Bulgária lança concorrência para novos caças

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/07/typhoon-luftwaffe.jpg

E.M.Pinto

Texto: Plano Brasil

O Ministério da Defesa da Bulgária lançou os procedimentos para a concorrência que visa a aquisição de novos aviões de combate.

http://media.defenseindustrydaily.com/images/AIR_JAS-39_Gripen_in_Winter_lg.jpg

O Ministério enviou os requisitos para os fabricantes de Lockheed Martin (F -16), Boeing (F-18), SAAB (JAS 39 Gripen). EADS (Typhoon) e Dassault (Rafale).

http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/images/f-16c-19990601-f-0073c-005.jpg

Apesar do interesse russo na concorrência, não houve igual manifestação por parte dos Bulgaros em avaliar caças russos.
A Bulgária pretende comprar oito aviões de caça, dois deles os treinamento. O programa é previsto para 4 anos contempla a possibilidade de aquisição de outras oito aeronaves assim que o primeiro lote seja entregue.

http://www.aircraftinformation.info/Images/FA-18E-F_02.jpg

A Força Aérea Bulgara trabalha com possibilidade de aquisição de aeronaves novas e até mesmo de segunda mão.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/rafale.gif

28 Comentários

  1. F-16C usados (desde que não tão desgastados) ou Gripens A/B usados cairiam como uma luva para eles. Se forem de caças zeros, o F-16 B50 via FMS seria a escolha mais natural.

    []’s

  2. “possibilidade de aquisição de aeronaves novas e até mesmo de segunda mão”
    Fica obvio que procuram algo barato ta com cara de F-16 (certamente o mais barato do mercado, desempenho fantástico seja em combate ar-ar seja em missões de ataque ao solo) ou Gripen (mais pelo lado político já que são países que tem a Rússia como único possível inimigo).
    Rafale e EF-2000 embora superiores que os dois primeiros são muito mais caros tanto na hora de comprar como na manutenção (bem, o Gripen não tem hora de vôo de 3 mil dólares, mas mesmo assim deve esta em torno de 2 á 4 mil dólares mais barato que o Rafale e o EF-2000, já o F-16 deve mesmo custa algo como 7 ou 8 mil dólares a hora). E o SH duvido muito que comprem ele em troca do F-16 que oferece os mesmo sensores e armas e ainda tem capacidade de combate muito superior.

  3. .
    .
    Obvio que é politica a escolha de deixar a russia de fora, no fim eles querem experimentar algo de “Ocidental” pra ver como é, pois conhecem somente a doutrina de operação de aeronaves “Soviéticas”.
    .
    Ótima escolha essa, a FAB também deveria fazer isso, mas ao contrario, sair da doutrina Yankee e francesa e procurar diversificar com aeronaves russas, ganharia muito em operatividade e formação de doutrina, pelo menos mais do que tem agora!!
    .
    Quebrar os Tabus faz parte da vida… mas aqueles que não tem coragem e vontade para tal ficam por ai fazendo birrinha e sendo do contra somente para disfarçar o medo que tem das mudanças!! E não falei que seria grátis isso, mas o ganho superaria os custos creio!!
    .
    Valeu!!
    .
    .

  4. “Rafale e EF-2000 embora superiores que os dois primeiros ”

    Em termos.

    Superiores em gasto, em hora-de-voo e em várias outras coisas ruins.

    Aviões não são como o super-trunfo.

  5. E.M.Pinto, estou achando que a Rede Globo e a Bandeirantes e Rede Record estão me enganando. Ou também pode ser você. Quase todos os dias sai reportagem Mostrando irmão búlgaro, pai búlgaro, mãe búlgara e etc… e …tal. Se você não estiver me enganando, pela importância de tanta Bulgária na nestas rede de tv’s, achei que D. Dilma era uma cidadã búlgara. De tanto ouvir terra na Bulgária, casa na Bulgária, parentes na Bulgária pensei que a presidenta búlgara do Brasil JÁ ESTAVA DANDO DINHEIRO PARA BULGÁRIA COMPRAR AVIÕES. Será que nesta sua cabecinha OCA deu pra sacar? Entendeu a sacada???

  6. Complementando o raciocínio: Esse seu barato de JOGAR PESSOAS PRA PLATÉIA pra servir de chacota não é muito bacana. Se liga!!! Tem outras formas mais discreta e elegante de perguntas a outros aquilo que você não entendeu ou acho que não condiz com o tema. Estou gastando meu tempo lhe respondendo, porque me parece que você, em algum post anterior, se identificou como um “cientista”. Se mesmo assim eu estiver errado achando que vc é “cientista”, mesmo não tendo um nível intelectual elevado, EDUCAÇÃO E TRATO COM PESSOAS vem de berço. Sr E.M.Pinto, está tudo exclarecido?

  7. Pode ficar tranquilo.
    Sim sou Físico e cientista sim.
    Não vejo ligação alguma no seu post inicial com o tema, depois que você fala da conspiração, Globo, eu, e o resto do mundo, até se pode achar alguma ligação, mas no tema que se resume a aquisição de caças para a Bulgária, nada e não basta ser cientista para ler.
    quanto a educação é reciproca, principalmente quando somos novatos.
    O fato de eu ser cientista aqui nunca foi jogado ao público como superioridade minha para com alguém, aliás, é só perguntar a quem participa do blog se sabe disso.
    quem está jogando para a platéia é você. Pois em nenhum momento fiz ou faço comparação dos níveis intelectuais ou algo do tipo.
    Da proxima vez que postar seja claro e conciso, seu primeiro post nã faz sentido dentro do tema e minha indagação foi clara e direta.”O que caraca tem a ver a presidente Dilma com os caças Bulgaros???”.
    sds
    E.M.Pinto

  8. Temos condições de concorrer e levar essa licitação molhe,nossos BICUDINHOS BIOTONICO FONTOURA saem mais barato e dão um banho nos hi-techs da vida rsrs

  9. Não seria mais claro usar o termo “Tem a ver”.. rsrs. Brincadeiras a parte os motivos que levam a Bulgaria a se afastar da Rússia é que esta mesma já mandou poro lá e eles querem independência tecnológica como a que queremos aqui diante dos EUA, apesar de nunca termos tido material de ponta em nossas FFAA exceto na Segunda Guerra. A Dilma não tem nada a ver mesmo com este caso, mas tem com o FX2 e espero que as potências interessadas na venda saibam respeitar mais o Brasil. A França erdeu uma venda certa ao negligenciar o Brasil na questão do Irã e na negociação dos subsídios agrícolas..

  10. Eles por terem sido subjugado pelos Russos nem cogitam o SU enquanto nós serviçais de Americanos esquecemos embargos,retaliações e a inveja sabotadora e abrimos sempre as perninhas para eles porque nossos lideres e empresas são movidos unicamente por dolares.

  11. Obrigado pela correção.
    Há algo mais na negação aos armamentos russos.
    O fato de que a Bulgária agora encontra-se atrelada economicamente aos europeus.
    O fundo que financiará as compras ou virá de Bruxelas ou de Washington.
    sds
    E.M.Pinto

  12. robert
    Negar a superioridade do EF-2000 e o Rafale frente ao Gripen e ao F-16 é negar a verdade. Como você disse os Rafales e EF-2000 possuem muitos pontos negativos frente ao Gripen e F-16, mas as vantagens são gritantes.
    Ou você vai negar que o Rafale e o EF-2000 têm melhor capacidade de combate que os outros dois ou que o RCS desses é maior que dos outros dois assim como a tecnologia em geral?
    O fato de se superior não quer dizer que um vença o outro em combate obrigatoriamente, mas é uma vantagem que será explorada.
    E esse negocio de ficar comprando só porque é mais barato só vale para países miseráveis que precisão de alguma coisa pra chamar de FORÇA AÉRIA ou também é valido se o mais barato for comprado em realmente grandes quantidades substituindo qualidade por quantidade que nesse caso acredito que seja muito valido (como a china fez por décadas usando o J-7 em grandes quantidades), agora se repararmos nas grandes forças aéreas do mundo como Rússia e EUA eles usam ou usavam um misto como Mig-21/Mig-29 /Su-27 ou F-16 e F-15 embora usem aeronaves relativamente baratas não dispensavam as mais caras, não porque gostam de jogar dinheiro no lixo, mas porque o F-15 e o Su-27(e variantes) são aeronaves que eles precisam pela vantagem que elas dão.
    Ou seja, o Rafale e o EF-2000 podem se mais caros que o F-16 ou o Gripen, mas em caso de guerra e seu país estivesse sendo atacado qual você gostaria que estivesse protegendo o seu país, o mais barato ou o de maior capacidade em combate?

  13. Antes de mais nada gostaria de deixar claro a minha admiriação aos Plano Brasil que trata super bem um leigo como eu, as noticias estão sempre mais rapidas do quer outros blogs que custumo frequentar e mesmo assim vejo a humildade do caro colega E.M.Pinto. Além desse aqui gosto muito do campo de Batalha do Carlos, me desculpe se não era pra ter mencionado outro blog.

    Enfim Falando do tema: Abrir uma concorrencia para comprar 8 caças novos, podendo ser usados… acho pouco provávio que eles queiram mesmos os novos, uma vez que os preços serão bem mais caros dq os usados, e por um numero tão pequeno de encomendas eles deverão ir mesmo de usados, dai os F16 tão bem na fita.
    abs…

  14. Sr E.M.Pinto, sua resposta, em nada me convence. Pra mim fica mais evidente sua arrogância. E está valendo o segunto post que deixei. Repito: EDUCAÇÃO E TRATO COM PESSOAS VEM DE BERÇO. Existem formas mais educadas e inteligente de abordar, ou divergir de alguém. Se minha participação no tema não foi pertinente, era só fazer uma abordagem sem fazer graça para outros rirem. É somente uma sugestão pra você. Estou dizendo isto pois já li algumas das suas respostas para outras pessoas neste mesmo estilo. Espero que entenda que você agiu de forma EQUIVOCADA. Tenho outras observações a fazer e você só vai ganhar se DELETAR MEUS POSTS.

  15. 02/02/2011 às 15:41
    ESSES VELHOS DINOS SUCATEADOS F16 E F 18 SEM FALA NO PASSARINHO GRIPPEN TEM GRANDE CHANCE DE LEVA ESSA
    BREVE BREVE PAISES COM BULGARIA, CHILE E OUTROS DESA CLASE VAO TA ADERINDO ESES DINOS F 18 E F 16 SAO VELHOS DINOS QUE CONTINUAO POR AI .MAIS JA SAO SUCATAO QUE JA NAO TEM O QUE DA SO PROPAGANDA E NADA MAIS

  16. JACSON ALMEIDA…O dinheiro não mas o comercio sim é a mola do desenvolvimento local mas isso é assunto para comercio exterior,bolsas,bancos,industrias.No caso do Brasil buscamos autosuficiencia tecnologica que nos traga emancipação principalmente dos EUA e não sera com um mega pacotão que asseguraremos isso e sim somente a continuidade da dependencia.Ja no caso Bulgaria é o contrario eles buscam emanciparem-se de seus algoses a ponto de nem ligarem para o Sukhoy.O que v4emos que as decisões em defesa que rolam hoje na maior parte são decididas por posições politicas ao invez de tecnicas e militares.Não admitimos que militares opinem em assuntos civis mas gostamos de decidir assunto

  17. Boas E.M. Pinto

    Não é verdade que a União Europeia dê fundos para qualquer um dos seus membros comprar armamento.

    Os fundos que vêm da União Europeia (e todos os países contribuem para esses fundos, em percentagens diferentes) são estruturantes (FEOGA, FEDER, Fundo Social Europeu) e o seu objectivo é custear as infraestruturas. Auto-estradas, escolas, hospitais, portos, ect…

    Não para comprar caças. As políticas de defesa são da única e exclusiva responsabilidade dos estados membros, como países soberanos.

    Pode acontecer, por exemplo, como aconteceu a Portugal, é algum dos países, como os EUA, lançarem programas de armamento para os países NATO, com preços mais “apelativos” para os seus parceiros de aliança. Caso do programa Peace Atlantis I e II que trouxe os F-16 para Portugal.

    Mas, neste caso, não se passará assim, visto que é um concurso aberto.

    Só uma última nota. A Bulgária está neste momento sobre forte pressão da União Europeia para aplicar correctamente os fundos, sob pena de ser castigada e os deixar de receber. Visto a corrupção e os desvios dos fundos estarem a irritar os outros estados membros.

Comentários não permitidos.