Brasil destaca que continuará busca de “alternativas diplomáticas” para o Irã

Ministro das Relações Exteriores

Antonio de Aguiar Patriota

(EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, manifestou nesta quarta-feira que o Brasil, durante o mandato da presidente Dilma Rousseff, continuará buscando “alternativas diplomáticas” para as controvérsias internacionais relacionadas ao Irã, a fim de “construir confiança” em meio à polêmica referente ao programa nuclear da República Islâmica.

“A política externa do Brasil não muda radicalmente”, declarou o chanceler aos jornalistas, ao término de uma visita oficial a Bruxelas.

A política externa do Brasil, sobretudo para com o Irã e o Haiti, foi um dos principais assuntos abordados durante suas reuniões com o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e a alta representante de Política Externa e de Segurança Comum, Catherine Ashton.

Patriota indicou que o compromisso do Brasil em 2010, durante o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, era buscar alternativas diplomáticas e de construção de confiança para um assunto que está na pauta do dia do Conselho de Segurança da ONU, em referência à questão nuclear no Irã.

O ministro assinalou que o Brasil “é um país que se identifica com a busca de soluções diplomáticas” e que pretende promover “mecanismos de cooperação mais democráticos, mais representativos”, em nível internacional, e tentar solucionar tensões pela via diplomática.

Patriota manifestou, além disso, que continuará sendo uma prioridade para o Brasil a construção de uma zona sul-americana de paz e cooperação, mas sem deixar de lado outros parceiros mundiais, como “União Europeia (UE), Estados Unidos e Japão”.

Fonte:  BOL

14 Comentários

  1. … até porque se o Brasil “Dilma” voltar atras ela esta dizendo que o ex. pres. Lula é burro, “não que ele não tenha sido nesse caso” e errou ao se aproximar do irã…
    … so que a Dilma con o tempo ira se queimar até pq ela não deixara e fechara os olhos para as atrocidades que acontecem no irã…

  2. Olha na questão do irã eu entendo todos os lados, menos o Brasileiro.
    Israel é inimiga declarada de todos os árabes e vice versa… blz isso tds sabemos….
    …os eua vivem de guerra ele estão acabando com o Iraque e logo saíram de-la e precisam de outra guerra senão as fabricas de armas vão falir, e seus soldados que representam 85 % dos americanos vão ficar desempregados e sem ter em qm atiram dae vai acaba sobrando pro 15 % , q diga se de passagem são imigrantes naturalizados.

    A Europa vai atrás dos eua por obrigação “OTAN”…

    MAS E O BRASIL PQ ELE ESTA SE METENDO NO IRA… UMA COISA EU TENHO CERTEZA PRESTIGIO NÃO É NÃO E TÃO POUCO POR UMA CADEIRA NO CS DA ONU ATÉ PQ O IRÃ ESTA DISTANCIANDO ESTA CADEIRA DO BRASIL, ESTRATEGICO NÃO É ATÉ PORQUE EXISTEM OUTROS PARCEIRO QUE O BRASIL PODERIA TER NA REGIÃO QUE NÃO SÃO TÃO POLEMICOS E TBM NÃO SÃO ALIENADOS A GRANDES POTENCIA… ENTÃO POR QUE O IRÃ????

    sinceramente acho que o ira esta certo em ter bombas nucleares até pq se meu maior inimigo “Israel” tivesse com certeza eu ia querer ter tbm… até por uma questão de equilíbrio ninguém ataca se sabe que será atacado tbm… ex otan e URSS se um deles não tivesse a bomba atomica hoje estariamos falando ou ingles ou russo.. rsrsrsrsrsrrsrsrssrsr

  3. A única coisa que eu sei é que o Irã já coloca satelites no espaço e o Brasil com quase mais de 30 anos de VLS ainda nada…é de chorar de rir.

  4. Lula é Burro ,Obama uso ele quando ele diz que (Lula eo cara) O presidente do Irã uso ele tb afim de consiguir mais tempo pra sua bomba,e o Obama uso o lula pq o Obama e uma frauda e os Republicanos acharam isso,desde da lei do Hawai quando ao seu passado sombrio,e reformas que irião quebar o sistema financeiro americano.

  5. Perfeito! Não precisa ser conivente com algumas atitudes do Irã mas também não devemos ser VASSALOS dos interesse do império do mal. Só espero que por baixo dos panos o Irã já esteja nos passando a tecnologia de mísseis. Ucrânia não quer passar, Rússia não quer passar, China não quer passar. Como querem criar um isolamento total do Irã, eles nos fornecendo a tecnologia não ficaram totalmente isolados. Se tem um preço de NÃO SER VASSALO DO IMPÉRIO, vamos pagar esse preço SIM!!!

  6. O Brasil vê o Irã como o Brasil de amanhã se podem ameaça o Irã hoje por que não ameaçariam o Brasil amanhã? Então o melhor é tenta um acordo diplomático, pois isso será benéfico para nós amanhã.
    E sobre o ex-presidente Lula puxa que pena que ele foi burro afinal imagina se ele fosse um cara um pouco mais inteligente, afinal mesmo sendo burro colocou o Brasil em evidencia mundial em 8 anos sendo hoje o Brasil uma nação escutada pelo globo, diferente do sociólogo FHC que só se aproximou da sombra dos EUA e passamos 8 anos mais submisso que uma prostituta.

  7. O Irã é um dos maiores parceiro comerciais do Brasil, é muito importante o Brasil buscar soluções diplomaticas para proteger esse mercado de embargos da ONU que poderia prejudicar seriamente o Brasil

  8. Será que Obama vai negociar mesmo?! O texto é bem claro:

    The American empire is eager to negotiate what it has referred to as being the axis of evil in the East – with its Syrian and Iranian poles – in order to secure its interests and protect Israel. Indeed, according to some information, the Pentagon and the National Security Council have reached a conclusion saying that the new rising powers in the East include Syria, Iran and Turkey and that there was no way of eluding an understanding with this bloc. The information also said it was necessary to get rid of the bases on which the American policy relied in the past throughout the region. This is why, according to experts, America placed its hand over all the files in the region and annulled the regional roles of Egypt and Saudi Arabia.

  9. Tudo é uma questão de negócio.
    O Brasil ou deve estar muito perto do que o Irã desenvolveu ou está facilitando conhecimento para futuro repasse , ou seja eles testam e ficamos de bonzinhos querendo a bombonha atomica, cedo ou tarde
    Sds

  10. Se provarem que o Irã têm de temer Israel até eu apoio o projeto nuclear do Ahmadinejad. Mas o que acontece é completamente diferente. O Presidente do Irã nunca escondeu seus objetivo, que é, obviamente, destruir Israel. Vejam os discursos de entrevistas do Ahmadinejad. Vocês verão claramente as intenções do homem. Imaginar o contrário é completamente falso.
    ||
    […] o regime sionista… logo vai desaparecer da cena geográfica […] Ahmadinejad (O probre democrata oprimido pela ditadura ultra-direitista dos E.U.A)
    _

Comentários não permitidos.