Brasil é uma potência econômica importante , diz Geithner

http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/wp-content/blogs.dir/31/files/2010/06/mantega_geithner_ap_andy_wong_04062010.jpgPara secretário do Tesouro norte-americano, Brasil e EUA devem trabalhar juntos no atual momento de transição da economia mundial.

Ilton Caldeira, iG São Paulo

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou nesta segunda-feira em São Paulo que os interesses econômicos entre Brasil e Estados Unidos estão alinhados e que os dois países devem trabalhar em conjunto para para superar os desafios do atual momento que classificou como de transição na economia mundial.

Geithner também elogiou a condução da economia do País durante a crise financeira mundial, iniciada em setembro de 2008, e disse que o Brasil se firmou como umas das mais importantes economias do mundo.

“O Brasil é uma potência econômica importante no cenário global. Nossos laços econômicos estão se expandindo”, disse. “Quando a crise eclodiu, trabalhamos com estratégias coordenadas para recuperar o crescimento econômico”, afirmou.

Durante debate na capital paulista nesta segunda-feira com cerca de cem estudantes universitários e mediado pelo ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), Geithner reforçou a necessidade de que países importantes para o cenario econômico global, como a China, façam uma transição para uma taxa de câmbio flutuante e citou como exemplo o sistema cambial praticado no Brasil, numa clara cobrança para que o país asiático promova uma valorização de sua moeda.

“Melhoramos muito e superamos muitos desafios da crise econômica, mas ainda temos muitos outros desafios pela frente”, disse.

Sobre a guerra cambial e seus efeitos, Geithner afirmou que o Brasil enfrenta uma carga desproporcional de entrada de capital estrangeiro porque, segundo ele, outros países emergentes estão tentando sustentar moedas subvalorizadas e pediu que os emergentes com grandes superavits e câmbio controlado façam mais para reequililbrar a economia mundial.

“Se países com grandes superavits agirem para fortalecer a demanda doméstica em suas economias, abrirem seus mercados de capital e permitirem que suas moedas reflitam fundamentos, nós veremos mais equilíbrio no fluxo de capital, menos pressão de alta na moeda brasileira e um crescimento mais robusto nas exportações do Brasil”, disse ele.

Sobre as propostas que devem ser debatidas no âmbito do G20, Geithner reafirmou a importância de uma convergência de propostas para reforçar o compromisso das principais economias com o fortalecimento do sistema financeiro.

“Defendemos reformas que criem condições para uma melhor funcionamento do sistema financeiro global e das relações comerciais entre os paises”, afirmou.

No tocante ao G20, o Brasil e os Estados Unidos também já manifestaram posição contrária à defendida pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, que atualmente preside o grupo, de regular os preços de produtos agrícolas com o objetivo de reduzir a forte oscilação da cotação das commodities no mundo.

Na parte da tarde, o secretário do Tesouro americano segue para Brasilia. Na Capital Federal, Geithner tem reuniões agendadas com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Fonte: Último Segundo

12 Comentários

  1. A parceeria usada e empregada com o Brasil pelos EUA e Europa…Nós vendemos a baixo preço nossas matrias primas e as recompramos pagando bem caro como produtos acabados ou damos conseções a eles de explorarem com contratos irrisorios e isenções de impostos….Apenas 30% no pré-sal rsrs rsrs para uma companhia que achamos ser Brasileira e so é nas cores mas que ja é uma multinaciona de capital aberto rsrs rsrs Uma sociedade em um item tão importante como o petroleo nunca deveria estar abaixo de uma cota de 50% que é mais que justa.Ou então levemos seculos para atingirmos niveis de produção em alta escala mas dar de mão beijada e ainda sai contente com 30% é triste e especularam essa cifra para os gringos não espernearem muito.Se fosse 50% poderia haver ate guerra e os cagões e vendidos preferemabrir as pernas.Somos ou não somos uma nação soberana e os donos de nossas riquesas?Jamais nenhum povo ou coalizão de póvos conseguira nos vencer e nos dominar.Povo complascente diante de lideres borra-botas e vendidos.Uma nação independente se faz com homens ousados e de coragem e não com covardes e submissos.

  2. Não se iludam achando que a Dilma por ser contra a maus tratos em mulheres,por ter dado um esporrosinho basico no Curumim desbotado que esse perdeu ate a vontade de posar de papagaio de pirata e por ter dito na cara da Ratazana Hillary que a nossa soberania é inegociavel que ela se deixara levar por encantamentos de Obama Bin Laden rsrs rsrs Essa mulher fara muitos homens ate esquecerem seu antecessessor e os extrangeiros tambem se lembrarão muito e sempre dela.

  3. Esse emissario do imperio, veio para tentar fazer como que o Brasil trabalhe para melhorar o desempenho deles, já que o Brasil esta dando certo e eles ainda no vexame. É até engraçado eles pedindo para a China não manter sua moeda muito desvalorizada, já que a briga mundial de câmbios fica entre os EUA e China. Porque ele não se compromente em não desvalorizar sua moeda? Porque não se compromente em manter um câmbio verdadeiramente flutuante? Por que só querem levar vantagem.
    Aos gringos do imperio, vao todos tom$%¨&*&%$%¨&*&¨%$#$%¨&*&¨%$. PORRA!!!

  4. Esse sr,está vindo fazer a agênda do seu chefep q ñ falemos sobre o n desejo de um lugar no CS da ONU , espero q a dilma toque no assunto e de público, p td n sabermos a posição dos inaks. Sds.

  5. O Brasil so esta dando certo, porque entra todo ano mais de 48 bilhoes de dolares de capital estrangeiro,e pq o sistema brasileiro e baseado no romano que duro mais de mil anos,que e cobrar muito imposto dos trabalhadores,e juros alto .

  6. Os EUA dobraram o superavit no comércio com o Brasil (um dos poucos países para quem vende mais do que importa), acentuando a tendência iniciada há dois anos.

  7. O fato é que a Dilma já está a 1 mes no cargo e até agora não vi um ‘A’ dela, em nenhuma ação…
    Ai vem um aqui e diz ‘Mas Fernando.. só faz 1 mês que ela entrou no cargo’.

    Mas em 1 mês da pra fazer muita coisa..
    E o salario de 26 mil que foi aprovado?? Cade a caneta dela pra escrever VETADO?

    E esse tipo de coisa que decepciona, e olha que eu votei nela, estou achando ela muito molenga.

  8. Fernando disse:
    08/02/2011 às 10:46
    O fato é que a Dilma já está a 1 mes no cargo e até agora não vi um ‘A’ dela, em nenhuma ação…
    Ai vem um aqui e diz ‘Mas Fernando.. só faz 1 mês que ela entrou no cargo’.
    Mas em 1 mês da pra fazer muita coisa..
    E o salario de 26 mil que foi aprovado?? Cade a caneta dela pra escrever VETADO?
    E esse tipo de coisa que decepciona, e olha que eu votei nela, estou achando ela muito molenga.

    —————

    Qualquer mudança radical no orçamento não poderá ser feito já esse ano. A Dilma paralisou o processo de compras dos caças justamente por isso. Para fazer caixa a uma eventual mudança de planejamento ainda este ano. Para essa mudança, a única forma de se fazer é cortar custos de outra fonte para aplicação em novo projeto. A isso se chama Lei de Responsabilidade Fiscal. Antes de cairmos em cima deste, ou daquele, precisamos saber o que estamos falando.

    É por essas e outras que a reivindicação das centrais sindicais que querem aumento do mínimo, corte no IRPF, aumento para os aposentados é tudo lorota. Todo mundo sabe que isto não é possível este ano, mas ficam querendo fazer pressão para dizer que estão fazendo a sua parte.

    Quanto ao salário dos ministros, só lamento. Um povo que elege um palhaço (com todo o respeito a pessoa e a profissão), um procurado pelo FBI e tantos outros com pendência na justiça, tem mais é que aceitar numa boa esse tipo de administração.

    Garanto que quem votou nessas pessoas ainda se achou o máximo.

  9. Dilma tem vóz propria, e conhece bem nossos “amigos” americanos, acredito que nenhum acordo que prejudique o Brasil sairá disso ai.

Comentários não permitidos.