IAE/DCTA: avanços em propulsão líquida

http://1.bp.blogspot.com/_Gvpl-DlpdKc/S7-FrNTvepI/AAAAAAAAARI/W3DWNIgTZbI/s1600/Foguete.jpg

O SAMF – Sistema de Alimentação de Motor Foguete – tem como principal função fornecer propelentes ao motor foguete a propelente líquido nas pressões e vazões necessárias para o correto funcionamento do motor.

O SAMF está sendo desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/Subvenção Econômica da FINEP, em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), através da Divisão de Propulsão Espacial (APE). Ele irá compor o primeiro foguete brasileiro funcionando exclusivamente com motor foguete a propelente líquido, o VS-15. O VS-15 possibilitará a realização de ensaios em vôo do Motor Foguete a Propelente Líquido L15, a fim de verificar se o motor corresponde às características de projeto.

O SAMF é composto por dois reservatórios de propelentes, um de etanol e outro de oxigênio líquido, e um reservatório de gás pressurizante, todos fabricados em fibra de carbono para redução de massa. Além disso, possui diversas válvulas que fazem o controle do fornecimento dos componentes ao motor e o abastecimento dos reservatórios, e reguladores de pressão que controlam a pressão dos componentes nos reservatórios.

O projeto do SAMF já passou pela revisão de requisitos de sistema (SRR) e pela revisão preliminar de projeto (PDR). O sistema está em fase de fabricação dos modelos de engenharia dos reservatórios e dos reguladores de pressão e aquisição dos componentes com a finalidade de montagem de um modelo de engenharia do sistema completo para realização dos primeiros ensaios funcionais a frio.

Fonte: IAE/DCTA via Panorama Espacial

.

28 Comentários

  1. Lendo essa matéria acima, até hoje não entendo o gasto de verbas públicas com a sociedade CARACU com Alcântara Cyclone Space.

  2. Espero q agr saia o n VLS tão necessário ao país,sincera/ torço p q td dé certo, + q nunca o BRASIL precisa colocar em órbita geoestácionária , satélites p minitorar n mares e fronteiras. Exito.

  3. Maravilha!!! Não sabia desta. É por aí que se avança realmente. Temos que fazer que nem o Dalton (reengenharia da ogiva americana, a partir de NADA). Não tem outro jeito!

  4. Sinceramente não entendo tanta coisa que acontece !! rs
    Olha, os investimentos na área espacial, tem que partir de um plano diretos, para que não tenhamos investimentos duplos como esta acontecendo no momento. Brasil x Ucrânia, foi elogiada por as mesmas pessoas que questionam hoje a importância do mesmo!! acredito que o dinheiro público em geral tem que ser melhor gasto, temos que fazer investimos mas coordenados, investir em tecnologia local é a saída, mas quando tem um projeto correto e seguro ! Agora o Brasil, tem que pagar carro mesmo, deu bobeira vários anos, e hoje somos dependentes dos Cyclone Ucranianos, pois temos que colocar no espaço Urgentemente nossos primeiros satélites…
    Depois corremos atrás de fazê-lo…

  5. Os Ucranianos já eram, perdemos tempo e dinheiro com eles, pois, antes de nós, eles tem compromisso com a OTAN. que venham os Russos. Que contratemos engenheiros extrangeiros e desenvolvamos tudo aqui. óTIMO FDS. Abs,

  6. O Brasil, após ter sido negado tecnologia de enriquecimento de uranio, inventou sua fórmula própria e hoje a agencia internacional tenta desvendar (espionar) como fazemos, o que negamos. Podemos, da mesma forma, revolucionar a forma de combustivel líquido e nos sairmos melhor que os detentores da tecnologia negada. Manda ver!!!
    Aos gringos do imperio, vao tudo #$%¨&¨%##$%¨&¨$#$%.

  7. segundo li aqui mesmo um vasamento de informação,a ucrania já éra realmente,pois os EUA não querem que o brasil tenha tecnologia de foguetes,e a ucrania tem que pedir a benção ao tio sam,e o ti tiu não dá,e sera quem é o culpado pela explosão que matou nossos cientistas,ummmmmmmmm,o polvo pool sabia,mas infelizmente morreu,e levou com ele muitos segredos.

  8. Os americanos são nossos inimigos, pois não querem que tenhamos a tecnologia de foguetes.
    Vamos nos unir aos russos, chineses, iranianos e coreanos nortistas.

  9. Engraçado como a opinião em relação ao Brasil de alguns aqui muda de um post para outro.
    Em um, é nego falando mal do Brasil até o dedo fazer calo de tanto digitar, ai vem uma noticia boa dessas fica sem ter o que argumentar.
    Isso é para verem que criticar, falar mal não leva a lugar nenhum, se estamos aonde estamos, é por que temos capacidade, planeta a fora tem dezenas, centenas de nações que sonham um dia, daqui a muito tempo estar perto do que o Brasil é hoje e vai ser daqui a alguns anos.

    Brasil Potência!
    Amei-o ou deixe-o

  10. Fernando, sem crítica construtiva não há melhora.
    Por exemplo: Eu não aceito ser governado por políticos corruptos. Quantos políticos corruptos estão efetivamente na cadeia ? Quem ? Gostaria de saber …

  11. A propulsão dos foguetes já está obsoleta. É um sistema perigoso, pois trabalha com altíssima pressão.
    Eu tenho um melhor em mente. Vamos montar um pequeno protótipo para testes ? Custa muito barato, praticamente zero real, se formos fazer nas oficinas das Forças Armadas.

  12. Dandolo
    E o quanto você pesquisou, se informou na hora de votar, se dedicou para avisar seus amigos, parentes e conhecidos sobre o quanto o candidato é ruim e assim NÃO por esse Governador corrupto no poder?
    Oportunidade o povo tem, não é mais um ditadura, todo mundo, acima de de 16 anos tem direito a voto.

  13. E se você tem um projeto Dandolo, o escreva de forma bem explicada em um papel, de preferência com gráficos, imagens simulando suas ideais e já que o custo é ZERO, com um ‘mini’ prototipo e pronto, autentifique no cartório e apresente aos governantes, as universidades.
    Não são os peões aqui que fazem as coisas e se ficar esperando 10 pessoas cairem da arvore querendo te ajudar, você não vai pra frente, tem que ter iniciativa e correr atrás.

  14. Precisamos criar novas tecnologias.
    Temos foguetes de combustível sólido e líquido.
    O que faz o foguete explodir ? Alta pressão.
    Pensei em um sistema que possa trabalhar com menores pressões e ter o mesmo rendimento.
    Vou morrer com todos esses projetos em mente.

  15. Nenhum país é amigo do outro, não se iludam. Os americanos, para nós, são melhores do que os russos e chineses ?
    Ainda não sei dizer.
    Não existe amizade entre países, mas interesses estratégicos e econômicos. Toma Lá Dá Cá entre países.
    Tenho sido um tanto contraditório … Desculpem-me.

  16. Parabéns pelo avanço tecnológico do Brasil, o Brasil precisa se tornar um país independente tecnológicamente mesmo que seja através do intercâmbio de conhecimentos de outros países

  17. Parabéns pelo avanço tecnológico do Brasil, o Brasil precisa se tornar um país independente tecnológicamente mesmo que seja através do intercâmbio de conhecimentos de outros países, se necessário.

Comentários não permitidos.