T/A-50 — LIFT (Lead-In Fighter Trainer)
A empresa sul-coreana KAI (Korea Aerospace Industries) apresentou o primeiro exemplar de série do jato militar T/A-50, versão do treinador T-50 Golden Eagle com capacidade de uso de armas e aperfeiçoada para atender aos requisitos LIFT (Lead-In Fighter Trainer) e de treinamento de ataques contra alvos de superfície.
O TA-50 é o primeiro jato de treinamento avançado projetado e desenvolvido na Coreia do Sul, sendo a mais recente variante apta a lançar armas de precisão, bem como mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder e ar-superfície TGM-65 Maverick. Além de bombas e mísseis, o T/A-50 será municiado com um canhão fixo de 20 mm dotado de três canos giratórios e munição de até 200 projéteis. Para detectar e rastrear alvos, o T/A-50 está sendo equipado com o radar multi-propósito de origem israelense ITT EL-2032.
T/A-50 — LIFT (Lead-In Fighter Trainer)
Uma versão armada mais potente esta sendo estudada. Trata-se do FA-50, destinado a missões de ataque leve cujo primeiro voo está programado para 2013.
A Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) encomendou até o momento 22 T/A-50, que serão entregues até o final de 2012. O governo de Seul negocia com a KAI a produção de 60 F/A-50 e é possível que a quantidade dessa versão alcance 150 unidades para substituir os Northrop F-5E em serviço na Força.
16 Comments