Obama quer explorar Pré-Sal e enviar Tecnologia Militar ao Brasil

Sugestão: Gérsio Mutti
Parceria com EUA prevê venda de armas e tecnologia ao Brasil.
O homem que o presidente Barack Obama ouve para assuntos de segurança nacional propõe ao Brasil uma parceria estratégica. Os Estados Unidos participam da exploração do pré-sal, o Brasil compra lá as armas que quiser, e com transferência de tecnologia.
Em entrevista exclusiva ao “Jornal da Globo” (JG), o general James Jones, assessor de Segurança Nacional de Barack Obama, defende a presença de militares americanos na Colômbia, e diz que Hugo Chávez está se tornando uma preocupação.
O terno e a gravata não escondem que James Jones Junior foi militar por mais de 40 anos, e na hierarquia americana um dos mais importantes militares: comandante dos Marines, a tropa mais aguerrida dos Estados Unidos.
http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2009/08/pre-sal_info.jpg
Ele é do tipo durão que prefere falar suave, mesmo quando as palavras são grandiloquentes.
Parceria estratégica, é como o general define a cooperação que Washington pretende com o Brasil no campo energético, uma parceria para tentar resolver os problemas energéticos globais.
Mas o governo brasileiro entendeu a parceria estratégica proposta pelos EUA? O general responde sim, tem falado com frequência com Dilma Roussef, com o ministro das Minas e Energia, com a Petrobras. As conversas tem trazido progressos. “Estamos sincronizando nossas políticas com objetivos de longo prazo para as necessidades de energia americanas”, ressaltou.
Ele fala de parceria estratégica também quando se trata de vender ao Brasil armas de última geração, como os aviões e sistemas aéreos de combate que a Força Aérea Brasileira (FAB) quer comprar.
Indagado se daria ao Brasil acesso a tecnologias como mísseis e submarinos, foi claro: “podemos falar sobre tudo”.
Mas quando o governo brasileiro critica o americano, por exemplo, por conta do acordo militar pelo qual a Colômbia deixa os EUA usarem bases em seu país, o que o general tem a dizer? Que os militares americanos não vão afetar a soberania de ninguém, que a bandeira americana nem subirá na Colômbia, que é só luta contra o narcotráfico.
Mas, com o jeito suave, atenua: “Poderíamos ter conversado sobre isso antes que entrasse na mídia”.
Até para falar mal de Hugo Chávez o assessor de segurança adota um tom que parece cordato, embora o conteúdo seja forte. Disse que as Farc operam da fronteira da Venezuela com a Colômbia, e Chávez nada faz. Que há evidências do transporte de armas da Venezuela para as Farc, e Chávez nada faz, e que ele, Chávez, em nada ajuda a paz e a segurança da região.
E o que o homem da Segurança Nacional do presidente americano tem a dizer sobre a visão, em determinados círculos do governo brasileiro, de que os EUA continuam imperialistas? “Eu não julgo indivíduos”, disse o general transformado em diplomata. “Mas fico muito contente como retornam rápido meus telefonemas”.
Transferência de tecnologia
O JG apurou que o governo americano enviou nesta quarta-feira (5) uma carta ao governo brasileiro detalhando propostas de transferência de tecnologia para setores sensitivos, como armamentos.
Na comitiva do assessor de Segurança Nacional de Obama estavam dois subsecretários, ambos do Pentágono, responsáveis por compras e transferência de tecnologia de armas.

43 Comentários

  1. DANDOLO…Fala serio amigo.Ate tu nessa visão canina de um mundo em duas cores.Ou se é pr´Obama Bin Laden ou se é pró Chavez Curumim Desbotado rsrs rsrs rsrs Somos a setima economia ja quase pulando direto pra quarta e podendo ser a terceira ate 2020 e continuam vendo o mundo em duas cores? rsrs rsrs Ou nós cortamos o cordão umbilical da dependencia Yankee sem nos associarmos ao lodo da humanidade e caminhando assim por nossas proprias pernas (aos de visão canina é preciso ratificar que comercializar direto com nossos interesses e as fontes dos mesmos não significa nos isolar-mos.Não precisamos de ninguem para fazermos isso,somente de nós mesmos desde que avancemos intelectualmente tambem em conceitos e costumes e que policiemos as ratazanas moralizando e tomando vergonha na cara.

  2. EM TUDO NA VIDA TEM DE HAVER UMA CONJUGAÇÃO DE INTERESSES ONDE ESSES INTERESSES TÊM FORÇOSAMENTE FICAR GARANTIDOS ATRAVÉS DE CONTRATOS ONDE QUEM ABUSAR E FALHAR PAGA GRAVES INDEMNIZAÇÕES. TUDO DEVE SER APRECIADO COM MUITO MUITO CUIDADO. OS EUA AGORA TÊM FORÇOSAMENTE SE ENCOSTAR AO BRASIL JÁ QUE A EUROPA ESTÁ FALIDA ASSIM COMO A MAIORIA DOS PAIZES DITOS OCIDENTAIS. O BRASIL TEM AGORA GRANDE OPORTUNIDADE DE SE APROVEITAR DESSA FRAQUEZA

  3. Salve Pessoal, liberei sem ler a matéria que foi de fato um lapso. pois não me atentei as datas.
    Geralmente leio todos os posts mas, mas este me falhou.
    Gérsio Mutti o nosso colaborador e que sempre nos envia matérias interessantes também não se deu conta do equívoco.
    Peço-lhes desculpa pelo erro que de fato é responsabilidade minha.
    Bem… a matéria de tudo não é perdida pois reforça o interesse demonstrado em 2009.
    Tomarei mais atenção obrigado a todos e peço-lhes as sinceras desculpas pelo lapso.
    E.M.Pinto

  4. MARCIO…Teu raciocineo é obvio…Somos com eles as maiores agroindustrias e agropecuaria do planeta.Sei que so pensam economicamente em titulos e contratos mas em tempos de conflitos são essas duas particularidades que temos com eles que garantem abastecimento e sustento de póvos e tropas…Com nossos recursos minerais e energeticos somos a mais essencial nação na manutenção da maquina deles.Acredito que queiram conosco formar uma aliança estrategica a eles mas duvidos que abrirão tudo o que quisermos.Ou se fazem realmente amigoos e para isso ja de boa vontade abrindo para nós importancias sensiveis e não condicionadas ou melhor esquecermos eles e pensarmos so em nós mesmos.

  5. e como sempre o nosso governo cai nesse jogo, eu duvido muito que transfira a tal tecnologia que tanto se especulam, até hoje o Instituto Aeronáutica e Espaço,CTA e fora outros órgãos do mesmo segmento vem lutando por tecnologias para a área da aeronáutica e espacial caso do VLS,e os EUA sempre embargando.pra mim isso é conversa política, como dizia um amigo meu “isso não vai dar em nada”

  6. E.M.PINTO….Mesmo errata é bom essa conversação vir a publico nas vespera do desembarque do Vampiro Obama Bin Laden rsrs rsrs

  7. Que isso não é porque uma matéria é velha que perde sua relevância, acho que essa proposta ainda esta em pá não? e mesmo que não esteja é ótima para discutimos certos temas de suma importância que podem nos por no topo ou no poço, eu gostei de ler isso de novo o principalmente de discutir 😉

  8. .
    Continua atual mesmo depois de um ano!!
    .
    Tem erro nao, olha so o vespeiro que levantou essa noticia mesmo sendo velha!!
    .
    E quanto a petroleo nada é velho… alias tudo é sempre novo, novas guerras, rivalidades conflitos…
    .
    Valeu!!
    .

  9. E a transferencia completa da tecnologia do dinossauro F18 significa emancipação,autonomia e independencia?Duvido.Temos a oportunidade de termos a tecnologia completa do SU35 e mais a participação de forma efetiva dos Russos na elaboração e construção do nosso vetor de quinta geração.Qual desses dois pacotes seria o melhor?O pré-historico condicionado ou o atualizado e futuro?????

  10. Este senhor ex-militar e “diplomata”(como diz o “ilustríssimo” Willian Wack) é um ligítimo representante da doutrina do BIG STICK que diz mais ou menos o seguinte: fale bem manso mas mantenha sempre o PORRETE ao alcance da mão.
    A matéria em sí e o de costume da Globo ela mostra que os EUA(os bonzinhos)nos oferecem uma chance de ouro e “o Brasil pode comprar as armas que Quiser”(repare na enfase que o jornalista põe na frase “que quiser”).
    Só acredita na tal TT americana que tem memória curta e não costuma ler jornais.E só ver que eles negaram a venda do F-22 para Israel e Japão,que vetaram a venda de raderes AESA(de origem Israelense) para o seu mais novo aliado na ásia que é a India,Que vetaram a venda venda destes mesmos radares para a Suécia.Enfim eu poderia fazer uma lista enorme mas por aí já dá para ter uma idéia clara e precisa.Se os EUA são capazes de fazer este tipo de atitude com seus mais leais aliados e “parceiros” eu dispenso completamente a parceria Norte americana.

  11. ô ‘ABESTADOS!!!!!” OS GALEGOS QUEREM O PRÉ-SAL…. POR BEM OU POR MAL. E É ISSO AÍ, QUEM MANDA O BRASIL NÃO TER NEM ESTILINGUE PARA SE DEFENDER… AGORA BAIXA A CABEÇA E INVENTA UM ACORDO QUALQUER E PONTO. FUI…

  12. Eles vão transferir tecnologia para lançamento de satélites? Ainda q seja pré-programa Mercury, dos lançadores Vanguard? Claro q não. Vão jogar limpo no comércio internacional, reduzindo suas barreiras e aceitando nossos produtos livremente? Muito difícil. Vão deixar q patrulhemos o Atlântico Sul e q decidamos quando navios ingleses podem usar nosso mar territorial pra levar armamentos para as Malvinas? Não é do interesse deles. Vão fechar imediatamente conosco um trono no CS da ONU? Sonhar não custa nada…
    Os EUA vão continuar precisando de petróleo, o mundo vai continuar precisando. Se o Brasil continuasse dependendo exclusivamente do comércio com os EUA, a crise de 2009 teria acabado com a gente.
    O Oriente Médio está mostrando q depender dos EUA não é o melhor cenário…

  13. E.M.Pinto!!!!,……ufa!….Hehehheh….
    .
    Ainda bem que você chegou a tempo,pois as pererecas e as menininhas do capitão américa já estavam puxando os cabelos entre elas.Hahaha…..!
    .
    Essa juju é fogo!

  14. Deveria ter uma lei, proibindo os políticos burros brasileiros de fazer qualquer negócio sobre o pré-sal com os norte-americanos.

  15. Essa informação é defasada,até porque a Petrobás será operadora que vai ditar as regras,tando na contratação de materias e serviços,eu sou a favor de uma perceria no campo energético com os americanos,eles tem pesquisa de ponta nesse campo assim como nós,poderiamos dar a eles o petróleo que eles tanto querem,e eles nos dariam a condição de parceiro economico privilegiado,o mesmo que eles dão a china,poderiamos exigir ou pedir a eles que nos ajudem na realização de um sonho antigo do Brasil,que é a criação de uma indústria de Semi-condutores,isso seria ótimo,e o cliente seria o Exército dos E.U.A,fariamos algumas fábricas na Região Nordeste,seria um atalho para o desenvolvimento do nordeste,e consequentemente a criação de um enorme mercado consumidor.Mas tudo é questão de se conversar,se outros governos era fracos na hora de negociar a culpa não é dos americanos,a culpa foi dos nossos governantes.Eu penso que deveriamos fazer essa parceria,definir um preço que fosse seguro e que garanti-se o pré-sal,uma cotação de segurança,e no campo bélico penso que devemos nos basear em tecnologia europeia,mais precisamente de 3 países,FRANÇA,Inglaterra,e Itália,depois viria a alemanha,e outros.E com os americanos uma parceria estratégica no campo enérgetico.

  16. Nossa o Willian Waack,parecia uma daqueas garotas de 15 anos que fica toda deretida perto do seu cantor favorito,só faltou pedir um autografo!!!
    Chega a dar nojo da bajulação.

  17. Madame Dilma apostei todas as minhas fichas na senhora embora não tivesse muito apreço a primeiro modo na sua pessoa mas lhe preferi do que o entreguismo leiloeiro e espero ver na senhora tudo aquilo que eu espero de uma Brasileira patriota preocupada com o futuro do Brasil e do povo.Condicionada unicamente no desenvolvimento,justiça e igualdade nessa nação.Espero que não me decepciones abrindo o Brasil para a ganacia do Vampiro Yankee que apenas buscar saciar com nossas riquesas e potenciais a maquina glutã desenfreada deles.Chuta logo o traseiro do Jobim que é polivalente agente triplo e desfrauda bandeirolas para onde o vento soprar mais forte e traz de volta o Mangabeira que é mais inteligente,astuto,capaz e acima de tudo confiavel do que esse falastrão enganador.

  18. Que diferença. Os americanos mandam os seus militares negociarem com o Brasil. E nós ? Mandamos os ex-guerrilheiros do PT.

  19. Temos que arranjar uma fórmula de equilíbrio. Vamos negociar com os 4: EUA, China, Rússia e França.
    EUA nos monopolizar ? jamais …

  20. Pessoal, os narcotraficantes colombianos exportam também drogas para o Brasil. Vamos ajudar os americanos a combatê-los na Colômbia ?
    Os nossos Guerra na Selva e FE vão provar se são mesmo bons.

  21. É amigos o círculo está se fechando e a ameaça americana=OTAN está mais perto que nunca, aos poucos eles estão implantando na população do mundo uma filosofia que o Brasil é o destruidor da Amazônia. Lembrando que um dos objetivos da OTAN é repelir qualquer agressão significativa ao meio ambiente em todo o mundo.
    Na minha opinião tudo isto faz parte de um plano a longo prazo (daqui á 20, 30 anos) para uma invasão militar ao Brasil usando a máquina de guerra EUA=OTAN.

    Sr E.M.Pinto, se puder publique esta matéria (http://www.defesanet.com.br/04_09/gf_03fev11.htm) aqui no blog que traz um tema atual e muito importante a soberania brasileira e que traz informações de possíveis “ventos de guerra” ao Brasil, tenho certeza que esta matéria causará uma boa discussão nos comentários aqui do blog.

  22. Mais uma vez eles vem agora com o velho canto da sereia. O problema é que não há como confiar neles. Obama , dificilmente irá reeleger-se , perdeu a maioria na câmara e no senado.
    Quem afiçaria tal acordo ? O congresso com maioria Republicana?
    Esqueceríamos todos os boicotes em relação à tecnologia críticas feitos por eles?
    E fora inúmeros exemplos que tivemos até aqui.
    Que diga a Embraer e hugo chaves , em que os ex-guirrilheiros do PT , como dizem aí em cima , em vez de quebrar e vender o país como os limpinhos e cheirosos , alavancaram o desenvolvimento gerando emprego e renda.

  23. Pense em um investimento sem futuro… Investir em armas e logo de quem? Vamos investir em Educação que assim teremos um futuro promissor.
    A compra de armas faremos já com os recursos que dipomos e que nunca destinamos a nossa defesa.

  24. Gostaria de fazer uma pergunta? Será que alguém neste país confia em americanos? Ou no que a rede globo veicula?
    Eles deram dinheiro pro Sadam no passado e depois correram atrás do cara (dentro do país do cara) pra cortar a cabeça dele… Olha… será que algo nesta estória tem haver com petróleo?
    Preferia negociar com os Russos ou com os Chineses.

    []s!

  25. E aquela campanha política da Dilma dizendo que o Serra ia privatizar o pre-sal?
    Muito improvável essa parceria, porque ia sofrer uma critica forte, se bem que brasileiro em geral não tem memoria e 99% mídia brasileira segue o que os EUA falam.

  26. Amigos, concordo em partes com Dandolo e Claudio Moreno. Americanos não são confiáveis. Mais nenhum país o é. A diplomacia surgiu pra isso mesmo, para inspirar confiança e defender os interesses de seus países, não dos países alheios. Podemos tirar bom aproveito disso politicamente, como uma declaração publica às aspirações brasileiras no CS. SERIA EXCELENTE UM ACORDO PARA SAIR DO TNP E DESENVOLVER NUKES SEM RETALIAÇÃO (Um sonho, pra dizer a verdade). Mas isso seria muito mais um alinhamento politico, o que trás Obama a nossa terra, é outro tema, economia. Os EUA estão perdendo espaço para a China na região e o Brasil é hoje o país com o qual conseguem seu maior superávit comercial. Com dificuldades para reaquecer a economia após a crise, a prioridade zero dos americanos é elevar as exportações. Querem matar alguns coelhos com uma paulada só: recuperar influência e prestigio e salvar sua economia do colapso, além de conseguir segurança energética. Do resto, o brasil tem que por sí só, desenvolver tecnologias de ponta. Não podemos confiar em nenhum país. Isso, toda potência já sabe.

  27. Além do mais, os EUA estão realmente desesperados com a perda de influência em uma área que historicamente sempre mandaram. E o pior, perdendo influência para uma potência estrangeira(China). É um sinal diferente, pela primeira vez, não foi o Brasil que os procuraram, e sim eles, querendo uma parceria estratégica. A única coisa que eles tem a nos oferecer é tecnologia militar. Nem dinheiro eles tem mais.

  28. O problemas destas parcerias não é o acesso a novas tecnologias. E sim o acesso fácil a novas tecnologias.

    A China comprou tecnologias sensíveis mas ao mesmo tempo foi investindo em P&D para desenvolver a sua.

    Já no caso do empresário brasileiro, só quer ser um atravessador. Ter que investir é coisa de idiota. Estamos comprando carros chineses ao invés de desenvolvermos localmente. Isso é uma vergonha.

    Nem o trem bala, ou TAV, o empresário brasileiro quer investir. Quer ganhar pronto para depois pegar dinheiro emprestado do BNDES para comprar o TAV. Infelizmente nós, comentaristas do site, somos ufanistas, sonhadores. Nossos empresários tem mentalidade curta e distorcida. É o caso da Embraer, quer fazer um caça made in Brazil com qual turbina? Gente, isso tudo é piada. Nós não temos nada, só a ideia do que queremos. Criatividade neste caso não faz avião, não desenvolve tecnologia e não gera emprego e riqueza.

    Estamos com uma nova geração de engenheiros entusiastas. Nesta geração eu acredito. Cabe esta geração encontrar os caminhos corretos para encontrar financiamentos para as suas idéias e garantir a nossa futura tecnologia.

  29. Caro E. M. Pinto, não se preocupe, não precisa se desculpar, pois seu descuido caiu como uma luva!!!

    Agora sabemos porque o presidente Lula empurrou o FX-2 mas pra lá.

    É… Pelo visto os EUA vão levar essa!

    Pois tanto Lula quanto Dilma são mais pragmáticos do que idealistas… Principalmente a pres. Dilma.

    O que gerar mais empregos vai levar.

  30. Desde a 1ª crise do petróleo, que ocorreu em1973 e pegou os americanos de calças nas mãos, seu serviço de inteligência vem traçando planos de controle sobre todas as áreas do planeta que possuem jazidas de energèticos e minerais estratégicos, vou citar apenas a CAUSA de alguns eventos:
    – Guerra do iraque= petróleo
    – Guerra do afeganistão= evitar que as jazidas minerais daquele país caia nas mão dos chineses a exemplo das do sul do Sudão.
    Descoberta do pré-sal= reativação da 4ª frota
    – Infiltração de “ONGs” na amazônia= Descoberta de nióbio e urânio na região.
    – Explosão do VLS brasileiro e morte de 21 cientistas= tirem suas próprias conclusões.
    Acreditem se quizerem, mas apesar de tudo isso, desconfio que o Obama não vai voltar de mãos vazias. Só não me perguntem por que?

  31. TA BOM MINDUA IMPERIAIS….rsrs…Terias coragem de fazeres o mesmo que aqueles heroes?rsrs eu faria e faço rsrs…Galera.Eles estão querendo com uma cajadada so garantir o abastecimento da maquina glutã deles e ao mesmo tempo isolar a China que depende em muito no caso de um conflito do abastecimento Brasileiro.So trouxa não vê isso.Estão confabulando com Russos e Indianos e a meta é comum a todos,uma futura cruzada contra o anti-cristo que a cada dia mais se evidencia ser mesmo a China.Nossa posição é estrategica geografica,logistica e de controle.Temos uma barreira natural a nossa retaguarda,a cordilheira dos Andes.Voces acham que daqui a 20 ou 30 anos rsrs daqui a 20 ou 30 anos do jeito que vai EUA e Europa serão terras habitadas por multidões de vandalos que se degladiam ate por uma batata podre e um sabugo de milho rsrs

  32. EDUARDO SIMÕES…Amigo voce sendo um chefe de estado adiquiriria um vetor que voce teria preferencia se este viesse a ser abatido em simulação de combate por um caça de 40 anos abastecido com biotonico fontoura e pressurizado com super bonder???Niguem fala,não se revelam essas coisas,são assuntos militares,mas realidade verdadeira.Não tem ninguem para desmentir e ninguem para afirmar e o silencio é a resposta.De la pra ca se esfriou em relação ao favorito e a xenofobia-ideologica elegeu um veterano revitalizado de um fornecedor não confiavel com historico de embargos e retaliações contra nós.Se não se pode abrir o FX como afirma que deem então a vitoria ao GRIPEN NG que sera sensato ou encerra-se essa vergonhosa licitação e a SRa Dilma fazendo uso de sua autoridade com Presidente decida de uma vez pelo SU35 e todas as vantagens que teremos dos Russos sem embargos sem falsidades…Eita REPUBLICA DE RATAZANAS assim a fauna nacional agradece e as antas,jabutis do serrado e tamanduas e gambas não correm o risco de extinção e a naturesa assina rsrs rsrs

  33. Cambada Indio agora ficou esperto.O chefe tem avião propio,é fazendeiro,vende as arvores para madeireiras e a tribo se mostra maltrapilha para sensibilizar a opinião publica.Mas o homem branco é o demonio que leva a eles a doença,drogas e bebidas e lhes fazem se descaracterizarem de seus costumes…Mas eu queria ver um Indio fazendo o negocio do FX do que um branquelo com a bunda cheia de espinhas,agente triplo reboloso que vira a buzanfa pro lado que a flauta toca…Sim Sr.Obama Bin Laden somos Indios so que o Indio não quer mais trocar riquesas por coisas banais.Indio não quer pipoka,Indio agora quer popika…Fala serio.Dar preferencia a um vetor pré-historico revitalizado de um fornecedor não confiavel e ignorar o SU e a boa vontade Russa de conosco desenvolver um vetor de quinta geração TUPYNANBÁ é ser TRAIRABÓIA demais rsrs rsrs.

  34. É 1maluquinho, também prefiro o Gripen ao F-18, que não é um caça de superioridade aérea, e tem um índice de radar maior que os concorrentes… daí não há o que melhorar. Já o Rafale e Gripen com novas turbinas…

  35. … continuando…

    Só que Dilma aponta pra um maior pragmatismo, o que pode mudar toda essa história com a França. Infelizmente.

  36. O Brasil precisa é explorar o petróleo, se os Estados Unidos nos oferecem ajuda não podemos recusar…o que precisamos é do dinheiro do petróleo para desenvolvermos ainda mais nossa economia e nosso país….

Comentários não permitidos.