INS Deepak chega a Mumbai-India

http://www.meretmarine.com/objets/500/30470.jpg

Texto: Tradução e adaptação

Plano Brasil

E.M.Pinto

Primeiro de uma série de duas unidades, o navio de suporte logístico ( Petroleiro) da  classe Deepak chegou esta sexta-feira em Mumbai-India. Projetado e construído na Itália pela Fincantieri, o navio mede 175 m de comprimento e 25 metros de boca.

Desloca 27.500 toneladas de carga, possui casco duplo e possui 4 braços de fornecimento de combustível,  além de gruas que permitem a transferência no mar e cargas pesadas para reconstituir as unidades de combate da reserva. Capaz de atingir 20 nós, o Deepak pode acomodar até 250 tripulantes e tem um hangar para um helicóptero de 10 toneladas.

Programado para o final deste ano, o navio irmão do Deepak, o Shakti, foi lançado ao mar em outubro passado no estaleiro Fincantieri, em Sestri Ponente (Génova).

Este navio é do mesmo modelo oferecido pela Ficantieri à Marinha do Brasil,  para compor a frota de 5 navios de apoio logístico da Marinha. A concorrência  está em curso, você pode conferir no PEAMB, cujas matérias exclusivas você viu primeiramente e com exclusividade aqui no Plano Brasil.

Detalhes sobre o PEAMB e as perspectivas da futura Força Naval Brasileira

PEAMB e os prazos de execução dos programas

Conheça o PEAMB

Nota-se que a compra destes navios não são o primeiro contrato firmado entre a Itália e a Índia. O fabricante Italiano está trabalhando com Nova Deli desde 2004 acessorando o desenvolvimento do porta-aviões Vikrant, atualmente em construção no arsenal de Cochim e cujo design é derivado do Cavour. A Fincantieri também trabalhou em Sagar Nidhi, num navio construído em 2007 para o Instituto Nacional de Tecnologia Oceânica (NIOT) em Madras.

Fonte: Mer et Marine

2 Comentários

  1. Seria mt bom a MB ter um destes, so que com projeto nacional.
    Projetar um navio desse tipo num deve ser mt dificil pra MB, principalmente que estes navios são mt parecidos com os petroleiros, bastaria a MB pedir uma ajuda da Traspetro.

Comentários não permitidos.