Navio patrulheiro CPV-40 adquirido pela Armada Nacional da Colômbia é lançado à água

CPV-40 da Armada Nacional da Colômbia

No dia 16 de dezembro de 2010 aconteceu nas instalações da empresa Fassmer em Berne, Alemanha, o lançamento à água do primeiro navio patrulheiro CPV-40 destinado à Armada Nacional da Colômbia. A embarcação foi lançada no rio Weser durante cerimônia que contou com a presença do embaixador colombiano em Berlim e outros convidados.

O evento marcou o início da etapa final de construção estando atualmente recebendo a instalação de equipamentos eletrônicos e armamentos. A previsão é para que o navio siga viagem para a Colômbia no próximo verão europeu.

Encomendado no final de 2009, este novo CPV-40 foi construído com aços e alumínio especiais, possui um peso de deslocamento de 245 toneladas e mede 40 metros de comprimento. Ele está sendo equipado com um Sistema de Identificação Automática (SIA), radares de navegação e vigilância, bem como com sistemas de comunicações HF, UHF e VHF. Seu grupo moto-propulsor composto por dois motores MTU 12V4000M73 de 1920 kw tem capacidade de sustentar uma velocidade máxima de 22 nós e levar o navio a percorrer distâncias de 2.000 milhas navegando a 12 nós. O exemplar destinado para a Armada da Colômbia está dotado de reservatório de combustível com 30 m³ de capacidade e outro para água potável de 5 m³. Possui também acomodações para 24 tripulantes que permitem uma longa permanência da embarcação no mar.

Fonte: Tecnologia & Defesa

8 Comentários

  1. Pois se vc s nao sabe na Alemnha neva tbem, heheheheh, brincadeira a parte, o batismo foi feita na alemanha o navio patrulha ainda nao esta na colombia daqui usn 3 a 4 meses fara travesia do atrantico rumo a colombia.

  2. Bem temos que vê as nossas forças como um todo não só o FX os navios Macaé de 500 toneladas fabricados aqui no Brasil são uma prova que as nossas forças estão se mexendo, poderão chegar entre 26 á 46 unidades, sendo que as primeiras unidades já estão em operação .
    Características gerais

    Comprimento total: 55,6 metros

    Boca máxima: 9,3 metros

    Calado máximo: 2,5 m

    Deslocamento: 500 toneladas

    Sistema de propulsão: 2 MCP MTU 16V 4000 M90

    Geração de energia: 3 Grupos diesel-geradores MTU

    Velocidade máxima: 21 nós

    Raio de ação a 15 nós: 2.500 MN

    Autonomia: 10 dias

    Sistema de Controle e Monitoração (SCM)

    Sistema de Controle de Avarias (SCAv)

    Sensores

    Radar de Busca de Superfície (Banda X), Vision Master FT250 da Sperry Marine

    Radar de Busca de Superfície (Banda S), Vision Master FT250 da Sperry Marine

    Armamento

    01 Canhão 40mm L70 (AOS)

    02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2 (no caso seriam canhões)

    Operações aéreas

    Capacidade de operar com aeronaves em fainas de recebimento de cargas e de pessoal
    sds

  3. Pois é Carl… o velho, melancólico e subdesenvolvido hábito de falar de mal das nossas FA’s, sem qualquer conhecimento técnico sobre o assunto… Muito obrigado Carl por esclarecer TECNICAMENTE aos nossos “experts”… Só complementando as informações do Carl, vale ainda lembrar que dos 46 navios de patrulha da Classe “Macaé” (500t) previstos no PAEMB, 2 já foram construídos, 4 estão em construção.
    Portanto, PELO AMOR DE DEUS, antes de elogiar navio de patrulha de 250t da Colômbia… INFORMEM-SE!!!!
    Sds.

  4. Ah… um “pequeno detalhe”, ínfimo, despresível mesmo – segundo os nossos experts de plantão – PASMEM, TODOS os navios de patrulha da Classe “Macaé” (500t) foram e serão projetados, desenvolvidos e construidos AQUI NO BRASIL!!! (INACE), e não Alemanha…
    Sds.

Comentários não permitidos.