Brasil atrapalha no Oriente Médio, diz relatório dos EUA

Clifford M. Sobel

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
DE SÃO PAULO

A diplomacia americana encarava com desprezo as tentativas do Brasil de conquistar mais influência no Oriente Médio, segundo telegramas diplomáticos vazados pelo WikiLeaks.Em despachos enviados a Washington entre abril de 2004 e dezembro de 2009, a embaixada americana caracterizou a política brasileira para a região como “mão pesada”, “desajeitada”, cheia de “generalidades anódinas” e “sem profundidade”.

Os telegramas menosprezam a eficácia das duas cúpulas América do Sul-países árabes já realizadas.

A terceira aconteceria no dia 12 de fevereiro, no Peru, mas deve ser adiada por causa das turbulências no Egito.

“Até agora, as iniciativas do Brasil para o Oriente Médio são, na melhor das hipóteses, desajeitadas, e as declarações do governo brasileiro sobre questões-chave para a região atrapalham as negociações.”

Essa análise, de julho de 2008, consta em um despacho do então embaixador americano em Brasília, Clifford Sobel.

No mesmo telegrama, os americanos listam iniciativas do governo brasileiro para a região consideradas “prejudiciais”. Entre elas estão críticas do ex-chanceler Celso Amorim a Israel e aos EUA e declarações sobre o programa nuclear iraniano.

“As políticas prejudiciais e declarações equivocadas do Brasil sobre a região atrapalham a política dos EUA no Oriente Médio”, diz o texto.

O documento diz ainda que o Itamaraty “subestimou as sensibilidades feridas por sua diplomacia mão pesada, mas não quer admitir que a cúpula e a visita de Amorim à região podem minar o processo de paz”.

Outro despacho descreve uma conversa do atual chanceler Antonio Patriota, então chefe de gabinete de Amorim, com Sobel.

O embaixador americano pediu que o Brasil discutisse com os EUA suas iniciativas para a região. A resposta de Patriota teria sido que o Brasil “não precisa de permissão” dos EUA para conduzir sua política externa.

RABINO

Às vésperas de uma das cúpulas, o embaixador americano se reuniu com o rabino Henry Sobel. O rabino teria dito na ocasião que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “antissemita”.

Em outros telegramas vazados pelo WikiLeaks, diplomatas americanos dizem que “as banalidades cheias de clichês do governo brasileiro mostram que eles [diplomatas brasileiros] não entendem o Oriente Médio. Só engrossam o coro anti-Israel”.

Os americanos também relatam ceticismo na diplomacia árabe. Segundo um diplomata egípcio, as cúpulas América do Sul-países árabes e o envolvimento brasileiro no processo de paz “são tentativas transparentes do Brasil de fortalecer sua candidatura ao Conselho de Segurança da ONU”.

Fonte:  Folha

47 Comentários

  1. para muitos analistas internacionais, os EUA atrapalham no OM.

    E, de certo modo, a PAX-americana para o OM está vazando água faz tempo. Foram muitos erros sucessivos, a começar pelo erro maior de invadir o Iraque.

    abraços a todos

  2. Eles, dizem que trapalham mas, muitos países, gostam do Brasil por causa da diplomacia Brasileira, e os EUA simplesmente tem inveja, pois aonde eles tocam ficam podre, e eles sabem que o Brasil sabe ser bom diplomatico.
    A unica coisa que os EUA sabe é mandar bala nos países miseraveis.Somente nos miseraveis, pois quando pegaram um pais um pouco melhor perderam a guerra e sairam com o rabo entre as pernas.VIETNÃ

  3. São análises provincianas. Se não apoia a agenda americana – a de intimidar o Irã e de continuar a dar sinal verde para que Israel explore os palestinos -, então dizem que a diplomacia é ineficiente. Se apoiasse a agenda americana, presumo que pensariam diferentemente. E o engraçado é que o jornalão em pauta, a Folha de São Paulo, considera como representativa da opinião do mundo árabe a avaliação de um diplomata do Egito, um país que, como neste momento se sabe bem, está sob um governo cliente dos EUA.

  4. Em minha humilde opinião, este relatório norteamericano exprime o mais próximo da verdade que tenho visto até aqui. Infelizmente o brasileiro comum é desprovido de uma característica própria de povos desenvolvidos: a autocrítica. A humildade em reconhecer suas falhas. Povos socialmente (e, por conseguinte, econômica e culturalmente) atrazados (como o latinoamericano e, em particular, o brasileiro) tem como característica comum a vaidade e a prepotência. Desprezam valores morais essenciais ao nosso desenvolvimento intelectual. Nota-se o hábito corrente de menosprezar alertas e avisos de quem comprovadamente tem mais experiência, no caso, a diplomática. Isto posto, deve-se convir que nossos adversários social e economicamente desenvolvidos nada tem a temer de um “povo inferior” como o nosso… Um povo assim sonha em liderar o Mundo… Vive nesse mundo de fantasia… E que de fato nunca sairá de sua posição. Eles debocham e riem de nós, com muita razão! No lugar deles, eu faria o mesmo.

    Àquele que sentir o sangue ferver de revolta por essas palavras minhas, eu direi que reflita e analize friamente a situação. Não disse que nosso povo é geneticamente inferior. Nossa mentalidade, frente aos povos progressistas, é que É inferior…

    Te manca, Brasil.

  5. A visão dos EUA para com Israel é como aquela mãe que vê filho marchando fora do compasso e diz que toda a tropa está marchando errado, menos o filho dela. rsrsrs….
    -É a velha frase batida do Georg W Bush: Quem não está conosco é contra nós! – Se a opinião de outro não e a mesma deles, então está atrapalhando. Que bom que os pés do gigante de barro está desmanchando.

  6. O pior é ter que admitir que, em parte, o relatório vazado pelo wikileaks procede. Lula antissemita? risível, exagero histérico talvez. No mais, acertou em cheio pois a diplomacia brasileira para o O.M foi tão somente uma infeliz colagem de clichês obsoletos e bordões vencidos relacionados à velha retórica terceiro mundista de unir os mais fracos(na visão da C.A e M.A.G, os pobres países árabes violentados e oprimidos “peluzamericanú e pelussionistas maus”) além dos velhos equívocos de sempre de tentar travestir terroristas como se fossem “grupos de resistência” e regimes fascistas como “antiimperialistas”.Que dizer então da tentativa da diplomacia brasileira de inserir na mesa de negociações do conflito palestino-israelense os “amigões” Sírios e iranianos? Ou então do patético teatro do acordo nuclear de Teerã. Aliás, falando nesse último,quem estudou ou estuda história percebe como é notável a semelhança do mesmo com o acordo de Munique de 1938. Basta trocar Lula por Neville Chamberlain e Ahmadinejad por Adolf Hitler.

  7. Eu tenho a impressão que o Brasil não tem planos/projetos nenhum para o Oriente médio, por isso que os americanos estão tão perplexos conosco, aliás, o Brasil deve estar se baseando em algum desenho da XUXA, onde o mal vai vencer o bem, ou seja, o Irã ( que seria o bem) vai vencer o grande demônio maligno americano, e o Brasil vai ser a vaselina para este processo….. Bom, a vaselina eu sei bem onde por na diplomacia Brasileira…. Lastima….

  8. É meu caros,
    ….rabino Henry Sobel. O rabino teria dito na ocasião que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “antissemita”.

    DA PARA CONFIAR????. E EU QUE TINHA ADMIRAÇÃO PELO SOBEL,
    mesmo quando o mesmo afoi pego roubando gravatas em new york, imaginem o quanto o judaismo seja salafrárismo !
    Abs

  9. O PRESUNÇOSO NA POLÍTICA EXTERNA AMERICANA.
    .
    .
    É,…. realmente estamos vendo quem fez e faz lambanças no oriente médio,é só vê os últimos acontecimentos por lá;os palestinos que o digam.
    Até recentemente, um político ou diplomata judeu, fez críticas da capacidade dos EUA com relação a esta crise do Egito.
    .
    No caso do Brasil, tem como uma explicação os erros de um principiante que quer acerta,com boas intenções.
    .
    Já no caso dos americanos,que estão a tanto tempo lá tentando resolvê-los e não conseguem?
    Só depois de 30 anos reconheceram que apoiavam uma ditadura e é isso que este imbecil chama o exemplo de profissionalismo de política externa.
    Se é que realmente eles não tenha desde o início boas intenções para aquela região;e é no que eu mais acredito.
    .
    Já este funcionário publico americano, que no passado chamou o SBN de elefante branco;vê realmente em suas análise,que há uma carga muito grande de preconceito sobre o Brasil;basta vê que tipos de pessoas com quem eles se relacionava aqui no Brasil.
    .
    Realmente ele imbeciliza qualquer diplomacia;afinal ele era o representante do governo americano no Brasil.Rsrsrsr….e tem gente que o acha genial.Hahahahha…….!

  10. Henry Sobel, não é o ladrão de gravatas? Por favor não nos pese pela sua balança. Acho que o Brasil não deveria se envolver no oriente médio, não pelos motivos citados, mas porque nada ali nos interessa. Os países não devem ser motivados por amizades, mas por interesses.

  11. a resposta de Patriota que o Brasil “não precisa de permissão” dos EUA para conduzir sua política externa dá até pra desconfiar, porque o próprio Sobel diz que o Patriota é uma pessoa confiável dos EUA, já que o mesmo tem uma esposa americana e morava nos EUA.

  12. ” Brasil “não precisa de permissão” dos EUA para conduzir sua política externa” O Brasil é soberano e perfeitamente capaz de conduzir a política de paz no O.M ! ao longo da sua história o Itamaraty acumula inúmeros acertos! É MELHOR O MUNDO SE ACOSTUMAR O BRASIL ESTARÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE EM BUSCA DE SEU ESPAÇO !

  13. O problema do Oriente Médio são os EUA e as outras potências. Só fizeram merda! Agora o Egito demonstra mais uma vez a incompetência dos EUA como ator na região.

  14. A discimulada diplomacia americana visa apenas o interesse Sionista.
    Se não ouvesse as intervenções do Brasil nos acordos com o Irã,com certeza uma guerra já deveria ter explodido no Oriente médio!
    E quando o ladrão de gravatas disse que lula é ” antisemita ” é risivel mesmo.Agora qualquer um que não apoie os interesses israelenses é antisemita… :S

  15. é impressionante tamanha ignorância dos americanos e de algumas pessoas que postaram seus comentários. auto critica? bem vence o mal? não a nada que nos interesse fora da AS? por favor povinho tenham dó, no mais o post só mostra que o interesse dos americanos para o Brasil é mais um submisso no sul para lhe fornecer matéria prima, dinheiro e ser uma ponte de lançamento, sem direito a opinar ou reclamar em qualquer coisa.

  16. E isso, tem alguma importância, o que eles acham ou deixam de achar. Temos que trilhar o nosso próprio caminho, porque será que eles apoíam um acento permanente no Conselho de Segurança da ONU para a India?

  17. Depois de anos de insucesso americano no oriente médio, o Brasil tem o dever de ajudar aqueles países a encontrar o caminho da paz. O diplomata americano está errado.

  18. Esse tal de rabino Henry Sobel não é o mesmo que pegaram roubando gravatas em uma loja de Miami? Baita moral…

  19. O problema é que a intervenção do Brasil no O.M teve como pressuposto tão somente tumultuar. Como disse alguém mais acima o Brasil não possui qualquer política para a aquela região e suas intervenções, bem ao estilo da retórica ultrapassada de M.A.G, possuiam como objetivo tão somente engrossar o coro anti-EUA e anti-Israel. Nesse espírito surgiu como oportunidade única a adulação ao regime fascista iraniano, culminando com a recepção calorosa dada por nosso ex-presidente ao celerado Adolfinejad e o acordo de Munique versão 2010.

  20. O menino que ganhou um carrinho de plastico ainda não aguenta pegar um carrinho de mão e ja pensa em ser locomotiva do trem do lodo da humanidade.Faz primeiro o dever de casa Brasil e se faz justo e igual para os seus antes de querer fazer isso para os outros.

  21. Acho certo que o Brasil atrapalhe no OM. O país passou a fazer duras criticas ao governo de Israel, apoiando ate um país inimigo que prega a destruição de Israel. Como ajudar nos conflitos da região, sendo critico do protagonista da região?

  22. Estamos a ver a politica que os americanos tem para o Oriente Médio.
    Estamos a ver a politica do defensor da liberdade e da democracia, ou sera da liberdade de usar calça jeans, ouvir JUSTIN BIEBER.
    Eles tem politica Acertiva para o O.Médio. Há _ Há…..
    ======
    Caros o Brasil tumultuou a politica americana no O.Medio
    UAU!!!!!!!
    Nois não sabe nada, nois não é nada, nois tem que ser primeiro para depois…….
    Te cala Brasil….assumi tuas MAZELAS, que os EUA é a PERFEIÇÃO..UAU!!!!
    PARA OS QUE ACHAM QUE O BRASIL DEVE SE ALIAR AO EUA http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ
    É ASSIM QUE SE TRATA LAMBE BOTAS

  23. O título está implícito: na verdade seria “Brasil atrapalha interesses americanos e isralenses no Oriente Médio”. Vindo dos EUA pessoal, a palavra interesse deve sempre ser considerada.
    Ninguém nasce sabendo: o fato do Brasil ser inexperiente em crise política internacional não justifica dizer que a poítica internacional do país atrapalha. Ainda mais quando o “prejudicado” é o interesse americano.
    Acho desconexos os comentários do Antônio Salles exaltando os EUA como um país que não erra (os EUA tem “A humildade em reconhecer suas falhas”?). De que adianta, Antônio, ser desenvolvido se o americano só faz lambança. Este povo progressista que vc defende é desenvolvido de tal forma ás custas de exploração das camadas humildes do mundo que governam, como o brasileiro, africano etc. Seu comentário não está de todo errado em relação ao povo brasileiro, mas existem valores nacionais como a paz que os americanos não tem. E isso vc não considera.

  24. Por que aqui nesse Blog as pessoas comentam os comentários de outros?:S

    Por favor pessoal,vamos comentar a notícia e nao os comentários!!!

  25. quem atrapalhja a paz no oriente medio? lá a uma profecia que sempre avera guerra,e aos americanos,ingleses,enfim ao famoso g-8 a paz não interessa ,para eles é bom que o mundo arabe seja turbulento,só os burros dos arabes não sabem disso.já imaginaram o mundo arabe unidos,eles tem a energia do mundo,a maior riquesa,e o resto do mundo é dependente deste petroleo,como são burros os arabes,ao inves de ficarem se matando deveriam de se unir,pararem de se matar com homens bombas,que tem um misterio no meio disto tem,alguma coisa a ver com os que enlouquesem nos estados unidos e saem matando todo mundo.

  26. A opiniao dos eua nao e propria mas sim do maior lobista do senado americano , o proprio estado de israel! E como ja disse Benjamin Netaniahu: Os eua controlam o mundo e nos , bem nos controlamis os eua . E segurem suas gravatas senhores!!!!!!!!!! Que mundo e este!!!!!!

  27. Repito! Não temos nada a ver com o OM. Deixem aquela gente em paz! Nós aqui vivemos em paz, sejam árabe, hebreus, xiitas ou qualquer outra raça. Foquemos nossa atenção a África continente rico e inexplorado. Estamos dando bobeira e a China está “metendo nas costas do Brasil” por aquelas bandas…

    Que o OM e seus povos se entendam, são o berço da humanidade e sabem se virar sozinhos. Se os EUA, UK, Rússia e sabe mais quem gosta daquele lugar que fiquem por lá! Nem os de lá querem ficar por lá…porque então temos de ir para o Líbano ou pior ainda se meter com Irã e seus xiitas extremos, com Israel e seus líderes que ao seu ver somente aquela nação tem direito a terra, ou ainda os árabes que somente querem levar vantagem em tudo (vide os Moabitas e os Hebreus dos tempos AC).
    Vamos como disse o 1maluquinho, fazer a lição de casa, tirar a trave de nosso olho e depois limpar os ciscos dos olhos dos outros (se é que eles querem).

  28. Americanos são o cancer do mundo,querem o mundo todo a seus pés,eles acham que são o único povo com direito a tudo,os outros que se lasquem,depois de tudo que está acontecendo e ainda vai acontecer,eu passo a concordar com os vietnamitas que os chamavam debochadamente de tigres de papel.Brasil com S,acima de tudo.

  29. os estados unidos estao enfiados no oriente medio ha decadas e nada ali parece melhorar. e alguns dizem que o brasil é imconpetente, atrapalha etc…é mole??!!

  30. KKKK eles oferecem o F18 por que a industria bélica deles precisam vender e muito para não afundar,pois gasta demais e outra coisa assim eles nos tem na mão.

  31. Sobel está gagá, foi muito emportante para nossa democracia, esse seu desviu não apaga seu passado… No entanto, é passado!!!

Comentários não permitidos.