Franceses minimizam atraso na escolha de caças

Mônica Aquino, do R7

O representante do consórcio francês Rafale no Brasil, Jean-Marc Merialdo, minimizou nesta quarta-feira (9) o atraso na escolha pela fabricante que vai vender caças à FAB (Força Aérea Brasileira).

Em entrevista ao R7, o francês também evitou comentar a possível preferência da presidente Dilma Rousseff pela proposta da fabricante americana Boeing, conforme informações divulgadas pela agencia Reuters.

– Entendemos perfeitamente que, com a mudança de governo, Dilma vai demorar um tempo para estudar [as propostas]. Somos acostumados com essas competições, que sempre são muito acirradas. A escolha é uma questão de soberania. É lógico que demore, porque envolve vários setores do país.

Merialdo explicou que a demora se deve ao fato de o contrato prever a venda de aviões que vão durar até 30 anos. O francês comparou a escolha dos caças a um “casamento”.

– Depois de firmado [o contrato], é um casamento de 30 anos, então você não pode falhar [na escolha]. A demora faz parte do processo. Estamos na luta, procuramos providenciar melhor para o país, fazer de tudo para ganhar.

Na segunda-feira (7), Dilma se reuniu com o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, e tratou do assunto. Citando fontes que presenciaram a conversa, a agência Reuters afirmou que a presidente teria demonstrado preferência pelas aeronaves da Boeing, mas disse que ainda estaria tentando obter melhores condições com relação à transferência de tecnologia.
O contrato para a compra de 36 caças pode chegar a até R$ 6,7 bilhões. Merialdo, no entanto, não quis comentar a notícia sobre os concorrentes americanos.

– Não comentamos boatos. Nós estamos em uma competição, fazemos o melhor possível para ter a melhor oferta para o Brasil.

Merialdo destacou que, na disputa, a Rafale tem a seu favor antigas parcerias estratégicas entre Brasil e França.

– Temos toda a tecnologia e a pré-autorização do governo francês para a transferência. Não haverá outro passo. Por isso nos sentimos muito livres para falar para os nossos parceiros de que nossa tecnologia está disponível e nós estamos dispostos. O governo francês já autorizou a transferência irrestrita. Existe uma parceria estratégica entre os dois países.

Na disputa pela venda, o Brasil considera a transferência de tecnologia como requisito fundamental. Favoritos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a manifestar preferência pelos caças Rafale, os franceses investem em parcerias com empresas privadas para indicar ao governo que estão dispostos a trabalhar lado a lado com os brasileiros.

Hoje, o consórcio fez um simpósio em São José dos Campos, polo tecnológico do interior de São Paulo, para firmar contratos com empresas do setor.

Questionado sobre possíveis mudanças na proposta apresentada pela Rafale ao governo brasileiro, Merialdo disse que nada será alterado. No entanto, deu sinais de que as empresas estão investindo no país de olho na venda dos caças.

– Por enquanto, as propostas [de venda das aeronaves] estão enquadradas no que é pedido pela Aeronáutica. O que podemos fazer é ampliar o leque de parcerias com as empresas brasileiras. Estamos aqui para isso.

27 Comentários

  1. Se Dilma vier a escolher o caça dos americanos estará sendo politicamente correta (desde que eles não nos enganem).
    Os americanos ajudaram a China a crescer, reconheçamos.

  2. Qual a porcentagem de tecnologia do Rafale ,e americana ,seria a parte pricipal do mesmo, como eles vão repasar 100% de tecnologia , creio que a Dilma não quer colocar todos os ovos no mesmo cesto, assim ela vai dividir, para agradar gregos e troianos. submarinos Franceses, jatos Americanos, navios de outro pais.

  3. Radio corredor comenta que a verdade do FX 2 é outra.
    Os EUA ameaçaram boicotar itens norte-americanos necessários ao programa do cargueiro brasileiro KC-390. Pressão Total.
    Os Franceses já sabem e vão reagir, inclusive com ações junto à OMC entre outras.
    Nossos amigos do norte estão querendo dar as cartas por debaixo dos panos, se cuida Brasil.
    Depois pregam no estandarte a vitória técnica e superioridade de suas armas, mas na verdade, se fazem isso é porque perderam e jogam sujo o que demonstra que não são superiores assim como dizem, e sim que jogam o jogo sujo e que é assim que ganham.
    debaixo do tapete.

  4. Lamento Dessault mas a Mosca Varejeira de Marignac dançou.Se os gringos pensam que vão iludir a Madame mesmo com tanta gente nacional a persuadindo rsrs rsrs podem quebrar a cara,ela pode ter um piripake e num momento de extrema TPM surpreender a todos.Quando ela for se decidir lhe vira a memoria decadas de clandestinidade e anseios de juventude que apenas queria ver um Brasil mais justo i gual e aceitar o dominador opressor é trair a si mesma.Eu duvido que ela fara uma tolice dessa.

  5. Madame consiga fazer a Dessault ser mais humilde e feche com os Franceses ou ate mesmo so Suecos mas jamais com a Boeing e o Vampiro OBAMA BIN LADEN que representa toda a sorte de covardias dos serviços secretos Anglos e de suas forças armadas.Nesse jogo sujo de bastidores eles estão acostumados a persuadir mas vão quebrar a cara conosco.

  6. Ricardo Pereira disse:
    09/02/2011 às 23:25
    Epor esas Razaoes que QUE SE DEVIA DAR UM BASTA NISSO
    VIVER ETERNAMENTI NISSO E VIVER COMO MULHER DE MALANDRO
    QUEREM IMPURRA UM MATERIAL ARCAICO PRA FICA NO CONTROLE COMO COLERA PRO RESTO DA VIDA RUSSIA DEVIA SER O PARCEIRO .SE O BRASIL NAO ASINA COM FRANCA FICA CLARO OPQ O BRASIL E 1 COLONIA

  7. Dadolo, não é os EUA que ajudam a China a crescer é o povo capitalista que faz a China crescer é a marca de hamburguer de roupas e de jóias ,a China se abriu para o comércio ,mas não para os direitos humanos .

  8. Ricardo Pereira
    Se isso for verdade quero se o primeiro a aplaudir TODOS aqueles que enxergam os EUA como nossos parceiros, uma salva de palmas, afinal artistas circenses de tamanho talento não se encontra em tão grande quantidade se não em nosso maravilhoso país… 🙂

  9. Se eu fosse a França, a Saab saia do projeto, dane-se se o Brasil escolher o F-18 ou F-5.
    Essa demora é um atraso pra eles, que ficam no ‘vai ou não vai?’
    Se fosse um projeto como a India, de mais de 100 Caças, mas são menos de 40 (no primeiro lote, eu sei), mal da pra fazer um esquadrão com isso direito.

    Muita enrolação.

  10. É atribuída ao Wikileaks, uma interferência norte-americana que pesou na decisão dos Noruegueses na compra dos novos F-35, deixando de lado os Gripen suecos. Como sabemos, os americanos fornecem radares e uma série de aviônicos para fabricantes de aeronaves ao redor do planeta. O que dizem ter acontecido lá como pressão não parece ser diferente destes rumores que afetariam a nossa Embraer. Vou tentar localizar o “documento original” depois.

  11. 23 de agosto de 2003.
    Explosão do VLS ,em Alcântara , há suspeita de sabotagem…perda de +- 21 vidas e atraso total do Programa VLS. Amigos, nossa classe de dirigentes políticos e iniciativa privada são desprovidos de visão…é assim desde o início dessa grande nação. Precisamos do VLS, Sub Nuke e um vetor 4,5G…do desenvolvimento do blindado Osório etc… a Geopolítica é muito instável,nos “”bastidores”” a coisa ta feia.

  12. Ricardo ,quem nos espionou foram os franceses.
    “Boias de captação de dados sigilosos instaladas em locais suspeitos e comunidades de quilombolas com conhecimento técnico e específico sobre lançamento de foguetes espaciais. Num mercado que gira US$ 1 bilhão por ano e já foi expressão da corrida tecnológica na Guerra Fria entre Estados Unidos e Rússia, a sombra de espionagem é cada vez maior. Com esse roteiro na cabeça, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) garante ter coletado indícios de que a Base de Alcântara, no Maranhão, foi espionada por franceses.”
    http://www.aereo.jor.br/2009/04/28/segundo-abin-franceses-espionaram-cla/

  13. Saiu no site do Correia Neto:
    Dilma NÃO vai comprar caças franceses.
    “Segundo o jornal Le Monde a presidenta brasileira demonstra que o negocio de 40 bilhões de dólares, para compra de aviões caça para a FAB, não tem mais os franceses Rafale como preferenciais. Os aviões queridinhos de Dilma são os americanos da Boeing. A presidenta tem a benção de Lula para mudar de rumo. A história envolve transferência de tecnologia, um realimento político com os Estados Unidos e histórias de bastidores, que vão desde a falta de apoio de Sarkozy a aventura de Lula em apoiar o programa nuclear do Irã e uma vexatória visita da então candidata Dilma ao Palácio Élysée, sede do governo francês.”
    http://www.correaneto.com.br/site/?p=5386#more-5386

  14. Se lembram quanto alguns dizeram que os ingleses poderiam comprar o rafale,então vejam a PA DE CAL nesse idéia dos ingleses comprarem o rafale M.
    “AERO INDIA: The Naval Eurofighter Typhoon Concept”
    http://livefist.blogspot.com/

    Caro Jackson, a matéria referida foi publicada ontem no Plano Brasil
    quanto a sua indagação

    Já havia me esquecido Jackson,mas agora que você me lembrou, eu fiz uma busca rápida e sugiro-lhe alguns links destes abobados que disseram isto.
    Como é óbvio não está completo, se ficasse ai na net ia passar o dia extraindo fontes, mas.
    quanto ao Typhoon naval, muito bom, só não entendo porque os Ingleses não o fizeram nos anos 80 quando avaliaram o programa, sinceramente para Índia seria muito bom, a questão é saber se os indianos vão querer.
    Já descartaram o JSF contrariando a platéia e ao que aprece estão declinados aos modelos que já possuem sua versões navais, O F 18 ( do qual já disse que ganha lá) o Rafale, e o Mig 35.
    PS: talvez devêsse-mos pedir esclarecimentos ao comandante da RAF pelo pronunciamneto que ele fez ano passado em 21 de dezembro de 2010 e que curiosamente não foi usado como matéria em nenhum site, ou ao menos indicado pelos foristas. a matéria é a última, leia com atenção…

    sds
    E.M.Pinto

    Poder naval ( brasil)
    Rafale em porta-aviões britânico?
    http://www.naval.com.br/blog/2010/10/27/rafale-em-porta-avioes-britanico/

    Plano Brasil
    Royal navy considera sériamente cancelar o programa F35
    http://pbrasil.wordpress.com/2010/08/11/royal-navy-considera-seriamente-cancelar-o-f-35/

    area militar (‘portugal)

    Reino Unido pode trocar o F-35 pelo Rafale
    http://www.areamilitar.net/opiniao/opiniao.aspx?nrnot=67

    Defesanet ( brasil)
    http://www.defesanet.com.br/france/rafale_rn.htm
    Medida do Reino Unido poderá ver aeronaves Rafale da França nos porta-aviões britânicos
    Plano Brasil e CAvok
    http://planobrasil.com/2010/10/27/medida-do-reino-unido-podera-ver-aeronaves-rafale-da-franca-nos-porta-avioes-britanicos/
    Fonte Defense news

    Warships ( UK USA?)

    http://warships1discussionboards.yuku.com/reply/179090/t/Re-Britain-should-chose-Rafale-and-forget-about-F-35B.html

    Reuters ( UK)
    French fighters for Royal Navy?

    http://yahoo.reuters.com/stocks/QuoteCompanyNewsArticle.aspx?storyID=urn:newsml:reuters.com:20060226:MTFH87317_2006-02-26_14-53-00_L26730600&symbol=AVMD.PA
    The British Defence Minister made a verbal order for 150 Rafales in the naval model while in Paris during meetings with the French Defence Minister apparantly… looks like the rumors that the Brits had had it with the lack of technology transfer with JSF. Looks like the return of the tail hook and catapult to the Royal Navy right now.

    F 16 NET ( USA)

    Anglo-US defence deals in jeopardy

    Tom McGhie and Jack Gee, Mail on Sunday 26 February 2006

    Britain may consider buying up to 150 French fighter jets for two new-generation aircraft carriers scheduled to go into service with the Royal Navy in 2013.

    If the Government went ahead with the £5bn deal, it would mean cancelling existing US contracts to supply aircraft for the carriers and could cause a major crisis in Anglo-American relations.

    The unexpected verbal offer to buy the Rafale Marine jets came on January 24 when Defence Secretary John Reid met his opposite number, Michele Alliot-Marie, for crucial talks in London.

    It followed well publicised difficulties between Britain and America on the Joint Strike Fighter (JSF) project, dogged by a row over sharing technology.

    It is understood that Reid said he would consider the French offer. Even agreeing to give the proposal serious consideration could be seen as a major snub to the Americans, whose relations with the French on defence are strained.

    The French offer follows America’s continued refusal to agree to the transfer of advanced technology on the JSF – the jet being built in the US by Lockheed Martin with co-operation from Britain.

    The Ministry of Defence has already paid the Americans £2bn for development. BAE Systems, Britain’s leading defence contractor, which is a vital partner in the project, was hoping for about £14bn in development and production contracts.

    The MoD declined to give details of the French offer, but defence sources in Paris confirmed that a lengthy conversation took place.

    The American refusal to share technology means that if one of the JSFs needed repairs, the work would have to be carried out in America.

    It would also mean British forces would not have the right codes to arm the planes if they wanted to use them for missions not approved by the Pentagon.

    There is growing anger at the Americans’ obduracy over technology transfer. Britain has now made it clear that without ‘achieving the appropriate level of sovereignty’ over the JSF, it will consider cancelling the contract.

    Washington’s reluctance to give up the technology to its closest military ally is fuelled by fears that Britain might allow foreign firms access to America’s most precious commercial and defence secrets.

    Faced by the the refusal to share technology, Lord Grayson, Minister for Defence Procurement, said: ‘There has to be a Plan B. We need to make sure we have done the work needed to ensure we have an option.’

    The MoD still hopes that the Americans will change their minds. Meanwhile, it is looking at its options. Giving consideration to the French offer could strengthen the MoD’s negotiating hand with Washington.

    The 60,000-tonne carriers planned for the Royal Navy are designed to have powerful catapults built into the deck. This means they are not restricted to the vertical take-off version of the JSF. They could fire conventional take-off JSFs as well as modified Typhoon Eurofighters.

    The Rafale Marine is already in service and is designed for use on France’s new carrier – identical to those being built for the Royal Navy.

    The decision by Paris to buy the design of the UK carriers for their own second large carrier makes the French option more palatable.

    The French jets cost about £35 million each and would be cheaper, if probably unpopular, with the forces.

    Gerald Howarth, Conservative defence spokesman, said: ‘This shows the danger of the American refusal to give us the technology. They could drive us into the arms of the French.’

    Flight International test pilot — and former Red Arrows team leader — Peter Collins (above right) gives the Dassault Rafale a ringing endorsement in this week’s magazine. “If I had to go into combat, on any mission, against anyone, I would, without question, choose the Rafale,” Collins concludes in his six-page flight test report published in our Dubai Air Show preview issue.
    http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/11/rafale-beats-f-35-f-22-in-flig.html#comment-1939683

    A matéria a ser lida

    The Telegraph, December 18th.

    Air Vice-Marshal Greg Bagwell, commander of the RAF’s No 1 Group, which controls all Britain’s fast jet combat aircraft, said that Britain was likely to end up with only six fighter and bomber squadrons, half its current number.
    He warned: “That might not be quite enough.”

    […] Air Vice-Marshal Bagwell said that one way around the shortages was to collaborate more with the French.
    “It looks like we are going to twin 3 Squadron [a Typhoon squadron] with one of the [French] Rafale [fighter-bomber] squadrons. I’ll make a prediction we will have British officers flying Rafale from a carrier within a few years. I’m quite sure of it.”[…]

    That’s quite interresting and also unexpected from an active RAF Air Vice-Marshal to make such an assumption but this is not the first time that the British Rafale fairy tale has poped up when the British Mod needs to frighten some politicians (or the the British voters/taxpayers).
    The last time it was to pressure the white house and get the source codes of the F-35 weapon system… it worked.
    Today it looks like the pupose could be to prevent too much cut in the RAF fleet : Flying the Rafale would be the ultimate shame for British Pilots, wouldn’t it ? 😉

    http://rafalenews.blogspot.com/2010/12/british-rafale-fairy-tale.html
    The British Rafale fairy tale

  15. Bem isto está cada vez mais quente… é disparos de todo o lado. Isto agora vale tudo… nem que seja inventar. E cada um acredita naquilo que quer.
    Desde que o F18SH começo a ser falado como possível escolha começa haver desespero, a verdade está longe de nós muita história para distorcer anda á solta.
    Que este FX acabe rápido, seja com caça for… vai servir e melhorar o desempenho da FAB de certeza.

  16. Caro Edílson.
    CADÊ o moderação???? tem coisas que é muito pior de ler do que palavrão!!!!!
    É dureza… a gente lê a matéria; os colegas comentam, colocam seus pontos de vista; o debate ganha argumentos, divergências, mais informações… mas aí… putz, lá vem o “especialista”… e… GRANDE CONTRIBUIÇÃO!!!
    A propósito, “para não dizer que não falei das flores…”
    A Dilma, gostem dela ou não, parece ter mais c…oragem do que seu antecessor. Acho difícil que ela passe a bola pra alguém… O Jobim foi mantido, mas não acredito que com a mesma “autonomia”. Até porque, segundo noticiado pelo O Globo: “A presidente Dilma Rousseff determinou que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, passe a integrar o núcleo do governo que vai escolher os novos caças para a Força Aérea Brasileira…” O Nelsão que se cuide, acho qu a “comissão” dele vai mixar… Segundo Roberto Godoy: “A presidente surpreendeu os técnicos ao querer saber como um projeto original dos anos 70, caso do F/A-18 de primeira geração, pode incorporar recursos stealth, para tornar a aeronave furtiva ante a detecção por radares. De acordo com um assessor presente na reunião, os militares ficaram surpresos com o elevado grau de informação de Dilma.”
    Se a Boeing oferecer a possibilidade de participação no ‘desenvolvimento’ do “Silent Hornet”, vide http://www.youtube.com/watch?v=lE3h8yImm4U&feature=player_embedded#at=33
    … não sei não…
    O grande problema é que os americanos sabem que se derem “asas à cobra”, vão arrumar um concorrente (BRASIL/EMBRAER) em médio prazo… não para o F-22, ou o JSF, mas para os países que buscam vetores como os do FX/BR, Índia, EAU, eo outros… a própria Boeing que o diga, vide o sucesso dos E-Jets da EMBRAER.
    Não onde isso vai dar, mas acredito que – ao contrário do Lula – a decisão vai ser política – óbvio- porém mais técnica, tanto do vetor quanto às “promessas” de transferência de tecnologia.
    Sds.

  17. Tem é muito sensacionalismo,boato,boateiros,alarmistas de plantão,lobbystas,e muita gente sendo patrocinada por esse concorrente ou aquele internet afora…Não se surpreendam,Jobim não fica esse primeiro mandato assim como os EUA ainda não ganharam nada e para ganharem vão ter de dar ate o que não esta no FX e duvido que deem e mesmo que disserem que dão vamos ter problemas…Infelizmente a XENOFOBIA-IDEOLOGICA que não se criou somente com o EB pode realmente mudar tudo o que ela ja tinha em mente fazer com o FX rsrs rsrs Dizer que ela sempre teve preferencia pelo F18 ao invez do Rafale é pura especulação mentirosa.A preferencia dela no FX era SU-MANGABEIRA.

Comentários não permitidos.