Defesa & Geopolítica

Após tragédia no Rio, ministro anuncia a criação de força nacional de resgate

Posted by

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/01/AcionamentoFriburgojan116.jpgSugestão: Gérsio Mutti

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (4) a criação de uma Força Nacional de Resgate do SUS, uma equipe que deve reunir profissionais especializados no atendimento a vítimas de desastres naturais, como o ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro na primeira quinzena de janeiro, quando mais de 800 pessoas morreram.

Segundo ele, a proposta é formar a equipe tomando por base os cerca de cem servidores do ministério que participaram de ações semelhantes, além dos profissionais de saúde dos hospitais universitários federais e das Forças Armadas. “Esperamos contar ainda com a parceria dos Estados e municípios para consolidar no Brasil, de forma profissional, uma grande equipe nacional de resgate do SUS”, acrescentou.

O anúncio foi feito durante solenidade de entrega de 42 ambulâncias. Desse total, 20 foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências no Rio. Os veículos foram recebidos pelas secretarias municipais de saúde de 34 cidades, incluindo Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, as mais atingidas pelas chuvas do começo do ano.

Além de doar as 20 ambulâncias que atenderão a região serrana do Rio, o governo federal antecipou a implantação do Samu-192 nas áreas afetadas pelas chuvas. O valor total investido na compra dos 20 veículos foi de R$ 2,75 milhões, além de repasse mensal de custeio de R$ 340 mil. O envio das ambulâncias foi acordado entre os governos federal e estadual para atender demandas emergenciais.

Fonte: Uol

9 Comments

shared on wplocker.com