Farc devem libertar cinco reféns na próxima segunda-feira e Brasil deve ajudar no resgate

http://2.bp.blogspot.com/_kPDFnZEAHUc/S7JzXpmnmVI/AAAAAAAAFdE/IobRxGeL7Ko/s1600/helicopteros-brasileiros-farc.jpg

Pilotos e aeronaves da FAB participarão das operações

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sinalizaram que devem libertar cinco reféns – dois políticos e três militares – na próxima segunda-feira. As informações são atribuídas ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), segundo a rede multiestatal de televisão, Telesur, e a Agência Pública de Notícias do Equador e da América do Sul (Andes). A ideia era libertá-los antes, mas houve um atraso causado por questões técnicas e de segurança.

Pilotos e aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) devem participar das operações, de acordo com a Telesur e a Andes. As negociações, por parte civil, são comandadas pela ex-senadora Piedad Córdoba, que ficará na cidade brasileira de São Gabriel da Cachoeira, na Amazonas, que faz fronteira com a Colômbia.

As operações de resgate devem começar a partir de Villavicencio. Pelas informações preliminares, a ordem de liberação dos reféns será inicialmente o vereador Marcos Baquero, depois, na cidade de Florença, serão entregues o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martínez.

Por último, serão libertados, na cidade de Ibagué, o policial Guillermo Solórzano e o militar do Exército Salim Sanmiguel. Na semana passada, as Farc firmaram acordos de protocolos de segurança , aprovados pelo governo da Colômbia e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Por esses protocolos, ficarão suspensas por 36 horas as operações militares nos locais onde serão entregues os cinco reféns. As mesmas medidas de segurança foram aplicadas em duas ações anteriores de resgates, nas quais o Brasil participou como colaborador – com helicópteros e tripulações militares da FAB.

Fonte: Correio do Povo

4 Comentários

  1. Um circo armado para tentar prestigiar a ex-senadora venezuelana PIedad Cordoba que, a despeito de ter sido eleita pelo povo colombiano, utilizou seu mandato para servir a um grupo terrorista e a um governante estrangeiro

  2. Boa noite.
    Como colaboração, informo que os helicópteros e tripulações que têm prestado apoio logístico ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Colômbia para resgate de reféns das FARC são do Exército Brasileiro e não da FAB. As aeronaves são do 4o Batalhão de Aviação do Exército, organização militar sediada em Manaus e diretamente subordinada ao Comando Militar da Amazônia.
    SELVA!!!
    Obrigado.

Comentários não permitidos.