Argentina perde influência na América Latina diante de um Brasil emergente

http://tourviagens.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/11769893901329067361brasil-argentina.jpgSugestão: Gérsio Mutti

EL PAÍS

Soledad Gallego-Díaz
Em Buenos Aires (Argentina)

A perda de influência da Argentina no conjunto da América Latina, obscurecida pela espetacular emergência do Brasil e a demonstrada estabilidade democrática do Chile, ficou mais uma vez clara quando o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que sua próxima viagem à América do Sul incluirá escalas em Brasília e Santiago, mas não em Buenos Aires.

Formalmente, a diplomacia argentina e a própria Casa Rosada se mostraram indiferentes, salientando que as relações entre os dois países são satisfatórias, mas documentos anteriores revelados pelo Wikileaks mostram que a presidente Cristina Fernández de Kirchner demonstrou várias vezes sua decepção por se sentir desprezada por Washington e especialmente por não ter conseguido um tratamento diferenciado pelo presidente Obama.

De fato, o presidente americano limitou-se até agora a manter um rápido encontro com sua colega argentina, durante uma cúpula multilateral, e não ocultou suas simpatias por outros países latino-americanos, como Brasil, Colômbia, Chile ou Peru, que citou em algumas ocasiões, assim como seu interesse pela América Central e especialmente pelo México, Panamá ou El Salvador, que incluirá neste giro. “A viagem será uma oportunidade para ressaltar o compromisso do presidente com os líderes chaves do continente”, explicou o porta-voz da Casa Branca, para maior decepção argentina.

As relações entre a Argentina e os EUA não são, entretanto, ruins, mas funcionalmente satisfatórias, segundo ambas as partes, embora tenham sofrido um certo esfriamento depois da nomeação de Arturo Valenzuela como secretário de Estado adjunto para Assuntos da América Latina. Valenzuela, de origem chilena, visitou duas vezes Buenos Aires mas nunca conseguiu ser recebido pela presidente Cristina Fernández.

Em sua primeira visita, em dezembro de 2009, o secretário de Estado adjunto fez alguns comentários sobre queixas de empresários americanos sobre a falta de estabilidade jurídica na Argentina, o que provocou um protesto formal do chanceler sul-americano. Valenzuela, por sua vez, segundo um telegrama confidencial enviado por sua embaixada a Washington, fez chegar sua “decepção” pela impossibilidade de levar a seu país uma “mensagem direta” da presidente. A segunda visita, em 11 de janeiro passado, se desenvolveu com muito pouca publicidade e Valenzuela se limitou a salientar em um comunicado oficial que valorizava o papel da Argentina na Unasul (União de Nações Sul-americanas) e na cooperação regional.

O papel internacional da Argentina vem sendo obscurecido nos últimos anos pelo formidável crescimento do Brasil, o parceiro cobiçado na América Latina pela maioria das grandes potências, desde os próprios EUA à China, passando por Rússia ou UE. Mesmo assim, supunha-se que nesta ocasião os EUA poderiam levar em conta que a Argentina é membro do G20 e que atualmente preside na ONU o chamado Grupo dos 77 mais China. O fato de Obama não considerar necessário passar por Buenos Aires indica que não existe uma agenda importante para discutir entre os dois governos.

O Brasil, primeiro destino de Obama, pelo contrário, se esforça para manter um cuidadoso contato político com a Argentina e de fato a primeira viagem oficial ao estrangeiro da nova presidente brasileira, Dilma Rousseff, será a Buenos Aires, em março próximo. A decisão de Rousseff de visitar seu vizinho antes de qualquer outro país confirma a linha traçada por seu antecessor, Lula da Silva, muito cuidadoso em suas relações com a Argentina, e contrasta com o fato de Cristina Fernández não ter participado da posse de Rousseff, em 1º de janeiro, uma ausência surpreendente que foi desculpada por “motivos pessoais”.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Fonte: UOL

44 Comentários

  1. UEEEE!!! Dessa eu não sabia. Quando foi que Argentina teve tamanha relevância a ponto de ofuscar o Brasil??? Alias, qualquer pais tem muita importância quando serve cegamente aos interesses do “império do mal”. Que eu me lembre foi somente na época do Baba Ovo MENEM. Quando dolarizou(arrebentou) a economia e por ser tão puxa-saco foi convidada ser associada da OTAN.

  2. É…. Como o mundo dá voltas..
    Não era essa a Argentina que até pouco tempo atrás, anos 70/80 se dizia 1° mundo?
    Um pedaço da Europa na América Do sul?
    Ainda vivem a nostalgias dos anos passados em que se orgulhavam de sua população branca enquanto nos chamavam de macacos..
    Mas aos poucos a ficha vai caindo.. Começou logo após serem humilhados nas falklands, e continua hoje ao verem seus vizinhos cada vez mais ricos e desenvolvidos enquanto eles próprios continuam em sua inércia, ainda sonhando com o passado.

  3. Economicamente ultrapassada anos luz pelo Brasil e mais fraca militarmente do que o Chile só podia dar nisso mesmo,foi pra segunda divisao da importancia internacional mesmo.

  4. ” papel internacional da Argentina vem sendo obscurecido nos últimos anos pelo formidável crescimento do Brasil”

    Isso é RIDÍCULO!

    Eles se afundam na própria desgraça e culpam o Brasil por não aparecerem.
    Não vejo a hora de eles quebrarem denovo.

  5. ate a década de 70 os ermanos eram a Suiça do Sul… gloriosos tempos… eram um pedaço de europa nas américas..

    mais quem vive de passado é museu…
    repletos de políticos muito mais ladrões que os nossos… FUUU .. com o país e hoje estão na semi-mendicâmcia como país… mais um pouco e irão para a mesma vala que a Chaveslandia e a Castrolandia já estão..

  6. O mais engraçado é que eles dessem o malho nos EUAs mas ficam tristinhos por que os americanos não os visitam. Tá tistinho? Chama o Chavez para tomar uma cerveja….

  7. pois te digo quando Argentina teve tanta relevancia a ponto de ofuscar o Brasil, foi na primeira metade do seculo XX inclusive chegando aos anos 80 quando Argentina.

    Nessa epoca eles eram um pais muito rico, desenvolvido socialmente, com uma qualidade de vida superior a Portugal e a Espanha e 5 vezes maior que o Brasil.

    Para quem teve a oportunidade de conheçer a Argentina antes da ruina, viu um pais com qualidade de vida de primeiro mundo (por então) dentro da propria America do Sul, com umas FFAA antanho melhores que a nossa e um país com nvl de analfabetismos beirando o zero, com alta especutativa de vida e alto nvl intelectual, realmente eles não nos ofuscavam, eles nos humilhavam com tanta diferença existente, porém ao contrario da nossa ditadura e da nossa posterior demogracia que nunca foi grande coisa, a deles foi dantesca com problemas internos graves, porém o grande fracasso Argetino, vai mais alem de governos e ditadores da pior qualidade, vem por conta de um pais que ao contrario do nosso não soube fazer politica de estado, toda essa riqueza e essa condição lograda se foi esfumando nos ultimas decadas e se a isso asociamos que um 15% da populaçao atual argentina e de peruanos, bolivianos e paraguaios que conformaram o que são as grandes villas miserias ali (nossas favelas) entendemos ainda melhor o porque da decadencia deles.

    Nos 80 vc cortava uma mão ali e depues de curarla te enviavam a um cirurgião plastico para deixarla perfeita, naquela epoca eles nos davam 10 patadas, sei disso por ter familiares ali por então.

    O primeiro metro da região se construiu ali, as primeiras industrias da região se construiram ali, Argentina tem 5 premios nobel a gente nenhum, posto que na epoca haviamos terminado de sair das cavernas (ou baixar das arvores como eles costumavam dizer)
    Ate hoje a industria nuclear deles é mais avanzado que a nossa e a de foguetes estava tambem mais adiantada até que eles desistiram (como não) depois de pressões norte americanas da ideia do construir o Condor II.

    Para mim o grande erro geopolitico da Argentina no pasado foi ficar pegado ao Reino Unido enquanto a gente ficou ligado a outra superpotencia emergente que foi Estados Unidos (o quadro somente se inverteu em meados dos anos 80 com Menem, quando eles eram a menina dos olhos dos Estados unidos na região)

    e o outro grande erro foi gastar a herança da vovó nas ultimas decadas fazendo politica populista da pior qualidade

    Agora a coisa se inverteu, porém no passado os atrasados (em todos os aspectos) eramos nois e nossa relevancia era menor do que a deles.

    inclusive eles militarmente falando, chegaram a operar um porta aviões como Deus manda, coisa que a gente não consequiu seguer com o A-11

    e por aqui paro.

  8. Bruno Argentina esta mudando, aqueles argentinos arrogantes e prepotentes que se achavam superior (em verdade eram) porém se achavam superiores como ser humanos (e ai não eram)
    são cada dia que passa uma maior minoria (sobretudo portenhos)

    o Argentino de fora da capital é mais humilde é mais gente boa.

    atualmente depois de tanta pancada levada, seja militar, seja economica, porém sobretudo depois do advento do mercosur onde deixamos de ser rivais para sermos parceiros comerciais (não esqueçam que Argentina junto com China e USA são nossos maiores mercados) e com a vinda de muitos Argentinos ao Brasil(nossas praias) e a ida de muitos Brasileiros a Bs. As. ou mesmo a Brasiloche (Bariloche) a coisa mudou.

    A rivalidade entre essas nacões vai cada dia que passa ficando mais relegada a area esportiva.

    Nada melhor que ganhar a Argentina (jaja)

    Porém com que eles tenham um par de governos decentes, Argentina num par de decadas (que para um país é um piscar
    de olhos) eles levatariam a cabeça legal.

    Isso sim, duvido muito que voltem a ter um peso especifico como o que teremos num futuro.

    Cabe a Argentina decidir se ela vai querer ser nosso Canada ou nosso Mexico.

    fui.

  9. Consenso aqui no blog.Nunca ouvi falar que a Argentina ofusco o BRASIL,aonde ela ja influenciou? Sempre teve desafetos declarados aqui no AL,a lista e´estensa,Chile,Peru,Paraguai,Colombia,Brasil e agora mais recente o Uruguai.O posto de liderança na AL espera pelo BRASIL,os politicos impedem que isso ocorra!

  10. Roberto_mg a Argentina já foi a maior potencia da America do Sul,a sua economia chegou a ser a oitava,foram durante décadas mais avançados que nós,basta ver que a primeira Refinaria de Petroleo do continente se não me engano foi da argentina.
    A Argentina é um grande país,o engraçado é ver nas páginas e blog de lá,a enorme admiração que eles tem pelo Brasil,eu nunca engoli muito essa bobice de rivalidade,a história mostra que sempre foi uma relação de ganho mútuo para ambos.

    Amigo Gil o mau do Argentino é que eles são 8 ou 80,existe o argentino estúpido e o educado,aqui existe o estúpido,que as vezes se passa por educado,lá o estupido sente orgulho de ser estúpido…rsrs

    jose carlos p como eu disse amigo,a Argentina foi a maior potencia da América do SUL,eu vi uma entrevista do Sarney,no qual ele falava do programa nuclear do Brasil e Argentina,ele disse que depois do tratado assinado com os Argentinos os Militares brasileiros constataram que o programa Argentino estava mais adiantado que o nosso.

  11. Parabéns GIL,vc escreveu tudo sobre o grande passado argentino,ao ponto deu nem precisar escrever para basear as minhas argumentações.

  12. De fato Barca, li em outro site que o programa argentino esteve mais adiantado que o nosso, no entanto o nosso prossegue (mesmo com pouco investimento), o deles esta estagnado (para não dizer abandonado) a muito tempo!

  13. Estaria Washinfton com essa viagem ao Brasil-Chile dar munição à oposição Argentina? Qualquer lider mundial com juizo e fizer uma visita à america Latina vem ao Brasil e escolhe dois ou tres outros países. O Chile em detrimento da Argentina, esta parecendo escanteamento da esquerdista Kirchner.

  14. A ARGENTINA JA FOI GRANDE HOJE ESTA EM DECADENCIA,TRISTE MAS VERDADEIRO NÃO A NESCESSIDADE DE NOS TRIPUDIAR-MOS ELES UM DIA E DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR,CREIO QUE AGORA E NOSSA VEZ DE TORNAR-MOS GRANDE MAS SO E GRANDE QUEM SABE SER GENEROSO E RESPEITAR OS MAIS FRACOS.BRASIL ASSIMA DE TUDO.

  15. Caro BARCA e Caro Gil, ou tudo foi um conto de fada, ou miragem, ou um quadro que pintaram para eles. A Argentina pode ter tido o primeiro metro e parara…pororo…e coisa e tal …de potência. Me mostre uma potência do passado que hoje é um ZÉ NINGUEM? Cita um exemplo de uma ex potência que hoje é ou está na condição da Argentina? Uma potência de verdade cai, mas continua desfrutando dos louros do passado. Pra mim, essa história de Argentina “potência” me faz lembrar da história de “A ROUPA NOVA DO IMPERADOR”. Se tem alguém que não conhece essa história, acesse o link: http://blogs.abril.com.br/singrandohorizontes/2009/04/hans-christian-andersen-roupa-nova-imperador.html

  16. De pleno acordo com o Gil e o Barca.
    Até fins da 2a. guerra mundial, a Argentina era a grande nação europeia na América do Sul.
    Ao final da Guerra, chegaram a emprestar US$ 400 Milhões para a França.
    Mas aí o caudilho Peron e seu peronismo (populismo) esfumaçaram a pujança argentina.
    Em 1966, também tiveram um golpe.
    Depois, quando Peron voltou, morreu deixando a Isabelita Peron 10vezes mais desmiolada que a Cristina K. Novo golpe, nova assunção do poder pelos militares, que só sairam depois da Guerra das Malvinas.
    E aí todo o mal já estava feito.
    Mas a Argentina tem estrutura, ainda tem bom nível da população. Se tiver 2 governos responsaveis, não popularescos, levanta voo.
    E isso será bom para nós, pois poderemso vender mais e também comprar mais produtos de qualidade.
    Alguém já teve uma blusa de cashmere oriunda da Argentina?

  17. Barca.

    Em verdade, o ditado diz o seguinte:

    Os brasileiros amam odiar os argentinos.
    Os argentinos odeiam ter que amar os brasileiros.

  18. Podemos momentaneamente, sentir um pouco de orgulho de sermos brasileiros, mas lamento; da forma como a educação vem sendo tratada no Brasil, a alegria terá um tempo bem diminuto. Quando se monta uma fogueira de grandes proporções é necessario alimentá-la com muito mais lenha. Podemos, já no momento,perceber a falta de lenha para alimentar um fogo tão alto e brilhante. Os nossos alunos não querem estudar, têm outros sonhos mais egoistas, mas querem usufruir do calor da “fogtueira”. O Brasil precisa aproveitar o entusiasmo geral dos jovens e investir numa educação séria que possa nos garantir um futuro promissor.
    Precisa deixar de fabricar: modelos, jogadores de futebol,pagodeiros, bandas de rock,prostitutas, garotas e garotos de programa e finalmente traficantes “bem sucedidos”. Vamos cuidar de nossos jovens para que não se percam com bobagens. Precisamos de mão de obra qualificada; já estamos dando oportunidades para estrangeiros; nós temos sérias deficiências. Onde estão os nossos engenheiros, médicos,físicos, químicos,professores, advogados e cientistas pesquisadores? Temos que começar agora, não há mais tempo, se não quisermos ser engolidos por povos estranhos.
    As escolas têm que ser sérias, os professores deverão ser sérios desde o fundamental.Os seus salários deverão estar à altura da profissão, para que nasça, já na juventude, o respeito pelo magistério e o sonho de um dia poder encaminhar muitos outros jóvens para uma profissão, que como lenha, possa alimentar a fogueira que não pode mais apagar ou minguar. Vamos ser menos egoistas e pensar no Brasil e no seu povo que durante muito tempo foi enganado e explorado pelos grandes. Podemos ser grandes também.

  19. Roberto_mg não é verdade,a argentina não está em frangalhos,não está caida,está passando por um momento díficil,quanto ao que vc falou de potencias que caem e ficam de pé,posso te citar dois dos maiores impérios da terra que hoje não existem mais e um que tb já moldou a cultura do ocidente e do oriente e que hoje é um pequeno país de pastores.
    Vamos lá os que desapareceram

    Roma,não existe hoje
    O Império da Dinastia HAN na china não existe mais.
    Macedônia,hoje é um pequeno país,muito menor que a Argentina.
    Cabe lembrar que a Itália não é Roma,a Itália como conhecemos hoje tem apenas alguns século de unificação.

  20. Q o BRASIL, se prepare p ser ultrapassado, se tivermos sempre essa preocupação em no manter-nos no topo, e fazendo sempre o dever de casa, sendo generosos, nunca imperialista, td vão nos apoiar e ajudar, assim q temos de ser e contínuar.Tudo isso passa por um forte atake na educação e melhorias na vida de cada BRASILeiro, GINI/IDH. Temos de repartir esse bolo entre todos.. Sds.

  21. DIREITO DE RESPOSTA CONSEDIDO PELO EUQUERO:Nunca em nenhum momento me refiri ao passado de desenvolvimento dos platinos,o comentario foi questionando e afirmando que a Argentina nunca liderol ou liderou ou influenciol os latinos americanos.Com relaçao ao seu programa nuclear,nao se esqueçao que a Argentina foi o maior deposito do lixo nazista alemao, os mesmos em troca de hospedagem trabalharam no programa nuclear argentino.PRA acabar,ou seja os fodoes tercerizarao seu programa nuclear. Para um bom esclarecimento e´necessario falar de todas nuances,senao acabamos contando uma mentira ,dizendo apenas algumas verdades.Pesquizem sobre o passado rico e´inglorio dos argentinos ,vcs verao que a antipatia que quase todos os povos latinos tem contra a argentina ,nao e´pelo fato dela ter sido classe media….

  22. Apos a morte dos vehos cerebros nazis,a platina despencou como uma fruta podre.A unica coisa que sobrou foi o orgulho e o racismo latente dos platinos.CONHECEIS A VERDADE E ELA OS LIBERTARA´.apesar dos pesares;Brasil sempre!

  23. A Argentina está tão bem, mas tãoooooo bem mesmo, que a moeda dela vale R$0,40.

    É a mesma coisa que esmola, e eu falo isso pq moro em Foz do Iguaçu, fronteira com Argentina e Paraguai, e vou te falar: O Paraguai em 5 anos vai passar a Argentina em importância e economia. Pode ter certeza disso.
    Eu viajo por dentro do Paraguai e dentro da Argentina, o desenvolvimento industrial do Paraguai cresce muitíssimo, enquanto que a Argentina tá mais parada que água de poço.

    O crescimento da economia Argentina é ilusão. Hoje eles vivem de vender azeitona, trigo e outras commodities, nada industrializado.

  24. Já foram o país mais prospero da AS, hoje estão colhendo o que plantaram no passado, desprezo, o que eles fizeram com o Brasil e muitas outras nações da AS, sempre foram racistas.

  25. O Brasil não está crescendo. Vamos revisar as nossas contas. O papel aceita tudo. Vocês acham que o PIB dos EUA é de 17 trilhões de dólares ? Qual é o critério para calcular o PIB de uma nação ? Serviços + movimento bancário + exp e imp + dólares que entram e que saem ? A única coisa que eu vejo, é o Brasil exportar alimentos e matéria prima e dizer que tem Petróleo do Pré-sal. A exportação de aeronaves está quase no vermelho e a de carros, boa parte dos lucros saem para o país da multinacional. Os salários nunca estiveram tão baixos e os impostos tão elevados.
    Não creio que o Brasil esteja crescendo, sinceramente. Para a classe média não está. Não é essa a minha percepção.

  26. Sou Flamenguista e o que seria do Flamengo sem o Vasco? se não tiver o vasquinho, só teriamos uma única alegria, a vitória do flamengo, mas com o vasco temos duas alegrias o triunfo do flamengo e o vice do vasco. Assim também com a Argentina, feliz de ver o Brasil como 8ª economia do mundo e a Argentina … bem…
    Gostei do comentário de Gil, só resta a argentina escolher que tipo de país ela quer ser, méxico ou canadá.
    Abraço ao hemanos, que tenho que reconhecer, foram valentes na guerra das malvinas, burros mas valentes.
    e pro gringos do norte, vao todos tom@#$%¨%@#$%¨%$#@$%.ABS.

  27. Desde quando o falecido caloteiro deu uma beiça no FMI as coisas embassaram pro lado deles.Ate FHC lhes deu as costas em New York,lembram.Quem teria negocios com quem não paga?Quem emprestaria a quem não tem garantias a dar?Cada vez mais a Argentina precisa se escudar no Brasil que não é contra eles muito pelo contrario sempre lhes demos auxilio e apoio embora francamente nem sei dizer se realmente mereciam.São seres humanos como nós e um povo sofrido como o nosso.Merecem uma oportunidade real e sincera.

  28. ROBISON…Não se entristeça pelo cosmonalta Portugues que tem fama de fregues.Agora tem o Botafogo pra botar agua no chopp de voces Urubuzada rsrs

  29. Mais é lógico que o Governo Federal ele mascara os balanços, qualquer aqui já ouviu falar das jogadas que o governo está fazendo para fechar as contas.
    E a inflação ela nunca é o que realmente é falado, porque os preços das coisas sempre aumentam acima da inflação, e com as mais variadas desculpas. É so olharem direito que vão perceber.
    Será lembrado como o governo que trouxe de volta a INFLAÇÃO com todas as suas conseqüências nefastas, 8 anos de gastança irresponsável, somados ao aprofundamento dos gastos para FABRICAR um ótimo último ano, deixaram uma Herança Maldita incontornável. A presidente virou passageira no carro descontrolado e nada poderá fazer. É apertar os cintos e aguardar o impacto.

  30. senhores o brasil hoje tem um horizonte como jamais teve estudos mostrão que nosso crescimento está garantido até os anos de 2050 vivemos hoje o fruto de boas escolhas tomadas ao longo das decadas porem como um gigante andamos devagar mas creio que nossos governantes já descobrirão o caminho das pedras e jamais brincarão com a nossa politica cambial e monetaria que por muitas veses foi o estopim de varias crises que este pais ja enfrentou fruto de incurções populistas e mal sussedidas.
    tenho muita confiança neste governo e sei que a dona presidenta saberar governar com bom senso e sabedoria.

    brasil brasil brasil…

Comentários não permitidos.