Obama não quer Brasil no Conselho da ONU

http://img.aereoo.com/wp-content/uploads/2010/12/usa-brazil.jpg

Segundo diplomata americano, presidente é contra entrada do País como membro permanente e evitará falar sobre o tema em sua visita em março.

Denise Chrispim Marin

O presidente dos EUA, Barack Obama, não deverá trazer seu apoio à entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente durante sua visita ao País, em março. A Casa Branca e a diplomacia americana trabalham para contornar inevitáveis e constrangedoras perguntas da imprensa e para não prejudicar seu projeto de relançar as relações bilaterais.

Segundo uma fonte do Departamento de Estado, a mudança na posição de Washington é uma possibilidade remota. Seria um “milagre”. Para o governo americano, o Brasil cometeu um “pecado mortal” ao votar contra a resolução do Conselho de Segurança sobre novas sanções ao Irã, em junho.

Posição brasileira. A iniciativa brasileira teria sido mais grave que a insistente busca pelo acordo nuclear com o Irã porque “comprometeu a própria credibilidade do sistema” e deu mostras da contaminação das decisões mais sensíveis de política exterior do País pela personalidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-chanceler Celso Amorim. “Foi uma burrada”, disse a fonte.

Para o Departamento de Estado, ainda não está claro se o governo de Dilma Rousseff, como continuidade da administração Lula, preservará a mesma linha de ação na área externa.

Essa dúvida começará a ser dirimida no dia 23, quando o chanceler Antônio Patriota fará sua primeira visita à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em Washington.

Essa será a primeira oportunidade de diálogo entre EUA e Brasil sobre o passo anterior – a reforma do Conselho de Segurança, que permanece engavetada na ONU.

Fonte:  Estadão

15 Comentários

  1. aos americanos só interessa pais que tenha bomba atomica,poder e que acima de tudo os apoem em seus assasinatos como no iraque,eles tem fome de poder e farão de tudo para se manterem no poder mundial,e o pior que ficarão por um bom tempo,mas seu fim não esta longe.

  2. Os americanos apostaram q o Lula daria com os burros n’água. O Lula saiu de Teerã com um acordo com Irã e Turquia, bola q o Obama lançou pra ele. Só q os falcões nunca quiseram acordo, querem forçar uma guerra como a do Iraque. Nuca vão admitir o contrário, pq Israel rasgaria o verbo.

    Quanto ao CS da ONU, quando o Brasil atingir a posição de 4ª economia mundial, com FAs competentes e liderando uma UNASUL sólida, eles vão se sentir forçados a mudar. Como manter a Inglaterra e a França num cenário q eles são coadjuvantes? Tempo ao tempo, Obama e Ms. Clinton só ficam até 2012…

  3. quem confia em americano e trouxa correção MUITO trouxa e a mesma coisa que acreditar em papai noel só as criançinhas de 3 ou 4 anos e que acreditam, americano só gosta de fazer uma coisa adora botar os outros no cano. vejam os exemplos; saddam hussein confiou neles e se ferrou o mais recente caso para não citar outro o nosso famigeravel presidente egipicio hosnir mubarak serviu fielmente a eles e a esrael agora esta em franca fritura! e ai aquelas criançinhas de 3 e 4 anos que tem lá em brasilia e outras partes do brasil querem comprar caças da boeing. vão se ferrar!

  4. O Brasil tem algo extremamente incomodo aos EEUU e à europa ocidental. O Brasil é a terceira maior democracia do mundo. Quando o Brasil discorda deles, faz as pessoas pensarem: “então, haveria outra forma de fazer ou conduzir esta ou aquela questão?”. Se o Brasil pensa diferente deles, não podem dizer que é porque o país é comunista, ou bolivariano, ou islâmico, ou negro, ou asiático, ou qualquer outro designativo discriminatório que são a rotina da diplomacia estadunidense. Os europeus que pensam um pouquinho diferente, os franceses, são tratados por “esnobes”, na falta de qualquer outro argumento discriminatório “razoável”.

    O Brasil tem autoridade moral. Isto é um incomodo terrível! É muito mais do que os EEUU podem suportar: portamos uma outra verdade que pode se mostrar “verdadeira”. Os EEUU, no entanto, não podem enxotar quem queira ajudar a “pagar a conta”. A conta está pesada para os EEUU e continuará por algum tempo. Se os EEUU passarem do estágio de “não gostar” para o de “não querer” o Brasil no Conselho de Segurança (CS), basta o Brasil devolver o Haiti e/ou fazer um furo no dique que contem o “bolivarismo” de se espalhar pelo quintal dos gringos. Honduras foi exatamente essa delimitação de “fronteiras”. Eles vão se lembrar instântaneamente como é caro mandar no mundo todo, sozinhos. Não há nada romantico no que digo, não estou falando de coisas morais, estou falando de “realpolitik”.

    A questão para o Brasil, diferentemente, da Alemanha ou , recentemente da Inglaterra, é que o multiculturalismo (e seu espelho politico, o multilateralismo), não é uma “opção” que pode “dar ou não dar certo”. Não existe a opção do Brasil não ter um olhar multicultural. Somos a maior colonia japonesa fora do Japão, a maior colonia libanesa, fora do Libano, a maior presença de afro-descendentes fora da Africa, a maior colonia de alemães fora da Alemanha, uma das maiores colônias judaicas do mundo… Os presidentes brasileiros nunca se deram conta, mas administram uma ONU inteira. Todos os povos do mundo dentro do territorio nacional e, a cada dia, se misturando (graças a todos os deuses, orixás e enquices) mais e mais. Ser plural é o brazilian way. Quer os EEUU gostem, quer não gostem.

  5. Demorou para tomarmos iniciativa em projetos mais audaciosos. Explico:
    • Somos independentes para fazermos nossa política de defesa, sendo assim queremos o artefato nuclear.
    • Somos nós quem diz o que deve ou não voar com as cores da FAB ou MB, sendo assim que venha o melhor para o momento e depois o melhor para realizarmos a engenharia reversa.
    • O mar territorial brasileiro e suas riquezas são nossos, portanto “pau no pé” de quem não quiser vender o que necessitamos para nossas duas frotas, tem quem quer vender, ainda mais nestes tempos de crise financeira, e que venham as belonaves no mesmo princípio a que se aplica os caças.
    • Por fim não existe guerra sem ocupação de espaço, não importa quão poderosa seja sua força aéria ou sua marinha, sempre haverá necessidade dos “pés de barro” da infantaria (leia-se exército) sendo então isto um fato, passou do tempo de nosso EB ter a mesma dimensão que teve nas guerras de consolidação da nação.

    Quanto ao EUA e o CSO, já disse que politicamente isto seria ótimo, mas não é o fim do mundo não estarmos lá, pelo contrário, para que trazer a fúria do islamismo extremo e radical para nossa idolatrada terra Brasilis? Não vejo razão para dividirmos o custo de mandar tropas ao Afeganistão ou outra parte do Mundo em que os EUA e UK queiram fincar os pés…Dane-se o CSO.

    Ahhhhh é por estas atitudes do governo dos EUA que sempre haverá quem diga que eles querem nos ferrar! É utopia “Xtrema” ou muito ingênuo não crer nas intenções de asfixia geo-política de Washington contra Brasília.

  6. O nosso ex-presidente Lula foi até o Irã cumpriu com o que o Obama pediu depois o mesmo Obama voltou atrás.
    Agora pelo amor de Deus alguém pode me explicar aonde nós erramos nessa? Onde fizemos algo de errado?!
    O Brasil foi traído e tem gente que continua a dizer que nós é que erramos. Pensem direito os EUA não querem ninguém mais na ONU seja Brasil, Índia, Alemanha, Japão ou África do Sul isso só serviria para te mais opiniões lá dentro dificultando suas tramóias. No caso da Índia eles se fazem de grandes amigos e oferecem a vaga, mas sabem que no final das contas a China vai vetar fazendo seu trabalho sujo, mesmo que involuntariamente já que pra China é essencial manter-se como a maior e mais importante nação naquela região pelo maior tempo possível.
    A Dona Dilma mesmo que lambesse os sapados do Obama até fura (coisa que muitos “brasileiros” queriam vê) ele não apoiaria a vaga ao Brasil. Então não adianta ser puxa saco e fazer o que os EUA pendem cegamente, pois isso não nós levará a lugar nenhum se esse tipo de atitude ajudasse o Brasil na época do FHC não teria passado por tantas dificuldades. E pelo contrario foi no governo de “esquerda” que o Brasil cresceu foi nesse governo “anti-EUA” que a taxa de desemprego diminuiu e é hoje e não naquela época de diplomacia ridícula, incapaz, rastejante (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) que o Brasil é fonte de referencia e algum respeito. Os EUA podem não apoiar essa vaga pra nós como já era de se esperar, mas temos o apoio da Inglaterra, Japão, França, Alemanha entre outros não é o suficiente, mas já mostra o grau de influencia de nosso país hoje, e olha é com essa diplomacia do “contra” e não com aquela que alguns querem que o Brasil siga.

  7. A verdade é que esse conselho tem que ser bastante ampliado, tal qual o G-20.

    E essa história de Direito a Veto é lastimável… Já fazem mais de 60 anos… Totalmente anacrônico e caduco!!!

  8. Nunca foram a favor e nunca será. A AL deve continuar sendo o quintal deles. Muito embora para isso o Brasil continue a ter estatus de lacaio mor devido a sua economia, população e extensão territorial.

  9. Toda unanimidade é burra. Os americanos querem um conselho onde o que eles decidirem os outro apoiam sem questionar. A desculpa da vez é que o Brasil cometeu um erro fatal (ficar contra os Americanos),bem… se não tivesse acontecido isso, eles certamente achariam outra desculpa para o não ingresso do Brasil à cadeira de segurança da ONU. Portanto, temos que continuar independentes, mesmo que fiquemos sem a dita cadeira. Aliás, o Brasil deveria se retirar da ONU de vez, porque lá só fazemos o que os ricos ditam.
    Aos gringos do império, vão %¨&*&¨$%¨&*(&¨%$. ABS

  10. Isso é o mesmo que dizer que não quer reforma alguma no CS.

    Quando houver uma reforma(com data decidida pelos EUA) o Brasil será incluído naturalmente. É um dos candidatos óbvios e tudo devido ao excelente trabalho realizado pelo Itamaraty.
    Os EUA sabem disso. Por isso não há qualquer movimento no sentido de se discutir efetivamente a ampliação dos permanentes do CS.
    Não haverá reforma no CS que não tenha a inclusão do Brasil.

  11. O Brasil tem muito problema interno. Como vamos querer resolver dos outros ? Não entendo … Não tem lógica.
    Não conseguimos nem prender os bandidos do RJ.
    Olha,a Nova Era Glacial vai chegar daqui a 10 anos, segundo alguns cientistas, provocada pela mudança da Corrente do Golfo, que não aquecerá mais o Canadá, Norte dos EUA e Noroeste da Europa.
    Esses povos irão para onde ? Austrália, Amazônia, África e outros países sul-americanos.
    Já pensaram nisso ?

  12. O Brasil tem muito problema interno. Como vamos querer resolver os dos outros países ? Não entendo … Não tem lógica. Não conseguimos nem prender os bandidos do RJ.
    Olha,a Nova Era Glacial pode chegar daqui a 10 anos, segundo alguns cientistas, provocada pela mudança da Corrente do Golfo, que não aquecerá mais o Canadá, Norte dos EUA e Noroeste da Europa. Esses povos irão para onde ? Austrália, Amazônia, África e outros países sul-americanos.
    O oceano ficará 40 metros mais baixo, aumentando a áreas dos países não atingidos. O oceano vai entrar no Rio Amazonas, entre outros. Como vai haver mudança na massa da Terra, o eixo dela mudará e surgirão abalos sísmicos e vulcanismo.
    Há uma solução fácil para que tudo isso não ocorra. Tenho um plano muito simples em mente.

  13. E cada coisa que vemos nos camentários, é so os EUA falarem que o Brasil cometeu uma burrada, que a maioria dos brasileiros acredita, isso prova que os brasileiros não confiam em seu próprio país, Os EUA acreditam que nó vamos ser lideres mundiais, por isso tenta nos desacreditar e sabotar de qualquer modo, será que só por que eu nasci no Brasil eu sou pior do que os outros?

Comentários não permitidos.