Secretário do Tesouro dos EUA faz visita estratégica ao Brasil

http://www.propublica.org/images/timeplot/gt_geithner_obama_090402.jpgSugestão: Gérsio Mutti

Timothy Geithner terá encontro com a presidenta Dilma Rousseff para debater propostas para o G20 e regulação do sistema financeiro.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, chega neste domingo ao Brasil para cumprir uma intensa agenda de 24 horas no País. Na pauta de discussões estão temas relacionados à economia global como a crise da dívida na Europa, a reunião do G20 este mês em Paris, a dinâmica do mercado global de câmbio, a evolução dos mercados de commodities, mercados emergentes, além da preparação para a visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil em março.

Principal autoridade econômica dos Estados Unidos, Geithner participa na manhã de segunda-feira de encontro com economistas e empresários na capital paulista. Foram convidados para o evento com Geithner os economistas Alexandre Schwartzman, do Banco Santander, Ilan Goldfajn, do Itaú-Unibanco, Octavio de Barros, do Bradesco, e os ex-presidentes do Banco Central Armínio Fraga, Pérsio Arida e Affonso Celso Pastore.

Em seguida, o secretário americano segue para a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) onde participará de um debate com estudantes universitários e depois segue para Brasília.

Na capital federal, Geithner tem reuniões agendadas com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Nos encontros oficiais com as autoridades brasileiras, o secretário americano pretende enfatizar a importância da cooperação econômica e financeira com o governo do Brasil. Segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Geithner deve discutir também questões bilaterais nas áreas de tecnologia, segurança e defesa, além de tratar de objetivos comuns entre os dois países com relação ao G20, como a reforma da regulação do sistema financeiro internacional.

No tocante ao G20, o Brasil e os Estados Unidos também já manifestaram posição contrária à defendida pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, que atualmente preside o grupo, de regular os preços de produtos agrícolas com o objetivo de reduzir a forte oscilação da cotação das commodities no mundo.

Na segunda-feira à noite, Geithner retorna para Washington. Essa é a primeira viagem do secretário do Tesouro americano ao Brasil desde que assumiu o cargo em janeiro de 2009.

A visita ao País acontece pouco mais de um mês após a posse da presidenta Dilma Rousseff e antes da visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil, planejada para março.

Fonte: Último Segundo

14 Comentários

  1. Nicolas Sarkozy diz ter parceria estratégica com o Brasil. Onde está esta parceria ?
    1 – Seu governo bloqueia as negociações entre Mercosul e UE para o comércio. Sua justificativa é agricultores franceses serão prejuticados.
    2 – Tenta limitar o valor das commodities.
    3 – Deu as costas ao Brasil nas negociações com o Irã.

    Acredito que o apoio francês ao ingresso do Brasil no CS ocorre por saber que os outros membros do conselho negarão o mesmo.

  2. Esperar parceiria estrategica da França rsrs rsrs Acho que so a China tem coragem de passar a mãozinha na cabeça de seus pupilos,ate a Russia voce ouve o trovão mas não vê a trovoada.Senhora Presidente em sua posse em rede nacional enfatizou que a soberania do Brasil é inegociavel,veremos se fazjus a suas palavras e ganharas de vez a minha adimiração.

  3. A América Latina tem o que os EUA precisam, inclusive mercado e mão de obra barata.

    EUA poderia criar uma moeda única nas Américas ? Não, mas com o Brasil, Argentina e Chile, sim.

    Dolar Novo.

  4. O império esta tentando manter a colonia sob controle.
    Srª Dilma, hoje temos condições de negociar, e negociar com vantagem. Não vamos abaixar a cabeça para os gringos do império, vamos continuar o processo de depender cada vez menso deles.
    Aos gringos do império…. vao t#$%¨&&%%¨%#@##%¨%%$.

  5. DANDOLO…Eles ja quiseram fazer isso a muito tempo com a ALCA.So otario põe seus paises menos favorecidos economicamente e industrialmente nesse jogo onde so ganhara quem tem potencial economico e industrial.

  6. Devagarinho o bonde colonial passara dos EUA a China se o Brasil nao ser mais “seguro e duro” nas suas negociacoes. Dos males colonizadores e patrao onde se pode gritar, os EUA ganham de longe da China.Os Chineses nao veem ao Brasil criar emprego, a nao ser rural pela soja, ou no petroleo, porque ja querem abocanhar o pre-sal. A funcao do governo chines e fabricar TUDO na China e que se dane o resto.Inclusive a Petrobras ja recebeu $10 bilhoes de dolares da China e vai pagar com petroleo. Como foi feito com Carajas. Ainda devemos um bocado, so que ao Japao, que financiou tudo aquilo ali. Quando os EUA propoem em investir no pre-sal os anti-americanos se exaltam das tocas. O dinheiro tem que vir de algum lugar.

    Estive em Manaus e la esta um futuro incerto das industrias brasileiras; porcarias chinesas em abundancia a preco de banana. Nao criam um so emprego. Como dizem por aqui, as pererecas contra os EUA deveriam analisar melhor quem sustenta empregos; Europa, e os EUA; o resto so querem vender quinquilharias

  7. SAKO VAI DANÇAR…
    Lula diz que o próximo presidente frances deve ser uma mulher.
    Lembrando que SAKO vai tentar se reeleger em 2012.
    A declaração foi dada no Fórum Social Mundial, pelo Lula da Silva quando recebeu a visita de Martine Aubry, secretária-geral do Partido Socialista da França e prefeita de Lille e ex-ministra do trabalho.
    Um tanto embaraçoso para SAKO que tem no Lula um aliado
    ou EX-ALIADO.
    SAKO DANÇOU.
    =====
    …No tocante ao G20, o Brasil e os Estados Unidos também já manifestaram posição contrária à defendida pelo presidente francês Nicolas Sarkozy….
    DANÇA SAKO.
    Lambe botas é tratado dessa forma pelo EUA.
    A França não merecia.

  8. NELORE…Entendi teu raciocineo amigo,mas no mundo de visão canina em duas cores ou temos que fechar com os EUA ou com a China né rsrs rsrs Sabe o problema do Brasil são os Brasileiros porque com a terra o Senhor Deus foi generoso ate demais.Não dependemos de Americanos,Chineses ou quem quer que seja,dependemos sim de tomarmos verganha na cara e termos mais amor ao pais sermos menos individualistas e mais avançados politicamente.Temos a materia prima e os energeticos.Tudo o que fazemos e possamos vei a fazer dependemos unicamente de nós mesmos para comercializarmos ou vendermos.Acontece que a maquina bandida tanto politica,industrial e economica pensam somente em si proprios e em dinheiro.Basta olhar todas as deficiencias e desigualdades e ver que mesmo assim somos a setima economia e não porque o Lula,o general ou o fulano de tal fizeram e sim pelo povo trabalhador e esforçado que são os Brasileiros.Então basta apenas vergonha na cara e bom senso porque riquesas temos e realmente fazermos o Brasil justo e igual.Mas quando pensam nisso eles pensam em ajudar o lodo da humanidade por pura ideologia e como pretesto de desvios.

  9. Que se dane os EUA, a OTAN e o CS.Deveriamos usar nossa influencia de lider emergente e voz do terceiro mundo e pregarmos uma nova ordem mundial ao invez de ficarmos aspirando a sermos coadjuvantes num clubinho de cartas marcadas.Faltam Brasileiros ousados com coragem.Que nação soberana e respeitada seremos se mesmo quando estamos entre os grandes continuamos a pensar e agir como subalternos?O que temos é nosso,compremos o que quisermos de quem quisermos e pronto mas isso é o mesmo que dizer aos leiloeiros não ganharas e aos borra-botas havera guerra rsrs rsrs Estrategia é ser livre,pregar a paz e estar preparado para a guerra.

  10. Hoje, somos o país dos banqueiros e políticos corruptos.
    Espero que a Dilma mude isso, caso contrário não iremos adiante. A nossa justiça também é cara e ineficiente; demora 20 anos para terminar um processo. As nossas leis foram feitas para beneficiar os criminosos ricos a não serem punidos. Que moral nós temos perante outros países ?
    Nenhuma. O nosso país é potencialmente muito rico em matérias primsa, terras cultiváveis e petróleo (?), por isso estão atrás da gente. Por outro lado, não somos capazes de fabricar nenhum carro genuinamente nacional. Estão todos nas mãos das multis. Praticamente, todas as grandes marcas brasileiras foram compradas pelas multis.
    Brastemp,etc. Pode ser que isso seja bom, não sei, mas temos que aceitar que o grosso do lucro vá para o exterior. O capitalismo multinacional está beneficiando o Brasil ? Sim, muito … Gera emprego e renda (dos impostos). Se os americanos tirarem algumas empresas da China e colocarem no Brasil, vamos tirar a sorte grande.
    Precisamos duma reforma tributária séria, que desonere a produção e a folha de pagamento. Os impostos podem ser cobrados nos produtos acabados utilizados pela população.
    Estou dando uma dica aqui que vale ouro.

  11. Cada vez mais desacredito em acordos internacionas em tecnologia e defesa, o que supostamente propoe o secretario americano, acho que o Brasil ja viu muito Sinismo e ipocresia por parte dos EUA, temos que esquecer dos EUA pelo menos no que diz respeito a defesa.

  12. Tem uma turminha do Capitão América que é terrível, sempre defendendo os EUA, o cara sai do Brasil e arruma um quebra galho lá, ai fica defendendo os patrões americanos, mas nós que estamos aqui no Brasil queremos é que o USA a China vão se danar com os seus puxa sacos. Se os EUA são tão poderosos o que eles estão querendo aqui, era melhor eles tomarem um simancol e ficar lá na terra maravilhosa deles, mas parece que é no momento que eles começam a descer a ladeira financeira, eles vem ao Brasil procurar a tabua de salvação, porque não continuam investindo na China como fizeram num passado recente, a Dilma só de não ter ido lá pedir a benção dos americanos já diz tudo. VADE RETRO Satanás!!!

Comentários não permitidos.