Obama confirma o Brasil como principal interlocutor regional

AFP  —  O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou o Brasil como principal interlocutor na América Latina ao anunciar sua primeira viagem à região, após dois anos no poder, apesar de sua escolha também ter sido motivada pelo complexo cenário na região, segundo analistas.

Obama anunciou solenemente na terça-feira no Congresso, durante o discurso do Estado da União, que viajará a Brasil, Chile e El Salvador no fim de março.

“O governo de Lula fez durante dois anos com que para Estados Unidos fosse realmente difícil abrir um debate com Brasil”, explica à AFP Riordan Roett, diretor do Programa América Latina da Universidade Johns Hopkins, em referência ao antecessor da presidente Dilma Rousseff.

A Casa Branca, que ainda tem uma divergência clara com a diplomacia brasileira sobre como tratar o Irã, aposta em virar a página e tentar uma aproximação direta com Dilma Rousseff, considerada mais pragmática que Lula.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, fez uma visita relâmpago à Brasília para assistir a posse da primeira presidente na história do Brasil.

Mas a aproximação não será fácil, adverte Roett, já que o Brasil continua ganhando peso econômico no cenário mundial, tem a própria agenda diplomática e comercial e pretende assumir o papel de porta-voz do G20 (o grupo de países emergentes).

“Os contornos de nossa política estrangeira não vão mudar radicalmente”, explicou em Bruxelas o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

No entanto, existem temas que ligam irremediavelmente Washington e Brasília, como o interesse pelas energias renováveis.

Roett não descarta ainda que Obama faça público seu interesse no petróleo brasileiro. “Esta seria uma direção geopolítica muito importante para afastar-se da dependência do petróleo venezuelano”, explica.

Mas Obama não deve temer as discussões com Rousseff, levando em consideração as alternativas da região, como o venezuelano Hugo Chávez e suas diatribes ou a Bolívia, onde nem sequer há um embaixador americano.

O Brasil por seu peso geoestratégico, Chile pelo êxito econômico e El Salvador pelos desafios que o crime organizado representa para a região são três maneiras de demonstrar os eixos da diplomacia americana na região, explica Michael Shifter, diretor do Centro Diálogo Interamericano.

Shifter lembra ainda que o governo dos Estados Unidos é o advogado de maior peso de Honduras para que um dia o país possa retornar com todos os direitos à Organização dos Estados Americanos (OEA), algo que o Brasil prefere ignorar.

Além disso, o nível de preocupação com a insegurança na América Central cresceu muito em Washington e, assim, uma visita de apoio a um governo (El Salvador) que está apresentando novas propostas é uma boa mensagem, explica Shifter.


Fonte:  Terra

21 Comentários

  1. Com o cresci/ dos últimos anos, e as pespectivas de compras na área militar e outras, faz os ianks nos olharem de uma forma “NOVA” , será uma olhar repeitoso de = e parceria, p um futuro melhor p td AS e o tio sam?Espero q sim, demorô. Quem viver verá.

  2. Uma visita ao Brasil no comeco de um novo governo para estabelecer uma base de conversas e fazer um “reset” nas relacoes, como ja fez com a Russsia, com visiveis sucessos. Pronunciar o nome do pais a visitar e muito respeitoso. Brasil porque somos America latina, Chile por suas lealdades e El Salvador porque estao sendo pressionados por crime organizados com perigo a nacao.

    Com os EUA temos que bater o pe firme e ate fazer birra, senao o ‘padastro’ nao nos respeita. Aos paises que nao facam uma birra e gritam sao ignorados e burlados pela politica externa Americana. A Venezuela faz seus barulhos mas tem muita carga ilicita na bagagem do Chavez,para que os EUA tomen nota do menino mal do Hugo.Estao relegados aos nao-alinhados juntos com Cuba, Libia, Siria e ate Coreia do Norte. Nao e um bom grupo. Nao fazem a economia de ninguen crescer.Sao velhos e retrogados conceitos sem preparo para o Seculo 21.

    Apesar da “encosta” Americana, no quesito FX-2, a pressao Americana sera enorme pelo F-18. Na minha opiniao um desdobramento para a Europa sera a melhor opcao, se as promessas de TOT sejam aceitaveis. Estamos num beco sem saida com o FX-2. A Franca e cara porque diz que TOT e caro mesmo,os EUA tem suas escalas de producao,testado em combate, radares etc. O fato de ficarem com a software do aviao guardados a sete chaves e um perigo. Os Russos acarretam uma mudanca tao radical na FAB,em conceitos,doutrina, operacoes etc etc, que nao acho a FAB pronta para isso. O que a FAB fez e faz em doutrina militar aprendeu com os EUA e Franca. A FAB e ocidente. Nao acho que a experiencia com helicopteros Russos na Amazonia va mudar nosso conceito militar.

  3. È fato que o Brasil não pode se isolar do mercado dos EUA seria suicídio financeiro, mas por outro lado deve esta sempre ciente que esse é o mesmo EUA que sempre fezeram de tudo para segura nosso crescimento seja cientifico, militar e ou econômico.
    Gostava da política do Lula de negociar a distancia e nunca abaixando a cabeça, não sei se a Dilma tem a mesma capacidade e me preocupa imaginar que os tempos de FHC voltem mesmo que de leve… Se a senhora Dilma não for capaz de separa negócios bilaterais de submissão aos interesses dos EUA será uma decepção imensa ao menos pra mim.

  4. Esse reconhecimento não é muito não, o principal interlocutor da AS, isso o Brasil sempre foi e só levamos prejuízo, eles hoje não são mais o principal parceiro econômico do Brasil, o posto foi tomado pela China, melhor agora é negociar com eles com tranquilidade, já que eles não são mais o principal parceiro econômico do Brasil, a gripe que eles pegam não nos causa mais tuberculose. Eles são importantes, mas não da mais para puxar saco deles.

  5. Existe uma foto da época da 2ª guerra mundial que mostra um político brasileiro de joelhos e beijando a mao de um político americano. Essa é uma foto de me deixa envergonhado de ser brasileiro, mas… enfim… hoje vivemos em outra época e o Brasil mudou muito, aprendemos a ter mais confiança em nós mesmos e acreditamos que somos capaz. Hoje temos capacidade de dizer não, se for o caso, e acredito que nossa presidente tem conciencia disso, assim não me preocupo, pois sei que se Dilma não achar algum acordo positivo para o Brasil, não havera pressão suficiente que a faça assinar. ABS…
    Gringos f$%¨$#$%¨$#$%¨&¨%#$%¨.

  6. Seria melhor para o Brasil que os EUA continuassem a comprar petróleo do Chaves.
    Assim fica tudo mais estável e nosso petróleo dura mais.

  7. Devemos inicialmente manter com os EUA uma relação de interesses convergentes. Dependendo de como esses interesses irão fluir, poderemos ter com eles uma agenda bilateral mais consubstanciada.

  8. Temos de manter relações pragmáticas com o tio sam, + sem bancar o seu “cão de guarda” na AS, + como um jogador independente e lúcido da geopílítica internacional; de igual p igual, sem subserviência, sem vassalagem.Lembrando sempre q ele só tem “!interesses próprios”, é q sempre quer nos sacanear hoje e possível/ amanhã.Sds.

  9. Acho que a Dilma vai buscar o melhor para os interesses do país, sem demonizar e nem se ajoelhar para os EUA. O importante é procurar ter uma relação equilibrada onde os dois ganhem e que de preferência a gente (Brasil) ganhe mais do que eles.

  10. Ele tem que falar algo agradavel antes de vir e teria coragem de falar outra coisa?…Vem Vampiro,tem alho,crusifixo,estaca pontuda,bala de prata e oração de são cipriano da capa preta te esperando uhummm sarava a banda de suncê meu zinfio preto velho chegou pra desencarregar essa zimbunda rsrs

  11. ATHOS…Quando compravam do Chavez e ainda compram diziam baixinho no ouvido dele que o Brasil era o imperialista inimigo e assim fomentaram por algum tempo Bolivarianos contra nós…Se a gente fecha com os Russos teremos prioridade com eles e isso serve pra barrar o Vampiro e tambem o Chavez.Temos a faca e o queijo na mão so resta agora saber cortar bem cortado.

  12. por que ‘obama confirma’…?
    ele é o dona da america latina para confirmar o negar alguma coisa?
    se eles são como são hoje é por causa da ‘alegria’ e subimissão de alguns governantes ante declaraçoes como essa.

  13. D.ILEANA,PROMETE JOGO DURO COM O BRASIL?
    .
    (trecho do original cujo o título é:-“FALCÃO”supervisionará a diplomacia americana).
    .
    .
    (…)Na mesma semana, Ileana condenou o hasteamento da bandeira da Autoridade Palestina na missão de Ramallah, em Washington, chamando a atenção para o “terrorismo histórico da OLP” e para o fato de Taiwan não ter o mesmo direito. O Itamaraty foi qualificado de “irresponsável” por ter reconhecido, em dezembro, o Estado palestino. A republicana disse que não receberia representantes de países latino-americanos que seguissem o exemplo de Brasília.(…)
    .
    (….)Esse pragmatismo também deve moderar a relação entre a nova chefe da Comissão de Relações Exteriores e o Brasil, prevê o analista. Embora desconfie do Itamaraty – sobretudo após a aproximação com o Irã -, Ileana reconhece o País como um poder emergente na região, cada vez mais decisivo(…).
    ————(fonte:estadão/internacional-30/01/11)
    .
    Lá, qualquer político pode receber dinheiro estrangeiro para a sua campanha política,no caso aí; ela recebeu dos colonos judeus.
    Se isto fosse aqui, eu a chamaria de corrupta;uma classe de político que não deveria existir;principalmente num pais que se acha exemplo para o mundo,paladinos da moralidade;que adora apontar com o dedo sujo as podridão dos outros.
    Fico só imaginando a decepção das “menininhas do capitão américa” ao constatar que os EUA continuam o mesmo com relação a américa latina.Rsrs……
    .
    Vai dá até dó,ver aqueles olhos cheios d’águas-Hahahah…..

  14. Os americanos estão doidos para fazer cumprir:

    Ao proferir a célebre frase “a América para os americanos”, o Presidente dos Estados Unidos James Monroe estava assim reivindicando para o capital estadunidense as antigas possessões coloniais européias no continente, da Patagônia ao Estreito de Bering.

  15. Em Honduras os americanos estão 100% certos e nós 100% errados.
    Zelaia queria mudar a Constituição, para continuar com o seu populismo barato, manipulando a ignorância de seu pobre povo.
    Honduras, um país pequeno, mas com grande dignidade.

  16. Pois bem,agora e´deixar a choradeira de lados e´agir como um verdadeiro lider,devemos cobrar de maneira racional dos EUA ,respeito por nossa condiçao aqui na AL.Pra começar ,devemos evitar equivocos como o ocorrido em relaçao aos presos Cubanos e tambem a posiçao que foi tomada em relaçao ao Sr golpistasuave Zelaia.Se vamos continuar lacaios ,a decisao e´dos ilustres populiticos.

  17. O Brasil alem de produtos agriculas como por ex. as bananas,produz e desenvolve equipamentos de tecnologia de ponta,setores quimicos,metalurgicos,energeticos,somos referencia nesses setores tambem.Nosso problema ,repito e´causado por administradores gananciosos e ruins de cabeça.Achar um culpado no exterior e´algo palhativo.

Comentários não permitidos.