França é o país mais ativo na espionagem industrial

http://static.howstuffworks.com/gif/spy-gear-1.jpgA França é o país mais ativo em sua indústria de espionagem, em comparação com outras nações europeias, e mesmo à frente de China e Rússia, de acordo com documentos diplomáticos dos Estados Unidos vazados e citados hoje pelo jornal norueguês Aftenposten.

“A espionagem francesa é tão disseminada que os danos (causados por ela) à economia alemã são maiores como um todo que os causados por China ou Rússia”, diz um documento sem data da embaixada dos EUA em Berlim, na Alemanha, segundo a tradução norueguesa do Aftenposten. O jornal afirmou no mês passado que obteve todos os 250 mil documentos diplomáticos americanos a que o site WikiLeaks teve acesso e pretendia publicar os papéis independentemente do site.

A matéria de hoje, baseada em documentos vazados, incluía um comentário de outubro de 2009 de Berry Smutny, chefe da companhia de satélites alemã OHB Technology, citado na nota diplomática. “A França é o Império do Mal em termos de roubo tecnológico, e a Alemanha sabe disso”, teria afirmado Smutny, segundo o documento traduzido pelo diário.

A OHB Technology se tornou conhecida do público em geral ao obter em janeiro de 2010 um contrato para a construção de vários satélites para o sistema de navegação por satélite Galileo, uma iniciativa europeia atrasada, que pretende concorrer com o americano Global Positioning System (GPS). A pequena companhia alemã ganhou uma concorrência com a Astrium, uma subsidiária da gigante europeia EADS.

Fonte: Estadão via Hangar do Vinna

8 Comentários

  1. Pois éh!!! Depois o governo frances vem chorar que a tecnologia de carros elétricos foi espionado e roubado. Cara de pau frances, tiro trocado não doi!!! rsrsrs

  2. Jura…ahaha
    eles perderam uma boinha perto do centro de lançamento de alcantara, porque será…..pelo jeito nunca vamos saber dizem que a Abin é pior que policia civil, vai saber….

    Ainda bem que a querida Alemanha sabe quem são os franceses ahah

  3. Essa foi surpreendente , os Franceses fazendo mais espionagem industrial que os Chineses ou os Russos….hahahahaha!

    Nessa arena não existem bonzinhos, existem interesses.

    []’s

  4. E isso é praticado por qualquer multinacional francesa. A exemplo o Carrefour, que tem as páticas de benchmarking (“espionagem”) como estratégicas.
    Alguém saberia me dizer da Peogeut?

  5. Poderíamos aprender muito com eles. Venho defendendo isso a muito tempo aqui. Existe um documentário sobre os japoneses que assisti na tv Cultura (não me lembro do nome do documentário) que mostrava as atividades de “espionagem” dos japoneses. Se o Brasil quiser acesso à tecnologia pode/deve fazer o mesmo! Sem pudores…

Comentários não permitidos.