Veja Vídeos: 1 ano do primeiro voo do PAK FA FGFA

http://blog.flightstory.net/wp-content/uploads/sukhoi-pak-fa-t-50-first-flight.jpg

Faz um ano, mais precisamente em 29 de Janeiro de 2010 que noticiamos…


PAK FA Torna-se Visível

O demonstrador do caça Russo-Indiano PAK FA, FGFA, fez seu primeiro e histórico voo  esta manha na base de Komsomolsk-on-Amur, no leste da Rússia, confirmando as espectativas do frabricante aqui divulgadas no Plano Brasil.


A aeronave efetuou o seu primeiro vôo cuja a  duração de 47 minutos  foi acompanhado por um caça  Su-27 e sob os olhares abismados dos correspondentes de imprensa, autoridades e curiosos, ansiosos para ver aquele que era tido como o mais “invisível” dos caças até agora.

Seu projeto e design era mantido em segredo guardado à 7 chaves porém as primeiras impressões dão conta de que realmente o modelo assemelha-se a algumas artes apresentadas nos sites e blogs da internet. Inclusive à alguns aqui também apresentado na seção Defesa em Arte, cujas linhas são bastante assemelhadas aos caças 5G norte americanos com dois curiosos profundores de dimensões reduzidas.

http://www.precise3dmodeling.com/gallery/images/pakfa_large.jpg

Segundo a imprensa russa foram efetuados uma gama de testes de controle da aeronave e dos motores, o protótipo teria sido submetido a inúmeros ensaios ainda em voo pelo piloto de testes Sergei Bogdan .

Rússia e Índia pretendem adquirir cada uma cerca de 250 aeronaves do modelo cuja entrada em operação está programada para 2016 na Rússia e 2018 na India respectivamente,.

O PAK FA, FGFA constituirá conjuntamente com os modernos caças SU 35 e Su 34 a espinha dorsal do poder aéreo Russo que encontra-se em franca recuperação, estima-se que por volta de 2030 aquela nação será aparelhada com cerca 1200 caças dos três modelos, bem como estará em processo de recebimento dos Futuros Bombardeiros estratégicos, PAK-DA que deverão começar a ser incorporados a partir de 2025.

Uma versão embarcada será desenvolvida e espera-se que seja a aeronave de caça dos futuros Porta Aviões de ambos os países.

O voo da aeronave havia sido adiado inúmeras vezes e pela imprensa vazavam informações de que a causa seria os problemas nos motores, os quais sabe-se, ainda não são os definitivos  e especialmente projetados para este caça.

Os primeiros testes do caça se estenderão até  2012 e durante este período os protótipos farão a avaliação de sistemas em desenvolvimento como Radar AESA e motorização que ainda estão em fase de testes e desenvolvimentos.

Ao mesmo tempo fora anunciado o desenvolvimento de novas armas que deverão equipá-lo como um míssil de longo alcance entre outras armas.

O voo do PAK FA é um verdadeiro solavanco para a mídia internacional, devido ao seu segredo o programa era tido como motivo de piadas e chacotas ( inclusive no Plano Brasil).

Alegava-se que a Rússia teria perdido a capacidade de desenvolver seus sistemas de armas e que o programa poderia nunca ser visto e que não passava de uma falácia, pelo que vemos isto está longe de ser verdade.

Agora é esperar para as especulações sobre suas capacidades e suposta superioridade  sobres seus adversários, tal como proclama o seu fabricante.

Até lá, vamos esperar a recuperação da língua mordida pela comprovação do voo do protótipo do mais moderno caça Russo Indiano…

9 Comentários

  1. O demonstrador do caça Russo-Indiano PAK FA, FGFA, fez seu primeiro e histórico voo esta manha na base de Komsomolsk-on-Amur, no leste da Rússia, confirmando as espectativas do frabricante aqui divulgadas no Plano Brasil.
    Mais um projeto de sucesso que mostra capacidade Russa na aviacao
    contrarios de uns que tem tanto din din que so FAZEM FRACASSOS COMO F 35 e ainda buscao trouxas PRA SUSTENTAR A JACKA

  2. Essa imagem em que aparece o número 951 do Sukhoi T-50 do programa PAK-FA é perfeita e demonstra melhor o tipo de tecnologia aviônica contida nesse pacote Russo. É um “monoplace” compacto, agil e letal, que mudou radicalmente as peças do jogo aéreo internacional. Houve um “auê” geral na apresentação aos indianos e os países que se consideravam potências mundiais em tecnologias supersônicas, voltaram a se coçar e a perguntar-se: E agora?…

  3. Assim como os americanos vão usar esquadrões com F/15, F-18 e F-35 atrás, os Russos vão usar SU-35 para cobrir o SU-50.
    Combates aereos incriveis como vemos no cinema e como foram na segunda guerra mundial serão coisa do passado ou da ficção.
    Vai ganhar quem for mais inteligente, mais estragico e principalmente for mais ‘invisivel’.
    Por que essa de aparecer por de tras das nuvens descarregando a metralhadora não funciona mais… talvez contra nações com forças aereas pouco desenvolvidas, mas contra Russia, EUA, Inglaterra, China, Japão, Coreia do Sul, India.. e mais algumas, duvido.

  4. Lula realmente foi mal assessorado (maleassessorado).
    Os russos se equiparam aos americanos (ou estão ainda na frente), em matéria de material bélico de ponta. Eles possuem uma cultura muito forte em ciência voltada para o meio bélico.
    Se os russos me chamassem, esse seu avião melhoraria 200%.
    1) Velocidade triplicaria, através do Sistema Antiatrito;
    2) Colocaríamos turbinas virtuais, 50% mais leves;
    3) Teria a blindagem inteligente;
    4) Colocaríamos o Sistema Antiinercial para que o piloto sentisse no máximo 3 G de pressão da aceleração.
    Eu gostaria mesmo, era de fabricar a Nave 1/3 C com os russos, a fim de avançarmos 200 anos em 10.
    Meu bisavô por parte de mãe era judeu-russo, da antiga Bessarábia (atualmente pertence a Ucrânia).
    Não sou judeu. Fui criado no catolicismo.
    O meu sangue tem mistura de italiano, suíço, russo, alemão, judeu, etc.
    Há preconceito contra os russos no Brasil, apesar deles serem alegres e sacanas como os brasileiros.
    Se os russos não fossem gênios, não teriam construindo ao longo dos séculos, o grande país que possuem.
    Foram os judeus-russos que implantaram o comunismo, por motivo religioso. O judeu Jesus Christo foi o fundador do Comunismo. O Comunismo só não deu certo na rússia, porque não havia computadores na época e o povão ignorante assumiu o poder. Tudo que vem da ignorância não vai dar certo. Creio que o Comunismo retorne no mundo daqui a uns 30 anos, através da Alemanha e Israel, e os russos irão combatê-lo, pois quem tem um grande país riquíssimo como eles, não precisa de economia centralizada e distribuição de renda leonina. Isso é para o Japão, Suíça, Alemanha, França, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido …
    O Neo-comunismo virá e dominará, mas para daqui a 50 anos, em nível mundial. Motivo: Desemprego Tecnológico.
    No futuro, apenas 30% das pessoas terão emprego.
    Pessoal, eu penso …

  5. Hello,this is Ali Young,just identified your web-site on google and i must say this blog is great.may I share some of the Post found in your weblog to my local friends?i’m not sure and what you think?anyhow,Thx!

Comentários não permitidos.