Defesa & Geopolítica

Secretário do Tesouro dos EUA faz visita estratégica ao Brasil

Posted by

http://www.propublica.org/images/timeplot/gt_geithner_obama_090402.jpgSugestão: Gérsio Mutti

Timothy Geithner terá encontro com a presidenta Dilma Rousseff para debater propostas para o G20 e regulação do sistema financeiro.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, chega neste domingo ao Brasil para cumprir uma intensa agenda de 24 horas no País. Na pauta de discussões estão temas relacionados à economia global como a crise da dívida na Europa, a reunião do G20 este mês em Paris, a dinâmica do mercado global de câmbio, a evolução dos mercados de commodities, mercados emergentes, além da preparação para a visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil em março.

Principal autoridade econômica dos Estados Unidos, Geithner participa na manhã de segunda-feira de encontro com economistas e empresários na capital paulista. Foram convidados para o evento com Geithner os economistas Alexandre Schwartzman, do Banco Santander, Ilan Goldfajn, do Itaú-Unibanco, Octavio de Barros, do Bradesco, e os ex-presidentes do Banco Central Armínio Fraga, Pérsio Arida e Affonso Celso Pastore.

Em seguida, o secretário americano segue para a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) onde participará de um debate com estudantes universitários e depois segue para Brasília.

Na capital federal, Geithner tem reuniões agendadas com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Nos encontros oficiais com as autoridades brasileiras, o secretário americano pretende enfatizar a importância da cooperação econômica e financeira com o governo do Brasil. Segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Geithner deve discutir também questões bilaterais nas áreas de tecnologia, segurança e defesa, além de tratar de objetivos comuns entre os dois países com relação ao G20, como a reforma da regulação do sistema financeiro internacional.

No tocante ao G20, o Brasil e os Estados Unidos também já manifestaram posição contrária à defendida pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, que atualmente preside o grupo, de regular os preços de produtos agrícolas com o objetivo de reduzir a forte oscilação da cotação das commodities no mundo.

Na segunda-feira à noite, Geithner retorna para Washington. Essa é a primeira viagem do secretário do Tesouro americano ao Brasil desde que assumiu o cargo em janeiro de 2009.

A visita ao País acontece pouco mais de um mês após a posse da presidenta Dilma Rousseff e antes da visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil, planejada para março.

Fonte: Último Segundo

14 Comments

shared on wplocker.com