Polícia conclui ocupação em nove favelas no Rio

http://i0.ig.com/fw/4z/2x/6u/4z2x6u3xpyqztzvpz367zbcuk.jpg

Operação que começou às 6h deste domingo levou cerca de uma hora e não enfrentou resistência do tráfico.

Flávia Salme, iG Rio de Janeiro

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro levou menos de uma hora para concluir a ocupação em nove favelas da região central da cidade, nos bairros do Estácio, Rio Comprido e Santa Teresa. Por volta das 4h deste domingo, 846 homens das polícias Civil, Militar e Federal começaram a se posicionar em 48 pontos de acesso às favelas. Às 6h, o grupo tático entrou nas comunidades e, sem disparar um tiro sequer, concluiu a ocupação em menos de uma hora.

Apoiaram a operação 17 blindados da Marinha e quatro da PM. Três helicópteros da polícia fazem o sobrevoo na região, mas o “caveirão do ar”, novo blindado da PM, não fez sua estreia durante a megaoperação.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que o aviso prévio sobre a ocupação da polícia nas favelas em processo de pacificação na cidade é estratégica e não atrapalha o planejamento das operações. A meta, segundo ele, é ocupar as comunidades e acabar com o poder de ação dos traficantes. “Objetivo é o território. Prisões e apreensões serão feitas. Se acontecerem, ótimo. Se não acontecerem, a população estará livre de fuzil e da atuação desses marginais”, afirmou.

O secretário, no entanto, afirmou que o fato de os criminosos – sobretudo os apontados como os chefes do tráfico nessa região – terem fugido continuará sendo investigado. “É bom que se fale que quando esses marginais saem da comunidade, eles não estão em número muito grande porque não são todos que conseguem guarida. É preciso ter conhecimento dentro da facção para que a pessoa seja recebida nesses locais”, disse Beltrame. “Os que ficam são os operários do tráfico que continuam no crime miúdo e a polícia, uma vez presente, consegue fazer seu trabalho sem tirar a vida de inocentes”, garantiu.

O centro de comando e controle das operações foi montado na sede do batalhão de choque da capital. O local fica a cerca de 30 metros da “passarela do samba” carioca, para onde são levadas as pessoas que forem presas ao longo da operação. No mesmo local a corregedoria da PM instalou uma base para receber possíveis queixas de moradores sobre a atuação dos policiais que participam da ação.

Foto: JADSON MARQUES/AE

Polícia não encontrou resistência para ocupar Complexo do São Carlos


De acordo com a Secretaria de Segurança, estas UPP´s devem beneficiar diretamente 26 mil moradores das nove favelas e 520 mil pessoas que moram e transitam diariamente pelos 17 bairros localizados no entorno das áreas pacificadas.

A partir desta segunda, ocupação será mantida com metade do efetivo

De acordo com o coronel Lima e Castro, Relações Públicas da Polícia Militar, a partir desta segunda-feira (7) 400 policiais garantirão a ocupação das nove favelas. Segundo ele, agentes civis e federais começarão a cumprir mandados de prisão nas comunidades. Ele acrescentou que o apoio logístico da Marinha não será mais necessário e que os 150 fuzileiros navais e 13 veículos blindados que garantem apoio logístico à operação deixaram a localidade.

O planejamento inicial da Secretaria de Segurança Pública do Rio prevê a instalação de três Unidades de Polícia Pacificadora (UPP´s) nas favelas do Estácio, Rio Comprido e Santa Teresa. Ao todo, 636 homens farão patrulhamento na região, sendo 200 praças, 30 graduados e 6 oficiais. A secretaria estuda a possibilidade de a UPP começar a funcionar em um mês.

Foto: Marcos de Paula/AE

Policial militar exibe réplica de fuzil apreendido durante a ocupação do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.

Fonte: Último Segundo

13 Comentários

  1. Olha os “piranhas” do CFN operando “NORMALMENTE” nas favelas do Rio, mas dizem que eles são pesados , grandes e impossíveis de serem empregados nesse ambiente e por isso o EB optou por aquela GAMBIARRA italiana 6×6,SE PROVA, SEM A MENOR SOMBRA DE DUVIDAS, QUE QUEM ENTENDE DE VEICULOS BLINDADOS NO BRASIL SÃO OS FUZILEIROS.

  2. gambiarra??? de onde vc tirou isso amigo?? essa “gambiarra” esta sendo desenvolvidas aqui no brasil e com tecnologia nacional,inclussive a blindagem,pode ter certeza de que o eb vai testar até o talo esses protótipos até serem completamente operacionais,não desmereço a marinha e nem os fuzileiros pois tenho uma enorme admiração por esta tropa da marinha,mais cada uma tem sua doutrina de blindados,e nao tenha duvidas que o exercito sabe muito bem oque esta fazendo!!!!!

  3. verdade jackson, afinal quem vai entender qual é melhor sem nem ter tocado no equipamento, mas como a decisão no Brasil raramente pondera o que será bom a ser empregado e só ve as questões políticas.

  4. deixa de conversa fiada o guarani é mais rapido que ele só de ver se percebe que ele é pesado o guarani é mais leve e rapido se não to engando esse veiculos começaro pelo urutu . e não o oposto que entendia é engesa.

  5. Quando se tem vontade politica as coisas andam,ai está o exemplo.Tomara que não seja fogo de palha e que a continuidade e execução destas ocupações sejam permanentes.

  6. Os caras ja aprenderam a lidar com a nova realidade.Não precisam mais gastarem grandes quantias na compra de armamentos e munições,não precisam gerenciar e manter um efeitivo grande de contenção,não precisam se preocupar em perder o territorio para a facção rival pois a ocupação lhes garante,o trafico segue ligth,sem baixas,sem tiroteios,a comunidade se beneficia e tudo mantido e sustentado pelo estado que não acaba com o problema apenas ameniza-o com paliativos que apenas visam os grandes eventos e auto-promoção politica.Vamos ver se o estado continuara bancando a manutenção das ocupações apos os eventos ou voltaremos a ser uma cidade em guerra.

  7. Bom dia Prezados Senhores Amigos da lista, (Sampa com o maior calor que já ví…a conta de luz será a facada…ar condicionado no máximo)!

    Parabêns a PMRJ e demais corporações de estão no esforço de livrar o cidadão de bem do RJ das garras da marginalidade. Fico feliz de ver também que C2I2 estão funcionando bem. Isto garante melhor aproveitamento de recursos e evita desgaste entre as forças empregadas e os populares da região.
    Quanto ao comentário do senhro Almeida, é desnecessário eu me repetir.
    NOTA: E.M.Pinto como faço para te mandar minha tese de formatura sobre emprego de blindados no Brasil?
    =================================
    CM- Podes me enviar pelo email blog.p.brasil@gmail.com
    terei o maior prazer em recebê-la.
    Grande abraço
    E.M.Pinto

  8. sejam mt benvindos, q tragam melhorias, empregos e cursos , e cursos profissionalizantes p todos,melhorias nas casa e infraestruturas e sem os abusos de autoridades q acontecerem no complexo do alemão e Penha, ora “ainda ” sendo resolvidos…

  9. Blz! Vai separando espaço aí…o barato é mostro. Te dou o texto as imagens não posso mas você encontra na net ou arquivos do PB ou DBr.

  10. Pinto poderia ser colocada a visão dos fuzileiros sobre emprego de blindados,ao meu os maiores especialistas no assunto.

    Claro que sim Jakson, se tiveres material envia para mim que terei prazer em disponibilizar.
    sds
    E.M.Pinto

Comentários não permitidos.