Após tragédia no Rio, ministro anuncia a criação de força nacional de resgate

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/01/AcionamentoFriburgojan116.jpgSugestão: Gérsio Mutti

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (4) a criação de uma Força Nacional de Resgate do SUS, uma equipe que deve reunir profissionais especializados no atendimento a vítimas de desastres naturais, como o ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro na primeira quinzena de janeiro, quando mais de 800 pessoas morreram.

Segundo ele, a proposta é formar a equipe tomando por base os cerca de cem servidores do ministério que participaram de ações semelhantes, além dos profissionais de saúde dos hospitais universitários federais e das Forças Armadas. “Esperamos contar ainda com a parceria dos Estados e municípios para consolidar no Brasil, de forma profissional, uma grande equipe nacional de resgate do SUS”, acrescentou.

O anúncio foi feito durante solenidade de entrega de 42 ambulâncias. Desse total, 20 foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências no Rio. Os veículos foram recebidos pelas secretarias municipais de saúde de 34 cidades, incluindo Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, as mais atingidas pelas chuvas do começo do ano.

Além de doar as 20 ambulâncias que atenderão a região serrana do Rio, o governo federal antecipou a implantação do Samu-192 nas áreas afetadas pelas chuvas. O valor total investido na compra dos 20 veículos foi de R$ 2,75 milhões, além de repasse mensal de custeio de R$ 340 mil. O envio das ambulâncias foi acordado entre os governos federal e estadual para atender demandas emergenciais.

Fonte: Uol

9 Comentários

  1. Tanto faz se decidiram agora ou deveriam ter decidido após a calamidade em SC. A verdade é que vai ficar só no papel. Se houver liberação de verbas, podem acreditar, não írá para onde necessita.
    Já existe a defesa civil, o corpo de bombeiros é só dar condições materiais e suporte para que possam trabalhar em conjunto e ao mesmo tempo os politicos fazerem a sua parte, administrar, legislar em prol da população que os elegeram e não ficar desviando verbas ou CONTINGENCIANDO, que foi muito bem feito pelo LULA,no palanque prometia verbas para os desabrigados e necessitados e por traz a verba nunca era liberada.
    Criar uma força nacional é discurso de politico. Vejam a Força Nacional…qual resultado positivo que ela trouxe.Era mero instrumento de força militar do Tarso Genro.
    Infelizmente não é assim que vamos resolver os problemas atuais e futuros.

  2. Não seria melhor tirar os moradores das áreas de risco????

    Essa “solução” não vai resolver o problema de fato. O que deveria existir é algo como foi comentado, uma série de protocolos entre defesa civil, polícia civil e militar, bombeiros e até exército, que seriam acionados em caso de alerta de temporais, terremotos, incêndios, quedas de aviões, etc. Ou seja, deixar de existir o “improviso” e sim uma série de respostas prontas para serem acionadas em casos de desastres naturais ou não.

    []’s

    []’s

  3. Já se gasta tanto com as Polícias, Bombeiros e Forças Armadas. Pra que jogar dinheiro fora desnecessariamente ?
    O Brasil é um país rico ? Tanta gente passando necessidade … Menos um ponto para o Governo Dilma.

  4. Dandolo, exactamente, o brasil EH um pais rico, muito rico, mais rico que paises como Canada e Australia, mas com uma pequena diferenca, corrupcao. Ai se ve gente passando fome mesmo, simples assim.
    Concordo com o Leandro Mendes, nosso bom e velho governo brasileiro soh resolve fazer algo quando o mundo inteiro ta olhando: Rio de Janeiro tem guerra? Com olimpiadas tem mega operacao no morro. Rio de Janeiro tem desastre? Com olimpiadas se faz o Super SUS Nacional…

  5. Eu acho q é tudo enrolação pra desviar verba! Brasileiro é burro, tem mania de remediar as coisas! Vamos prevenir, educação é o caminho, e n~~ao é a curto prazo q veremos resultados! O povo brasileiro é imediatista, quer saber só do presente, por isso nao teremos futuro! Agora vai parar tudo de nvo, tem carnaval né! ae depois do carnaval para tudo pq tem brasileirao, libertadores…vendo libertadores e ainda somos colonia! Seria comico se não fosse tragico!

Comentários não permitidos.