Em carta a Dilma, Abin repudia controle militar

http://2.bp.blogspot.com/_Ig5GotY6B48/TIBVae2OXpI/AAAAAAAAF_o/qHMudbg8ERo/s1600/logo-abin.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Exigência e algumas medidas tomadas pelo general chefe da GSI, provocou uma crise com a ‘comunidade de inteligência’.

Sem saber exatamente o que a presidenta Dilma Rousseff pretende fazer com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a chamada “comunidade de inteligência” entrou em choque com o general José Elito, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Desde a criação, em 1999, a Abin é subordinada ao GSI. O estopim da rebelião foi a exigência do general de que todos os relatórios do serviço de inteligência sejam submetidos previamente à sua análise.

A decisão do general de avaliar a possibilidade de acabar com o Departamento de Contraterrorismo (DCT), criado em 2008 na gestão Paulo Lacerda, aprofundou ainda mais a crise envolvendo a Segurança Institucional e a Associação dos Oficiais de Inteligência (Aofi). A associação pediu audiência no Planalto para discutir a crise e foi recebida no dia 27 de janeiro por três funcionários da chefia do Gabinete da Presidência, o que deixou ainda mais irritado o general. Giles Azevedo, chefe de Gabinete da Presidência, não estava presente na reunião.

Em carta entregue à Presidência, a “comunidade de inteligência” pede que a Abin não tenha nem subordinação militar nem subordinação policial. Em evidente trocadilho com o filme Tropa de Elite, funcionários da Abin dizem que não querem ser da “Tropa de Elito”.

Defesa

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Carvalho Siqueira, disse à reportagem, em nota oficial, que “vem implementando medidas no sentido de valorizar a atividade institucional do GSI, dando continuidade a trabalhos já realizados”.

Sobre a reunião da Associação dos Oficiais de Inteligência (AOFI) com a chefia de gabinete da Presidência, a exigência de que todos os documentos de inteligência passem pelo seu crivo e a extinção do Departamento de Contraterrorismo, o general disse que “não tomou conhecimento oficial e, portanto, não emitirá juízo de valor”. Em outra nota, considerou “improcedente” a “informação sobre a suposta citação de acabar com o Departamento de Contraterrorismo da Abin”.

O general disse que para “conhecer melhor a estrutura do GSI e ouvir opiniões” tem se reunido com todos os chefes e subordinados, “inclusive os da Agência Brasileira de Inteligência, tanto em seu gabinete, como nas respectivas instalações”. Acrescentou que a “atividade de Inteligência continuará sendo prioritária, visando sempre ao assessoramento da sra. presidenta e a manutenção do Estado democrático de direito, respeitando as garantias e direitos fundamentais do cidadão brasileiro”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Último segundo

22 Comentários

  1. Está certo, tem que ser algo independente.
    Que tenha sim uma ligação indireta, para que as investigações possam andar depois que sairem da ABIN, mas tem que ser independente

  2. GSI cargo político. Já viram né?.. Tem que passar pelo filtro dele. ?? Controle é uma coisa, subordinação metendo o bedelho no serviço do outro é outra. Não sabem ainda o que é de fato uma agência de inteligência.

  3. Com o crescimento da influência brasileira em assuntos internacionais, especialmente no Oriente Médio e a vinda de grandes eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas, acabar com o Departamento de Contraterrorismo é contraproducente, pra dizer o mínimo.

  4. tb concordo com a “comunidade de inteligência” , nao preciso nem falar né , é so assistir o tropa de elite 2 que tira qualquer duvida(explica tudo).
    sds a todos.

  5. VIVA A MORALIZAÇÃO DA ABIN!.
    .
    CREIO QUE A ABIN NÃO TEM MORAL O SUFICIENTE DE EXIGIR NADA ;PARA MIM !
    .
    SÃO VELHOS ARAPONGAS QUE PERDEU O SIGNIFICADO DOS SEUS SERVIÇOS DE “MARIO FOFOCA”.
    .
    NÃO PRECISAMOS DE SEU “SERVIÇOS” DE “INTELIGÊNCIA”,A ERA DA DITADURA JÁ ACABOU,SÓ GOVERNO CORRUPTO REQUER ESSE TIPO DE SERVIÇO.
    .
    O GENERAL ESTÁ COBERTO DE RAZÃO EM QUEREM MORALIZAR AQUELE VERGONHOSO PARDIEIRO.

  6. LUCENA,VC NAO SABE OQUE DIZ, MUITAS DAS COISAS QUE A POLICIA FEDERAL CONSEGUE É GRAÇAS A ABIN A ABIN SO FICA NA SORDINA E QUEM LEVA O CREDITO É A POLICIA FEDERRAL E SEM FALAR QUE ADITADURA FOI BOA PARA O BRASIL ,E CLARO QUE NAO TINHA NESSECIDADE DE DEMORAR O TEMPO QUE DEMOROU MAS QUE FOI NECESSARIO FOI SE NAO O BRASIL SERIA UM PAIS COMUNISTA MAIS FECHADO QUE CUBA E MUITO MAIS POBRE .

  7. Departamento de Contraterrorismo (DCT) ahhahahahahahahahahha
    .
    Ê Brasil, tudo cabidão de emprego, que nem a agência espacial brasileira. Agência espacial não lança nada, e a abin não investiga nada!
    .
    Me desculpe os caxias, mas pessoal tá de sacanagem isso é cabide de emprego, tipo os “300” ministérios que criaram, maioria não serve pra nada a não ser roubar NOSSO dinheiro!!
    .
    abraço

  8. Não estão vendo? Se o GSI interferir diretamente na ABIN volta-se a época dos arapongas.. a diferença é que agora à serviço de um governo de civis, porém muito mais controlador e comunista. Todo setor tem seus podres, inclusive o militar…

  9. Os nossos serviços de inteligencia, seja civil ou policial, estão cheios de corruptos e vendidos… talvez o que o general queira é “depurar” esse sistema… é dificil, mas se não houver uma contra espionagem bem executada, daremos com os burros n’agua… a influencia externa, em muitos casos, é visivel… a própria PF recebia grana do FBI… quer mais entreguismo que isso… qnto a independencia, ela é necessaria e bem vinda num segundo estágio… antes, fora com as ratazanas, nacionais e internacionais… deviamos ter pena de morte para lesa-patrias…

  10. Em todos os países do mundo os militares das FFAA são prestigiados, menos no Brasil. Isso tem que acabar !
    O militar é povo. É o seu pai, filho, irmão, tio, amigo …
    Vão entregar a ABIN para um médico, advogado, economista … ?
    Um General respira Segurança Nacional por 45 anos e passa 1/3 da sua vida militar estudando esse tema.
    A ABIN não pode ser mudada a todo momento, pois não há estrutura organizacional que aguente. Não é assim.

  11. Marco Quiodine

    Você está errado quando diz “nessecidade” (o certo seria necessidade) e certo quando diz “necessario” (mesmo que sem a devida acentuação da palavra: necessÁrio).

  12. Não é porque o prédio sede da ABIN é simples.. e seu trabalho não surge nas mídias.. que a mesma está morta… tem de continuar assim.

    Dandolo, a inteligência é só um dos temas de segurança nacional que os militares estudam. São pouquíssimos os que são especialistas nisto. Médicos, advogados.. juram a bandeira e se dedicam totalmente à inteligencia após adentrar na ABIN.. tornando-os especialistas por natureza. Garanto que tem muita sujeira no lado militar também, aposto que muitos frequentadores do blog tem muita coisa a dizer quanto a isto. Pena Capital para os traidores…

  13. a corrupçao sim no exercito , ja fiquei sabendo de historias que me deixaram bem desapontado por colegas na area, e mais, para salvar o exercito de eventuais atos corruptos deveriamos profissionalisar ainda mais os nossos soldados o exercito possui a maior porcentagen de gente sem profissionalismo , (o que salva o exercito é a AMAN e as unidades de elite tipo cigs, forças especiais e comandos), ja a areonautica e a marinha possuem gente mais “profissionais”
    se eu estiver errado sobre o que disse pesso que alguem comente e diga o que sabem sobre a corrupçao dentro do exercito, eu escutei isso de amigos na area e nao sei se eles me disseram bobagem, por isso gostaria de saber.
    sds a todos.

  14. Eu acho que a ABIN deveria ser subordinada diretamente ao Gabinete da Presidencia da Republica.O Sr.Elito quer se fazer Deus e decidir o que se deve e o que não se deve ser repassado ao Planalto hummmm A Informação passando por um super funcionario que decidira o que pode e o que não pode rsrs rsrs Não tens a minha confiança é outro estilo Jobim com pretenções de ser Rei.Vaza eles todos Madame.Detona logo.

  15. Não venham me dizer que a centralização de poder é herança da ditadura.Esta centralização de poder que temos visto no planalto é pura culpa do PT e sua politica de perpetuação e implantação de um comunismo disfarçado com arregimentação de simpatizantes e colaboradores inclusive militares outorgando poder e controle a determinados servidores.Com o conhecido historico de divisões internas do PT e a ganancia desvairada do PMDB e essas figurinhas toda poderosa tipo Jobim e agora Elito perigos nos rondam.Ninguem nesse pais pode estar alem do Brasil e dos Brasileiros…Se brotar nós réga.

Comentários não permitidos.