O voo esquecido de Santos Dumont

http://www.culturabrasil.pro.br/imagens/b_santosdumont.jpg

Filmagem rara traz o mestre da aviação em atividade pioneira

Orlando Margarido

Santos Dumont: Pré-cineasta? Primeiro longa-metragem do cineasta Carlos Adriano, é um filme sobre a invenção, a memória e o afeto. Exibido na 14º Mostra de Cinema de Tiradentes, encerrada dia 29, ele mostra o pesquisador e curador Bernardo Vorobow, parceiro de Adriano, produtor de seus curtas e figura central na trajetória na Cinemateca Brasileira. Vorobow, morto em 2009, durante a realização do documentário, comparece manipulando uma câmera digital nos Champs des Mars, em Paris.

O endereço a poucos passos da Torre Eiffel é notório por um dos voos inaugurais de Santos Dumont.  Nisso reside uma das pontas o filme.  A outra cabe à postura investigativa de Adriano, que descobriu no Museu Paulista  da USP um carretel com 1.339 cartões fotográficos, nos quais se vê o inventor explicando o funcionamento de seus balões ao empresário Charles Rolls, confundador da Rolls- Royce. O artefato revelou-se um filme mutoscópio de 1901, em que imagens dispostas nesta maquineta ganham movimento. São apenas 43 segundos, suficientes para garantir o nome do percursor da aviação em outra atividade pioneira.

Adriano, artista experimental, adotou em parte uma postura mais tradicional de entrevistas para este filme, consequência de seu doutorado no tema. Mas, o fato de ouvir depoimentos não leva a um tom didático ou de mera confirmação de um achado. O cineasta experimental Ken Jacobs e a ensaísta Nicole Brenez refltem sobre o estudo da memória e da pesquisa de modo  a encaminhar o diretor a aderir à forma poética, como ele de fato faz. O valor dos filmes compilados pelo processo found footage, ou seja, sobras de imagens abtigas, é instigado por professores como Ismail Xavier, enquanto a historiadora Solange Ferraz de Lima redimensiona as descoberta de material histórico em diferentes períodos.

Documentário estruturado em torno de fato real de uma descoberta rar, o filme também deseja firmar-se como ensaio. Reúne cenas pioneiras do cineasta de Eadweard Muybridge e George Méliès. O realizador filma, na tela do computador, os textos explicativos sobre o material encontrado, enquanto uma voz os lê em registro adiantado. Cinema também é máquina, nos faz lembrar a engenharia do elevador que sobe ao topo da Torre Eiffel, um feito destemido para o ano de 1889.

Fonte: Carta Capital via NOTIMP

28 Comentários

  1. Santo Dumont…. fala sério..!
    O que ele fez pelo Brasil..??
    NADA..!

    Ele inventou o Avião..na França… ( mas não patenteou )
    Ele inventou o Hangar..na França… ( mas não patenteou )
    Ele deu a idéia do Relógio de Pulso, p/ a Cartier Francesas, inveta-lo na França ( essa sim patenteou a invenção, mas em seu próprio nome )

    Por isso ele ganhou muitos prêmios dinheiro em , todos aos pobres….da França.

    Ou seja, ele só queria saber da França…
    Ele Deveria ser umas dessas bibas loucas que só pensam em viver na Europa e nos EUA ( Lembrando que Santos Dumont era Homossexual )
    Não sou contra o Homossexualismo.
    Sou contra a bixisse .

    Agora me respondam, o que de verdade Santo Dumont fez pelo Brasil.????

  2. Infelizmente nos últimos anos memória desse ilustre brasileiro vem sendo ofuscada,por outros que mesmo sem provas se dizem inventores de tão fantástica máquina !muitas vezes com a ajuda de nossa imprensa.BRASILEIROS NÃO VAMOS DEIXAR QUE A MEMÓRIA DE SANTOS DUMONT,BARTOLOMEU DE GUSMÃO, PADRE LANDEL DE MOURA E TANTOS OUTROS BRASILEIROS SEJAM RISCADAS DE NOSSOS LIVROS,QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA AOS QUE MERECEM!!!

  3. Rafael Cruz fez muito pelo meu estômago ao me ajudar a botar o almoço pra fora. Uma azia tremenda; depois do vômito, aliviou.

    Francamente, alguns comentários são desnecessários. Se não pode dar valor a um pioneiro como Santos Dumont, pq não te calas? Simplesmente levou o nome do SEU PAÍS pro mundo, mesmo q ainda gritem sobre os Wright Bros. DUMONT era filho de um francês com uma brasileira e a França daquela época era o centro cultural do mundo ocidental e não adianta nada inventar a fusão a frio e ficar enfurnado em São Miguel Paulista, apresentar a invenção na Festa da Uva ou algo q o valha.

    Sou contra a idiotice.

  4. com todo o respeito, mais é um comentario que não leva em consideração que tudo o que ele fez por por iniciativa própria inclua-se os custos financeiros e entre outros.
    tinha sua crença quanto a humanidade, era um idealista,
    É um brasileiro que nos honra, usa sexualidade não obscureceu sua genialidade.

  5. Esta personalidade da historia universal tão inteligente e muito alem do seu tempo teve a decepção e entrou em depressão quando viu seu invento que ele fez com tanto amor para encurtar distancias sendo usado militarmente na primeira guerra mundial para bombardear e metralar e enforcou~se.

  6. Realmente, a utilização do avião na Primeira Guerra Mundial abalou Santos Dumont, mas ele ainda viveu um bom período, retornando definitivamente ao Brasil em 1928. Na sua chegada, houve um acidente com cientistas que queriam homenageá-lo, o que o entristeceu profundamente e abalou sua saúde. Morreu em São Paulo em 23-07-1932.

  7. RAFAEL CRUZ..
    continue assim..rsrsrs..
    ‘O DO 14’ .. fez muitoooo.. . ele nunca patenteou seus inventos.. ao contrario …quando percebeu que estavam copiando seus inventos.. pagou para sair nos jornais .. todos os projetos e especificações.. e por ai vai….

    ps. a ignorancia é prima irmã da leniência.. o ignorante acredita que todos lhe são semelhantes… e quando encontra alguem ‘diferente’… o julga ..rsrs.. ‘inferior’….

  8. Rafael Cruz, invensões são feitas para o mundo, para a humanidade, e não para a nação X e Y.
    Se fosse assim, a menos que você for amaericana, você não estaria usando a internet, já que foi eles que inventaram, assim como o telefone.
    Não usaria Símbolos em Matemática já que foi um Francês que inventou e queria a Deus que você nunca precise de um Transplante do coração, já que foi um Sul Africano que inventou o processo..

  9. RatusNatus,
    Eu concordo profundamente com a sua colocação, porém vou justificar que o comentário de nosso colega “Rafael Cruz”, está de acordo com as regras de postagem e somente exprime uma visão diferente daquela tradicional.

    Eu concordo que a visão de heróis nacionais deve ser revista e também não acredito que colocar Santos Dummont em um altar é o ideal, mas definitivamente é necessário fazer valer e tornar importantes os feitos com seu devido valor.

    Rafael Cruz,
    Creio que seja no mínimo deselegante falar em uma personalidade como “biba louca”, não acredito que esse seja o linguajar adequado, por mais que no blog nós utilizemos em muitos momentos uma linguagem menos formal, por vezes até de tom de humo, engraçada, mas deboche é um problema sério.

    Um mal do Brasil eu diria.

    Sim, Santos Dumont fez suas realizações fora do Brasil mas isso não demonstra menos “brasileiridade” de maneira alguma, ao menos eu penso isso, dado que à época o conhecimento e acontecimentos passava longe daqui, as estruturas para se desenvolver algo novo existem em qualquer lugar do mundo, porém em alguns lugares elas são mais fáceis e acessíveis e no passado, no início do século é claro que a Europa era o lugar mais indicado.

    Não patentear suas invenções… Bem… De que serviria se ele patenteasse e os “ganhos” fossem somente para ele e sua família com eles morando fora do país, Em todo o caso, se houvesse patente e sua família morasse aqui mesmo e ficasse se preocupando em somente viver dos royalties? A patente não serviria de absolutamente nada, aliás ela serve somente para dar dinheiro a alguém ou alguma empresa e insinuar que esse dinheiro será convertido em algo útil é algo que não pode ser comprovado, creio eu que até seja difícil de acontecer.

    Infelizmente se ele só pensava em viver fora, vou dar o desconto do tempo, naquele momento do mundo realmente o Brasil não era a melhor opção de lugar para se morar para um inventor, e até hoje ainda é difícil, está aí talvez uma lição deixada e ainda não 100% aprendida e compreendida talvez.

    Não patentear demonstra o altruísmo como muitos citam, porém vou além… Por mim isso demonstra a vontade real de que um invento seja acessível a todos, de que algo revolucionário que pode ajudar ao homem esteja disponível a todos, algo raro, porém que pode existir. Sentimento humano e creio que ele não distingue opção sexual.

    O que Santos Dumont fez pelo Brasil, foi cravar seu nome na história sendo brasileiro e nunca negando isso ou se envergonhando disso, assim como tivemos recentemente Cesár Cielo conquistando um inédito ouro olímpico para o Brasil, sem treinar ou morar no Brasil, e pergunto o que ele fez para nós? Marcou história.

    Santos Dumont marcou história e marcou como Brasileiro, demonstrando ao mundo a capacidade inventiva de um povo, logo desprezar esse tipo de representação dizendo que ele não fez nada por seu país é por mim um erro crasso, grave e digno do que tanto falam de “sentimento de vira-latismo”, é algo que podemos e devemos nos orgulhar sim. Um brasileiro que realizou um grande feito, um marco histórico e não fez isso por um povo ou por um país mas sim pela humanidade.

    Posso estar sendo ‘romântico’ demais na visão e concepção, porém jamais vou renegar um feito histórico e jamais vou deixar de colocar como algo marcante e relevante que isso foi realizado por um brasileiro.

    1maluquinho,
    Santos Dumont cometeu sucídio em 1932 teoricamente por ouvir aviões militares brasileiros devido a Revolução Constitucionalista de 1932.
    Ao contrário também do muito comentado, Santos Dumont recomendou ao governo brasileiro por meio de cartas que fosse realizado o investimento em pesquisa e desenvolvimento de aviões em uma indústria aeronáutica e em infraestrutura de aeródromos para as forças armadas. Santos Dumont incentivou via cartas ao governo (presidência) que fossem adquiridas aeronaves de combate pelas forças armadas brasileiras ainda na década de 20.

  10. Poxa pessoal do Plano Brasil, o site está otimo, mas o EDIT, REMOVE nos nossos comentarios está com um bug =
    No meu outro post acim, eu retirei o

    “Se fosse assim, a menos que você for amaericana, você não estaria usando a internet, já que foi eles que inventaram, e suas roupas não usariam o Velcro canadense e assim como o telefone”

    Não consegui editar =
    ===========
    Salve Renato, estamos providenciando a correção do plugin, espero em breve normalizar o serviço.
    peço-lhe desculpas pelo transtorno.
    abraço
    E.M.Pinto

  11. Amigos do blog…!!

    Peço desculpas a todos vocês pelo Biba Louca, que postei, realmente eu peguei pesado, e esse tipo de coisa não deve ser falado / escrito p/ ninguém, mesmo para uma biba louca.

    Enfim.

    Tirando isso, eu não mudo minha opinião.
    Continuo acreditando em tudo o que escrevi acima.

    Entendo a fala “romântica” do Carcará, eu mesmo já tive a mesma opinião.
    Agora, eu, revisando a história de Santo Dumont, ( Inventor do avião apenas p/ Brasileiros e Franceses, e não para restante do mundo ) entendi que, de verdade Santo Dumont não fez NADA pelo país, e ele dispunha de todos os recursos p/ isso..!!

    Quando eu falo em patentear o invento, eu não não quis dizer que ele, ou a sua familia ganhasse dinheiro com cada avião vendido e fabricado. A Intenção era p/ que, o RESTANTE DO MUNDO reconhecesse que tal invento É de um brasileiro.
    O Irmãos Wright patentearam sua invenção, por isso, eles levaram os créditos.

    Não sou estadunidense… muito bem contrário…sou brasileiro e amo muito o meu país. também não carrego comigo a sindrome de vira-latas. Alias, o que me deixa puto com Santos Dumont é exatamente o fato dele, em momento algum, mostrar orgulho por ser brasileiro (talvez ele sim sofresse de tal sindrome)

    Ele poderia ter muito, mas muito pelo Brasil.
    Poderiamos ter desenvolvido a primeira fabrica de aviões, as primeiras fabricas de varias coisas.
    Enfim..
    depois vou detalhar melhor o que quero dizer..
    Agora vou almoçar..

    Enfim, as opiniões estão ai p/ ser respeitadas..!!
    Você pode não concordar com elas, mas, respeito é fundamental..!!

    Até +

  12. Grande coisa uma patente.. o que ela serve?

    O avião do SantosDumont e irmãos Wright foram sim o estopim que deu ideias as novas aeronaves, mas ela HOJE, mais de 100 anos depois não tem nada haver com as invensões deles…
    As patentes hoje em dia não iriam valer.. seriam apenas ‘aeronaves voadoras feitas de papel, linha e madeira’.. que aeronave hoje usa isso? Duvido muito que empresas gigantescas como EMBRAER, Boing pagam alguma coisa a familia Wright, no maximo algo simbolico.. sem nenhum ligação com o invento em si.

  13. Citei a questão da patente, pois ela a “certidão de nascimento” do invento, ou seja, dá um pai “reconhecido” ao invento
    O que me deixa mais triste é a falta de “visão” desses inventores nacionais, que não deram patentes as suas invenções.
    Existem inúmeros inventos feitos por brasileiros:

    – Padre Landell de Moura – Transmitiu voz humana por ondas de rádio já em 1899.
    Ele inventou o rádio…mas quem levou os créditos..?

    – PADRE FRANCISCO JOÃO DE AZEVEDO, que em 1861 inventou a maquina de escrever…
    E quem levou os créditos por tal invenção..?

    – Adolfo Nascimento e Osmar Macedo, que em 1938 inventaram o a Guitarra Elétrica..
    E quem levou os créditos por tal invenção.?

    Devem haver mais e mais coisas que foram inventadas por brasileiros, mas agora eu só me recordo destas.

    Se todos esses inventos tivessem sido patenteados pelos seus reais criadores, com certeza o nome do Brasil teria muito mais reconhecimento e a muito mais tempo.

  14. Santos apresentou seus inventos na França porque lá era o centro cultural, se um Ovni aparecesse na baia da guanabara naquela época só os cariocas iam saber….
    .
    Quanto ignorante, saiam do msn e vão ler!
    .
    Quanto a figura do Santos, heroi ou não, isso é relativo não existe figura perfeita, o Airton Senna por exemplo, muitos acham ele um exemplo de patriota, mas quem sabe um pouco da história verdadeira desse brasileiro, sabe que ele não era nada exemplar em sua vida pessoal.
    Ele fazia racha na marginal tiete de madrugada, ele e amigos proximos inclusive o lixo do galvão, racha é crime, só um exemplo…..
    Fora que ele era deprecivo.
    .
    Enfim não tem ninguem pefeito, é tudo imagem!!

  15. desse um motor ao Leonardo da Vinci e pronto… ele seria queimado rapidim por voar por ai…
    A questão é que o avião ja existia, já vinha sendo aprimorado o conceito a tempos… Santos Dumont, foi o pioneiro em fazer um decolar por seus próprios meios.
    É um homem que enche nosso Brasil de orgulho.

  16. Nikolas Tesla também foi ignorado depois que suas invenções foram confiscadas pelo governo americano… É típico dos americanos tomarem para si a idéia dos outros…

  17. Ate hoje o Brasil não é o melhor lugar do mundo para um pesquisador de ponta, quantos prêmios nobel o Brasil ganhou ate hoje?
    Passa na tv que estudante faz foguete de garrafas e outras coisas, em quanto nos EUA um estudante de 17 anos faz é reator nuclear.

  18. Se Santos Dumont tivesse patenteado o avião, com certeza ainda estariamos de demoiselle, devido à falta de incentivo às pesquisas nesse pais…

  19. Rafael Cruz, com um comentário você nos deu dois grandes motivos para pensar:

    1º A questão da falta de patriotismo do brasileiro (não que eu concorde que seja o caso de Santos Dummont, mas o exemplo dele é claro para com isso);

    2º A incapacidade do brasileiro de ouvir opiniões contrárias as que estão acostumados a ouvir, principalmente pela mídia.

    Acho sim que poderia continuar a discorrer sobre este assunto com a sua percepção, mas pediria para manter o nível.

  20. Companheiros e camaradas,senhoras e senhores e tambem simpatizantes GLSs Santos Dumond não voou com a bunda e sim com asas rsrs rsrs Quando perguntaram ao Gabeira quando candidato a presidencia sobre sua sexualidade ele disse “Eu não vou governar o Brasil com a bunda” rsrs rsrs O pior é ver muito boneco endeuzado por otarios governarem o nosso Brasil com suas caras viradas pros EUA e suas bundas apontadas para nosso povo rsrs rsrs

Comentários não permitidos.