Argentina impõe condições para adquirir KC-390

http://1.bp.blogspot.com/_iFC-LzDBDGg/TJti2FKvi5I/AAAAAAAAAKA/5AKbeGUuECs/s1600/embraer390v2c.jpg

Sugestão: Santa CatarinaBR

Na última segunda-feira, 31, as presidentes Dilma Rousseff e Cristina Fernández de Kirchner, assinaram uma série de atos em Buenos Aires no primeiro compromisso internacional da Chefe de Estado brasileira.

Além da ênfase às questões sociais e de integração física, Brasil e Argentina ampliaram os entendimentos na área de Defesa.

Dilma Rousseff e Cristina Fernández também destacaram a importância do Mercosul para a promoção comercial e a UNASUL como principal mecanismo de unidade e cooperação na América do Sul.

Na oportunidade, as presidentes firmaram o Acordo de Cooperação entre a CNEN e a CNEA para o Projeto de Novo Reator de Pesquisa Multipropósito, passo considerado fundamental para o desenvolvimento de seus respectivos setores nucleares.

Com base na Declaração Conjunta sobre Política Nuclear, firmada em San Juan, em 3 de agosto de 2010, as presidentes encorajaram o diálogo político instaurado no Comitê Permanente de Política Nuclear (CPPN), com o objetivo de continuar o intercâmbio de informação sobre o estado dos programas nucleares de ambos os países, a coordenação de posições em foros internacionais, como o Grupo de Fornecedores Nucleares, entre outros, e a avaliação política da cooperação nuclear bilateral e do funcionamento da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), com vistas a potencializar seu papel.

Defesa

Dilma e Cristina manifestaram apoio à iniciativa dos respectivos ministros da Defesa que em novembro de 2010 instituíram o Grupo de Trabalho Bilateral de Defesa Argentino-Brasileiro, e reafirmaram a decisão de elevar o nível e aprofundar o diálogo político – estratégico e de cooperação em áreas de políticas de defesa.

Pesaram os excelentes vínculos existentes entre as Forças Armadas de Brasil e Argentina, que mantêm um intenso programa anual de intercâmbio, cursos, estágios e visitas com o envio e a recepção de militares das forças de ambos os países, além das diversas operações realizadas em conjunto.

Este relacionamento tem sido incrementado ano após ano, sendo que em 2010 estão previstos 74 eventos na Argentina e 59 eventos no Brasil.

Na última Declaração dos Presidentes as quatro Subcomissões (Naval, Terrestre, Aeronáutica e Conjunta de Defesa) interagiram com as suas contrapartes, analisando as propostas, especificando os projetos e avaliando os respectivos interesses em cada assunto.

Desde então, avançou-se nas seguintes ações:

a) Projeto Veículo Gaúcho

Estima-se que em breve se tenha uma versão final do projeto. A parte argentina manifestou a intenção de iniciar os estudos para a produção de uma pré-série de veículos VLEGA GAÚCHO, a partir da versão final do projeto.

Para tal, a Argentina expressou o desejo de efetuar contato com empresas privadas de capital argentino com o propósito de levar adiante este objetivo. A parte brasileira está de acordo com a intenção da parte argentina, mas entende que é fundamental que o veículo seja avaliado antes de iniciar o processo de produção de uma pré-série argentina.

b)  Projeto “Pool” Logístico para Aquisição de Sobressalentes (F-103 Mirage brasileiro por Boeing 707 argentino)

O projeto foi concluído, em função de ter atingido o seu objeto principal, não sendo mais necessário a discussão no âmbito do grupo.

c)  Projeto de Manutenção de Turbinas Navais a ser executada pelo Arsenal Comandante Espora

Os detalhes finais necessários para assinatura do Termo de Compromisso, entre as respectivas marinhas, serão acertados por intermédio dos pontos de contato das Subcomissões Navais.

d) Ficha de Projeto Complementaridade na utilização de simuladores de vôo e manutenção de aeronaves de combate A-4.

O Ministério da Defesa Argentino apresentou este novo tema, que vem sendo tratado pelas Subcomissões Navais.

e) Projeto 002SCD09 – Sistema de Certificação/Homologação de Produtos de Defesa

A Subcomissão Conjunta de Defesa (SCD) argentina informará as necessidades para o SCD brasileira.

f) Ficha de Proposta de Projeto “Simulador de Tiro do Tipo Lounge”

A SCD brasileira efetuará um estudo do produto argentino e a possibilidade de implementação em âmbito militar brasileiro.

g) Projeto 002SCN08 (ARG) – Recuperação de Motores de Mísseis (MAGIC, ASPIDE, EXOCET, entre outros) – desenvolvimento conjunto CITEDEF/ARA

As Subcomissões Navais deverão deliberar sobre aspectos mais amplos relacionados aos sistemas que compõem os mísseis como um todo, tais como: sistema de direção de tiro, controle guiado, propulsão e explosivos.

h) Projeto 004SCN08 (ARG) – Cooperação e Intercâmbio de Informações sobre Reparo e Recuperação de “Staves”  (transdutores) Sonar

As Subcomissões Navais estão analisando a possibilidade de cooperação nos aspectos relacionados aos cilindros cerâmicos para os hidrofones dos submarinos.

i) Projeto 010SCN08 (BRA) – Pesquisa e Desenvolvimento Conjunto de Modelos Matemáticos de Propagação do Som em águas pouco profundas

As Subcomissões Navais tem avançado nos estudos dos modelos matemáticos.

Cooperação Industrial Aeronáutica

a)  Cooperação Aeronáutica com a FAdeA

A Embraer emitiu no início do segundo semestre de 2010, pela segunda vez, um “Request for Proposal” – RFP (etapa de processo de escolha de fornecedor e aquisição), no qual estão contempladas peças de estamparia para os programas da família E-Jets, Legacy 450, Legacy 500 e KC-390.

Após o término do processo formal de escolha de fornecedor, espera-se consumar a cooperação industrial no fornecimento regular de peças aeronáuticas.

Autoridades governamentais também pretendem concluir as negociações em torno do Regime Comum de Importação de Bens Destinados a Indústria Aeronáutica, no âmbito do Mercosul para proporcionar a competitividade necessária à relação industrial entre FAdeA e Embraer.

b) Programa Embraer KC–390

Em 28 de outubro de 2010, foi assinada a “Declaração de Intenções entre os Ministérios da Defesa da Argentina e do Brasil relativa à participação no programa KC-390”, na qual se destaca:

– a definição dos termos e condições da participação da Argentina no Programa KC-390, no que se refere à produção na Argentina de peças; e

– as futuras aquisições pelo Governo Argentino de seis (6) aviões KC-390, sujeitas à efetiva participação da Argentina no programa da aeronave.

A Embraer e a FAdeA iniciaram os processos de negociações para participação argentina no projeto.

Nota do editor:

O Texto e título são do Inforel e para mim não me parece haver imposições de condições.

E.M.Pinto

FONTE: InfoRel

50 Comentários

  1. Que a Argentina se lasque pois não esta em condições de impor nada e sim deveria agradecer oportunidades.Sabem de uma coisa,eles não nos amam,nunca nos amarão e nem mesmo o nosso DNA tem.Dependem muito de nós mas so esperarm ganhar e quando ganhamos com eles sempre reclamam e ate esboçam retaliações.Que caminhem sozinhos então pois o racismo e a inveja é microbio no sangue deles.

  2. Também não vi nenhum imposição por parte da Aregentina, alé daqueles que todos nois ja conhecíamos, que é a participação no projeto do KC-390.

  3. b) Projeto “Pool” Logístico para Aquisição de Sobressalentes (F-103 Mirage brasileiro por Boeing 707 argentino)

    Os argentinos estão adquirindo nossos Mirage 3 e nós 707?

    c) Projeto de Manutenção de Turbinas Navais a ser executada pelo Arsenal Comandante Espora

    Vamos ficar na mão dos argentinos?

    c) Ficha de Projeto Complementaridade na utilização de simuladores de vôo e manutenção de aeronaves de combate A-4.

    Alguém poderia me explicar o que significa isso?

  4. Só avisando aos amigos que a Argentina é um pais soberano e merece respeito, a arrogancia derrubou os romanos e pode fazer o mesmo com nos, se dissessem isso do Brasil todos inclusive eu estariamos xingando pra @#$%&*

  5. Olá Senhores,
    Recentemente fiz um comentário em outro artigo, revelando meu agrado na nova política que estamos tendo com a Argente já faz um certo tempo. Trata-se da segunda maior economia do continente, tem um bom parque industrial, defasado sim, mas um bom parque, além do que é melhor como sempre digo tê-los como aliados do que inimigos declarados.
    Quanto aos projetos em comum, nada mais natural que cada parte apresentar suas exigências, a questão é:
    _ Será que a EMBRAER se preocupa com isto? Nós não precisamos da FAMA para desenvolver e produzir o EMB-390.
    Sobre o veiculo “Gaúcho”, está ai um projeto que não sei porque fomos por a mão nisto!

  6. O “parceiro” menos confiável: Argentina

    Na lista inicial, eu considero a Argentina sem dúvidas o de mais alto risco. Vamos aguardar se eles seguirão com o KC-390, se não, já vão tarde.

    []’s

  7. Não vejo nada demais nos projetos mencionados, apenas de que as propostas apresentadas estão beneficiando muito mais a Argentina do que o Brasil.

    Para mim, os projetos devem ser concretizados, desde que sejam todos revisados de modo que beneficiem ambas as partes.

  8. “Pesaram os excelentes vínculos existentes entre as Forças Armadas de Brasil e Argentina, que mantêm um intenso programa anual de intercâmbio, cursos, estágios e visitas com o envio e a recepção de militares das forças de ambos os países, além das diversas operações realizadas em conjunto.”

    Isto é tolice. Argentina e Brasil jamais confiaram um no outro…

    Ainda teremos um longo caminho a percorrer…

  9. Só faltou eles nos obrigarem a adquirir aviões Pucará comprar aviões pucará e pampas e terminarmos o de montar o TR 1700 deles.
    E ainda falam que brasileiro que gosta de levar vantagem em tudo, os caras tão na m… e continuam com essa empafia toda.
    Esse tão sonhado panamericanismo só existe na cabeça de alguns sonhadores.

  10. .
    .
    EU já creio que o lugar para rixas de competição é o Estadio!!
    .
    Qual é o problema deles quererem algumas garantias, as coisas podem até mesmo contribuírem para o melhor amadurecimento de nossas relações bi-laterais e de integração dos povos da América latina!
    .
    Acho que tem muita gente contaminada com a propaganda de heróis dos olhos azuis vinda do norte, aquela que prega a superioridade de uns contra os outros… coisa feia vindo de brasileiros filhos de misturas mil e culturas diferentes!!
    .
    Ao contrario de la, aqui embaixo somente a tolerância entre povos, culturas e etnias forma o caráter da identidade nacional brasileira que é reconhecida pelo mundo, todos aqui são filho de outros povos não nativos, e assim deveriam ser imunes à esse tipo de perseguição ao povos vizinhos que também devem viver… ao contrario do que se diz ao norte do continente, aqui na América Latina reina o Vive e Deixe Viver, e não o Viva e Deixe Morrer!!!
    .
    Triste ver mentalidades colonizadas assim como vemos por aqui no Brasil!
    .
    Somente a integração dos povos aqui no SUL vai conseguir manter a paz nas nossas nações, e não a arrogância de pensar que somos mais que os outros!!! Isso ai é coisa de Yankee não de brasileiros!!
    .
    .
    Valeu!!
    .
    .

  11. pessoal até entendo que os argentinos nao sejam tao confiaveis por problemas que tivemos no passado , mais acho que alguns estao começando a levar para o lado do futebol , calma la, o projeto KC – 390 é um projeto da embraer e nao de outros paises entao quem impoe as regras é a embraer, se os argentinos quiserem impor regras eles simplesmente ficarao fora do projeto.
    sds a todos.

  12. Argentina, EUA, Burkina Fasso, Serra Leoa. Seja qual for o país devemos ver se nos beneficiaremos realmente, pois todos buscam isso, conosco não pode ser diferente.

  13. É MUITO MAIS FÁCIL PARA OS EUA QUE BRASIL E ARGENTINA SINTAM-SE INIMIGOS… A INTEGRAÇÃO DA AMERICA DO SUL É O MAIOR PESADELO PARA ELES(EUA). NÃO AMIGO, NÃO PODE HAVER DISDCORDIA, TEMOS QUE VALORIZAR A UNIÃO DO SUL.

  14. Eu li, e não vi nenhum tipo de imposição. Temos que reforçar si laços com los ermanos, porém “O Lobo muda a pelagem mas não de índole”.

  15. Titulo do informativo … deploravel.
    Se impõe ao autor do título deste texto ter aulas de portugues para interpletar os mesmos..rsrs
    Argentina esta certa.. em vincular-se a construção do avião para efetivar sua aquisição…
    E as pererecas anti tudo são um vexame no quesito globalização.. tudo para eles não presta… talvez nao tenham espelho em casa..rsrsrs

  16. CARAMBA A ARGENTINO NÃO ESTÁ EXIGINDO NADA….RSRS
    Calma pessoal….não tem nada de mais,como disse o E.M.Pinto,tb não vi nada imposição!!!

    Calma,muita calma nessa hora!!!

  17. Alguém ja viu esse KC 390 ou é mais um projeto de outro projeto como aquele tal FX que me parece mais um lindo projeto .O melhor projeto é aquele que se realiza ,não fica só no papel ou em lindas fotos ,não adianta perdermos nosso tempo porque parceria com a Argentina é o mesma que pedir ismóla para dois.Se o Brasil quer o avião que o faça mesmo que demore ,só assim um parceiro de verdade vai se interessar ou bote a mão no dinheiro e compre logo algo que valha a pena .Abraços.

  18. A HIPOCRISIA TUPINIQUIM.
    .
    Eu não entendo muitos por aqui,falamos e criticamos aqueles países que não querem compartilhar tecnologia conosco,especialmente os EUA;e o que nós fazemos,…o mesmo!
    .
    Afinal não é cooperação,….cada um dá o que tem de melhor e juntos progride.

  19. quanto mais acharmos que os nossos vizinhos são inimigos, mais fraca será a américa do sul… e que ganha com isso, será que somos nós???

  20. dandolo a argentina nao chegou a nos vencer, praticamente deu empate rsrs..
    mais se o brasil quisesse o uruguai seria nosso naquelea época, foi por falta de verba que nao ocorreu.

  21. Mais respeito ai com o povo Argentino.
    Uma coisa é essa brincadeira que temos no futebol, Brasil é melhor que Argentina, Pele é rei, Maradona é Deus.
    Mas vamos com calma ai..
    Uma coisa é achar que as condições deles são absurdas, outra é xingar, ofender eles.

    A Argentina é um OTIMO parceiro, não é mais a Argentina PRO-NAZI com intenção de Guerra da Década de 40.

  22. Pô Dandolo naquela época o Brasil não quis ir com toda força pra cima dos argentinos e uruguaios de verdade, ná época simplismente o império falou “há, deixa prá lá”, mas se realmente o Brasil quizesse teríamos hoje 27 estados + o distrito federal.

  23. é maravilhoso ver brasileiros e argentinos dando as mãos só assim a america do sul podera alavancar,e bom seria que a america do sul se unisse num só pensamento e objetivo,quem sabe o mercosul não venha encurtar esta distancia,só temos que tomar cuidado com os intrigueiros que a eles não interessa esta união,os povos só tem a ganhar com a amizade e comercio conjunto ainda mais nestes dias conturbados economicamente,olé brasil e argentina,uruguai,paraguai,chile,bolivia,peru,venezuéla,equador,colombia,guianas,todos unidos por um mundo melhor e mais social.

  24. TODOS IMPÕEM CONDIÇÕES, TODOS NEGOCIAM.
    O BRASIL NÃO TEM DE AGIR COMO IRMÃO MAIS VELHO DE NINGUEM.
    ESTA PREGAÇÃO DE ISOLACIONISMO, DE IMPERIALISMO CABOCLA NÃOM PASSA DE RETROCESSO.
    ABS
    PARABENS BRASIL E ARGENTINA, E QUE CONSOLIDEM UMA ALIANÇA QUE BENEFICE A AMBAS

    Esta pregação de isolacionismo, de imperialismo

  25. “Eles que se explodam”, “Eles que se lasquem”, “Não precisamos dos argentinos”… Bem, parece comentário de um estadunidense ferrenho dando as costas para o resto do mundo.

    Lutamos tanto para sermos diferentes dos EUA, mas sempre aparecem alguns “iluminados” para nos igualar a eles.

    Pessoal, vizinhos miseráveis não interessam a ninguém (como bem entendem os moradores do Morumbi, SP). A riqueza de uma nação atrai a inveja e a cobiça de seus vizinhos se, e somente se, eles forem miseráveis…

    A mim, pessoalmente, não interessa ver a Argentina dando calote em dívida, a Colômbia ser o reino da coca, e por aí vai.

    Antes de pensar que são argentinos, devemos pensar que são pessoas de carne e osso, com frustrações, anseios, sonhos e desejos de um futuro melhor, iguaizinhos a nós mesmos…

    Pensem nisso.

  26. Não se pode nunca esquecer o elevado nível do povo argentino, sua cultura, e sua capacidade.
    Hoje não são mais o que eram no passado, quando chegaram a 8a. economia do mundo, primeira fora do hemisferio norte, mas não são desestruturados.
    Não tem os recursos, mas tem a capacidade para, conosco, irem muito adiante.
    E, só para finalizar, o projeto KC390 é também um projeto de governo, que está financiando o desenvolvimento e já definiu o quanto vai comprar inicialmente.
    Também não vi imposição de condições por parte da Argentina. Aliás, qualquer contrato só é bom se servir para ambas as partes. Pacta sun servanda.

  27. O mundo está em mudanças cada vez mais rápidas! Requerendo que taboos antigos sejam quebrados porém sem jamais esquecer quais taboos são danosos ou não à o que o Brasil pretende. Uma AL unida é válida, porém uma AL unida entreguista à os demais continentes NÃO. É este o real objetivo que os internacionalistas pretendem… uma AL entreguista e não unida. A Argentina unir-se ao Brasil é válido! Nossa vizinha!… Tem que parar com esta palhaçada de brasil x argentina encravado infelizmente na cultura brasileira. Deixemos isto para o futebol..! Mas fora de campo a história tem de ser outra.

  28. Argentino vão se F****!
    .
    Já disse e digo de novo, quem vai PAGAR esses 6 KC390 da argentina será nós através do BNDES, vai tenta tira dinheiro do BNDES demora 2 anos,enquanto pra argentino….
    .
    Esses Comunas da AL, me dá nojo!!

  29. “Nota do editor:

    O Texto e título são do Inforel e para mim não me parece haver imposições de condições.”

    …li o título e ja mandei como sugestão, da príxima vez vou ler o texto todo antes de mandar como sugestão… 😉

  30. Obrigado pelo texto a crítica não é a você, bem não sei se o autor se expressou mal, mas para mim não há mesmo exigências, metade do que está lá são acordos de mais de 4 anos e os que se referem ao KC 390 são naturais e iguais a todos os participantes do programa KC.
    A observação não foi à você, pelo contrário, só tenhoa agradecer pela matéria.
    Gd Abraço

    PS: Quanto a onda xenofoba expressada em muitos comntários ai, nada a declarar… o texto em nada se refere à pressões e exigências por partes dos argentinos.
    acho que não pega bem atacar sem antes entender.

  31. Tenho que engrossar o coro daqueles que querem mais é a Argentina se lasque!

    Como disse o amigo acima, além de termos que comprar o avião para eles através do BNDES (afinal depois vão dar mais um calote como é de praxe) ainda querem impor condições? kkkkkk…
    Como se tivessem condições de impor alguma coisa.

    Engana-se quem pensa que nossos inimigos estão só ao norte do Equador..
    Hugo Chavez e seus bolivariecas e argentinos estão no mesmo saco..

  32. O financiamento através do BNDES é uma grande ferramenta de fianciamento de nossas exportações de bens e serviços.
    O BNDES, já há alguns anos, tem carteira maior que o BID.
    Isso nos abre portas.
    E trata-se de empréstimo, não doação.
    É melhor para nós do que deixar entesourada nossa reserva de dólares, rendendo bem menos que a taxa do empréstimo.
    Para se tirar dinheiro do BNDES tem-se que conhecer o caminho.
    Vendo todo mes para clientes que utilizam o cartão BNDES. Obtiveram junto aos respectivos bancos comerciais com que trabalham. E são muitas as carteiras. Algumas prioritárias para o Governo, que “solta” o dinheiro mais facilmente, outras mais seguras, para projetos maiores.
    Tem que se informar no seu banco.
    As tranches para os financiamentos de exportação de bens e serviços são espetaculares para o País e para o empresário bem informado.

  33. Não vi nenhuma impossição mas so vi como sempre vantagens para eles porque se houve mais vantagens para nós babariam como sempre babaram.Ate aonde para nós a Argentina vale relmente alguma coisa?Não consigo ver nada.

  34. Bruno W
    Qual o problema em usar o BNDES?
    É melhor do que se usássemos o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
    O brasileiro fala que americano é isso, americano é aquilo, que são mesquinhos e querem tudo pra eles sem pensar nos outros, mas quando temos a chance de mostrar que somos melhores que eles e abrimos as portas a amigos e aliados (culturalmente, socialmente) de longa data, agimos pior que eles..

  35. 1maluquinho, enquanto aqui se preocupam com bolsas tudo e a economia especulativa.. lá a crise economica afetou em nada o indice de desenvolvimento humano.. pelo contrário, são líderes no IDH em toda a latina.. enquanto que o Brasil está lá pra décimo. Sem falar no fato de que muitas montadoras estão migrando para lá pois veem que no Brasil não está dando mais futuro. E outras muitas coisas, que se alguem for pesquisar encontrará muita coisa com que podemos aprender con los hermanos.

  36. A Argentina e Brasil são nações irmãs, tem interesses estratégicos comuns e graças a Deus a nossa presidente e seu governo, e o governo Argentino, pensam completamente diferente da meia dúzia de crustáceos que eu tive a infelicidade de ler neste fórum. O nível cada vez mais raso de alguns comentários aqui me faz temer pelo futuro do país. Não importa o que se fale, se diga ou se clame. Alguns aqui trocam o saber e o aprender pela brachiaria decumbens sem pestanejar…Só tem uma coisa que eu invejo na Argentina: os Generais torturadores deles estão cumprindo prisão perpétua…

  37. mais voltando ao assunto , eu repito que o pessoal esta levando para o lado do futebol.
    pessoal o melhor para os brasileiros e argentinos e todos os povos da america do sul é caminharmos juntos e sem atritos(por mais que isso seja dificil).
    sds a todos.

  38. ANDRE OLIVEIRA…Amigo da onde voce tirou essa ideia que a Argentina e Brasil são nações irmãs?So por estarmos no mesmo continente e termos fronteira comum?Porque meu amigo nem o nosso DNA eles tem e mais nos taxam como macacos negros.Não se iluda por ideologia.Ja convivestes la para saber como nos veem?…JONNAS…A Argentina ate os anos 50 foi a quinta economia mundial.O povo Argentino tem costumes culturais mais sofisticados do que nós.Gostam da boa leitura,teatro,artes e etc.São mesmo mais requintados.Dizia-me um cientista politico.”Argentinos são Italianos que se comportam como Franceses mas no fundo queriam ser Ingleses.

  39. Fernando,

    Problema nenhum em usar o BNDES, o problema é usar e depois não pagar!

    Mas brasileiro tem memória curta mesmo…

    Que mania de querer ser bonzinho, ajudando os vizinhos com a desculpa de assim estar ajudando a resolver os problemas deles..

    Você por acaso assite jornal? Lê revistas???
    Não estamos conseguir resolver nem os nossos pomba!!

    Já que você citou o exemplo dos americanos, seria bom mesmo que fossemos como eles em relação a defender os próprios interesses, por isso eles chegaram aonde chegaram, se este for seu conceito de ser mesquinho, reveja seus conceitos..

    Aliás vc é brasileiro ou o quê??

  40. 1maluquinho, concordo.. mas esta mentalidade de tribos africanas rivais tem de mudar! senão a AL será o curral do mundo futuramente mais do que já é! Quem aqui quer ser escravo?… Até Hitler ( supremacia ariana.. alemães não se “misturam”) se uniu uma época à o Japão ( os “amarelos”) para combater os aliados unindo forças..

  41. “Brasil e Argentina são nações irmãs”
    ahahahahhahahahahahahahahahhahahahahah
    .
    .
    André que isso……….
    Argentina sempre foi e sempre será nosso adversário, agora que os comunas entraram no pode na AL, pode até ser que falem a mesma cartilha, mas pra mim que não esqueço do passado, argentino é malandro vale nada!!!
    .
    E como disseram, nossa temos a Argentina como parceiro no KC390, Ohhhhh ahahahha grande m****!!!
    abraço

  42. Lembro muito bem quando a argentina estava um pouquinho melhor que o Brasil, e que constantemente embargavam as remessas de sapatos do nosso país, porque diziam que estavam com preços menores aos praticados por eles mesmo. Eles encomendavam e eles mesmo queriam impedir a entrada de nossas carretas nas fronteiras gerando impasse diplomatico.
    Muito bem lembrado também, a maneira como eles nos tratam, nos chamam de “maquaquitos” coisa que esta se alastrando na américa do sul, inclusive nos jogos do sub20, no Peru (acho), nossos atletas foram, varia vezes chingados e com certeza isso é idéia dissiminada pelos argentinos.
    Também acho que o título não esta em harmonia com o texto, já que não vi nenhuma exigencia dos argentinos, mas vi que, como sempre, existe mais vantagens para los hermanos que para nós. O brasileiro tem que deixar de ser hipócrita e querer sempre beneficiar os outros pra dizer que é bonzinho. Nós temos que negociar e sempre ver o que for mais vantajoso pra nós. É assim que funciona num mundo competitivo e globalizado. A exemplo o caso das dependencias da Petrobras na Bolivia e da Itaipu no Paraguai.
    Não importa com quem façamos negócios, temos sempre que sair ganhando ou no mínimo, porcentagem iguais. ABS.

Comentários não permitidos.