Embraer planeja infra-estrutura para montar Super Tucano nos Estados Unidos

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/EMB-314-Super-Tucano.jpg

Através de uma concessão da autoridade aeroportuária da cidade de Jacksonville, estado da Flórida, Estados Unidos, a Embraer recebeu a opção de alugar um hangar de 3,7 mil metros quadrados localizado no Aeroporto Internacional local para instalação de uma linha de montagem do Super Tucano, caso o turboélice seja escolhido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD) para equipar a Força Aérea do páis (USAF) de acordo com as especificações do programa LAAR (Light Attack/Armed Reconnaissance-Ataque Leve/Reconhecimento Armado).

Uma das razões da Embraer para escolher Jacksonville para montar os Super Tucano é a tradição da cidade no setor de aviação, cuja oferta de mão-de-obra com a qualificação exigida atende satisfatoriamente as necessidades. A Embraer já possui uma subsidiária em Fort Lauderdale, localizada no mesmo estado, e está construindo uma linha de montagem de jatos executivos em Melbourne, também na Flórida.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico de Jacksonville está concedendo para a Embraer incentivos fiscais que podem alcançar os US$ 150 milhões para a criação de 50 empregos com salários médios anuais de US$ 50 mil.

A principal rival da Embraer na competição é a estadunidense Hawker Beechcraft, que está ofertando seu turboélice AT-6B. A quantidade inicial prevista a ser produzida pela empresa selecionada é de 100 unidades, entretanto, há possibilidade para que esse número chegue a 200 exemplares, prevendo-se a entrega do primeiro para a USAF em 2013. Essas aeronaves serão utilizadas em operações de combate leve e reconhecimento onde há necessidade de emprego de um aparelho econômico, polivalente, ágil e capaz de usar uma variada gama de sensores e armamentos de precisão.

Fonte: Tecnologia & Defesa

38 Comentários

  1. Jakson, sabe de uma coisa, prefiro que seja assim !! Pelo menos os caças vão vir logo, e essa novela acaba!
    Seria por isso que houve o adiamento do nosso FX2, não me recordo as datas, mas parece que a decisão do ST, ficou primeiro que o do FX2 da Dilmex??
    Alguem pode nos ajudar a esclarecer tal tuvida??

  2. Será Jakson.?!

    Se for, eu não vou reclamar nem um pouquinho.

    Não tenho preferidos no processo do FX-2 ou FX E (Eterno).

    Se vierem Hornets tanto para a FAB quanto para a MB, e em troca eles irem de ST para a USAF, putz, show.

  3. O americano não da ponto sem nó .Para vender tucano la, tem que produzir la mesmo sendo de la a maioria das pesas do avião .Assim o povinho de la tem emprego direto e indireto e ainda fazem uma média para abri negócio com os f-18 deles.Hora porque não compra o f-18 se eles compram o super tucano?É princadera, só falta eles darem 1 pela compra 2.

  4. EMBRAER planeja,Governo Federal planeja.Eles apenas planejam bons contratos como se o Brasil apenas fosse a quitanda deles.E nossa capacidade de dissuasão,independencia tecnologica,emancipação dos lobos e verdadeira independencia?Parece que é secundario.

  5. Boa tarde caros Amigos da lista (Após dois plantões seguidos…em fim minha casa…para variar tempestada na Sampa desvairada)!
    Face a aproximação da Exmª Srª Presidente da República com os EUA, o megalointeresse da MB na licitação da FAB e a promessa de aquisição de até 24 unidades do aparelho escolhido, o interesse da EMB em entrar no mercado americano e também de seus aliados da OTAN (repetindo o sucesso do EMB-312 vendido para França, UK, Egito, Iraque até então forte aliado americano na região), eu acredito que vai dar Boeing mesmo.

  6. Ta se caso seja uma compra onde o SH seja comprado em troca do ST quem sair ganhando nessa historia seria o Brasil ou a EMBRAER nossa segurança não depende da Embraer…
    – vai gera empregos (mais lá do que cá)
    Será mesmo que os EUA vão pára com suas sabotagens histórica de um dia para o outro? (acredito que não)
    Sinceramente será muito triste vê que depois de tantos golpes vindos dos EUA saber que os governantes brasileiros são tão medíocres de visão tão míope, não é uma questão de vingança, mas o medo e a certeza de que restrições e chantagens vão se repetir.

  7. Acho que terá sempre uma ligação FX2 e ST, caso de isto reverter para o lado do F18SH; e algo me diz que vai estar em cima da mesa e nada será impossível; partilho a opinião de alguns foristas.
    Esse ST caso ser produzido nos EUA será diferente, terá as suas especificações próprias e as alterações serão muitas.
    Há o outro ponto, no fundo não acredito que a TT não será total, também digo por parte dos outros fabricantes, será menos do lado dos americanos, caso do Super hornet sair vencedor. (Mas é preciso de ver que eles gastam muitos em desenvolvimento dessas tecnologias e oferecer ninguém oferece)
    Dando um tiro para o ar e não acho que seja disparate, um casamento de F18SH, Super Tucano e KC390 no acordo final. Veremos se é impossível e não passa de uma miragem.
    Para mim há dois países que poderiam “ajudar” o Brasil a construir o seu caça, o EUA com as suas restrições e a Rússia que também não seria um doador de tecnologia (teria as suas restrições também), mas estes sim seriam e na minha simples opinião os melhores para e criar as bases para abrir uma nova porta. São eles os grandes fornecedores a caças a nível mundial e uma parceria seria sempre bem vinda, embora estas formas de ver sejam muitas das vezes deturpadas por “gostos” ou “alergias” pró e contra a determinada nação.
    Quem apoiar o Brasil nesta fase, terá o papel de querer vender, pois muita da tecnologia será de ambos os países, será de interesse dos dois ver a factura aumentar depois do investimento.

  8. Tomara que nao escolham o SH nao….temos de fugir da dependencia tecnologica dos EUA…por favor SH nao,ficar na mao dos yankes nao!

  9. Se esse negócio for para frente, onde pelo menos seja assinado um MOU, seria uma excelente contra-partida comercial em relação ao FX-2. Sobre o KC-390, a Boeing já ofereceu apoio tecnológico no desenvolvimento do mesmo, que é um dos pontos dos offsets oferecidos no FX-2. Aliado à isso, a preferência da FAB pelo SuperHornet, mais uma boa relação custo-benefício oferecido pelo mesmo, ficaria difícil optar pelo caça francês ou o sueco.

    Sinceramente, ficar agarrado ao “não comprar americano” como argumento único, me parece pouco.

    []’s

  10. .
    .
    Esse é um dos pontos ruins de participar de concorrências na área da defesa nos USA, se não tiver fabrica no território deles nada feito!!
    .
    Mas vemos que no fim os componentes de maior importância para o Super Tucano são feitos por la mesmo e somente montados no Brasil… então fica tudo em casa pra eles!!
    .
    Por outro lado vemos que a Embraer teria que produzir estruturas e coisas assim para mandar la pra Florida… mas duvido muito que o valor agregado dos componentes superem aqueles produzidos nos USA, como vemos com o Motor, aviônica, radar, sistemas eletrônicos, etc… assim no fim, quem ganharia mais com essa venda da Embraer seria somente os USA e não o Brasil, eles teriam os componentes mais caros e com maior valor comprados deles mesmos(USA) e nao importando do Brasil, além de que vemos que os trabalhadores brasileiros não ganhariam muito com essa venda, enquanto que os trabalhadores Yankees sim, alguns deles 49 mil por ano… e aqui ???
    .
    Certamente para os cofres da Embraer seria uma bela entrada pois no fim ela é somente uma montadora de super tucanos, e teria sim um grande lucro, mas somente ela(Empresa) e nao nos (Sociedade brasileira)…
    .
    Assim vejo que tem muita gente otimista falando em venda casada quando no fim sao os USA que ganham mais que o Brasil, principalmente se tiver realmente venda casada… sorriem nao sei porque???
    .
    .
    Valeu!!!
    .

  11. Eu acho que o brasil, poderia em primeira linha ser dividido entre os paises da america do sul que estão se rearmando e depois teriam uma certa capacidade de dar um pouquinho de trabalho para os paises do 1º mundo, como os estados unidos da america, me desculpem irmãos, mais do jeito que está, não da, não tem como um pais como o brasil INSISTIR em fazer negocios com um pais feito os estados unidos, que só busca interesses proprios e nos tratam como uma colonia e nós mesmos continuamos com a mesma mentalidade de achar que, essa coisa de guerra de anti americano é tudo coisa de alguns desvairados que estão achando que vai aparecer uma guerra a cada minuto e se esquecem que a coisa é como o caso das malvinas ou o pessoal já esqueceu de quem são aquelas ilhas (dos nossos hermanos argentinos) manda alguem lá pra tirar dos ingleses agora, eles são todos como cães que quando pegão o osso não largam mais, é uma pena que os nossos governantes só vejam ganhos e não parem para pensar que temos que nos desprender das amarras dos americanos que em todos os equipamentos eles tem um dedinho querendo criar uma barreira e atrazar a nossa vida, exemplo claro: está ai, o caso do nosso plano do VLS com os ucranianos.
    Da pra continuar acreditando e continuarmos feito criancinhas ingenuas, até quando
    saudações

  12. quando digo que não tem como fazer negocios, estou me referindo a area de tecnologia, sensiveis ou não, pois eles são irredutives nesta area, tai um exemplo do nosso super tucano que tantamos vender para a venezuela.

    abraços

  13. Eu ainda prefiro 5 esquadrões do F 15 SE diria 80 aproximadamente, daí partir para o desenvolvimento ou aquisição de um lo, em 10 15 anos eles estariam entrando em serviço completando a frota de SE.
    mas sonho é sonho, cada um com o seu…
    E.M.Pinto

  14. Se forem usados os Super Tucanos no Afeganistão como já foi cogitado (devido seu tamanho e manobrabilidade), pode ser uma boa o Brasil barganhar por um F-18 com entrega 100% de tecnologia.
    Mas se forem só treinadores, acho que é pensar alto… não desmerecendo, mas o ST não é tudo isso não.. tem coiso melhor por ai.

  15. Espero que o Super Hornet nao seja escolhido se vcs procurarem por exercito noticias se eu nao me engano o comandante da fab tava explicando por que nao quer o hornet, por que quando o Brasil adiquiriu os F-5 na decada de 70, o Brasil queria produzi-lo, e os EUA enganaram o Brasil e nao liberou a tecnologia e alem do Brasil nao pode produzi-lo ainda teve que estudar o f-5 inteirinho para descobrir como fazer a manutençao e troca de peças, os EUA nao queriam vende-las muitas peças do f-5 hj é de fabricaçao brasileira, e outra coisa que o comandante falou, foi que os EUA nao querem que o Brasil possua seu proprio VLS, e se eles venderem a tecnologia do HORNET para o Brasil seria como entregar de bandeja a tecnoloiga que o a força aerea precisa para desenvolver o VLS, entao os EUA nao vao ajudar o Brasil nem com um parafuso se quer, nao pensem que se o Brasil adiquirir o HORNET a embrarer vai conseguir produi-lo, no maximo monta-lo e olhe la.Só espero que a senhora presidenta Dilma nao escolha o f-18 pelo bem da FAB.

  16. Poderio militar convencional para o Brasil só em se tratando de América do Sul, contra qualquer outro só há uma solução é todos sabem qual é. Não vejo com maus olhos uma eventual parceria entre a embraer e a boeing.

  17. Sei não heim, isso está me parecendo maratutaia,em primeiro lugar estão tirando emprego dos brasileiros, isso é fato, agora, como esses supertucanos vão ser usados pelos tio San, desconfio que os aviônicos usados lá, são a prova de sabotagem, se fossem montados aqui, os técnos desconfiariam se houvesse alguma recomendação para usá-los especificamente nos aviões que fossem enviados paa lá, o que levantaria muitas suspeitas, entenderam,
    mas isso é apenas desconfiança minha.
    Teria que pedir para algum desses aviônicos que fossem usados lá, serem mandados para cá para ver qual seria a reação deles, mas duvido que a Embraer faça isso, brasileiro é muito bonzinho!

    ModifyDelete

  18. Na verdade desde o FX1 nosso governo desejava o pacote Americano mas a desconfiança impedia.Agora com uma fabrica da EMB la e o KC e eles prometendo bons contratos é quase impossivel que não ganhem.Sera bom aos dois paises mas a duvida sempre perdurara.Sera realmente bom para nossas pretenções militares de autosuficiencia?Tenho minhas duvidas.O que é mais importante no FX,bons contratos para a EMB ou a autosuficiencia tecnologica e poder de dissuasão do Brasil???

  19. gente, sabe quando que o super tucano vai ser escolhido, tendo os americano umá outra empresa já lá, NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!!! pois isso tudo não passa de uma jogada para colocar os brasileiro na parede achando que eles querem uma troca, os americanos não valem nada, sem generalizar, mais infelizmente só estão dispostos a ganhar e nada mais. ok?????

  20. Super Hornet pra cá (36 + 84 + 24 (MB) unidades), Super Tucano pra lá (100 + 100 unidades); acordo Boeing-Embraer para a dobradinha C-17 + C-390; e F-35A por aqui em 2020…

    Seria ÓTIMO, de preferência a toque de caixa!

    E antes que falem que os EUA não são confiáveis, há avião estadunidense (ou com equipamentos idem) voando na FAB…

  21. Existem mais 35 pra USAF no LIGHT AIR SUPPORT(LAS),pode estar havendo uma triangulação com a Boeing que esta interessadíssima no KC-390 pra colocá-lo no lugar do C-130 Super Hercules que segundo alguns pilotos tem sérios problemas de estabilidade com cargas acima de 17 t alem do que (a Boeing) precisa de parceiros para o projeto de 6ª geração.

  22. Não vai dar Super Tucanos
    Todos aqui podem ter certeza que a opinião publica americana esta totalmente contra o Super Tucano,,,
    Procurei por noticias relacionadas a essa matéria em jornais americanos, inclusive no jornal de Jacksonville. Lá as criticas são tremendas,
    Eles são contra a isenção de impostos, já que todos os moradores pagam os seus em dias, não teria porque uma empresa estrangeiras ser isenta…
    Oque eu li foi um monte de criticas e abobrinha contra o Super Tucano…
    Tem comentários que ST avião é adaptação de um pulverizador… tudo pra desmere-lo
    Desculpe-me…
    >>>Minha opinião Americanos não prestão<<<

  23. Não vai dar Super Tucanos
    Todos aqui podem ter certeza que a opinião publica americana esta totalmente contra o Super Tucano,,,
    Procurei por noticias relacionadas a essa matéria em jornais americanos, inclusive no jornal de Jacksonville. Lá as criticas são tremendas,
    Eles são contra a isenção de impostos, já que todos os moradores pagam os seus em dias, não teria porque uma empresa estrangeiras ser isenta…
    Oque eu li foi um monte de criticas e abobrinha contra o Super Tucano…
    Tem comentários que ST avião é adaptação de um pulverizador… tudo pra desmere-lo
    Desculpe-me…
    >>>Minha opinião Americanos não presta<<<

  24. .
    Edu Nicácio:
    .
    Justamente por haver aeronaves USA na FAB é que sabemos que nao sao confiaveis… esqueceu o video do Venancio?? se quiser te dou o link novamente…
    .
    .
    Valeu!
    .

  25. olá fernando, não é perseguição minha, eu penso que se todos que fossem a favor de que o brasil colocasse mais tecnologia americana aqui dentro do pais, eu pediria a todos que me dissesem o por que do motivo, deles(americanos) não quererem que o brasil não domine a tecnologia para lançamento de satelites em alcantara e por ultimo e não menos importante, o por que deles não quererem em hipotese alguma os aviões russos como o: SU35 E O PACK FA, se conseguirem me explicar eu vou procurar entender e duvido se vcs, nesta procura não vão achar muita cachorrada feita pelos americanos e eu tenho certeza que vcs irão mudar rapidinho de ideia, pois aqui ninguem está perseguindo os americanos, pelo contrario, são eles que estão nos perseguindo para que não venhamos a sair da posição de serviçais e colonia, pois somos pra eles como um quintal da casa deles que a hora que eles bem entenderem eles dão um pulinho e pegam o que quizerem. ok???
    espero ter conseguido esclarecer mais um pouco. vlw??
    abraços

  26. Os americanos vão escolher pelo lado tecnico, pois eles não vão querer seus pilotos e aliados pilotando uma aeronave inferior, numa guerra equipamento deve ser o melhor possível, só aqui , a FAB quer um , o governo quer outro, vamos ver depois da vinda de Obama no Brasil, tudo já estara encaminhado…… F18 aqui, Super Tucano lá……

  27. EU JÁ VI A PP##**))_@@§§ DESTA NOVELA.
    É REPRISE COM OUTRO TÍTULO.
    EMB 145 AEW&C, de vigilância e alerta aéreo concorrência realizada pelo EUA.
    abs

  28. Ao que tudo indica o FX-2 será baseado no “TOMA-LA DA-CA”

    Toma o F-18A++++E/F sem transferência do parafuso do tanque da asa esquerda, e queremos o projeto inteiro do Super Tucanos e + 2 KC-390 e a intenções de 1,202 aeronaves KC-390 depois de 2057

    realmente somos índios malandros

  29. COM OS FRANCES FOI UM TOMA LA DA CA.
    ALÉM DA VENDA DOS KC-390
    O TÃO FALADA PARCERIA ESTRATEGICA,
    O TAL MULTILATERALISMO,
    E O APOIO A POLITICA EXTERNA DO BRASIL , OU AUSENCIA DE FALSIDADE, OU TRAIÇÃO NO CASO IRAN
    aBS

  30. A MEGA CONCORRENCIA…De um lado o pré-historico F18 revitalizado e a dependencia eterna daqueles que nunca permitiram que nós avançasse-mos na area aeroespacial e defesa e do outro lado o predador moderno SU35 e a possibilidade de construção de um avião de 5 geração com os Russos…Qual seria a melhor escolha heim? rsrs xenofobos-ideologicos que não adimitem a FAB com um vetor Russo e ate se esquecem daqueles que morreram por dedicar-sem a ver um Brasil livre e independente na sabotagem de Alcantara.Tudo o que o Brasil não precisa é de Brasileiros assim de visão canina de um mundo em duas cores.Nenhuma esplanação tecnica se sobrepõe aos anseios de nossos bravos heroes e nosso povo.Nem mesmo

  31. Não eram voces mesmo que endeuzavam a MOSCA VAREJEIRA DE MARIGNAC?E agora mudaram de lado não é mesmo e as explicações ou suposições é o deboxe Frances aos produtos latino-americanos e a falta de apoio a associação do Brasil com o lodo da humanidade rsrs rsrs Agora mudaram de ladinho não é mesmo rsrs rsrs tambem pudera,o vetor com capacidade de entrega de nem eles sabem o que caiu por terra ou melhor foi abatido pelo BIOTONICO FONTOURA rsrs rsrs e dentro da xenofobia-ideologica de um mundo em duas cores voce elegeram um novo mascote a VESPA PRÉ-HISTORICA REVITALIZADA rsrs e com explicações tecnicas embassadas na repempela da parafuseta buscam fortalecer argumentos endossados de cifras de futuros contratos e a aristocracia,fração nazista militar e mercenarios empresarios agitam bandeirolas para receberam seus lider maior o Sr.Obama Bin Laden…Sera que ninguam enxerga ou mesmo desmerece a luta de nossos militares que com patriotismo elevaram o Brasil a condição convencional boa,mesmo sem terem ao menos incentivos e se associando a centros governamentais,particulares e universitarios,nos trouxeram ate aqui,com todos embargos,retaliações e pressões de todos os tipos.Sera que nem mesmo teem adimiração pelos Brasileiros que morreram vitimados por ato terrorista que praticamente so tem um interessado e justamente aquele que voces agora querem defender.A xeenofobia-ideologica canina de um mundo em duas cores é tão enraizada em nossa sociedade que mentiram para o nosso povo que os Russos não transfeririam nada e depois que eles vieram a publico dizer que transferem o pacote completpo do melhor caça atual do mundo e a preço bom tentaram justificar questões internas deles para ocultar vossas xenofobias.Preferem ver nosso pais e nosso povo dependente daqueles que deveriamos nos libertarmos e subjagados a condição de meros serviçais coadjuvantes.Francamente o Brasil não merece muitos Brasileiros que tem e agora podem ficar com raiva de mim.To nem ai.

Comentários não permitidos.