Defesa & Geopolítica

Navio patrulheiro CPV-40 adquirido pela Armada Nacional da Colômbia é lançado à água

Posted by

CPV-40 da Armada Nacional da Colômbia

No dia 16 de dezembro de 2010 aconteceu nas instalações da empresa Fassmer em Berne, Alemanha, o lançamento à água do primeiro navio patrulheiro CPV-40 destinado à Armada Nacional da Colômbia. A embarcação foi lançada no rio Weser durante cerimônia que contou com a presença do embaixador colombiano em Berlim e outros convidados.

O evento marcou o início da etapa final de construção estando atualmente recebendo a instalação de equipamentos eletrônicos e armamentos. A previsão é para que o navio siga viagem para a Colômbia no próximo verão europeu.

Encomendado no final de 2009, este novo CPV-40 foi construído com aços e alumínio especiais, possui um peso de deslocamento de 245 toneladas e mede 40 metros de comprimento. Ele está sendo equipado com um Sistema de Identificação Automática (SIA), radares de navegação e vigilância, bem como com sistemas de comunicações HF, UHF e VHF. Seu grupo moto-propulsor composto por dois motores MTU 12V4000M73 de 1920 kw tem capacidade de sustentar uma velocidade máxima de 22 nós e levar o navio a percorrer distâncias de 2.000 milhas navegando a 12 nós. O exemplar destinado para a Armada da Colômbia está dotado de reservatório de combustível com 30 m³ de capacidade e outro para água potável de 5 m³. Possui também acomodações para 24 tripulantes que permitem uma longa permanência da embarcação no mar.

Fonte: Tecnologia & Defesa

8 Comments

shared on wplocker.com