Aiatolá Khamenei parabeniza povo do Egito por 'movimento islâmico de libertação'

Alî Hossaynî Khâmene’î

O supremo líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei, parabenizou nesta sexta-feira os povos de Egito e Tunísia pelo que chamou de “movimento islâmico de libertação”. Em seu discurso durante as orações de sexta-feira, Khamenei disse ver um sinal da “consciência islâmica” nos movimentos contra os governos dos dois países. Para ele, os levantes são uma repercussão da Revolução Iraniana de 1979.

– O despertar do povo islâmico do Egito é um movimento islâmico de libertação e eu, em nome do governo do Irã, saúdo o povo do Egito e o povo da Tunísia – afirmou o aiatolá.

O líder supremo iraniano ainda orientou egípcios e tunisianos a se unirem em torno da religião e contra o Ocidente, embora em nenhum dos dois países os movimentos populares contra o governo tivessem características predominantemente islâmicas ou anti-ocidenatais. Outras autoridades iranianas já tentaram vincular a revolta no mundo árabe à Revolução Iraniana.

Fonte:  YAHOO!

11 Comentários

  1. Como é que pode existir pessoas tão fora da realidade!
    Ele está dizendo que apóia a liberdade e a democracia mas ao mesmo tempo quer se unir contra o Ocidente!

    Olhem o que acontece em quem protesta no país dele!

  2. Com essa manifestação de Khamenei, para mim não restam dúvidas de que a Irmandade Mulçumana no Egito está de braços dados com os líderes iranianos para tentar implantar ditaduras islâmicas de estilo persa em outros países do Oriente Médio, incluindo principalmente o Egito, o que seria uma conquista do Islã Radical. Essas manifestações gigantescas que estão acontecendo não são reflexo apenas da falta de oportunidades econômicas de grande parte da juventude egípcia.Tudo isso está sendo coordenado dentro e fora do Egito. E o Irã é um dos principais interessados na queda do governo Mubarak, que é aliado do Ocidente. Se isso acontecer, que o Ocidente se prepare para mais atos de terror perpetrados por regimes hostis à civilização ocidental, como o iraniano. Um Egito com governo fundamentalista islâmico seria um pesadelo para o mundo. Seria mais uma vitória para o radicalismo.

  3. A DITADURA Sionista perdendo poder no Oriente médio.
    Um Egito Islã nao seria o ”demônio” para o mundo,quem pensa assim é um alienado defensor de uma Hegemonia sionista que traz apenas fome e desgraça aos países árabes.
    *
    É claro que o Irã se interessa e muito pela queda de Mubarak,assim,caso entre em conflito com Israel não terá que entrar em guerra com os Egipcios,nem Tunisia e outros Vassalos Sionistas.

  4. CREIO QUE O POVO EGÍPCIO NÃO VAI QUERER UM GOVERNO COMO DO IRÁ, POIS PARA TER UMA DITADURA , SERIA MELHOR FICAR COM MUBARAKI, ELES EGÍPCIOS QUEM MAIS LIBERDADE, DIREITO DE VOTAR PARA PRESIDENTE, TRABALHO , EMPREGO , UM PAIS MELHOR E NÃO UMA DITADURA……

  5. Espero q essas novas democracias produzam estados laicos, sem meter deus no meio, esse sr. e perigoso, apesar dos mesmo ter uma certa razão; vide o seu próprio país . Um pouco de mundanismo , nessa opção de governo faz mt bem. Quem viver verá.

  6. O Egito islâmico não será o demonio para o ocidente e sim para seu povo. Sem liberdade, submetidos a visão mais obscura do Islamismo. Liderados por homens sanguinários. Que fizeram os lideres arabes com o $$ do petróleo? Por que ainda importam mais da metade de seus alimentos? Por que tem tanto medo da democracia e da oposição? A troca de Mubarack por um regime similar ao iraniano, de nada melhorará a situação dos egipcios.

  7. Ernak disse:
    05/02/2011 às 14:50
    ,
    O alienado aqui é você!
    ,
    Eu sou contra o sionismo ao mesmo tempo que odeio a religião islâmica.
    ,
    Quem não gostou, que se dane, e vá morar na Rússia, no Irã ou em Cuba, verão que maravilha é essa porcaria de esquerda comunista.

  8. O que tem saido na “media” portuguesa, não saiu publicado na “mídia” brasileira:

    Egito, a aposta no leopardo , Atilio Boron, 04/Fev

    A Revolução prossegue até à realização das reivindicações populares , PCE, 04/Fev

    O Egipto à beira do sangue , Thierry Meyssan, 03/Fev

    Assalto ao “Santa Maria” há 50 anos , Miguel Urbano Rodrigues, 02/Fev

    Um povo desafia o seu ditador , Robert Fisk, 30/Jan

    O movimento de protesto no Egipto: “Ditadores” não ditam, obedecem ordens , Michel Chossudovsky, 29/Jan

  9. Dia 29 de Janeiro de 2011:

    KHATAMI: A NEW ISLAM-BASED MIDDLE EAST IS BORN ! 1 Week ago Karma: -20
    Obama’s Dilemma: A New Islam-based Middle East is in the making, declared Ayatollah Seyyed Ahmad Khatami in Friday Sermon in Tehran yesterday, the 28th. of January 2011. OBAMA, HILLARY and GATES are in dire straits!

    http://www.memri.org/report/en/0/0/0/0/0/0/4956.htm

    http://www.tehrantimes.com/index_View.asp?code=234865

    posted by Armando Rozário ¹²³ Cabo Frio, Brazil – January 29, 2011

Comentários não permitidos.