O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (4) a criação de uma Força Nacional de Resgate do SUS, uma equipe que deve reunir profissionais especializados no atendimento a vítimas de desastres naturais, como o ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro na primeira quinzena de janeiro, quando mais de 800 pessoas morreram.
Segundo ele, a proposta é formar a equipe tomando por base os cerca de cem servidores do ministério que participaram de ações semelhantes, além dos profissionais de saúde dos hospitais universitários federais e das Forças Armadas. “Esperamos contar ainda com a parceria dos Estados e municípios para consolidar no Brasil, de forma profissional, uma grande equipe nacional de resgate do SUS”, acrescentou.
O anúncio foi feito durante solenidade de entrega de 42 ambulâncias. Desse total, 20 foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências no Rio. Os veículos foram recebidos pelas secretarias municipais de saúde de 34 cidades, incluindo Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, as mais atingidas pelas chuvas do começo do ano.
Além de doar as 20 ambulâncias que atenderão a região serrana do Rio, o governo federal antecipou a implantação do Samu-192 nas áreas afetadas pelas chuvas. O valor total investido na compra dos 20 veículos foi de R$ 2,75 milhões, além de repasse mensal de custeio de R$ 340 mil. O envio das ambulâncias foi acordado entre os governos federal e estadual para atender demandas emergenciais.
Agora? era pra ter feito isso depois do que aconteceu em SC
concordo plenamente Leandro, mas na verdade como esses desastres ocorrem quase que anualmente deveria existir a muito mais tempo.
Vai gastar dinheiro desnecessariamente.
Absurdo !
Antes tarde do nunca, estamos aprendendo.
Tanto faz se decidiram agora ou deveriam ter decidido após a calamidade em SC. A verdade é que vai ficar só no papel. Se houver liberação de verbas, podem acreditar, não írá para onde necessita.
Já existe a defesa civil, o corpo de bombeiros é só dar condições materiais e suporte para que possam trabalhar em conjunto e ao mesmo tempo os politicos fazerem a sua parte, administrar, legislar em prol da população que os elegeram e não ficar desviando verbas ou CONTINGENCIANDO, que foi muito bem feito pelo LULA,no palanque prometia verbas para os desabrigados e necessitados e por traz a verba nunca era liberada.
Criar uma força nacional é discurso de politico. Vejam a Força Nacional…qual resultado positivo que ela trouxe.Era mero instrumento de força militar do Tarso Genro.
Infelizmente não é assim que vamos resolver os problemas atuais e futuros.
Não seria melhor tirar os moradores das áreas de risco????
Essa “solução” não vai resolver o problema de fato. O que deveria existir é algo como foi comentado, uma série de protocolos entre defesa civil, polícia civil e militar, bombeiros e até exército, que seriam acionados em caso de alerta de temporais, terremotos, incêndios, quedas de aviões, etc. Ou seja, deixar de existir o “improviso” e sim uma série de respostas prontas para serem acionadas em casos de desastres naturais ou não.
[]’s
[]’s
Já se gasta tanto com as Polícias, Bombeiros e Forças Armadas. Pra que jogar dinheiro fora desnecessariamente ?
O Brasil é um país rico ? Tanta gente passando necessidade … Menos um ponto para o Governo Dilma.
Dandolo, exactamente, o brasil EH um pais rico, muito rico, mais rico que paises como Canada e Australia, mas com uma pequena diferenca, corrupcao. Ai se ve gente passando fome mesmo, simples assim.
Concordo com o Leandro Mendes, nosso bom e velho governo brasileiro soh resolve fazer algo quando o mundo inteiro ta olhando: Rio de Janeiro tem guerra? Com olimpiadas tem mega operacao no morro. Rio de Janeiro tem desastre? Com olimpiadas se faz o Super SUS Nacional…
Eu acho q é tudo enrolação pra desviar verba! Brasileiro é burro, tem mania de remediar as coisas! Vamos prevenir, educação é o caminho, e n~~ao é a curto prazo q veremos resultados! O povo brasileiro é imediatista, quer saber só do presente, por isso nao teremos futuro! Agora vai parar tudo de nvo, tem carnaval né! ae depois do carnaval para tudo pq tem brasileirao, libertadores…vendo libertadores e ainda somos colonia! Seria comico se não fosse tragico!