Tradução e adptação
Plano Brasil
E.M.Pinto
A Marinha australiana está interessado em adquirir os navios de desembarque de docas da Royal Navy (Royal Fleet Auxiliary- Real Força Auxiliar) da classe RFA Largs Bay. O navio britânico deve ser desarmado este ano em decorrência dos planos de cortes orçamentais impostas à Royal Navy e Royal Fleet Auxiliary. O navio entrou em serviço em 2007, mas devido aos cortes orçamentários foi prematuramente retirado do serviço.
O RFA Largs Bay que mede 176,6m de comprimento, tem um deslocamento de 16 160 toneladas, possui uma doca seca para embarque e acomodação de embarcações de desembarque e duas barcaças para transporte de 70 toneladas de carga. O navio pode transortar até 32 tanques e 150 caminhões e pode acomodar até 500 soldados, possui ainda uma plataforma para operação para dois helicópteros simultaneamente.
Dentro da RAN (Royal Australian Navy), o Largs Bay seria utilizado para treinamento das Forças Australianas, enquanto se aguarda a entrega, por volta de 2014, dos dois navios multipropósito (LHD) HMAS Canberra, encomendado aos estaleiros navais Navantia-Ferrol Fene (Espanha) cujo primeiro navio deve ser entregue este mês sendo o segundo o HMAS Adelaide previsto para ser entregue em 2016.
A aquisição do navio também permitiria à marinha australiana retirar do seriço os seus navios LST da classe Newport que foram reformados entre os períodos de 1996 e 2001, o HMAS Kanimbla e o Manoora apresentaram sérios problemas e a Royal Australian Navy considerou insatisfatórias as suas capacidades operacionais, a Marinah australiana pretende retirar todos os seus navios LST até meados de 2014.
Acredito que esse navio seria a única boa opção dentre os meios que a Royal Navy desativará, é um navio relativamente novo e poderia vir com uma encomenda de mais uma ou duas unidades, que poderiam até ser fabricadas aqui.
Serviria a curto prazo,visto que os 5 previstos pelo PEAMB devem demorar a chegar
Tbm acho Leandro, serviria mt bem p n MB até serem concretizados os planos de reequipa/ da mesma e sairem da prancheta e virar reali//.
Não tenho certeza mas acho que nossa “Guarda Marinha”, não quer um com doca seca…….