ElBaradei desafia toque de recolher e vai a protesto no Egito


Líder opositor participa de manifestação contra o governo na praça Tahrir, no centro do Cairo.

O líder opositor Mohamed ElBaradei desafiou neste domingo o toque de recolher vigente no Egito e participou de um protesto contra o presidente Hosni Mubarak. ElBaradei chegou no início da noite (horário local) à praça Tahrir, no centro do Cairo, epicentro das manifestações que começaram na terça-feira.

Os fieis oravam diante de uma grande mesquita do bairro de Guiza, e gritavam “Abaixo (o presidente) Hosni Mubarak!” imediatamente depois de terminada a oração, em meio a um importante dispositivo de segurança.han/cn

“Quero pedir a vocês que tenham paciência, pois a mudança chegará”, afirmou ElBaradei a milhares de manifestantes reunidos no local. “O Egito está no início de uma nova era.”

ElBaradei, que é ganhador do prêmio Nobel da Paz e ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), foi encarregado pela oposição egípcia de negociar com o regime de Mubarak em nome da Coalizão Nacional pela Mudança, que reúne vários movimentos opositores do país, entre eles a Irmandade Muçulmana.

Crítica aos EUA

Em entrevista à rede americana CBS neste domingo, ElBaradei disse que os Estados Unidos “perdem sua credibilidade” ao defender a democracia no Egito ao mesmo tempo em que mantêm o apoio ao presidente Hosni Mubarak, cujo regime de 30 anos é alvo de protestos desde terça-feira. “O governo americano não pode pedir ao povo egípcio que acredite que um ditador que está no poder há 30 anos vai implementar a democracia”, afirmou ElBaradei. “As pessoas aqui podem ser pobres, mas são inteligentes.”

ElBaradei disse que a credibilidade dos americanos entre os egípcios diminui “dia após dia”. “Por um lado, vocês falam em democracia, Estado de Direito e direitos humanos”, afirmou, referindo-se ao governo americano. “Por outro lado, apoiam um ditador que continua oprimindo seu povo.”

Em outra entrevista, dessa vez à rede CNN, ElBaradei fez um apelo para que Mubarak “deixe o poder e salve o Egito”. “Acho que está muito claro que todos no Egito querem que ele vá embora, e que isso é algo de que nenhum egípcio vai abrir mão”, afirmou. “O país precisa alcançar o resto do mundo. Precisamos ser livres, democráticos e uma sociedade na qual a população tem direito à liberdade e dignidade.”

ElBaradei afirmou que um governo de união nacional é necessário para conduzir o país durante a transição para a democracia e convocar eleições “justas e livres”. Questionado pelo jornalista da CNN sobre se ele mesmo poderia se tornar presidente interino, ElBardei respondeu que o faria, caso esta fosse a vontade da população.

Hillary Clinton

Neste domingo, a chefe da diplomacia americana Hillary Clinton defendeu uma “transição organizada” no Egito. Questionada por um jornalista da rede ABC sobre se considerava que as mudanças ministeriais anunciadas por Mubarak durante o fim de semana eram suficientes, ela respondeu: “É claro que não”. “É apenas o começo do que deve acontecer, um processo que leve a medidas concretas e culmine nas reformas democráticas e econômicas que temos pedido, e das quais o próprio presidente Mubarak falou em seu discurso (de sexta-feira)”, acrescentou.

Ela admitiu que os Estados Unidos temem que um grupo radical assuma o poder. “O que nós não queremos é que uma ideologia radical tome conta de um país tão grande e importante no Oriente Médio”, declarou

Entretanto, o governo do presidente Barack Obama não pretende neste momento suspender a ajuda financeira que dá ao Egito, ou mesmo considerar esta hipótese, segundo Hillary.

“Não há qualquer discussão neste momento sobre o corte de qualquer ajuda”, enfatizou a secretária de Estado. “Estudamos e revisamos nossa ajuda constantemente, mas por hora buscamos transmitir uma mensagem muito clara: o que desejamos é que não haja violência ou qualquer provocação que desencadeie a violência”, afirmou.

Fonte: Último Segundo

5 Comentários

  1. O TOTO MORDENDO A MÃO DO DONO!
    .
    (…)Em entrevista à rede americana CBS neste domingo, ElBaradei disse que os Estados Unidos “perdem sua credibilidade” ao defender a democracia no Egito ao mesmo tempo em que mantêm o apoio ao presidente Hosni Mubarak, cujo regime de 30 anos é alvo de protestos desde terça-feira. “O governo americano não pode pedir ao povo egípcio que acredite que um ditador que está no poder há 30 anos vai implementar a democracia”, afirmou ElBaradei. “As pessoas aqui podem ser pobres, mas são inteligentes.”(…)
    .
    ——-(ElBaradei, oposição ao regime do ditador Mubarak)
    .
    Nesta hora os oportunista de toda matizes aparecem,porém o que ele falou foi o óbvio;o que ele ou qualquer pessoa que tenha suas faculdades mentais normais pode esperá, de um governo de duas caras e hipócrita.

  2. ..pelo jeito ele vê possibili// de chegar a presidência do Egito…espero q se isso ocorrer,ñ esqueças dos pobres dos seus irmãos Palestinos, azar dos judeus e ianks. Sds.

  3. .
    Certo o senhor dizer que nao pode confiar no Mumiarak, mas nem mesmo nos USA… exite todo um conjunto de fatores que os dois paises fizeram nestes ultimos 30 anos de ditadura que devem ser levados em conta e colocado ao exame do patrao, e se os USA decidirem que perdem muito com essa nova democracia que parece vir por ai, cala-se a imprensa, os jornais Yankees passam a ter novas formas de abordar o caso e o Mumiarak fica no poder mais uma ou duas décadas desde que tutele os interesses dos Yankees!
    .
    Nada de novo no fronte ocidental… e médio oriental também!!
    .
    Vamos ver o que acontecera se esta “Onda de revolta” contra as ditaduras locais continuar e chegar na Ditadura Monarquica da Arabia Saudita, ai sim vamos ver os Yankees diretamente envolvidos e com a mao na massa mesmo!!!!
    .
    Valeu!!

  4. Os americano são hipócritas. Metem o pau no ditador de Cuba, mas defendem os ditadores do OM e o populismo brasileiro.
    Eu não acredito mais em nada.

Comentários não permitidos.