Russia pode substituir os Kalashnikov por Fuzis Americanos ou Franceses?

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2008/08/17/article-1046111-0251BFF900000578-799_233x423.jpgO ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov, desencadeou um debate acalorado na Rússia depois de ter mencionado que o orgulho militar da Rússia, o fuzil de assalto AK-47 está ‘moralmente obsoleto’ e que está considerando para comprar armas leves estrangeiras.

As palavras de Serdyukov foram feitas durante uma reunião privada com os membros da Duma (Câmara baixa da Federação Russa), antes do Ano Novo segundo relata a mídia russa. Na reunião, Serdyukov, apresentou um plano de aquisição de armas estrangeiras e essas aquisições seriam encabeçada pela compra do porta-helicópteros Mistral para a Marinha Russa. Esse plano faz parte do plano de reforma, modernização e reestruturação das Forças Armadas Russas.

Os fuzis Kalashnikov, em especial o AK-47 são o orgulho militar da Rússia. Desenhado e construído durante a Segunda Guerra Mundia, o AK-47 é considerado o primeiro fuzil de assalto do mundo de fato. Os AK-47 são conhecimento mundialmente pela sua robusticidade e por se adapterem a quase todas condições. A simplicidade no uso,a fácil manutenção, o baixo custo de produção e a confiabilidade são marcas registradas do AK-47. Militares americanos afirmam que o AK-47 pode ser enterrado na lama, desenterrado um ano depois, e ainda sim ele continuará atirando.

Por essas razões, o AK-47 se transformou em um símbolo nas mãos de forças irregulares, vide Talibã. A Forças Armadas Russas (soviéticas) começaram a usar o AK-47 a mais de 60 anos, mas o fuzil pouco mundo desde então.

Como legados não se mexe! Serdyukov foi mexer no legado do AK-47 e agora ouve críticas de todos os lados, seja dos civis, seja dos militares. Recentemente o jornal russo Pravda reproduziu as palavras de Dmitry Shirayev, um projetista de armas russos e que disse isso:

“Os estrangeiros admitem que as armas leves russas são as melhores do mundo. Mostre-me um fuzil estrangeiros que compete com os russos em todas as especificações, inclusive no nível de integridade”, disse Shirayev.

Shirayev continuou dizendo: “O principal problema aqui (na Rússia) é que ninguém quer trabalhar na produção de armas devido aos baixos salários. A Comprar armas estrangeiras, poderá acabar de vez com a indústria de armas leves na Rússia.”

Sergei Clussky, um ex-membro das Forças Especiais Russas, disse ao mesmo jornal russo que as palavras do ministro da Defesa vieram fora de hora.

“O ministro da defesa não é um militar, esse é o problema. Como ele pode avaliar as vantagens e desvantagens desse ou daquele tipo de arma? Pessoas que não tem formação (em alusão o fato do ministro não ser militar) não podem tomar decisões tão importantes”, disse Clussky.

Clussky já comandou uma unidade contra-terrorista e segundo ele o AK-47 é arma preferida dos insurgentes chechenos.

“Os terroristas do Cáucaso sempre optam por usar os Kalashnikovs e rifles SVD”, disse Clussky. “O financiamento que eles recebem do exterior, dão-lhes uma boa oportunidade para receber armas americanas e francesas. Eles costuma usar sistema de comunicação de origem estrangeira, mas isso já não acontece quando o assunto é fuzis. Afinal eles quase sempre utilizam fuzis de fabricação russa.”

O comentarista de assuntos militares do canal Fox News, o Major-general Bob Scales, disse não ficar surpreso com o fato dos russos estarem procurando uma arma melhor. Entretanto, é cedo para esperar que eles comprem armas americanas.

“O AK-47 é uma arma obsoleta porque não é precisa”, diz Scales, “Eu suspeito que os russos estejam procurando por uma arma mais precisa, porém robusta, e isso sacrificará o AK-47, que está no serviço ativo daquele país desde 1947.

Scales disse que a precisão de 400 metros (alcance efetivo do AK-47) não é bom para a guerra moderna de hoje. O padrão ouro para as armas do ocidente é o Colt M4 americano, fuzil cujo o alcance efetivo é de 600 metros.

Mas Scales disse que os olhos dos russos podem estar voltados para o G1 alemão (FN FAL usado Alemanha Oriental) ou para rifles franceses ou britânicos com o calibre menor (5.56mm). O Galil israelense estaria descartado, segundo Scales, pois o mesmo é uma mera cópia do AK-47.

Para Scales, uma arma não é apenas um pedaço de tecnologia, mas sim um instrumento que reforça a cultura militar. Segundo ele, na cultura americana cada arma sempre foi instrumento de precisão, o que envolve tecnologia de ponta. Mas isso não acontece na Rússia, visto que cada arma tem que ser a arma do povo. Tem que ser uma arma que qualquer jovem em idade escolar possa montar e desmontar, que qualquer camponês leve 10 minutos apenas para aprender a atirar, Esse é o espírito dos militares russos.

Como mais de 110 milhões de unidades produzidas até a presente data, é pouco provável que os Kalashnikovs desapareçam.

Fonte: Pravda – Via Hangar do Vinna

35 Comentários

  1. O AN 94 é estilingue agora, na minha opinião é o melhor fuzil do mundo depois do IA 2 rsrsrsrs o problema dele é o calibre, se eles querem precisão recomendo que vão até a Finlândia e encomendem uma munição chamada de 6,5×47 Lapua que é mais preciso que o 7.62X51 e irmão menor do 338 Lapua que poderá substituir o .50 BMG em tiros acima de 900m, na minha opinião o ministro desperdiçou uma grande oportunidade de ficar calado

  2. acho que isso tem 99,9 % de chance de nao acontecer, os russos nao vao trocar suas armas por armas do ocidente nem a pau.

  3. Sei n, mas parece q o Brasil esta importando políticos p Rússia, essa conversa do Anatoly…Parece conversa de político brasileiro.

  4. Duvido muito que o AK47 não seja substituído por uma versão melhor dele próprio nos próximos anos… A troca, não tem sentido, já que o país tem expertise de sobre para criar as melhores armas do mundo. Mas que existe um excesso de fabricantes e armas à disposição de todos , isso é verdade, o que acaba diminuindo os lucros dessas empresas envolvidas.

  5. bom mesmo é FAL..rsrsrs

    lembro de um post em que eu ‘metia a boca’ nos AK47 recalchutados fabricados na Chaveslandia (Venezuela)…
    se no berço do fuzil matusalem falam mal do mesmo…rsrsrs

  6. Será que o ministro não sabe que o rifle padrão é o AK-74! mais precido que o 47! Assim não tem muita credibilidade.

    Pq eles simplesmente não desenvolvem um rifle que use a mesma munição da OTAN? ou algo melhor? Acho que 0 5.45 e o 5.56 vão estar cada vez mais obsoletos com as novas tecnologias em blindagens, coletes e materiais. Como vai ser quando todo mundo tiver coletes nível cinco?

  7. Eu bolei um fuzil, que considero o melhor do mundo.
    Fui perito do Exército em Armamentos e sempre gostei de criar, desde Cadete. Crio por insight. Como Cadete, eu já havia criado o mecanismo do fuzil alemão H&K G11, mas o abandonei, devido ter que utilizar munição própria.
    http://choque-pmse.blogspot.com/2008/08/mais-um-fuzil-para-o-conhecimento-da.html
    Fiz um novo mecanismo de arma que não dá pane de tiro. Esse foi o meu foco. Não para de atirar, mesmo que haja falha na munição (de extração e projeção), e pode usar todos os tipos de calibres ou atirar simultaneamente com 3 calibres de munição, por exemplo. Se o projétil ficar preso dentro do cano, não para de atirar, pois a arma é inteligente. Não tem êmbolo de gases, como o FAL e outras fuzis semelhantes. Pode atirar de dentro d’ água, no meio duma tempestade de areia, depois de ficar 30 dias dentro da lama ou água barrenta.
    Vamos montar o seu protótipo ? Custo Zero.

  8. Os russos não são idiotas. Querem conhecer a tecnologia de armamentos de outros países. Depois eles irão melhorar o seu AK-47.
    Curiosidade: Qual é o fuzil adotado pelo Japão ?
    Deve ser uma boa arma. O Japão não vende o seu material bélico … Trabalham em silêncio.

  9. Se me jogassem em um planeta hostil, podendo levar somente uma arma, eu levaria um ak47 – e olha que eu gostava muito do meu velho m964

  10. Vamos ver;os russos compram navios dos francese,os americanos compram helicópteros dos russos,os russos vão comprar ……..
    .
    É quem ti viu e quem te ver agora!

  11. Vixiiiii o cara foi picado pelo mesmo mosquito que anda amarelando as coisas por aqui…será que ele tem aula de defesa com o MD Jobim?

  12. Dandolo,
    Formou-se em que ano? Eu foi AMAN Turma Gal Fernando Valente Pamplona.
    Sabia que o “chapa” não era somente entusiasta.

  13. AK 47 ja passou da hora. Existem ja prontos milhoes destes disponiveis mundo afora, inclusice criancas na Africa que o usam como se fosse atirando uma pedra. Sobre a arma e de facil manuseio, nao “jam” tao facil como o antigo M-16 mas nao se compara com o M-4. tambem e uma arma imprecisa e muito boa pra espalhar tiros para todos os lados, mas de uso tatico nao serve para nada. Claro se pode adiquirir um aqui nos EUA a preco de banana.

  14. Este ministro russo é um agente infiltrado da CIA. Além disso a notícia é cheia de erros ( G-1, igual ao FAL ??) A arma padrão é o AN-94, uma arma soberba. http://world.guns.ru/assault/rus/an-94-abakan-e.html. Se for para levar em conta quem é pai do que teríamos que homenagear os alemão que criaram o mecanismo usado por todas as gerações posteriores de armas..

  15. As criaturas mitologicas Sovieticas estao entrando em extinçao,se o ak47 continuar nas fas russas, sera por puro saldozismo.Este fuzil so foi vendido em grande escala por causa da necessidade Sovietica de fazer caixa ,o preço do ak47 tambem foi inferior aos similares ocidentais,somente os sovieticos tinham disposiçao de liberar a fabricaçao deste fuzil por naçoes com um nivel de civizaçao do inicio da idade media.De facil produçao,facil manutençao,medio em eficiencia.Parabens a Russia,se desligar de um passado equivocado fara bem aos bravos Russos.E so pra esclarecer ,a vitoria na segunda guerra foi merito do povo Russo que forneceu seus filhos para o front,o estado ja avia capitulado.Sempre pesquiso!

  16. isso e que dar colocar politicos dispeparados na aria sem colecimento necessario talves ele tenha tomado um poquinho a mais de vodka

  17. Klaus Balogh disse:
    26/01/2011 às 14:01
    Caruso! Quando isso acontecer vão difundir as “Silver Bullet”! Já ouviu fala?

    Eu pessoalmente gostaria de aprender mais.

    O que eu digo é que as munições perfurantes demonstram menor capacidade de distribuir energia em alvos “soft” como a carne humana. Já existem munições que perfurantes e anti-pessoal ao mesmo tempo ( na verdade são bem comuns no Iraque), porém a capacidade anti-pessoal limita as possibilidades de penetração em blindagens de camadas múltiplas.

    Que eles conseguem perfurar coletes é certo, mas as chances do inimigo sobreviver com um colete bom e atirar de volta serão muito maiores.

    abs.

  18. Se alguma país quisesse ou tivesse interesse em adquirir um fuzil russo parece que essa declaração os fará mudar de idéia e procurar fuzis ocidentais, essa declaração nao ajudará muito as fabricas que produzem os fuzis ak…

  19. O país que fabrica o SVG Dragunov pode desenvolver qualquer arma! Isso de comprar do ocidente é conversa pra boi dormir. Podem ate comprar um lote de umas mil armas so pra testar.

  20. Peço aos asininos de plantão que entendam que a arma de dotação das FFAA Russas são o fuzil AN-94 e não o AK-47 que não são fabricados desde a década de 70 para fins militares na URSS…Ou seja qualquer discussão sobre o AK-47 é pura balela…

  21. Me admira como tem gente que embarca em qualquer papo furado sem o mínimo de base sobre o que fala. Tem gente que se orgulha e se esforça pra ser ignorante.

  22. Entre porretes,bordunas,arcabuzes, bacamartes, mosquetoes, parabelos, tacapes e zarabatanas, o Avtomat Kalashnikova (19)47 marcou presenca na historia militar.
    .
    Essa arma acabou sendo o fusca dos fuzis e o “brinquedo” predileto de 3os, 4os e quintomundistas beligerantes assimetricos, de loucos religiosos de todo o genero, dos fraticidas schizoides urbanos (jovens e velhos), bem como de toda a sorte de fascinoras tupiniquins (assaltantes, arrombadores,traficantes da tribo dos Cuipó, politicos corruptos paramilitares e classes anexas.
    .
    Nessa nossa guerra urbana e com as exigencias de mudernidade, minha opcao para a defesa pessoal passou a ser a Cimitarra Eletrica, com 7 cordas e 4 cristais, com caixa Leslie e amplificador, pra eu tocar la na cidade, esse meu blue de Minas Gerais (gracias Sa’ Rodrix & Guarabira)!

  23. A dita arma, o AK-47, entrou em serviço em 1947 e foi substituída no Exército Soviético na década de 70 pelo fuzil AK-74, de calibre 5,45x39mm. Apenas recentemente, desde de 1994, entrou em serviço o AN-94. Como as pessoas podem ler, os fuzis são nomeados pelo ano em que entraram em serviço. Se ainda hoje houver um confronto entre uma companhia armada com o fuzil mais moderno do momento (M-4, FN-SCAR, FAMAS, SA-80, Steyr AUG, etc) e uma dotada apenas de um AK-47 padrão, em qualquer arena, em campo aberto ou fechado, o combate será duríssimo e não haverá vencedor que não seja baseado no treinamento da tropa. Haverá ainda a vantagem da robustês do AK-47.

  24. Claudio Moreno (CM)
    Sou da Turma 74 – Integração Nacional – QMB.
    Depois cursei mais 4 universidades (3 em 5 anos, aproveitando créditos). Já trabalhei em projeto de pesquisa no EB, de informática (pequenos jogos de guerra, simuladores em computador, tecnologia educacional,etc). A minha área sempre foi tecnologia do futuro, em todos os campos. Sou autodidata em eletrônica, física, química, etc. A minha física é mais avançada, pois a que está nos livros já era. Gosto da área de bioquímica,também. Estou pesquisando a cura da AIDS, do Câncer e da Longevidade, e acho que já consegui. Estou precisando de um centro de pesquisa à minha disposição. Tenho mais de 1000 projetos em mente. Tenho um amigo, que está no Centro Espacial Europeu, que adora ler o que escrevo. Ele é brasileiro e italiano, e trabalha na Holanda, em pesquisas avançadas (antigravidade). Já disse para ele: Enrico me leva pra aí e vamos ganhar alguns NOBEL. O Brasil não me quer ! Vou acabar indo para o exterior.

  25. Vamos desenvolver o fuzil Dandolo, que é perfeito.
    FAL e IMBEL MD97L, AK-47 e AK105, M16A4, HK 416, HK G36, Tavor TAR-21, SIG SG 550… Não prestam.

  26. Cel Dandolo. Manda um artigo seu pra gente ver. Qualquer coisa tá valendo. Se vc estiver falando a verdade estamos diante de um novo Nikola Tesla….

  27. Presta atenção: o AK-47 não foi produzido durante da 2 grande guerra. Como a arma mesmo menciona o inicio da produção se deu em 1947.
    Obsoleta? Sim. Condiával e resistente? Com certeza. Estabeleza atira até de baixo de água. De fácil produção e venda em todo o mundo que o diga os venezuelanos.
    Modernizar a arma não seria mais fácil do que acabar com a produção? Com a palavra, so especialistas de plantão.

  28. o AK-47 é considerado o primeiro fuzil de assalto do mundo de fato? que mentira hein….baba ovo dos russos

    O Sturmgewehr 44 (StG44) foi a primeira arma explicitamente chamada de fuzil de assalto (Sturmgewehr). Entrou em serviço no Exército Alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, a arma era classificada como submetralhadora, recebendo a denominação MP44. As suas versões anteriores receberam as denominações MP43/1, MP43 e MKb42(H).
    Em 1946 Mikhail Kalashnikov examinou um StG44 capturado e usou funcionalidades chave do design na produção do fuzil de assalto AK-47.

Comentários não permitidos.