VEÍCULO ESPACIAL REUTILIZÁVEL

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/SEF10-11611-001.X-37B_med.jpg

A Força Aérea dos Estados Unidos admitiu ter recuperado com sucesso o seu OTV-1, um veículo orbital reutilizável que prefigura toda uma nova geração de engenhos que serão lançado em órbita por um foguete normal e finda a missão retornarão á Terra pousando como um avião comum.

http://www.vandenberg.af.mil/shared/media/photodb/photos/101203-F-9709S-033.jpg

O engenho permaneceu em órbita por 224 dias cumprindo uma série de missões secretas. O lançamento foi feito com a ajuda de um foguete Atlas V. Um segundo aparelho do mesmo tipo, o OTV-2, está sendo construído e deverá ser ensaiado no espaço ainda em 2011 (Roberto Pereira).

Fonte: Aerobusiness

11 Comentários

  1. .
    .
    Um Drone espacial… sei nao, acho que o filme Battlestar Galactica deveria ser visto por mais pessoas pelo mundo, confiar demais na Robotica e informatica pode levar a graves consequencias à nossa especie!
    .
    Certamente é muito pequeno este drone espacial ai pra levar um satelite grande como o telescopio Hubble ou outros, mas as dimensoes podem ser alteradas facilmente depois que ja esta tudo funcionando… e naturalmente podera realizar ataques nucleares também, levando as ogivas com muita mobilidade na fase de re-entrada na atmosfera e depois sair soltando elas por ai em nome da democracia… e os russos e chineses vao ficar olhando?? Pode ter certeza que nao!!
    .
    Valeu!!
    .

  2. Francoorp,

    Os russos e os chinas não vão ficar só olhando, mas os EUA já sairam na frente. Desse demonstrador de UAV espacial, poderemos ver surgir uma nova geração de Ônibus Espaciais e Caças TransAtmosféricos(o 6ª geração).

    []’s

  3. A Russia tem uma tecnologia parecida já, mesmo que teorizada, o Onibus Espacial – Buran Sovietico foi para o espaço e voltou sozinho, totlamente automatizado e isso já tem décadas.
    Só ficou 1 hora em orbita, por que a capacidade de memória dos computadores de 1988 eram incrivelmente limitados, mesmo que ele ficasse lá em cima por mais tempo, não conseguiria guardar mais dados nenhum, o que não era o objetivo da missão.
    O principio é o mesmo, se você levar em conta o designer de ambas as naves..
    Hoje, quase 25 anos depois, os Russos devem ter algo bem sofisticado sobre o assunto, talvez não construido, mas teorizado com certeza.

  4. .
    .
    Verdade o Buran era automatizado 25 anos atras, mas acho dificil começar do zero agora, os Russos e os Chinas vao ter que investir muito e apressar os tempos senao ficam muito pra traz mesmo!!
    .
    Valeu.
    .

  5. o unico exemplar do programa buran q existia (esse q realizou o voo automatizado) foi destruido enquanto estava abandonado num hangar qlq…. em materia de onibus espaciais hj os eua estao beeeeem a frente da russia

  6. Por onde andou esse pequeno ‘engenho” que requer o uso de roupas especiais ao pessoal de solo. Quando o Shuttle retorna qualquer pode se aproximar do ‘engenho”( a palavra mais burra que ja vi na minha vida)
    Esta radioativo? carrega alguma coisinha extra no cargo bay.

  7. psg, o Buran foi descontinuado por que foi no fim da União Sovietica.
    Eles estavam quebrados, tinham uma guerra explodindo no Afeganistão, Governo Instavel, os Alemães querendo quebrar um murro em Berlim.. o Buran foi colocado em um hangar por que não era.. (e não era mesmo) prioridade naquela epoca.
    Apesar do avanço tecnologico ser inovador, o preço dele não condizia com a realidade que a CCCP passava na epoca, logo doi descontinuado.

    O fato de alguém não ter algo, não quer dizer que são inferiores, lembre-se disso.
    Brasil mesmo, não temos a bomba atomica, mas já foi provado e reprovado que temos capacidade de fazer.
    O mesmo dos Russos, eu não duvido que eles poderiam ter colocado um homem na Lua, se até aquele pedaço de papel ferro embrulhado em papel aluminio (Apollo) conseguiu.. e eles (russos) já tinham ido tão longe, imagina hoje com a tecnologia que estamos, meu celular tem mais memoria que todas as apollos que foram para o espaço..mas as vezes simplesmente não é prioridade para o governo.

  8. É um Ônibus Espacial pequeno. Tecnologia ultrapassa.
    As futuras aeronaves serão à Fusão Nuclear.
    Combustível Deutério.
    Gostaria de desenvolver esses pequenos reatores nucleares.

  9. Dandolo, antes de ter reator a fusão eles tem que fazer a fusão consumir menos energia que gera. Não existe energia gerada por fusão, ainda.

    Na França esta em contrução um reator que custará, se não me engano, uns US10 bi. Um consórcio de vários países europeus.
    Mas isso é a fronteira do nosso conhecimento. Esses 10bi podem dar em nada. Aliás é até provável que dê em nada.

    PS. O reator de fusão ocupa um prédio inteiro.

    flw

Comentários não permitidos.