Rússia e Japão trocam acusações em disputa de arquipélago

http://www.drgeorgepc.com/tsu94KurilIslands.gif

Sugestão:Cmdt Maranhão

Uma disputa entre a Rússia e o Japão sobre um disputado arquipélago aumentou nesta segunda-feira, com o governo japonês criticando uma visita às ilhas feitas pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, enquanto Moscou acusou Tóquio de patrocinar grupos anti-Rússia.

O premiê japonês, Naoto Kan, disse em Tóquio que a visita de Medvedev, ocorrida em novembro, à localidade chamada pela Rússia de ilhas Kuril do Sul, no oeste do Pacífico, foi “uma afronta imperdoável”.

Já o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, classificou a afirmação de Kan de “claramente não diplomática”.

Lavrov também criticou a liderança japonesa por “decidir não se distanciar” de grupos nacionalistas da sociedade civil, cujas ações ele chamou de “absolutamente inaceitáveis”.

Grupos ultranacionalistas orquestraram “nojentos atos públicos profanando” a bandeira russa em frente à embaixada do país em Tóquio na última sexta-feira, afirmou o Ministério de Relações Exteriores russo em um comunicado.

“Devemos verificar se o presente aumento em demonstrações de confrontação no Japão é um resultado de políticas das autoridades”, afirmou o ministério, acusando o governo japonês de enviar fundos a grupos antirussos.

A viagem de Medvedev foi a primeira feita por um líder russo às ilhas, que têm sido um inconveniente persistente nas relações com o Japão.

O arquipélago foi ocupado pela então União Soviética no final da Segunda Guerra Mundial e a disputa territorial pesa nas disputas entre Tóquio e Moscou desde então, impedindo a assinatura de um tratado de paz formal.

O Japão se refere às ilhas como seus Territórios do Norte.

“A soberania da Rússia sobre as Ilhas Kurile não está disponível para qualquer tipo de revisão, nem, hoje, nem amanhã”, disse o principal assessor do Kremlim, Sergei Prikhodko.

Folha Online

Fonte: PB Agora

44 Comentários

  1. Ocupar as Ilhas Kurilas, já com o Japão derrotado, foi uma mostra do que seria a Rússia no pós-guerra.
    Daí para a frente, foi o que se viu, até a queda do Muro de Berlim, 44 anos depois, passando por todo o leste europeu, balcãs, Grécia inclusive, e Áustria, até Inglaterra e Estados Unidos “peitarem”, nesses 2 últimos, para a retirada russa.
    Sempre imperialista a mãe-Russia.

  2. Eu acho que a maior vantagem é a estratégica, a principal atividade nas ilhas Curilas é a pesca e os pouco mais de 30.000 habitantes, vive abaixo da linha de pobreza.

    As Curilas sendo da Rússia, o Japão fica vulnerável a -possíveis- ataques por 2 flancos.
    Lembre-se que o Japão era extremamente paranóicos em relação a CCCP na época da guerra fria, tudo – bem pouco, devido a tratados depois da 2° guerra- que eles tinham ficava mirado para território Soviético.

  3. E o que o Japao vai fazer,acho até que as ilhas sao mais deles do que dos russos,assim como as Malvinas sao argentinas….más o que o Japao e Argentina podem fazer?…nada só chorar,chorar até soluçar hehehe…vao peitar Russia e Inglaterra como,com palavras nunca funcionou.

  4. Opa! Taí uma briga de cachorro grande. Quero ver arrancar a Rússia de lá…Jamais abrirão mão daquele “tão pouco pedaço de terra” como disse o amigo “Fin Gal”.
    As 56 ilhas que compõe o arquipélago são estratégicas para a Rússia uma vez que elas são uma extensão territorial da península Kamchatka tendo a Sakhalin mais ao sudoeste e ladeadas pelo mar de Okhotsk e o Oceano Pacífico.

    Acho que o Japão vai ter que pedir para os EUA ir lá e ver o que eles conseguem…será que o Tio Sam fará alguma coisa? Ahhhh Hokkaido está à distância de um cuspe das ilhas Curilas..é portanto muito mais que um pedaço de terra.

  5. Dos 30 mil moradores, 95% são ex sovieticos vindo da RUSSIA, UCRANIA.. e claro tem uma mioria que são nativos e japoneses.
    Por etnia, é mais dos russos.
    O fato de estar perto do japão não quer dizer nada.

  6. A Rússia é tão grande. Deviam dar essas ilhas para os japoneses, que antes da II GM eram deles.
    O Japão vai acabar produzindo armas nucleares e dizimando a Rússia e a China vai ajudar. Os amarelos são unidos.

  7. FIN GAL,
    Por muito menos cria-se um problemão danado.. Isto se chama jogo de interesses.
    Neste caso como bem explicou o amigo Claudio, tem a ver com a proximidade com o território japonês, o consequente aumento na área marítima em um local tão estratégico, entre outros..
    O simples tamanho das ilhas acredito que seja o de menos para a Rússia.
    Aqui mesmo no Brasil, temos um bom exemplo de disputa territorial por um pedaço ainda menor que quase descambou para guerra, um local conhecido como sete quedas, no rio paraná reivindicado na época pelo Paraguai, mas que teve uma boa solução encontrada na construção da usina de Itaipú pelo Brasil, que alagou o pedaço contestado e deu fim ao litígio.
    No caso das Kurile, um confronto militar com a Rússia, é totalmente descartado pelo Japão, por motivos óbvios.
    E como disse o assessor do Kremlim, a Rússia não está nem aberta a um possível dialogo.
    Então para o japão, é como diz um velho ditado: O que não tem remédio, remediado está.

  8. Se tem uma coisa que os Chineses, Coreanos.. ‘amerelos’ como você diz não engoliram ainda, foi a Ocupação Japonesa nas decadas de 30/40 e os milhares de mortos.
    Isso, mais de 70 anos depois eles ainda não engoliram, por isso o Japão tem como prioridade ficar quieto na dele, por que a China de 2010 não é aquele pais agricola que eles invadiram decadas atrás.
    E não é mentira que a Russia tem bons laços com a China, talvez não pra peitar briga junto, mas eles tem sim bons laços.

  9. Os japoneses, corretamente, vão se manifestar sempre sobre a perda de soberania da Ilhas Curilas e sakhalinas, ocorridas quase ao final da segunda guerra. A ocupação delas pela URSS se deu num contexto preparatório de uma grande invasão dos territórios do Japão também pelos soviéticos, um dos fatores que levaram os americanos a lançar as bombas atômicas sobre os japoneses e apressar o fim da guerra. Preciso checar leituras antigas sobre a ocupação desses arquipélagos mas se não me engano, os americanos sempre lamentaram não tê-lo se apropriado dessa área.

  10. Dandolo,
    Agora o amigo se equivocou…não existe qualquer possibilidade de algum dia chineses apoiarem os japoneses seja no que for…
    É mais fácil as duas Coréias se unirem em uma só e junto com a China querem deitar ferro quente no Japão!

  11. Concordo com o comentário do colega acima, a ilha é mais japonesa que Russa, mas política é política, a ponto de troca acusação por uma ilha vulcânica.
    Enquanto aqui no brasil, meia dúzia de PF patrulham as férteis terras brasileiras.
    .
    Isso é Brasil

  12. amigo dandolo, a grande verdade é que os chineses odeiam os japoneses (abs: veja o que os japoneses fizeram com os chineses na 2 guerra e sabera o que os chineses pensam sobre os japoneses).

  13. ONDE ESTÁ O GRANDE IRMÃO DOS JAPONESES?
    .
    Este caso em questão, é igual as da ilhas Malvinas,idênticos a tantas outras que foram incorporadas aos grandes impérios(Rússia,EUA,França,Inglaterra,…,etc),depois da 2ºGM.
    .
    Os japoneses pagam uma grana preta para os americanos colocarem uma grande base por lá, e este probleminha os americanos não resolvem para os pobres e indefesos “nipons”?

  14. se a hilha éra japonesa teria mais é que voltar aos japoneses,se os americanos e ingleses lutaram tanto para derrubar o muro de berlim porque não lutam pelos direitos dos japoneses,aliado serve para que,o egito ta amargando,os americanos eram aliados do governo egipicio,até o bicho pegar e agora? sacanagem,em os EUA são aliados de seus intereses.

  15. Acho que o problema na região tem raízes mais profundas.
    5 grandes povos – os chins, os coreanos, os japoneses – descendentes de uma provincia chinesa há milhares de anos, os hans – vietnamitas, e os mongóis.
    Não se “bicam”, mas o problema é maior entre chins, coreanos e japoneses, os maiores.
    Imperialista, mas não querendo sucumbir perante o imperialismo do ocidente, notadamente Estados Unidos, os japoneses procuraram se expandir, inicialmente, a custa da flagelada China e da Coréia. Iniciaram sua participação na 2a. guerra, invadindo as antigas colonias imperiais do sudeste asiático – Filipinas, Malásia, Cingapura, para desapertar o cinturão americano, que já dominava economicamente a região, e sufocava o Japão na busca por matérias primas – borracha e petróleo. Tentaram chegar a Austrália, para garantir o ferro.
    E o resto da história todos conhecem.
    Mas, quanto as Kurillas, a Rússia realmente aprontou, pois, quando convidada por Roosevelt a abrir uma frente oriental, alegou estar impossibilitada face ao grande esforço no front ocidental (Yalta ou Potsdam, não recordo).
    Entretanto, definida a guerra no ocidente, e já definida no oriente – era apenas questão de uma ou duas bombas atomicas ou milhão de soldados alidados, ela não abriu nova frente, mas simplesmente ocupou as Kurillas.
    Imperialismo, sim, mas talvez vingando-se da derrota na batalha naval de 1905.

  16. O odio contra o Japão vai até mesmo até a INDIA, Vietnã.. mesmo que em pequena escala.
    Paises em que milhares morreram por que navios com mantimentos não chegava nesses locais, graças ao bloqueio Japones.
    É verdade que muitos anos já se passaram, quem estava lá em 1930/40 esta morrendo e a nova geração já ‘perdoou’ os Japas, assim como os Alemães e Italianos já foram perdoados.
    Mas lá existe toda uma cultura baseada em honra, orgulho.. um dia a China, Coreia da o troco, se não for militarmente, econonicamente eles dão.

  17. AJ, o erro do Japão foi ter atacado Pear Harbor e depois recuado.
    Depois para segurar MidWay foi complicado, agora se eles tivessem se mantido lá, poderiam ter chegado em Chigado antes de 1942.

  18. Bem lembrado pessoal, lá eles tem honra, não tem memória tão curta como a do ocidente.
    .
    Um dia cedo ou tarde a china e a coréia, desce o sarrafo nos japas.

  19. Brilhante estrategista, Yamamamoto não teve em Nagumo um grande executor.
    Daí os erros ocorridos em Pearl Harbor.
    Perdeu-se a chance de destruir o Enterprise – sorte americana – e de cunhar a defesa americana, invadindo o arquipelago, pois tropas haviam para isso.
    Essa indecisão e, posteriormente, a sorte americana, achando primeiro os porta-aviões japoneses que se dirigiam a Midway – pasmem, para invadir um arquipelago insignificante, como “compensação” pela não invasão de P. Harbor, selaram a virada na guerra do Pacífico.
    Em 6 meses.
    O resto foi pula-pula de ilha em ilha.
    Yamamoto sabia disso, não podia permitir ao gigante americano escapar ileso do primeiro embate, como acabou ocorrendo. As perdas foram mínimas, embora grandiosas.
    O impacto de Pearl Harbor não foi estrategico para os japoneses, mas sim para os americanos, que resistiam aos apelos de Franklin Delano Roosevelt para se aprofundarem ou melhor se prepararem para a guerra, e, a partir daí, sofreram tipo uma catarse.
    Um gigante industrial, intocado, em torno de objetivo único – derrotar o Eixo.

  20. Rusia consolidará su presencia estratégica en las islas Kuriles y también desplegará moderno armamento para resguardar la seguridad en esa zona como parte del territorio nacional, declaró hoy el presidente ruso Dmitri Medvédev.

    “Las Kuriles son parte inalienable del territorio ruso y debemos consolidar allí nuestra presencia estratégica. También desplegaremos en las islas moderno armamento para resguardar la seguridad del país”, dijo Medvédev durante su reunión con el ministro de Defensa, Anatoli Serdiukov, y con el titular de Desarrollo Regional, Víctor Basarguín.

    El presidente señaló que la consolidación de la presencia estratégica en las Kuriles no impedirá fomentar buenas relaciones con los países vecinos. “Es más, Moscú invita a los países vecinos a cooperar en el desarrollo de las Kuriles siempre y cuando no lo tomen como una ofensa”, apuntó.

    Japón reclama las cuatro islas Kuriles del Sur –Iturup, Kunashir, Shikotan y Habomai– alegando un tratado bilateral de 1855. Terminada la II Guerra Mundial, las islas fueron traspasadas a la Unión Soviética en virtud de los acuerdos internacionales y Rusia, como heredera legal de la URSS, asumió la soberanía de estos territorios.

    09/02/2011 LINK:http://sp.rian.ru/neighbor_relations/20110209/148338358.html

  21. È so o EUA fraquejarem nas decadas seguintes que a China e toda a galera que foi massacrada pelo Japão ir la e repartir o país.

    Nada mais justo, o que os japoneses fizeram com esses povos não é nada comparado o que os nazistas fizeram com os judeus e outros.

  22. Nada verdade eu inverti esse final, eu quis dizer assim:

    “Nada mais justo, o que os nazistas fizeram com os judeus e outros, não é nada comparado com que os japoneses fizeram a esses povos, especialmente os civis.”

  23. O Japão tem mais é que ficar quieto. Perdeu as ilhas na 2 guerra mundial. Agora a Russia tem o arquipelago estratégico em sua defesa e rico em recusos minerais e vegetais.
    O Japão até fereceu um valor em dinheiro pela soberania das ilhas, logo negada pela Rússia.

  24. Se os japoneses são mesmo machos então que o provem obrigando os americanos a fecharem suas bases em território nipônico.
    O antecessor de Naoto Kan foi eleito sob a plataforma de expulsar os americanos do território japones. Foi eleito, quis cumprir a promessa eleitoral e levou no …! Foi derrubado do poder por um simples telefonema de Obama.
    Isso prova que, apesar de ser um gigante em eletrônica, o Japão é um país sem nenhuma soberania, é uma colônia dos Estados Unidos e o será por muito tempo.
    Se o Japão quiser peitar uma guerra atômica com a Rússia é bom lembrar que as bombas atômicas russas destruirão o Japão com muito maior facilidade o território japonês do que as eventuais bombas atômicas o farão com a Rússia em razão da diferença de tamanho geográfico dos dois países.
    Recomendo aos japoneses segurarem a sua raiva histórica pois eles serão os maiores perdedores. A Rússia de hoje não é mais a Rússia do retardado mental Czar Nicola II.
    Um abraço a todos,
    Anatolio

  25. A Rússia é um país tão grande e o Japão um país tão pequeno.
    Deviam devolver as lhas japonesas.
    Agora, se essas ilhas já foram da Rússia antes da guerra Russo-japonesa, não devem devolver. O fator histórico é importante na decisão.
    Estava pesquisando: Antes da guerra Russo-japonesa,as ilhas Sakalinas pertenciam a Rússia, e o Japão como vencedor passou a dominar a parte sul dessa ilha.
    A disputa atual: As quatro ilhas (Kunashiri, Etorofu, Shikotan e Habomai).
    Os russos realmente estão errados.

  26. Anatolio Mamontow;

    Raios lasers potentes e antimísseis, evitam o ataque nuclear.
    Satélites podem ser detruidos com raios lasers.
    Navios de superfície são bastante vulneráveis.
    Se a Rússia entrar em guerra contra a China, os japoneses irão do lado de que país ?
    O povo amarelo é unido.
    Historicamente, as ilhas japonesas foram povoadas pelos chineses e coreanos.
    Não é bom ter o Japão como inimigo.

  27. Dandolo então manda as nações que venceram a 1° Guerra devolver as dezenas de colonias Alemãs que existiam na África e no Pacífico.

    Engraçado que o ponto de vista só fica certo pra uns e pra outros.
    Se fosse o Japão querendo alguma ilha que os EUA pegaram, era ‘não tem que devolver, não é deles’.

  28. Os russos estão errados. Essas pequenas ilhas japoneses não vão acrescentar nada para a Grande Rússia, que é o maior país desse planeta.Para o pequeno Japão estão fazendo falta.
    Os russos podem pedir uma indenização por essas ilhas, o que é justo, devido a reparação de guerra.
    O Japão poderá investir na Rússia.

  29. @Dandolo

    A Rússia e o Japão são inimigos históricos, é OBVIO que a Rússia que ter uma visão estratégica do inimigo, na 2° guerra a Rússia mantinha as tropas siberianas no alerta para ir pro Japão e o Japão por sua vez, mantinha poderosas forças na reserva para invadir apunhalar a Rússia pelas costas se os nazistas conseguissem tomar Moscow.

  30. Concordo plenamente com o comentário de Claudio Moreno (CM) (de 08/02/2011 13:48) e acrescento:

    Dandolo, pelamordedeus estude mais história, poxa! Os russos e os chineses tem um ódio mortal contra japas que só não se tornou maior por causa do fim da 2ª Guerra Mundial! E isso é história, é fato! Não é ficcção ou “achismo”. Os japoneses jamais darão um alfinete de tecnologia para os russos assim como vice-e-versa. Leia sobre a guerra russo-japonesa na época dos tzares, a guerra sino-japonesa. E aliás, se os russos quisessem acabar com seu arsenal nuclear em cima dos japas, já o teriam feito, mas pra eles o Japão hoje não é mais um inimigo significante. Até mesmo pq qualquer Tu-95 carrega ogivas nucleares, sem falar nos Black jacks com seus Kh-65 e 59! E onde os russos estão errados? Quem está procurando cabelo em ovo são os japas, afim de que convençam os EUA a venderem armamentos de ponta, como o F-22, para eles usando como pretexto um caso que já está há anos definido como sendo território russo. Seria o mesmo que a Argentina quisesse HOJE retomar as Malvinas.

  31. Resposta a Dandolo (09/02/2011)
    Estimado Dandolo:
    Mísseis e lasers podem, sim, derrubar mísseis e satélites. Mas…quem tem os melhores mísseis do mundo? E depois, muitos tipos de armas entrariam na jogada, por exemplo: armas climáticas (tempestades e terremotos artificiais, que americanos e russos vêm desenvolvendo há muitas décadas). Não e esqueça que todo o arquipélado do Japão repousa sobre uma imensa falha geológica no Anel de Fogo do Pacífico. Há alí uma “mola” comprimida que, ao ser liberada, desencadeará um terremoto de magnitude 9,5 na esla Richter. Essa “mola” pode ser liberada por mini submarino que lá deixaria uma bomba atômica para explodí-la e “desarmá-la”. Só como exemplo. Há outras modalidades de armas que não seriam detidas por lasers nem po satélites.
    O debate é bom. Agradeço os comentários.
    Um abraço,
    Anatolio

Comentários não permitidos.