Após protestos, rei da Jordânia nomeia novo primeiro-ministro

http://www.timesonline.co.uk/multimedia/archive/00551/King-Abdullah_551059a.jpg

O rei Abdullah 2º da Jordânia afastou nesta terça-feira todos os membros de seu gabinete de governo e nomeou um novo primeiro-ministro, a quem pediu que aponte um novo ministério e dê andamento a reformas políticas no país.

As mudanças foram anunciadas depois de protestos em diversas cidades no mês passado, nos quais manifestantes exigiram o direito de eleger pelo voto direto o premiê e a adoção de medidas contra a pobreza e o desemprego.

O novo primeiro-ministro nomeado pelo monarca, Marouf Bakhit, já havia ocupado o cargo entre 2005 e 2007.

Segundo o correspondente da BBC em Amã Marcus George, o novo primeiro-ministro tem agora a difícil tarefa de evitar que a Jordânia passe também por uma crise política como a provocada por protestos na Tunísia e o Egito.

‘Impulso à democracia’

Em um comunicado, o escritório do rei Abdullah indicou que a missão de Bakhit será “dar passos práticos, rápidos e tangíveis para lançar reformas políticas legítimas, dar impulso à democracia na Jordânia e garantir uma vida decente e segura a todos os jordanianos”.

O texto diz que reformas são “uma necessidade para proporcionar uma vida melhor” à população do país, e que isso só será possível se houver um “aumento na participação popular na tomada de decisões”.

Centenas de jordanianos protestaram nas últimas semanas nas ruas da capital jordaniana, Amã, e de outras cidades pedindo a renúncia do agora ex-primeiro-ministro Samir Rifai, cuja renúncia foi aceita pelo rei Abdullah também nesta terça-feira.

Rifai foi apontado como responsável pelo aumento nos preços do combustível e dos alimentos no país.

O grupo de oposição Frente de Ação Islâmica criticou a indicação de Marouf Bakhit, dizendo que a escolha indica que as reformas ainda não irão começar, e pediu que os protestos continuem.

Entretanto, o grupo salientou que não pretende pedir que o Rei Abdullah 2º seja afastado do poder.

Fonte: BBC Brasil

4 Comentários

  1. .
    Mais uma ditadura do Oriente Médio apoiada pelos USA que esta caindo… quem sabe a proxima seja a Arabia Saudita???
    .
    Finalmente depois de todas as opressoes aprovadas pelos USA na regiao mais uma democracia agora esteja florescendo, se os USA deixarem isso acontecer, pois nas democracias o povo tem a bruta mania de participar da vida e dos acordos da naçao… e os USA teriam muito a perder!!
    .
    Tunisia, Egito agora a Jordania e esperamos a vez da Arabia Saudita… 4 ditaduras da regiao apoiadas pelos USA, mas a liberdade e a democracia vencerao!!
    .
    Valeu!!

  2. Quem tem tem medo, uma coisa eu sei: Se ñ fizer as mudanças por bem , vai perder tudo, tudo mesmo, até a vidinha nababesca e até a vida;quem vai perder com td isso vai ser os ianks /judeus…Vai ter + enfrentamentos e ajudas aos Palestinos oprimidos pelo estado israel e sua violentas IDFs.Espero q isso ocorra é logo;.sds.

  3. não exatamente dandolo, a suécia tem uma família real e anda muito bem, além disse a monarquia parlamentar e na minha visão a forma mais viável de parlamentarismo, já que o monarca, com cargo vitalício e hereditário pode fazer políticas de estado e não de governo, já que não faz sentido ele descontinuar uma política do governante anterior por nada (como acontece aqui no brasil)

Comentários não permitidos.