Wikileaks: EUA concordam em contar à Rússia sobre segredos nucleares do Reino Unido

http://www.abbeylocks.co.uk/wordpress/wp-content/uploads/2009/12/us-russia-begin-talks-on-cyberspace-security-2009-12-14_l.jpgSugestão: Rafael
.
Informações sobre cada míssil Trident que os EUA fornecem à Grã-Bretanha serão passadas à Rússia como parte de um acordo de controle de armas a ser assinado por Barack Obama na semana que vem.
.
Analistas de defesa clamam que o acordo pode minar a política britânica de recusar-se a confirmar o tamanho exato do arsenal nuclear do Reino Unido.
.
O fato de que os americanos usaram segredos nucleares britânicos como elemento de barganha, verte mais luz sobre o dito “relacionamento especial” [entre EUA e Reino Unido], que, em comunicações diplomáticas dos EUA obtidas pelo site da Wikileaks, é com frequência mostrado como um compromisso unilateral.
.
Detalhes das conversas tidas por trás das cortinas estão contidos em mais de 1400 documentos da embaixada dos EUA publicados até hoje pelo Telegraph, incluindo quase 800 documentos enviados desde a Embaixada de Londres, que foram postados online hoje. Os documentos também mostram que:
.
– Os Estados Unidos espionaram funcionários do Ministério do Exterior do Reino Unido, coletando fofocas sobre suas vidas pessoais e relacionamentos profissionais.
.
– Arranjos de compartilhamento de inteligência com os EUA tornaram-se tensos depois de uma controvérsia sobre Binyam Mohamed, um detento na baía de Guantánamo que processou o governo britânico devido à suposta tortura que lá teria sofrido.
.
– David Miliband, membro da Sub-Secretaria de Relações Exteriores do Reino Unido, criticou a Duquesa de York, dizendo que ela não podia “ser controlada”, depois que ela produziu um documentário em segredo para a TV.
.
– Dezenas de milhões de quilos em ajuda humanitária para diversos países foram roubados e gastos em TVs de plasma e bens de luxo por regimes corruptos.
.
A série de mensagens classificadas mandadas para Washington por negociadores americanos, mostram como informações sobre a capacidade nuclear da Grã-Bretanha foram cruciais para fazer a Rússia apoiar o acorddo “New START”, um projeto de tratado entre EUA e Rússia que visa a redução do arsenal nuclear desses dois países.
.
Apesar de o tratado não estar relacionado com o Reino Unido, os documentos vazados mostram que a Rússia usou as negociações para exigir mais informações sobre os mísseis Trident do Reino Unido, mísseis que são manufaturados e mantidos nos EUA.
.
Em 2009, Washington negociou com Londres permissão para fornecer a Moscou dados detalhados sobre a performance de mísseis britânicos. O Reino Unido negou o pedido, mas os EUA entregaram à Rússia os números de série dos mísseis Trident que eles transferem à Grã-Bretanha.
.
O professor Malcolm Chalmers disse: “Isso parece ser significativo porque, apesar de o Reino Unido ter anunciado quantos mísseis possui, não havia como os russos verificarem esse número. Com o tempo, os identificadores únicos proverão a eles outro tipo de dados com que calcular o tamanho do arsenal britânico”.
.
Duncan Lennox, editor da Jane’s Strategic Weapons Systems, disse: “Eles querem descobrir se a Grã-Bretanha tem mais mísseis do que nós dissemos que temos, e ter os identificadores únicos pode ajudá-los”.
.
Enquanto os EUA e a Rússia têm permitido, há bastante tempo, inspeções mútuas de seus arsenais nucleares, a Grã-Bretanha tem procurado manter algum sigilo para compensar pelo tamanho relativamente pequeno de seu arsenal.
.
William Hague, Ministro do Exterior [do Reino Unido], revelou no ano passado que “até 160″ ogivas estão ativadas de modo permanente, mas ele não confirmou o número de mísseis.
.

Fonte: Telegraph

18 Comentários

  1. As relações norteamericanas com a Comunidade Britânica são, de fato, especiais. Que se traduza, segundo as conveniências do Uncle Sam. Históricamente, os EUA procuram sempre ludibriar até mesmo seus primos de língua inglesa (o supercaça Avro, em 1959, é um notável exemplo). Os EUA não tem sócios. Só mantem respeito por quem possui pesado arsenal termonuclear…

  2. Ex Republicas Sovieticas deveriao ver o peso da Russia nisso antes de cai no sonho da Disney dos YANkes atraves da OTAN TREMENDA INLUSAO KKKKKKKKKKKKK

  3. A protegida UK pode não ser tão protegida como achava ser.Quando vemos rivais se lambendo e entregando ao outro aliados o que mais poderemos esperar heim?E tudo isso não é nada de acordo como especulão e sim ajustarem compromissos para isolarem a China e futura coalisão.Mas a Russia não é tola e o posicionamento Russo em um provavel conflito contra o Dragão podera surpreender a muitos.

  4. SÓ QUERO VÊ COMO OS AMERICANOS IRÃO CONVENCER OS CHINESES,FRANCESES,INDIANO E O PAQUISTÃO ENTRAREM NESTE TREM.
    .
    Também só quero vê se a D.Hillary Cliton,tenha coragem de enfrentar a fúria do seu curral eleitoral(os judeus,seus patrocinadores de campanha);a não ser que,o sei Genro(que também é judeu),tenha uma relação complicada com a sogra.
    .
    Há!…. esqueci que Israel não tem bomba atômica.Rsrsrsrs….
    .
    E o Brasil,será que vai vacilar para dizer-lhes um NÃO para assinar aquele nefasto anexo de inspeção nuclear?

  5. UM BODE MARINHO BEM FEDORENTO NOS MARES DO SUL.
    .
    .
    (trecho do texto original:MOTIVOS DA IV FROTA VOLTAR A PATRULAR A AMERICA LATINA).
    .
    (…)A partir do dia 12 de junho a IV Frota dos Estados Unidos volta a patrulhar as águas da América Latina. Nenhuma potência mundial toma uma decisão importante se não há detrás um grande motivo. O especialista em temas de segurança da Universidade de San Andrés Khatchik Der Ghougassian disse ao diário argentino Clarín que há dois motivos principais de tal decisão: os recursos naturais e aparecimento na América Latina de governos chamados populistas .(…)
    .
    ———-(fonte:pravda/geopolítica brasil-06/02/11)
    .
    .
    Como todos nós sabemos,os americanos com a sua política diabólica e hipócrita adora colocar um problema nas mão dos outros e depois aparecem para vender facilidades.
    .
    Tai um exemplo, de uma de muitas formas de utilização do poder da dissuasão militar para barganhar acordos;é um recado para aqueles que acham que nós não deveríamos ter as “bombas”.
    .
    OBS:
    _E.M PINTO,PODERIA COLOCAR NA INTEGRA ESTE TEXTO PARA QUE POSSAMOS ANALISAR AQUI NO PB.-
    .
    abraço.

  6. Quem pode confiar numa raça miserável com esta??? AGORA QUEREM VIR AO BRASIL PARA REQUENTAR AS RELAÇÕES COM O BRASIL. CONFORME NOTICIA ABAIXO, JULGUE SE ISSO É VERDADE!!!
    =======================================================
    Obama não quer Brasil no Conselho da ONU================
    O presidente dos EUA, Barack Obama, não deverá trazer seu apoio à entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente durante sua visita ao País, em março. A Casa Branca e a diplomacia americana trabalham para contornar inevitáveis e constrangedoras perguntas da imprensa e para não prejudicar seu projeto de relançar as relações bilaterais.

    Segundo uma fonte do Departamento de Estado, a mudança na posição de Washington é uma possibilidade remota. Seria um “milagre”. Para o governo americano, o Brasil cometeu um “pecado mortal” ao votar contra a resolução do Conselho de Segurança sobre novas sanções ao Irã, em junho.

    Posição brasileira. A iniciativa brasileira teria sido mais grave que a insistente busca pelo acordo nuclear com o Irã porque “comprometeu a própria credibilidade do sistema” e deu mostras da contaminação das decisões mais sensíveis de política exterior do País pela personalidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-chanceler Celso Amorim. “Foi uma burrada”, disse a fonte.

    Para o Departamento de Estado, ainda não está claro se o governo de Dilma Rousseff, como continuidade da administração Lula, preservará a mesma linha de ação na área externa.

    Essa dúvida começará a ser dirimida no dia 23, quando o chanceler Antônio Patriota fará sua primeira visita à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em Washington.

    Essa será a primeira oportunidade de diálogo entre EUA e Brasil sobre o passo anterior – a reforma do Conselho de Segurança, que permanece engavetada na ONU.

    Fonte:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110206/not_imp675853,0.php

  7. AMIGOS DA ONÇA.
    .
    .
    Roberto_mg;
    Para mim,o pior que possa acontecer, é os americanos barrarem a renovação da ONU,ou de forma bem explícita; chegar e dizerem em um bom inglês, que não aceitam o Brasil no conselho da moribunda ONU e ameaçar melar com tudo;o que é o mais provável,sem hipocrisia,…preto no branco.
    .
    Então, as relações dos dois países terá um rumo que para mim, deveria sempre ter,mostrando para os brasileiros o quanto eles detestam o progresso do Brasil(américa latina como um todo) e provas para isso não faltam;baste vê as inúmeras cachorradas que eles fizeram conosco,e se dizendo que temos com eles uma excelente parceria.-Heheheh…..
    .
    Só QI de jumento para acreditar nesses caras.
    .
    abraço.

  8. Vejam o exemplo acima citado como os EUA tratam seus “ALIADOS” eu citaria também o caso do Egito cujo o Ditador “aliado” norte-americano está sendo ejetado do poder.O cara foi vassalo durante 30 anos,lambeu as botas do Tio Sam e agora terá um fim melancólico.
    Vamos lá amigos compremos o Jurássico F-18 esperando a Vã ilusão de uma compra por parte dos EUA de nossos Super Tucanos.
    Amigos a notícia da IV Frota me preocupa bastante,eu só vejo o cerco fechando sileciosamente ao nosso redor e a plena incompetência da FAB em adquirir 3 dúzia de caças.
    Acho melhor esquecer sobre os caças e focar nos mísseis Terra-ar tipo S-300 ou S-400,pelo exército ,porque 36 caças são insuficientes contra uma esquadra.
    Chuta essa Macumba de FX2 e parte para o FX3 com SU-35 para a FAB e SU-34 para a Mariha.
    Acho que neste atul contesto internacional NAes não são
    melhor possibilidade.Eu na minha falta de modéstia,focaria em Subs e forças aeronavais baseadas em terra(mas para isto temos que mudar nossa constituição),
    36 Su-34 para marinha divididos em 3 bases uma no norte,uma no sudeste e a última no sul.
    A defesa nacional agraece.

  9. Brasuk, concordo com você é bom abrirmos os olhos, 3 duzias de caças de 4ª geração em um tempo de aviões furtivos são o mesmo que nada, e devemos olhar mais para a marinha pois se tivermos a superioridade naval a logistica inimiga fica muito dificil, só descordo em um ponto, 36 Su34 não 36 TU22M que a Rússia esta tentando exportar a muito tempo e nunca conseguiu

  10. lucena, minha dúvida quanto à entrada do BRASIL no Concelho é:- É por votação na Assembleia Geral da ONU? Se for pela Assembleia Geral, acho que eles não podem fazer nada. Se for votação pelo próprio Concelho de Segurança, ai as chances do Brasil são poucas.

  11. Caro Lucena, não estou certo, mas qualquer deliberação feita na ASSEMBLEIA GERAL DA ONU é mais do que no Concelho de Segurança. Na Assembleia, são todos os países votando e não somente um pequeno grupo.

  12. que isso segredos nucleares de nenhum pais,deveria ser usado como barganha,obama pra min e socialista e os conservadores ja sacaram isso.

  13. O mundo é um grande jogo de xadrez, aonde as maiores potências (RÚSSIA, CHINA E EUA) estão como jogadores e as outras nações são simples peças.
    Eles usam a peça até ela estar completamente cercada, sem possibilidade nenhuma de se manter no jogo e depois a descartam e continuam o jogo com outra peça. Essa é a realidade e não é papo de ‘comunista’, de ‘anti americano’ não, por que sou Americano e sim, com orgulho, tenho muito apego as minhas origens, ao meu povo que, assim como o Brasileiro também teve e tem seus altos e baixos, mas não sou hipócrita e cobre os olhos para o que até cego já viu (já dizia Gabriel O PENSADOR)

  14. Hahahaha….os EUA entregam até os lambe saco dos ingleses,isso é mais uma prova do quanto sacanas sao esses americanos..cuidado Brasil eles sao umas ienas!

  15. É “Xtremamente” importante mostrar como os EUA tratam seu parceiros.

    Como aqueles que encaram ser “utopia tupiniquim” o fato de o governo de Washington desejar tomar, aquilo que não podem controlar. O UK é controlado pelos EUA desde 1900 quando começou a ferver o caldo inglês em muitas colônias ultramar, ficando isto mais evidente quando de sua total dependência do EUA na consolidação da vitória na 1ª GM e posteriormente na 2ª GM.

    Ferro nos cachorrinhos de Washington e que o Brasil de Dilma tome cuidado com sua aproximação lasciva, precisamos deles sim, mas não a qualquer custo.

Comentários não permitidos.