Defesa & Geopolítica

Notícias da Marinha

Posted by

Fragatas “Constituição” e “Bosísio” atracadas no píer da Delegacia da
Capitania dos Portos em Itajaí

As Fragatas “Constituição” e “Bosísio” e o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, que participaram da Operação “ASPIRANTEX 2011”, atracaram em Itajaí (SC) de 21 a 24 de janeiro, cumprindo programa de adestramento em proveito das tripulações dos navios e Aspirantes da Escola Naval.

Durante o período de atracação no píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, os navios estiveram abertos a visitação pública, onde foram registrados mais de 7,5 mil visitantes, que puderam apreciar os conveses dos navios, com seus canhões, mísseis e aeronaves.

Fonte: Marinha do Brasil

Aspirantes da Escola Naval visitam a Base Naval de Val-de-Cães

Aspirantes com o Comandante da Base Naval de Val-de-Cães, CMG Barros

Em cumprimento ao cronograma de eventos referente à Aspirantex – 2011 na área do Comando do 4º Distrito Naval, a Base Naval de Val-de-Cães (BNVC) recebeu a visita de 32 Aspirantes do 1° ano da Escola Naval, no dia 24 de janeiro.

Durante a visita, os alunos assistiram a uma apresentação sobre a BNVC. Em seguida, conheceram a estrutura de construção e reparo naval do complexo industrial, onde visitaram a Oficina de Mecânica Naval e as novas instalações da Oficina de Armas do Grupo de Reparos de Eletrônica e Armamento (GRETARM), instalada em um edifício recentemente ampliado e reformado. Lá, os futuros Oficiais da Marinha do Brasil conheceram ferramentas e instrumentos modernos usados nos serviços de precisão, inerentes à manutenção dos canhões 40L70 BOFORS, dos Navios-Patrulha Classe “Grajaú”.

Passeio na Lancha de Ação Rápida

Os Aspirantes também visitaram a Oficina de Construção Naval, onde estão sendo fabricadas, atualmente, as Lanchas Escolares (LE) para o Programa Caminho da Escola

O dique seco, com capacidade de docagem de 40 mil toneladas, o dique flutuante e as carreiras de encalhe também fizeram parte do roteiro da visita, que culminou com um teste de navegação a bordo de um dos principais produtos concebidos e construídos pela Base Naval de Val-de-Cães: a Lancha de Ação Rápida – LAR. Os Aspirantes testemunharam a grande manobrabilidade e estabilidade da LAR, mesmo em velocidades altas, de até 35 nós..

Fonte: Marinha do Brasil

Aspirantes da Escola Naval embarcam no
Navio-Patrulha “Guaíba”

Aspirantes da Escola Naval, Instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil, embarcaram no Navio-Patrulha “Guaíba”, no período de 16 a 25 de janeiro, por ocasião da “ASPIRANTEX 2011”. Eles puderam acompanhar a operação de Patrulha Naval na área compreendida entre Natal, o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Durante a comissão, os Aspirantes receberam instruções sobre as atividades desenvolvidas em uma Patrulha Naval e vivenciaram a rotina do navio, participando de diversos exercícios, tais como manobras de atracação e desatracação, controle de avarias e fundeio.

Fonte: Marinha do Brasil

Comando do 2º Distrito Naval recebe 92 Aspirantes da Escola Naval

No período de 5 a 26 de janeiro, 92 Aspirantes da Escola Naval participaram do Estágio de Verão na área do Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA). O Estágio é realizado durante as férias escolares da Instituição de Ensino Superior da Marinha, quando os futuros Oficiais da Marinha do Brasil participam de viagens e visitas às Organizações Militares, como complemento à formação recebida durante o ano letivo.

Para o Estágio, os Aspirantes foram distribuídos nos navios do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, da Força de Minagem e Varredura e nos Avisos de Instrução da Escola Naval. De 15 a 18 de janeiro, os futuros Oficiais também tripularam os Veleiros Oceânicos “Marlim” e “Bijupirá”, durante o 15º Circuito Salvador de Vela Oceano.

Fonte: Marinha do Brasil

6 Comments

shared on wplocker.com