EUA apoiam diálogo do Egito com Irmandade Muçulmana

Hillary Clinton

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, demonstrou neste domingo que apoia o diálogo das autoridades do Egito com a Irmandade Muçulmana, um dos mais influentes grupos da oposição no país –considerado ilegal pelo ditador Hosni Mubarak. A informação é da agência de notícias France Presse.

As conversações entre o poder e a Irmandade Muçulmana começaram oficialmente hoje, como parte do diálogo nacional convocado pelo vice-presidente Omar Suleiman, para o qual foram convidadas todas as forças políticas, segundo a agência Mena.

Irmandade Muçulmana

O diálogo reúne representantes da Irmandade Muçulmana, do Partido Wafd (liberal) e do Tagammou (esquerda), que fazem parte de um comitê escolhido por grupos defensores da democracia. Estes lançaram o movimento de contestação que exige, desde 25 de janeiro, a saída de Mubarak.

“Desejando preservar os interesses da nação e de suas instituições e ansiosos para preservar a independência do país e sua rejeição de qualquer interferência internacional ou regional em nossos assuntos internos, iniciamos um diálogo para ver se eles estão dispostos a aceitar as exigências da população”, afirmou em comunicado.

A Irmandade mantêm suas exigências iniciais, que incluem a renúncia do presidente Hosni Mubarak, no poder desde 1981.

ALEMANHA

Também hoje, vários deputados dos partidos da coalizão governamental alemã propuseram acolher no país o ditador egípcio, Hosni Mubarak, como saída para a crise no Egito e contribuição a uma solução pacífica da mesma.

Por sua parte, o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Guido Westerwelle, deseja uma nova sociedade da UE (União Europeia) com os países do norte da África, similar à qual o bloco já mantém com a América Latina, Rússia e Turquia.

Elke Hoff, porta-voz parlamentar de FDP (Segurança do Partido Liberal), membro menor da coalizão comandada pela chanceler Angela Merkel, se manifestou a favor de uma rápida saída de Mubarak do Egito com destino à Alemanha, se isso conduzir a uma estabilização da situação no Egito.

“Não se trata de conceder-lhe asilo político”, ressalta no entanto Hoff em declarações publicadas neste domingo pelo “Bild am Sonntag”, no qual se pronuncia em termos similares Andreas Schokenhoff, vice-presidente do grupo parlamentar da União (CDU/CSU), formação liderada por Merkel.

O periódico dominical assegura também que o governo alemão daria todo tipo de facilidades para uma viagem de Mubarak à Alemanha por razões de saúde.

TRANSIÇÃO

Ontem, o ditador egípcio, Hosni Mubarak, se reuniu com seus ministros para discutir o impasse político no país.

Paralelamente, de acordo com o “New York Times”, membros da elite política do país e das Forças Armadas também estão em intensas reuniões para buscar maneiras de iniciar uma transição, sem Mubarak no poder.

Segundo o jornal, citando fontes egípcias e americanas, o vice-presidente Omar Suleiman e as lideranças militares discutiam medidas para limitar a autoridade de Mubarak e possivelmente retirá-lo do palácio presidencial no Cairo sem imediatamente derrubá-lo do poder.

Um governo de transição chefiado por Suleiman começaria então a negociação com figuras da oposição para que hajam mudanças constitucionais e comece um processo de “mudança democrática”, diz o “New York Times”.

Fonte:  Folha

10 Comentários

  1. MUITA GENTE VAI CAIR DO CAVALO DE NOVO,….POR AQUI.
    .
    Se caso o governo do Brasil estivessem dialogando com esta irmandade; muitos por aqui acharia que o Itamarati estaria fazendo outra burrada do mesmo monte com relação ao Irã;que para mim não foi e o tempo é que esta afirmando isto.

    Os Russos que para mim são umas verdadeiras raposas no trato internacional, no modo deles; já estão fazendo um baita acordão com os iranianos,sem falar dos chineses;e depois nós é que somos ingênuos?
    .
    Eu só quero ver quem das menininhas de plantão do capitão américa vai criticar os americanos por isto,eu só espero estes fantoches de meia tijela muita hipocrisia e nada mais.

  2. Uma “media” alternativa, em português!

    http://resistir.info/

    Istambul, o tempo parado e o tempo em movimento , Miguel Urbano Rodrigues, 06/Fev

    Colômbia: Bananas sangrentas , Megan Felt, 05/Fev

    Egito, a aposta no leopardo , Atilio Boron, 04/Fev

    A Revolução prossegue até à realização das reivindicações populares , PCE, 04/Fev

    O Egipto à beira do sangue , Thierry Meyssan, 03/Fev

    Assalto ao “Santa Maria” há 50 anos , Miguel Urbano Rodrigues, 02/Fev

    Pico petrolífero, o pano de fundo da crise egípcia , Gail Tverberg, 01/Fev

    O mito do Estado como “indutor do desenvolvimento” , Demetrio Cherobini, 31/Jan

    Graves assimetrias regionais eternizam-se em Portugal , Eugénio Rosa, 31/Jan

    Um povo desafia o seu ditador , Robert Fisk, 30/Jan

    O relato da bola , Cid Simões, 30/Jan

    O movimento de protesto no Egipto: “Ditadores” não ditam, obedecem ordens , Michel Chossudovsky, 29/Jan

    Manifesto. A todos os que lutam por uma sociedade justa e livre de qualquer tipo de opressão , PCB, 28/Jan

    Tunísia constitui a Frente do 14 de Janeiro , 27/Jan

    Washington face à cólera do povo tunisino , por Thierry Meyssan, 26/Jan

  3. Agora é a hora do tal “apoio”. Querem o fantoche do Suleiman. Se o Suleiman , depois não quizer sair, volta tudo à estaca zero.E os gringos querem mantê-lo no poder até as próximas eleições em setembro , ganhar tempo para acharem um outro laranja.
    Entra em cena Israel , USA , de um lado. Do outro Hesbolah , Irmandade , Irã.
    E Ameracno pensa que ainda apoia alguém?

  4. Mubarak vc se esqueceu de um velho provérbio árabe que diz:

    “Quem ocupa o poder tem metade das pessoas contra si… isto, se ele for justo.”

    Presidenta Dilma,o Obama vem ao Brasil,vc tem nas mãos um poder de barganha incrível,com essa crise no O.M,seja sábia e peça e bem que eles vão dar.

  5. Mt cínismo, estão e sem opção, quem tomar o poder vai ser “apoiado” por ianks/judeuSS, felizes estão os Palestinos e vão ficar ainda mais,é de GAZA q vai sair a revolta q vai expusar os JudeuSS das terras Palestinas…quem viver verá.

Comentários não permitidos.