Notícias da Marinha

Fragatas “Constituição” e “Bosísio” atracadas no píer da Delegacia da
Capitania dos Portos em Itajaí

As Fragatas “Constituição” e “Bosísio” e o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, que participaram da Operação “ASPIRANTEX 2011”, atracaram em Itajaí (SC) de 21 a 24 de janeiro, cumprindo programa de adestramento em proveito das tripulações dos navios e Aspirantes da Escola Naval.

Durante o período de atracação no píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, os navios estiveram abertos a visitação pública, onde foram registrados mais de 7,5 mil visitantes, que puderam apreciar os conveses dos navios, com seus canhões, mísseis e aeronaves.

Fonte: Marinha do Brasil

Aspirantes da Escola Naval visitam a Base Naval de Val-de-Cães

Aspirantes com o Comandante da Base Naval de Val-de-Cães, CMG Barros

Em cumprimento ao cronograma de eventos referente à Aspirantex – 2011 na área do Comando do 4º Distrito Naval, a Base Naval de Val-de-Cães (BNVC) recebeu a visita de 32 Aspirantes do 1° ano da Escola Naval, no dia 24 de janeiro.

Durante a visita, os alunos assistiram a uma apresentação sobre a BNVC. Em seguida, conheceram a estrutura de construção e reparo naval do complexo industrial, onde visitaram a Oficina de Mecânica Naval e as novas instalações da Oficina de Armas do Grupo de Reparos de Eletrônica e Armamento (GRETARM), instalada em um edifício recentemente ampliado e reformado. Lá, os futuros Oficiais da Marinha do Brasil conheceram ferramentas e instrumentos modernos usados nos serviços de precisão, inerentes à manutenção dos canhões 40L70 BOFORS, dos Navios-Patrulha Classe “Grajaú”.

Passeio na Lancha de Ação Rápida

Os Aspirantes também visitaram a Oficina de Construção Naval, onde estão sendo fabricadas, atualmente, as Lanchas Escolares (LE) para o Programa Caminho da Escola

O dique seco, com capacidade de docagem de 40 mil toneladas, o dique flutuante e as carreiras de encalhe também fizeram parte do roteiro da visita, que culminou com um teste de navegação a bordo de um dos principais produtos concebidos e construídos pela Base Naval de Val-de-Cães: a Lancha de Ação Rápida – LAR. Os Aspirantes testemunharam a grande manobrabilidade e estabilidade da LAR, mesmo em velocidades altas, de até 35 nós..

Fonte: Marinha do Brasil

Aspirantes da Escola Naval embarcam no
Navio-Patrulha “Guaíba”

Aspirantes da Escola Naval, Instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil, embarcaram no Navio-Patrulha “Guaíba”, no período de 16 a 25 de janeiro, por ocasião da “ASPIRANTEX 2011”. Eles puderam acompanhar a operação de Patrulha Naval na área compreendida entre Natal, o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Durante a comissão, os Aspirantes receberam instruções sobre as atividades desenvolvidas em uma Patrulha Naval e vivenciaram a rotina do navio, participando de diversos exercícios, tais como manobras de atracação e desatracação, controle de avarias e fundeio.

Fonte: Marinha do Brasil

Comando do 2º Distrito Naval recebe 92 Aspirantes da Escola Naval

No período de 5 a 26 de janeiro, 92 Aspirantes da Escola Naval participaram do Estágio de Verão na área do Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA). O Estágio é realizado durante as férias escolares da Instituição de Ensino Superior da Marinha, quando os futuros Oficiais da Marinha do Brasil participam de viagens e visitas às Organizações Militares, como complemento à formação recebida durante o ano letivo.

Para o Estágio, os Aspirantes foram distribuídos nos navios do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, da Força de Minagem e Varredura e nos Avisos de Instrução da Escola Naval. De 15 a 18 de janeiro, os futuros Oficiais também tripularam os Veleiros Oceânicos “Marlim” e “Bijupirá”, durante o 15º Circuito Salvador de Vela Oceano.

Fonte: Marinha do Brasil

6 Comentários

  1. Mesmo com as limitações da nossa marinha é emocionante ver que eles tentam sobreviver e cumpri sua missão com coragem em nosso enorme litoral .Com um numero expressivo de visitantes (7.500)pessoas em Itajaí SC se vê que eles não estão só ,o povo brasileiro os admira com razão.Dias melhores para vc marinha do Brasil.

  2. .
    .
    Isso ai, fazer adestramentos continuos é muito importante, e ainda mais abrir ao publico quando estao em repouso… a marinha sempre sabe o que fazer mesmo!!! Perfeito!!
    .
    Valeu!!

  3. Os comentários acima procedem. temos um excelente quadro de guerreiros, e com péssimos equipa/,05subs, qdo deveriam ser uns 29;fragatas…qdo deveriam ser umas 71,uns 38 destroiers, e no mínimo ums 02 PAs e bem equipados…parabéns.

  4. pare sermos disuasorios teriamos que ter no minimo 10 submarinos nucleares com capacidade de lançar bombas nucleares,tres crusadores nuclear de 25 a 30 toneladas armados com o que a de melhor na forma da arte em tecnologia,45 fragatas de 6 a 7 toneladas uns tres portaaviões nucleares com no minimo uns setenta aviões cada ,30 fragatas de 3.5 toneladas 20 de 1800t 45 de 500 a 1000 toneladas só para vigilancia sem falar no suporte e é logico que uns 10 porta elicopteros seriam bem vindos pois o elicoptero é uma exelente arma nos dias atuais,umas 20 uav para vigilancia anfibios e suporte tecnico,ai sim teriamos uma defesa com poder de disuazão pois tambem poderia levar a guerra a quem se metesse conosco,parabens a nossa milagreira marinha que com cinco pães alimenta uma multidão.

  5. Pena que nossas outras 2 forças não sejam como a marinha, uma força muito bem organizada, com um comando forte e sempre faz a coisa certa, todos dizem inclusive eu que o General Heleno deveria ser o ministro da defesa mas seria um nome até melhor o almirante Júlio Soares de Moura Neto, imagina o que ele poderia fazer no ministério

  6. sonhar não paga mas infelismente temos um pais corrupto e tudo isso dito por voceis nunca ira acontecer.quando o Brasil pertencer aos Estados Unidos este sonho poderá se realizar, então continuem sonhando, e elegendo os lulas da vida.

Comentários não permitidos.