Tropas voltam a se enfrentar na fronteira entre o Camboja e a Tailândia

http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/00779/cmbodia-thailand-c_779973c.jpgTemplo Preah Vihear foi atingido pelo conflito entre os dois exércitos

Choques entre as tropas tailandesas e cambojanas voltaram a ocorrer pelo quarto dia consecutivo ao longo da fronteira em disputa. Segundo o porta-voz do governo do Camboja, Phay Siphan, os tiros e explosões começaram novamente na manhã desta segunda-feira, no horário local (madrugada em Brasília). Na noite de domingo as tropas já haviam entrado em conflito, o que causou ferimentos em pelo menos dez pessoas. Nos embates de sábado, cerca de cinco mortos elevaram a tensão na fronteira.

Um repórter da Associated Press disse que próximo à área do conflito era possível ouvir tiros de metralhadoras e de artilharia nesta manhã, no horário local. A batalha começou na sexta-feira e um oficial cambojano disse que a artilharia tailandesa havia afetado o histórico templo Preah Vihear, considerado patrimônio mundial pela Unesco, construído há cerca de 900 anos e situado na região em disputa entre os dois países.

Moradores do Camboja foram obrigados a ficar em um acampamento depois de fugir de suas casas perto do templo Preah Vhear, a cerca de 500 quilômetros a noroeste de Phnom Penh.

O premiê cambojano, Hun Sen, pediu nesse domingo ajuda à ONU para que “detivesse a invasão” tailandesa. O premiê tailandês, Abhasit Vejjajiva, defendeu a ação de seu governo contra o Camboja, em resposta à pressão dos “camisas amarelas” que exigem sua renúncia e a revogação de um acordo fronteiriço firmado em 2000. As informações são da Associated Press.

Fonte: Correio do Povo

5 Comentários

  1. Longe de querer ver gente morta, mas já que eles querem se matar, então acho que os executivos da AVIBRÀS deveria se movimentar e ofertar o Astros II e a EMBRAER alguns A-29. Lembrando que a Tailândia já opera jatos da EMB.

    NOTA: Alguém vai vender se não formos nós…a IMBEL pode entrar com o Mrt P120 PR que comentei nesta manhã (matéria da Colômbia x Obus Autopropulsado) quem o desenvolveu foi o AGRJ que não pode comercializar para fora, mas a IMBEL pode é tudo farinha do mesmo saco ou seja OM’s.

Comentários não permitidos.