Defesa & Geopolítica

Coreia do Norte tem mais centrais nucleares secretas

Posted by
http://www.metrolic.com/wp-content/uploads/2010/10/north_korea_nuclear_web2.jpgNum relatório que compila “provas” reunidas pelo cientista nuclear norte-americano Siegfried Hecker – que visitou uma central secreta em Novembro passado – os peritos da ONU crêem que as centrifugadoras de enriquecimento de urânio então detectadas eram “muito provavelmente” oriundas de outras centrais que o regime de Pyongyang “mantém em segredo”.
Responsáveis norte-coreanos mostraram a Hecker, professor e investigador da Universidade de Stanford, uma central de processamento de urânio aparentemente funcional a cem por centro dentro do complexo de Yongbyon, cuja existência não era até então conhecida.
O documento dos peritos da ONU foi entregue na semana passada ao Conselho de Segurança e o seu conteúdo ainda não tornado público na totalidade, com algumas das informações nele contidas tendo porém sido divulgadas por alguns diplomatas, sob anonimato, à Bloomberg.
Entretanto, hoje, o ministro da Defesa sul-coreano, revelou que Pyongyang e Seul deverão iniciar conversações preliminares a 8 de Fevereiro próximo, para tentar minorar as tensões entre os dois países, resultantes de uma série de incidentes no ano passado – que incluem o bombardeamento de uma ilha sul-coreana e o afundamento de um navio de guerra também sul-coreano, em que morreram o total de 50 pessoas. O objectivo destas primeiras reuniões é o de definir uma agenda para negociações mais avançadas, a um nível superior, muito possivelmente ministerial.
O Presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, já manifestou “esperanças elevadas” nestas conversações preliminares, as primeiras em muitos meses entre os dois países, sinalizando mesmo a possibilidade de vir a realizar-se uma cimeira – que Seul e Pyongyang tiveram apenas em 2000 e 2007. “Não o nego, podemos ter uma cimeira se necessário”.

10 Comments

shared on wplocker.com