suspenderão suas operações durante 36 horas, incluindo os sobrevoos, de forma a cumprir um protocolo de segurança firmado com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Piedad afirmou que há “muitíssimas medidas de segurança e muitas garantias” para que a operação seja realizada com sucesso – entre elas a “excelente tripulação” de pilotos brasileiros.

Depois da libertação, a guerrilha ainda manterá cerca de 15 militares como reféns. Piedad, que teve o mandato cassado no ano passado por suspeita de ligação com a guerrilha, disse que os demais reféns poderão ser libertados até junho. A negociação em torno deles criou a expectativa de um processo de paz entre o governo e as Farc, mas o presidente Juan Manuel Santos já alertou que a devolução dos prisioneiros é apenas uma das exigências que o grupo armado teria de cumprir.

Fonte: Veja

2 Comentários

  1. A Colombia é o pais que mais investe em armamento na américa latina ,e nós mandamos helicópteros para esta merda de guerrilha ,para resgatar meia dúzia de refez .Manda os comandos ou FE para acabar com isto ,mata tudo e deu!

Comentários não permitidos.