O brasileiro que decifrou a bomba

http://mydailyclarity.com/wp-content/uploads/2009/08/nuclear-bomb.jpg

Filipe Vilicic e Roberta Abreu Lima

Especial

Quem é e o que fez o físico do Instituto Militar de Engenharia para, segundo o WikiLeaks, preocupar os Estados Unidos e levar a ONU a investigar se o Brasil tentava produzir armas nucleares

De uma nova batelada de vazamentos do WikiLeaks, a fome na internet de milhares de telegramas diplomáticos roubados do governo americano, veio uma revelação sobre o Brasil que soou ao mesmo tempo anacrônica e curiosa. A embaixada americana em Brasília notificou Washington da existência de um cientista brasileiro que parecia estar de posse de segredos nucleares americanos. O personagem dos telegramas era um físico cearense chamado Dalton Girão Ellery Barroso, de 59 anos, pesquisador do Centro Tecnológico do Exército, no Rio de Janeiro. Seu livro A Física dos Explosivos Nucleares, publicado há dois anos, chamou a atenção dos diplomatas americanos, que registraram sua apreensão nos telegramas que acabaram sendo vazados pela internet. Washington quis, então, saber como Barroso conseguiu estimar com enorme precisão a arquitetura interna, o peso e os materiais que compõem uma das mais letais e secretas ogivas atômicas do arsenal americano, a W87. Também não parecia crível que Barroso tivesse conseguido pelos próprios meios, conforme demonstrado em um capítulo do livro, simular em computador o complexo e delicado processo de explosões atômicas secundárias que fazem detonar o núcleo da W87, liberando um poder destruidor dezessete vezes maior que o da bomba jogada sobre Hiroshima, em 1945.

Os americanos suspeitaram, claro, de espionagem e de que Barroso pudesse ter tido acesso a algum dos poucos supercomputadores do mundo capazes de fazer os cálculos e chegar aos resultados apresentados por ele na obra. O terreno dessa discussão não é acessível às pessoas sem formação matemática, física e computacional do mais alto nível. As interações descritas pelas equações de Barroso detalham eventos que ocorrem em uma ordem precisa dentro de uma bomba do tamanho de uma bola de basquete em períodos de tempo quase impossíveis de compreender: trilionésimos de segundo. Isso seria visto como instantâneo pela imensa maioria das pessoas. Mas uma das belezas fundamentais da física é a noção de que não existem interações instantâneas na natureza – noção contestada teoricamente pelos físicos quânticos, sem interesse, porém, para os experimentos aqui narrados. Na natureza, portanto, tudo exige um tempo para se processar.

Como um físico brasileiro poderia ter feito a engenharia reversa de tão complexo sistema sem um supercomputador? Era o que tentavam descobrir os técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que vieram ao Brasil para entrevistar Dalton Barroso. A precisão dos cálculos de Barroso sugeria à AIEA que poderia existir no Brasil um programa nuclear secreto. Seria uma violação do Tratado Internacional de Não Proliferação de Armas Nucleares, assinado pelo Brasil em 1998. Para reforçar as suspeitas, o cientista era ligado a uma instituição militar. A AIEA exigiu informações mais detalhadas sobre os métodos utilizados por Barroso e, sob o argumento de que as fórmulas divulgadas poderiam ser usadas por terroristas, pediu que seu livro fosse recolhido. O pleito provocou uma crise entre o então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que queria atender ao pedido, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que considerou uma intromissão indevida a interferência da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército brasileiro.

A questão foi discutida com franqueza em um almoço no centro do Rio de Janeiro, no ano passado, reunindo Barroso, um técnico e um diretor da AIEA, um assessor da presidência da Eletrobras Eletronuclear e Santiago Mourão, chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Itamaraty. Dalton Barroso tem boas recordações do almoço, a que ele compareceu por vontade própria e que, na visão dele, encerrou todas as suspeitas. Disse Barroso a VEJA: “Não tinha nada a esconder. Cheguei aos cálculos publicados no livro usando teorias conhecidas da física e da matemática e um programa de computador desenvolvido por mim. Expliquei matematicamente como tinha chegado a esse nível de conhecimento e deixei claro que não fiz testes nem mantive contato com cientistas estrangeiros”.

O episódio envolvendo o físico brasileiro contém diversos ensinamentos. O primeiro é que os países que não possuem arsenais atômicos ficarão cada vez mais perto de tê-los em virtude da disseminação veloz do conhecimento e da capacidade de processamento via internet. O segundo ensinamento é que, mesmo que oficialmente assine tratados internacionais, a maioria dos países que atingiram graus de desenvolvimento técnico-científico compatível deixará que seus cientistas e militares pelo menos estudem os meios de produzir artefatos atômicos.

O Brasil quer a bomba? A resposta é que o Brasil se encaixa na categoria de país em estágio tecnológico compatível com o domínio do ciclo atômico para fins pacíficos e militares. Isso não significa que o Brasil está fazendo uma bomba atômica. O físico José Goldemberg, respeitado mundialmente na área de energia nuclear, avalia que; se fosse esse o· interesse nacional, o Brasil teria condições de desenvolver· uma bomba nuclear no prazo de cinco anos. Para ele, o mais difícil o Brasil já conseguiu, que é dominar o ciclo de enriquecimento de urânio. “Quem enriquece urânio a 3%, como fazemos hoje, pode enriquecer a mais de 80%, que é o mínimo necessário para a bomba. Dessa forma, a rigor, em pouco tempo poderíamos ter urânio enriquecido o suficiente para um artefato”, explica. Goldemberg afirma que, realisticamente, acha quase impossível que o estado brasileiro não tenha em andamento algum projeto que poderia facilmente ser direcionado para a produção de uma bomba atômica.

José Alencar, vice-presidente do governo passado, declarou sem rodeios que o Brasil deveria desenvolver a bomba. Samuel Pinheiro Guimarães, número 2 do Itamaraty, que depois se tomou ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, é conhecido pela defesa que faz do direito brasileiro de ter um arsenal nuclear. O antigo e atual ministro Nelson Jobim defende a tese de que o Brasil não deve assinar o protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) que daria à Agência Internacional de Energia Atômica acesso irrestrito às instalações nucleares brasileiras. Ter a bomba é aspiração natural dos militares e de muitos estrategistas civis brasileiros. Tancredo Neves, mono por doença antes de assumir o cargo como primeiro presidente da República depois da ditadura militar, teve uma conversa reveladora com o físico carioca Rex Nazaré Alves, que chefiava a Comissão Nacional de Energia Nuclear. Sob os generais, Rex Nazaré fora encarregado do programa atômico brasileiro que tinha um mal disfarçado viés bélico – incluindo-se o projeto do míssil, o veículo lançador. Nazaré entregou a Tancredo Neves a papelada ultrassecreta e registrou ter ouvido dele: “Vamos fazer isso aí”. Tancredo autorizou os militares a fazer a bomba? Provavelmente um falou o que quis e o outro também ouviu o que quis. Segundo o coronel reformado Ariel De Cunto, ex-chefe do serviço secreto brasileiro e, na ocasião, braço-direito de Rex Nazaré, o chefe saiu convencido de que o presidente eleito dera sinal verde às pesquisas nucleares no mesmo formato em que os militares a vinham tocando.

O Brasil precisa de uma bomba? “Não havendo inimigos externos nuclearizados, nem o Brasil pretendendo assumir uma política regional belicosa, para que a bomba?”, pergunta o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Essa questão é tratada sempre de modo cifrado. Isso torna ainda mais enigmática a frase dita a VEJA pelo ex-presidente José Sarney: “Toda a aspiração que existia de chegarmos a ter armas nucleares terminou no meu governo”. Isso pode ser lido de duas maneiras. A primeira: havia um programa nuclear paralelo, e Sarney deu-lhe oficialmente um fim. A segunda: as aspirações oficialmente admitidas terminaram, mas isso não impede que as armas continuem sendo minuciosamente estudadas – como mostra o trabalho do físico Dalton Barroso.

Fonte: Ministério das Relações Esteriores

50 Comentários

  1. Duvido que o Brasil nao possua a bomba nuclear, pois a populaçao e nem ninguem precisa saber que ela existe, e a ONU mesmo inspecionando as usinas nucleares brasileiras, nao conseguem manter total controle sobre isso e é por esse motivo que os EUA temem o Veiculo Lançador de Satelites totalmente brasileiro, pois sabe que se o Brasil possuir a tecnologia do VLC os EUA nao vao mais poder fazer ameaças ou pressoes sobre o Brasil. Na minha opinao para que o Brasil possua um Missil Nuclear só falta um VLC, depois disso com poucas midificaçoes o VLC vai passar a se chamar VLBA(veiculo lançador de bombas atomicas).

  2. Por fovor, quero um autógrafo do Dalton Barroso e outro do autor do desenho acima.================================Alguém poderia falar baixinho no meu ouvido que o Brasil tem algumas ogivas?????========Gente ninguém precisa declarar posse de das ogivas abertamente. Israel nunca declarou que tem bombas atômicas mas todos sabem que elas existem. É como a história de cabeça de BACALHAU, ninguém nunca viu mas todo mundo sabe que existe. É somente isto que precisamos. Ter as ogivas prontas e sempre dar uma de João sem braço. Mesmo porque, se sempre ficar subentendido que a temos não despertará los hermanos do sul. Então fica combinado assim!!!

  3. O tratato é apenas um papel assinado por hipocritas em um tempo em que a hipocrecia reinava.
    O fato de não termos uma bomba, não quer dizer que não sabemos como fazer uma… os EUA demoraram 5 anos (que eu me lembre) para estudar (do zero) montar e fazer as bombas que foram despejadas no Japão, os Russos fizeram as deles em 5, 4 anos.. com a tecnologia que temos hoje e possibilidade de compartilhar tecnologia, fica cada facil e mais rapido ainda.
    Otima materia, recomendo que assistam Countdown to Zero – http://finalstation.org/forum/viewtopic.php?f=146&t=8375

  4. Se juntarmos essa conversa com os buracos que o Collor tapou na serra do cachimbo fica fácil achar que o Brasil já possui conhecimento para faze-lá, daí só falta querer ou precisar.

  5. Com o Brasil dominando o ciclo de enriquecimento, concerteza fazer uma bomba é algo bem proximo para o Brasil,ainda bem que nao é algo nescessario, más se um dia for vai estar ao alcance….isso se elas já nao existem e sao mantidas bem ocultas,inclusive da populaçao,pode ser tbm!

  6. Se o Brasil tem a bomba, ainda q secretamente, a Argentina tb tem, pois o programa nuclear deles estava bem mais avançado do q o nosso até ambos assinarem o TNP e os protocolos de Tlatelolco para fiscalização mútua. Se somos capazes de esconder algo deles, pq eles não conseguiriam de nós?
    Luis, os buracos na Serra do Cachimbo foram tapados, mas se já existia material nuclear pronto para testes, deve estar dando sopa por aí. Aliás, o impedimento de ter um carro não impede de ter rodas, motor, carroceria, faróis e bancos de couro, tudo separado pra, numa emergência, montar rapidinho.

  7. salve jose alencar, o ministro Samuel Pinheiro Guimarães e é claro ao nosso grande fisico brasileiro Dalton Girão Ellery Barroso, isso mostra que se quisermos fazer a bomba atomica poderemos fazela rapidamente no caso de um contra ataque.
    isso me deixa feliz (e eu acredito tb que o brasil deva ter um projeto secreto direcionado para o desenvolvimento de um arsenal nuclear).
    precisamos aperfeiçoar o enriquecimento de uranio pelo qual me parece que o brasil ja tem o dominio e precisamos avançar no que diz respeito de lançamento de “misseis”, desenvolvendo misseis de longo alcance.
    E DIGO QUE O BRASIL DEVE SIM TER ARMAMENTO NUCLEAR, NOSSO PAIS É MUITO GRANDE E PRECISAMOS TER ARMAS QUE IMPONHAM MEDO EM UM EVENTUAL INIMIGO.
    sds a todos.

  8. O Brasil precisa de uma Bomba? Talvez a pergunta deva ser: o Brasil precisa de um arsenal termonuclear? Da forma como o mundo está se conduzindo, os acordos contra a não proliferação nuclear estão se tornando, dia a dia, obsoletos…

  9. É otimo saber q temos conhecimento suficiente na área…mas ao mesmo tempo é péssimo saber q nao adianta fazer uma bomba atomica sem ter meios de entregá-la a seu(s) respectivo(s) destinatário(s).Ô paizinho heim! Não podemos fazer misseis com mais de 300 km de alcance qnto mais lançadores pras bombas atomicas. Não somos capazes de colocar o vls pra funcionar pra mandar uma bola de tênis (desculpem me a afrontaa brasileiros q queriam q fosse uma bola de futebol!) no espaço! Não temos tecnologia de processadores, sensores inerciais, propulsores hibridos e etc! Pra fazer buscapé a polvora brasileira é uma porcaria! Acorda pessoal nao é navio pra marinha, caça pra fab, e tanque de lavar roupa pro exercito q esse pais vai se defender de alguem! O país para pra ver bunda na tv, no carnaval, e um bando de homem suado se esfregando um no outro atras de uma bola na epoca de futebol! O brasil (minusculo de proposito) so vai funcionar qndo nao estiver na mão dos brasileiros, ou diria nos pés?! A dentadura o FHC e o Lula ja distribuiram! Abraços a todos e façam o favor de acordar!

  10. O Brasil pode fazer tudo o que quizer, se assim a administração federal entender que é preciso para segurança dá nação, por este motivo é que o ex-presidente queria a compra dos caças franceses com toda tecnologia, e agora ficam perdendo tempo com burrocracia política, façam o favor de acordar porque o futuro não espera ninguém, ele simplesmente vem e passa por cima de quem estiver parado. Abraços a todos.

  11. …É bem simples fazer um programinha pro netbook, algo que exige super computadores com cálculos sofisticados. Tá difícil de engolir a explicação de Barroso.

  12. Que passa só os U.S.A,Russia,França,China,e algum mais,incluso India tem bomba nuclear e porque Brasil não pode ter,adiante Brasil faça duas dozenas delas e de passo outra dozena de armas biologicas.assim ninguem se atrverá a invadirnos.

  13. QUER DIZER ENTÃO QUE REALMENTE SABEMOS FAZER O “BOLO”?
    .
    Há só pode ser um conterrâneo para fazer isso.Heheheh….
    Não tem problema,sabem como o conterrâneo descobriu o caminho das pedras?
    .
    É bem simples,pega-se um punhado de farinha de mandioca e pica um pedaço de rapadura e junta, ai você vai às nuvens.Hahaha…!
    .
    O legal de tudo isso, é que a wikileaks tirou qual quer duvida sobres a capacidade do Girão.-Heheheh….
    .
    I LOVE YUO WIKILEAKS.
    Esse australiano deveria receber o prêmio nóbel da bravura!Heheheh……

  14. Roberto-mg, para quem sabe ler um pingo é letra, e os americanos realmente estão desesperado com relação ao Brasil se desenvolver na área espacial, porque será??? Se para construir a bomba já não é tão dificil, eu creio que o Brasil ja a tenha pronta, mas imagina com um veiculo que possa leva-la a qualquer lugar. Veja o que disse o Físico José Goldemberg: “Goldemberg afirma que, realisticamente, acha quase impossível que o estado brasileiro não tenha em andamento algum projeto que poderia facilmente ser direcionado para a produção de uma bomba atômica.” Então para um bom entendedor um pingo é letra. “Quase impossível”

  15. O Brasil assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, mas especialistas suspeitam que o país pode estar trabalhando em uma bomba nuclear. É permitido ao país enriquecer urânio legalmente para seus submarinos nucleares, mas ninguém sabe o que acontece ao combustível assim que chega às bases militares restritas.

    ‘-‘

  16. Bombas nucleares são feitas para não serem usadas. São armas políticas e não táticas, sendo eminentemente “dissuasivas”.
    De que adianta o Brasil ter bombas (secretamente) e não divulgar?
    Armas nucleares são singulares, mais vale não ter e dizer que tem do que ter e dizer que não tem.
    Por isso tenho certeza que o Brasil não tem, mas sei que poderia term em 5 anos se assim quisesse.
    O inusitado seria como justificar que um país que tem o grosso dos fuzis de assalto de suas forças armadas com mais de 40 anos de idade, e ainda assim ser possuidor de armas nucleares.
    Acho que precisamos antes desenvolver nossa tecnologia nuclear para fins pacíficos e nossos lançadores de satélites, além de aparelhar nossas forças armadas de modo a que se compatibilize com o tamanho e a importância do Brasil no cenário internacional.
    Feito isto, o próximo passo seria deixar claro que não temos porque não queremos (como pelo menos uns 10 países no mundo, pelo menos), mas que somos capaz de tê-las quando quisermos.

  17. Detalhe para a postura do seu Celso Amorim, que falava grosso a favor do Irã e afinou rapidinho quando começaram a botar pressão em nós.

  18. Ela deve estar dividida. Deve ter sido produzida em unidades estanques. Eu acho que só faltou o boooooooooooooooooooooooom.

  19. SALVE DALTON ELLERY GIRÃO BARROSO, td de bom p vc e sua familia, vc e salvação de n país , q vc passe esse seu conheci/ aos demais, questão e segurança e como foi o passo a passo p decifrar W 86 dos nefastos ianks, são cabeças = a sua q ñ dão orgulho a nós Brasucas.Minhas saudações e respeito.

  20. Se Trancredo REALMENTE deu o aval para a construção, e isso foi continuado pelo Sarney, então, a AIEA que nos desculpe, mas pelo nosso peso geopolítico e econômico hoje, QUE SE RASGUE O TNP!!!

    Chega de submissão!

    Enquanto assinamos tratados, Índia, Paquistão e Coreia do Norte desenvolvem suas ogivas e seus ICBM’s!

    E o pior de tudo é ver os EUA assinando acordos na área nuclear com a Índia, virando amigo do Paquistão e apoiando a reforma do CS da ONU em prol dos hindus.

    Como diria um ex-presidente tucano: “Assim não dá, assim não pode”…

    Brasil, um país de tolos…

  21. Eu acho que o Brasil deveria produzir 1000 Bombas Atômicas para ter a sua plena soberania.
    A única critica que eu tenho, é que o processo de enriquecimento do urânio ainda é muito demorado.
    Gostaria de testar o meu processo em laboratório.

  22. Declare nosso propio Manhattan project; so devemos chamar Projeto Guanabara e constroi a coisa em segredo. Os americanos devem ter espioes no Brasil por todos os lados, portanto a contra-espionagem neste caso sera mais importante do que espiar. Se ja sabemos fazer pra que procurar um Khan da vida.

  23. burrrrracos se tapa e se faz,uma simples colher de cal não significa que podemos faser outros buracos,e menos ainda,que podemos fazer bomba,salve alencar;um homem doente mas super PATRIÓTA…

  24. O Brasil precisa antes de qualquer bomba, desenvolver mísseis balísticos, e juntamente, desenvolver armamento convencional, mas quando o VLS explode a gente ve muito brasileiro da mídia batendo palmas, dizendo “larga essa joça, so é gastar dinheiro e bla bla bla”

  25. O PARADOXO DA BOMBA ATÔMICA.
    .
    Não devemos “subestimar” o poder da bomba atômica, más também; não podemos “superestimar” o seu poder de dissuasão.
    .
    Este dispositivo nuclear,como se pode ver; com o tempo qualquer bicho de orelha pode tem um,pois antes só quem as tinhas eram as grandes potência.
    .
    Neste momento,como se pode analisar, a segunda condição do poder da dissuasão;não terá mais nenhum efeito em um futuro bem próximo.
    .
    Um terrorista ou um pais paria,a dissuasão de uma bomba atômica não funciona;ele simplesmente joga e não tá nem aí para as consequências.

  26. Desde Hiroshima, a principal utilidade de uma bomba atômica é poder fazer o que quiser com soberania total, para o bem e para o mal.

    Israel tem a bomba, por isso pode massacrar os palestinos que nenhum país vai intervir, no máximo uma reclamação aqui, outra ali, mas não passa disso. Os israelenses ofereceram a bomba ao regime do Apartheid na Africa, para que este regime pudesse massacrar os africanos a vontade sem ninguem se meter no meio.

    Penso que em breve o Brasil terá que lidar com a questão das “nações indigenas” que são muitas e podem retalhar o território brasileiro se eles (os índios) tiverem apoio massivo de alguma potência. A menos que o Brasil tenha a bomba atomica, ai poderia resistir ás pressoes internacionais a favor dos índios e manter a unidade territorial.

    É PRA ISSO QUE SERVE A BOMBA NOS DIAS DE HOJE.

  27. O Brasil desenvolveu o projeto até o Collor assinar aquele tratado. Na realidade, foi um grande problema, pois o que fazer com as 3 ogivas que já estavam estocadas e as 2 que estavam em processo. Resolveu-se parar com os trabalhos, e criou-se uma ação diversionaria com a serra do cachimbo (inclusive na mídia) para ganhar tempo.
    A solução foi a seguinte: cada força ficou com uma ogiva e desde então, não se fala mais nisso, aqueles militares que se reformaram, voltaram como TCC e estão até hoje.

  28. Aqueles que são contra, tem direito de espernear, eu que sou a favor da fabricação da bomba e digo que já temos veículo lançador capaz, digo mais ainda, que venha a tecnologia do futuro “nanotecnologia” chegará o tempo que a bomba atômica será bombinha de são joão, comparado aos artefatos bélicos fabricados com essa tecnologia. Abraços a todos.

  29. Ao HERÓI.
    Que Deus lhe abençõe: físico cearense Dalton Girão Ellery Barroso, de 59 anos, pesquisador do Centro Tecnológico do Exército, no Rio de Janeiro.
    ——
    Ao TRAIDOR. físico José Goldemberg.
    Foi secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2002-2006).
    ENTRE outras no governo Collor denunciou o Brasil aos EUA enquanto seu ministro.
    Por esta ganhou dos americanos medalha por serviços prestados de traição ao Brasil.
    O RETRATO DE UM TRAIDOR.
    http://pbrasil.wordpress.com/2010/06/30/entrevista-jose-goldemberg-o-brasil-quer-a-bomba-atomica/
    ——
    para que a bomba?”, pergunta o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
    aBRAÇO A TODOS

  30. CAROS, dizem as boas línguas que o mesmo (o traira) tinha planos de desenvolvimento de tecnologia nuclear para o Brasil mais como não lhe deram houvidos.
    O sujeito resolveu sabotar.
    Abs
    OBS.: a informação vem da cobra (no bom sentido)do jornalismo Paulo H.Amorim, o cara mata a barata e mostra o pau.

  31. Se as tivessemos…saberíamos. Há um caminho mais longo que 5 anos pra isso… ter como lançá-las…. este é o desafio..e parece cada dia mais distante termos esses meios.

  32. Isso indica que o Brasil não tem interesse na Bomba mas saberia fazer uma tranquilamente se quisesse ou “fosse obrigado” a fazer uma…

  33. DNA TRAIRABÓIA (Araribóia) nunca mais.DNA TUPYNAMBÁ (Cunhãmbebe)sim e para sempre.Nossa nação carece de Brasileiros com espirito de CUNHÃMBEBE,lideres que unam etnias rivas transformando em unidade em prol de um unico objetivo comum.TRAIRABÓIAS habitam entre nós em todos os cantos desta nação.Sempre se achegam ao superior,a aquele que lhes tara mais beneficio proprio.O povo do GIGANTE DESPROTEGIDO BRASIL desperta aos poucos para a realidade.A doutrinação midialitica que por decadas nos levou a pensarmos que folhinhas verdes são mais importantes que nossas futuras gerações nos leva diante da realidade a buscarmos formas sustentaveis de pregredirmos em todos os sentidos pois so o conhecimento é capaz de emancipar e emancipando-se se atinge a verdadeira independencia que garante a liberdade.Nossos inimigos não são apenas a ganancia e a crueldade externa e os vendilhões internos mas tambem os tolos que mesmo tendo a boa intenção por imaturidade geopolitica-estrategica acabam ate mesmo involuntariamente condicionando-nos ou expondo-nos a armadilhas.Não temos amigos e falsos e invejosos nos vem de todos os lados.Dependemos unicamente da nossa propria vontade e de caminharmos por nossas proprias pernas.Potencial e reservas são o nosso alicerce e a obstinação de povo trabalhador ja nos trouxe ate a marca de setima quase pulando direto para quarta economia podendo chegar a 2020 como terceira.Infelizmente o COGUMELINHO CINTILANTE é a unica forma de conter a voracidade de lobos e vampiros e trazer tranquilidade para nos dedicar-mo-nos as outras coisas…Fernandos Collors nunca mais…Sorriam.A pulga atraz da orelha se temos ou não temos o COGUMELINHO DEPURADOR coça a cuca de externos e internos.Pode ter uma ja ate enferrujando guardadinha perto de voce TCHUMMMM…Bordunada neles Cobrada larga foguetada.

  34. É amigos há muitas coisas em oculto ainda que nem a própria presidência e os políticos convencionais conhecem, na época que o collor acabou com o projeto da bomba atômica os militares sumiram com todos os documentos, cálculos… Resumindo quando o Collor acabou com tudo do projeto da bomba, os militares simplismente esconderam a “receita completa do bolo” assim guardada até hoje em ultra secreto e máximo sigilo pelos militares. Informação by: de um conhecido que trabalha para a ABIN.

  35. Amigos,

    Acho bom que os americanos concentrem suas preocupações no VLS. Sendo assim a AVIBRÁS que diga de passagem, está sendo muito mal tratada pelo governo, tem toda condição de construir um míssil balístico.
    Basta que todos os esforços se concentrem primeiro no aprimoramento do sitema Astros 2000, e suas variantes com alcance maior.

    Abs

  36. Pensem bem, ai diz que o Brasil poderia fazer uma ogiva, em uns 5 anos, leva um tempão so para enriquecer o urãnio, se tiver uma guerra vamos dizer ao inimigo, “voltem daqui a 5 anos por gentileza.”

  37. Salve o nosso fisico nuclear Dr.Girão.Longa vida a ele e seus entes queridos.Armas nucleares pra ontem.Somente elas podem blindar todas as nossas fronteiras contra a cobiça anglo-ianque,e outras tambem é claro.Brasil com S,acima de tudo.

  38. José Sarney?
    Este homem é poeta e escritor, não tem perfil da pessoa mais qualificada para dar uma opinião e por fim à um projeto deste.
    Sinseramente não acredito que o Brasil esteja dormindo nesta área também.

  39. Mesmo não tendo um vetor para entregar as bombas, é possivel utilizalas para a estrategia de “Terra Arrasada”.
    Tirar petroleo de areas radiotivas aumenta muito o custo do produto ou, territorios ocupados radioativos são custosos de ser explorados.

  40. Caros argus, quanto aos “bocudos de plantão” é até bom que eles vejam e escutem, para entenderem que não somos republiqueta de bananas e nem o japão de 1945, se atacarem o Brasil de alguma forma, será pior para eles, pois perderam a matéria prima que tanto precisão para suas indústrias e a nossa principal defesa não são nem armas, mas a própria natureza da flora e da fauna nativa, que eles tanto estudam através de biopirataria, mas ainda estão de descobrir suas verdades. Abraçõs a todos.

  41. Acredito que ja atenhamos mas no momento sem o lansador ou seja o transportador da bomba ela é mais perigosa para nós do que para um eventual inimigo, pois não conseguimos ainda lançar com suceso um VLS.Não se esqueção que os tres VLS esplodiram o ultimo esplodiu em terra antes do lansamento ta mais do que na hora de pensarmos em sabotagem e quem não nós quer como potensia militar,é mais facil lutar contra inimigos mais fracos sem capacidade nuclear,no vietanã os americanos perderam e foram embora para casa sem ter a preocupasam do inimigo ir atras deles e invadir seu Pais porque agora eles só aplicam sansões contra paises com suspeitos de terem artefatos nucleares e usam de força militar contra os que não a possuem.SOU A FAVOR DO BRASIL POSUIR ARMAS NUCLEARES JA ESTAMOS MUITO ATRASADOS EM NOSSA DEFESA perdoeme os erros de portugues sou um simples torneiro mecanico com o primeiro grau mas patrioa ate o ultimo grau.

  42. Pessoal a 4a frota americana esta perto do brasil os colombianos permitiram a instalasam de militares americanos em tres bases perto da fronteira com o BRASIL.Devemos nós preparar o mais rapido posivel,e mais se algo aconteser tenham serteza que nossos POLITICOS seram os primeiros a abamdonar com suas familias o PAIS pois não consigo ver nada de patriotismo neles alguem ai consegue?

  43. Temos que ter um pouco mais de orgulho próprio e parar com essa palhaçada de ficar dando satisfações à outras Nações!
    O cara é fera e decifrou o segredo! E dai? Todos sabem que os que tem não querem que ninguem mais tenha! Que o Brasil tenha a bomba! Vão fazer o que? Sanções econômicas? Se temos a economia forte como o Banco Central diz que temos, vamos cagar na cabeça deles e pagar pra ver! Uma vez dito “temos a/s bomba/s…somos uma nação independente e temos o direito tanto quanto os EEUU, Russia, França, Inglaterra, China, Israel (?), India, Paquistão, Africa do Sul (?)! Não aceitaremos qualquer tipo de imposição ou sanção!”…. e acabou! Governinho de bananas, mostre um pouco de pulso!

  44. “assim guardada até hoje em ultra secreto e máximo sigilo pelos militares”.
    Cumprindo com seu dever patriótico, acima de tudo! No dia em que os militares confiarem nos “politiqueiros” civis para esses assuntos, será o fim das forças armadas no nosso país…

    Que venha a bomba! Não teremos apoio dos EUA para o CS da ONU? Então, que se rasgue o TNP e o Acordo de mísseis!

Comentários não permitidos.