Bolívia receberá jatos chineses

K8 Karakorum

A Bolívia esta prestes a receber seis jatos de treinamento avançado e ataque leve K-8 Karakorum de fabricação chinesa informou a imprensa local. O Comandante da Força Aérea do país, general Tito Gandarilla, disse durante coletiva que as aeronaves chegarão serão recebidas em abril e informou que custarão cerca de US$ 58 milhões, financiados pela própria China.

Gandarillha destacou que os K-8 proporcionarão uma significativa recuperação da capacidade de combate da Força e serão utilizados predominantemente em operações de combate ao tráfico de drogas, interceptando aviões que usam o espaço aéreo do país ilegalmente.

A Bolívia é o segundo país do continente americano a comprar o K-8. A Venezuela já encomendou 36 aparelhos distribuídos em dois lotes de 18.

O general revelou ainda que o governo boliviano planeja comprar da Rússia dez helicópteros de transporte, sem, contudo, especificar o modelo.

Comentário konner:

Embora se trate de uma aeronave extremamente leve, como outras aeronaves de treino, o K8 Karakorum pode também ser utilizado como avião ligeiro de ataque, possuindo quatro pontos reforçados nas asas para armamentos.

Fonte: Tecnologia & Defesa

15 Comentários

  1. Eles podian ter comprado o super tucano
    mais vc sabe o pq
    a gora continue a obiserva as propostas contos de fadas
    da BOIENG OU SAAB

  2. não é a msma china que esta a financiar um satelite ou algo do genero para a Bolivia… agora ela vende jatos para a msma…
    …interessante essas republicas bolivarianas a bolivia se aproximando da china e a Venezuela da Russia… como eu disse interessenta… e inteligente diga-se de passagem…
    …tão certo eles, se os nosso maiores e historicos aliados “eua” não ajudam a desenvolver e a estabilizar os paises latinos vamos atras dos aliados que nos ajudem…
    … ninguem quer ser “3 mundo”, “subdesenvolvido”, para sempre… e que venham os rafales con tecnologia ou os sudodu ou um caça de 5 geração em parceria…

  3. na verdade quem tomou no rabo fomos nós e os americanos que perderam de vender também.
    E é bom eles irem se acostumando em perder mercado pra china.

  4. Prezados colegas Gabriel e Robert, estou de pleno acordo com as palavras dos senhores.
    Acredito que quanto mais as republicas bolivarianos se destacarem com o re aparelhamento de suas armas, tanto mais teremos voz no congresso obtuso para lhes impor urgência no re aparelhamento de nossas forças armadas e no desenvolvimento consistente da nossa industria de material de defesa.
    NOTA: No último dia 23/01/2011 o Cel Hugo Chaves anuncio que ainda em Fevereiro/2011 deverão chegar os primeiros MBT T-72M.

  5. tai a velha historia,os americanos apertaram tanto que vasou pelos dedos,mais a eles não interessa aos EUA QUE O BRASIL TENHA UMA INDUSTRIA FORTE,eles preferem um paiseco pobre,subdesenvolvido,e acima de tudo dependente deles, submisso a sua politica,como se o brasil fosse uma colonia.

  6. por este motivo un famoso politico americano disse que o brasil quer ser igual aos americanos,nós não queremos ser igual a ninguem,mas temos os mesmos direitos,de buscar desenvolvimento,tecnologias,emprego,melhor renda aos brasileiros,e acima de tudo de não sermos tão dependentes.

  7. Concerteza o super tucano é melhor e os bolivianos devem ter sonhado com eles, más como tem tecnologia yanke no meio eles trataram é de fugir, más tbm é capaz dos EUA embargar caso quisessem nosso avião!

  8. Cada país busca o que é melhor para si. Se os EUA não ajudam, eles buscam outra alternativa (China e Russia). Devemos fazer o mesmo. Chega de ficar se ajoelhando para os americanos. Eles não querem nosso progresso. Querem um país submisso e não um rival no continente (que eles consideram como quintal).

  9. O Super Tucano é bom até certo ponto, para países que não sejam muito “amigos” dos EUA não vale apena comprá-lo e ariscar deixá-lo no chão por falta de peças de reposição.

  10. Foi bom mesmo terem comprado do chineses, se tivessem comprado do Brasil, ficaríamos no calote, lembram-se das refinarias da petrobrás?

  11. Concordo com o PATRIOTA!!
    Deixa o povo vender…rs outra coisa, o nosso super tucano e melhor que esse k8… acho que num combate o nosso ainda ganha!!rs e não tem turbina…
    Falando serio, não acredito que tenha sido uma boa aquisição… é claro que de graça até injeção na testa, mas acredito que é melhor pagaar por algo melhor do que ganhar uma “Jaca” dessas…

  12. Senhores, um jato é um jato… o super tucano, por mais que eu me interesse pelo bom desempenho da industria bélica nacional, não posso compara-lo ao K-8… são concepções diferentes, apesar de poderem desempenhar ações semelhantes…

  13. A China será a mior potência economica e miilitar ainda na primeira metade deste século. E uma das razões está nesta venda. Estão investindo francamente nos merados da américa do sul e áfrica. O brasil mais uma vez pode perder o bonde da hiistória até com os seus vizinhos.

  14. Nós deveríamos trocar o ST pelo K-8, ou fabricar um igual ao K-8. Vamos doar os nossos ST para a Polícia Federal ou para o Exército realizar combate aproximado, na fiscalização das nossas fronteiras.

Comentários não permitidos.