Argentina impõe condições para adquirir KC-390

http://1.bp.blogspot.com/_iFC-LzDBDGg/TJti2FKvi5I/AAAAAAAAAKA/5AKbeGUuECs/s1600/embraer390v2c.jpg

Sugestão: Santa CatarinaBR

Na última segunda-feira, 31, as presidentes Dilma Rousseff e Cristina Fernández de Kirchner, assinaram uma série de atos em Buenos Aires no primeiro compromisso internacional da Chefe de Estado brasileira.

Além da ênfase às questões sociais e de integração física, Brasil e Argentina ampliaram os entendimentos na área de Defesa.

Dilma Rousseff e Cristina Fernández também destacaram a importância do Mercosul para a promoção comercial e a UNASUL como principal mecanismo de unidade e cooperação na América do Sul.

Na oportunidade, as presidentes firmaram o Acordo de Cooperação entre a CNEN e a CNEA para o Projeto de Novo Reator de Pesquisa Multipropósito, passo considerado fundamental para o desenvolvimento de seus respectivos setores nucleares.

Com base na Declaração Conjunta sobre Política Nuclear, firmada em San Juan, em 3 de agosto de 2010, as presidentes encorajaram o diálogo político instaurado no Comitê Permanente de Política Nuclear (CPPN), com o objetivo de continuar o intercâmbio de informação sobre o estado dos programas nucleares de ambos os países, a coordenação de posições em foros internacionais, como o Grupo de Fornecedores Nucleares, entre outros, e a avaliação política da cooperação nuclear bilateral e do funcionamento da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), com vistas a potencializar seu papel.

Defesa

Dilma e Cristina manifestaram apoio à iniciativa dos respectivos ministros da Defesa que em novembro de 2010 instituíram o Grupo de Trabalho Bilateral de Defesa Argentino-Brasileiro, e reafirmaram a decisão de elevar o nível e aprofundar o diálogo político – estratégico e de cooperação em áreas de políticas de defesa.

Pesaram os excelentes vínculos existentes entre as Forças Armadas de Brasil e Argentina, que mantêm um intenso programa anual de intercâmbio, cursos, estágios e visitas com o envio e a recepção de militares das forças de ambos os países, além das diversas operações realizadas em conjunto.

Este relacionamento tem sido incrementado ano após ano, sendo que em 2010 estão previstos 74 eventos na Argentina e 59 eventos no Brasil.

Na última Declaração dos Presidentes as quatro Subcomissões (Naval, Terrestre, Aeronáutica e Conjunta de Defesa) interagiram com as suas contrapartes, analisando as propostas, especificando os projetos e avaliando os respectivos interesses em cada assunto.

Desde então, avançou-se nas seguintes ações:

a) Projeto Veículo Gaúcho

Estima-se que em breve se tenha uma versão final do projeto. A parte argentina manifestou a intenção de iniciar os estudos para a produção de uma pré-série de veículos VLEGA GAÚCHO, a partir da versão final do projeto.

Para tal, a Argentina expressou o desejo de efetuar contato com empresas privadas de capital argentino com o propósito de levar adiante este objetivo. A parte brasileira está de acordo com a intenção da parte argentina, mas entende que é fundamental que o veículo seja avaliado antes de iniciar o processo de produção de uma pré-série argentina.

b)  Projeto “Pool” Logístico para Aquisição de Sobressalentes (F-103 Mirage brasileiro por Boeing 707 argentino)

O projeto foi concluído, em função de ter atingido o seu objeto principal, não sendo mais necessário a discussão no âmbito do grupo.

c)  Projeto de Manutenção de Turbinas Navais a ser executada pelo Arsenal Comandante Espora

Os detalhes finais necessários para assinatura do Termo de Compromisso, entre as respectivas marinhas, serão acertados por intermédio dos pontos de contato das Subcomissões Navais.

d) Ficha de Projeto Complementaridade na utilização de simuladores de vôo e manutenção de aeronaves de combate A-4.

O Ministério da Defesa Argentino apresentou este novo tema, que vem sendo tratado pelas Subcomissões Navais.

e) Projeto 002SCD09 – Sistema de Certificação/Homologação de Produtos de Defesa

A Subcomissão Conjunta de Defesa (SCD) argentina informará as necessidades para o SCD brasileira.

f) Ficha de Proposta de Projeto “Simulador de Tiro do Tipo Lounge”

A SCD brasileira efetuará um estudo do produto argentino e a possibilidade de implementação em âmbito militar brasileiro.

g) Projeto 002SCN08 (ARG) – Recuperação de Motores de Mísseis (MAGIC, ASPIDE, EXOCET, entre outros) – desenvolvimento conjunto CITEDEF/ARA

As Subcomissões Navais deverão deliberar sobre aspectos mais amplos relacionados aos sistemas que compõem os mísseis como um todo, tais como: sistema de direção de tiro, controle guiado, propulsão e explosivos.

h) Projeto 004SCN08 (ARG) – Cooperação e Intercâmbio de Informações sobre Reparo e Recuperação de “Staves”  (transdutores) Sonar

As Subcomissões Navais estão analisando a possibilidade de cooperação nos aspectos relacionados aos cilindros cerâmicos para os hidrofones dos submarinos.

i) Projeto 010SCN08 (BRA) – Pesquisa e Desenvolvimento Conjunto de Modelos Matemáticos de Propagação do Som em águas pouco profundas

As Subcomissões Navais tem avançado nos estudos dos modelos matemáticos.

Cooperação Industrial Aeronáutica

a)  Cooperação Aeronáutica com a FAdeA

A Embraer emitiu no início do segundo semestre de 2010, pela segunda vez, um “Request for Proposal” – RFP (etapa de processo de escolha de fornecedor e aquisição), no qual estão contempladas peças de estamparia para os programas da família E-Jets, Legacy 450, Legacy 500 e KC-390.

Após o término do processo formal de escolha de fornecedor, espera-se consumar a cooperação industrial no fornecimento regular de peças aeronáuticas.

Autoridades governamentais também pretendem concluir as negociações em torno do Regime Comum de Importação de Bens Destinados a Indústria Aeronáutica, no âmbito do Mercosul para proporcionar a competitividade necessária à relação industrial entre FAdeA e Embraer.

b) Programa Embraer KC–390

Em 28 de outubro de 2010, foi assinada a “Declaração de Intenções entre os Ministérios da Defesa da Argentina e do Brasil relativa à participação no programa KC-390”, na qual se destaca:

– a definição dos termos e condições da participação da Argentina no Programa KC-390, no que se refere à produção na Argentina de peças; e

– as futuras aquisições pelo Governo Argentino de seis (6) aviões KC-390, sujeitas à efetiva participação da Argentina no programa da aeronave.

A Embraer e a FAdeA iniciaram os processos de negociações para participação argentina no projeto.

Nota do editor:

O Texto e título são do Inforel e para mim não me parece haver imposições de condições.

E.M.Pinto

FONTE: InfoRel

15 Comentários

  1. Vivemos em um pais engraçado, quem vai contra o que pensam os bolivarianos e seus sonhos de grandeza é chamado de xenofabo, pró EUA e Vendido ou simplesmente ofendido.
    O fato é que nunca na história deste pais(como gostam de falar os EXquerdistas), os Argentinos JAMAIS moveram uma palha SEQUER a nosso favor nem em prol da vaga no Conselho de segurança nem mesmo no proprio mercosul. alias eles são os primeiros a barrar nossos produtos com barreiras protecionistas que não é cabivel em economias de mercado, muito menos ainda em alianças regionais como o Mercosul.
    Mas não podemos ser iguais aos outros EUA,devemos ser diferentes vamos trata-los como eles nunca nos trataram e continuar a tomar bordoadas deles, pois esse é o nosso jeito ingenuo de fazer politica internacional.
    O fato é que ele não tem nada a agregar no projeto do KC 390 , mas podem ajudar a atrasa-lo mais e mais e isso podem ter certeza que eles farão!
    Parceiria só existem quando ambos ganham, não quando um quer levar vantagem sobre o outro.
    Digam o que quiserem eles não são, nunca foram e tão cedo não serão nossos aliados.

  2. Onde você leu algo que tenha escrito em favor dos bolivarianos ou algo parecido?
    Se você tem este conceito de que sou bolivariano ou alguém anda dizendo por ai que eu sou fique a vontade, cada um acredita no que quer.
    O fato de eu não copmpactuar com racismo e xenofobismo, não faz de mim um bolivariano, o fato de defender um acordo nuclear Brasil Argentina também não.
    O problema do mundo bipolar (ou ciclope) é achar que se você não é azul só pode ser vermelho, esta visão ciclope para mim morreu na queda do muro de berlim.
    Pois bem, seria difícil entender, mas não vou me prolongar, atentarei novamente a minha observação que gerou toda esta polêmica, onde no texto diz que a Argentina está exigindo algo?
    ou nos ameaçando?
    estorquindo?
    Condenar este pré jugalmento não faz de mim um bolivariano nem comunista, nem missionário de madre tereza de calcutá.
    Como texto aponta, metade ou mais dos programas já estão em execução faz um bom tempo enada tem a ver com o KC. O KC considera apenas considera a montagem de sistemas lá na Argentina nas instalações compradas pela embraer, nada mais natural, Portugal exige mais e ninguém falou nada.
    Não é a liberação do xenofobismo sem sentido que vai tornar o brasil mais avançado ou mais desenvolvido e sim o trabalho e parcerias, quanto mais puder fazer mais vai se desnvolver, é isto que penso.
    agora se querem confundir futebol, com política com marxirmos e Embraer, não tenho problemas.
    SDS
    E.M.Pinto

  3. Prezado E.M.Pinto
    Peço que me desculpe, por não ser claro,tenho imensa consideração e respeito pelo Plano Brasil, espaço democratico e onde se debate grandes temas relegados a um segundo plano em nosso país.
    Não tenho nada contra parceirias internacionais e acho que poderiamos nos integrar a quaisquer paises seja aqui na America do Sul ou mesmo as republicas de burkina faso e ou quaisquer outras, mas o fato é que os Argentinos sempre impõem condições em que eles tem que ganhar mais do que os outros, pareiria divide-se os riscos, assim como os lucros, eles só querem lucros.
    Ademais existem sim bolivarianos comentando os nossos tão sonhados aliados nos venderiam por menos de 30 dinheiros.
    Eu particularmente não tenho nada contra argentinos, adorei quando o daniel passarela tirou o cortinhians da libertadores em 2006.
    Abraços

  4. “Argentina impõem condições…”? E quem esses ( Editado conteúdo inapropriado-E.M.Pinto) pensam que são para impor alguma coisa? Estão comendo ovo e arrotando caviar! É querer demais para a compra de apenas 6 unidades! Será que esses pendengos terão condições de pagar? Os caras sequer conseguiram cumprir com os 40% que estavam sob sua responsabilidade do CBA-123, e agora, décadas depois, mais quebrados do que nunca, querem impor algo dentro de um programa que eles nem em sonho conseguiriam realizar em seu território? Vão a mesblaaaa…. A Embraer procura parceiros, e não encostos!

  5. Creio que não devamos nos incomodar tanto com pequenas imposições dos argentinos, caso haja alguma. Mas temos que nos lembrar é que estaremos enfiando neles a nossa tecnologia, e que isso se repita cada vez mais e quando eles menos esperarem estarão dependentes dos brasileiros. deixemos que eles se distraiam com suas vaidades. O ódio pode cegar o homen, vamos agir com inteligência e manter a América do Sul sob nossa total influência.

  6. O maior problema que eu vejo é se os Argentinos quererem algo mais na produção do KC-390 que são capazes de entregar. Ou pior ainda, começararem a palpitar na configuração do KC-390, o que poderia levar à atrasos e aumento nos custos de desenvolvimento do projeto.

    Pesquisando na net, descobri esse relato sobre o CBA 123:

    “Agora, a história do fracasso desse avião é o símbolo de como a indústria da aviação na América Latina era mambembe até uns 20 anos atrás. Tanto a FMA (Fábrica Militar de Aviones) e a Embraer, as duas empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos protótipos, eram estatais na época. Ambas dependiam, portanto, de investimentos do governo. De um lado, Carlos Menen. Do outro, Fernando Collor de Mello. Não tinha como dar certo.

    O primeiro Vector levantou vôo em 18 de julho de 1990 e apenas outros dois seriam construídos. Juntar uma fábrica com experiência em aviação militar e outra especialista em aviação civil, com possibilidade de levar a nova aeronave para outros países, não era tão fácil. Sobraram falhas de orçamento no projeto, mas o que detonou tudo de vez foi o interesse político. A ambição era colocar a aviônica digital mais moderna disponível na época. Mas não teve jeito. A partir de 1992, começou o processo de privatização da Embraer, enquanto que, em 1995, a FMA foi adquirida pela gigante Lockheed Martin. E o Vector, cujo projeto teve um custo total de 300 milhões de dólares, ficou só na fotografia.”

    http://livredecolagem.wordpress.com/2008/09/06/vector-o-fracasso-da-parceria-brasil-argentina/

    Paralelo à isso, o mercado não aceitou um avião que apesar de muito melhor que o Bandeirante que deveria substituir, era muito mais caro.

    []’s

  7. KC-390 transportar apenas 20 ton ? É pouca carga.
    A não ser que seja uma aeronave dotada com 10 canhões .30 / 40 mm, e mísseis antiaéreos e anti-navios. Um grande A-10, caça gigante e bombardeiro leve. Aí é outra estória.
    Como avião de carga, não dá pé. Tara de 40 ton, no mínimo.
    Os paraquedistas os querem para lançar 40 homens equipados e aterrissar em pista curta. As aeronaves de 40 ton fazem isso melhor.

  8. Pelo que entendi, a única condição imposta pela Argentina na compra do KC-390 é a participação na manufatura de partes do avião. Mas essa mesma condição outros países interessados na aeronave a têm feito – a Colômbia, por exemplo.

  9. JONAS…O problema não é de nossa parte e sim da America do Sul que é hispanica e não tem laços afetivos conosco nenhum,somente muita inveja.Sempre o Brasil facilitou a eles e sempre os ajudou muito.Sorriem para nós para obterem beneficios mas jamais avançam intelectualmente e espiritualmente para uma amizade sincera.Quando dizem que fecham com a gente fazem o mesmo com aquele que eles dizem ser o colonizador,os EUA.Não podemos confiar em nenhum deles.Eu não prego isolamento mas sim que comercializemos e tratemos do nosso interesse mund afora sozinhos.Não vejo beneficio nenhum atrelados a eles e muito pelo contrario,vejo sim obstaculos.A pouco tempo a França se referiu a produtos latinos como produtos de baixa qualidade.Somos a setima economia ja pulando pra quarta podendo chegar a terceira em 8 anos,temos um potencial e reservas invejaveis e porque temos que arrasta-los sempre em nossas costas.O mesmo penso em relação ao KC,a EMBRAER esta fazendo uma feirar livre ao invez dela selecionar os parceiros que a interessam e convida-los.De tanto alarde e de tanto palpiteiro vai acabar dando em nada.Penso que ate mesmo a EMBRAER tem a capacidade de faze-lo sozinha,somente buscando fornecedores ao invez de socios.

  10. O Brasil está dando o leite de graça. Nenhum país do mundo faz isso. Absurdo. O que os argentinos vão nos dar, que não possuímos ?

  11. D.João VII foi um bundão,glutão e preguiçoso,que teve a oportunidade de invadir e anexar a Argentina quando esta ainda não existia e apenas era uma colonia Hispanica.De la pra ca surgiu la um pais com um povo mais Italiano do que Hispanico,com requintes Europeus e sentindo-se superiores aos demais povos regionais.São altamente racistas,não gostam de negros.Os povos que com eles tem fronteira não os duportam.Pergunte a um Paraguaio,Chileno e Boliviano se gostam de Argentinos?So o Brasil se mostra amigo deles ou tenta ser amigo deles.Para que ser amigo de um povo indiferente que se sente superior,que ja cogitou por algumas vezes ate entrar em guerra conosco e que so sabe levar vantagem no comercio encima de nós,senão reclamam e ate ameaçam retaliações e embargos?Porque temos de ser os bonzinhos de um mercosul e unasur que so existe para o benefico dos hispanicos,que funciona irrisoriamente ou mesmo é nula?O que ganhamos com essas coisas?Nada.Pelo contrario,dificultamos a nós mesmos a obtenção de contratos,acordos e comercialização atrelados a eles.Não precisamos deles,eles que precisam de nós e send assim a boa vontade deveria partir deles e não somente sempre de nós.Hoje a Argentina sorri para o Brasil porque vê em nós um escudo diante da ameaça Angla……EMBRAER.Toma vergonha na cara.Tu és a quarta maior fabricante e exportadora de aviões.Não dependes de ninguem somente de fornecedores e todos querem te fornecer.Então porque essa verdadeira feira livre em torno do KC?Estas aprendendo os gostos prostituidos da Petrobras por dolares?…Quando deixaremos de ser um pais prostituido governado por bandidos????

  12. I would love to read more about this topic.Don’t stop blogging! It’s nice to read a sane commentary for once.Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that.

Comentários não permitidos.